Ter medo de perder é a melhor forma de não ganhar

10

dividir

Um leitor perguntou algo que sempre me pergunto: Por que temos tanto medo de perder quando o assunto é relacionamento?!

É incrível o fato de que quanto mais medo temos de perder, mais perdemos. Quando a gente tem medo de perder tendemos a ficar chatos, pegajosos, queremos explicação de tudo o tempo inteiro, vigiamos, choramingamos, e quando menos esperamos, já está perdido!! O mais estranho disso tudo é que parece que a gente não se coloca no lugar do outro. Quem é que gosta de ser sufocado? Você gostaria de alguém no seu pé o tempo inteiro? Certamente não, e se você acha que gostaria é porque certamente nunca teve alguém assim de fato.

Não estou falando de largar, mas sim libertar. Todo mundo gosta de alguém que liga, que se preocupa, que demonstra carinho, mas o problema é que, geralmente, a forma que um carente tem de chamar a atenção não é lá muito inteligente e é sempre muito exagerada. Quer atenção da pessoa que você ama? Tudo bem, mas faça algo de útil por ela ao invés de sempre se colocar no centro de tudo. Não fique apenas cobrando atenção, explicação, ou se vitimizando, se liberte disso em prol de ser uma companhia agradável e que o outro queira ter por perto sem você nem precisar implorar por isso, até porque se você precisa insistir, é porque tem algo errado aí.

O problema da carência não é a carência em si, mas o jeito que a exteriorizamos. Quer ligar para a pessoa porque sente falta ou porque simplesmente quer companhia? Ligue, mas tenha algo de útil pra falar, tente perguntar sobre a vida dela ao invés de falar o quanto você está triste por não tê-la visto ou por ela não ter te dado a atenção que você gostaria. Chame-a para sair se for o caso. Se a pessoa não aceitar, não insista, até porque se você foi legal e se ela estiver afim da sua companhia, ela dará um jeito de te dar atenção mais tarde. E se ela não fizer isso? Bem, aí é porque certamente a sua companhia não era tão agradável, ou tão necessária assim: o que realmente importa a gente nunca esquece, e se pessoa se esqueceu de você por muito tempo, só te resta procurar por outras tantas que valorizem mais o que você tem a oferecer e que sejam mais compatíveis com o que você precisa.

Não insistir é um grande segredo para estar presente sem encher o saco, sem sufocar. Perguntar não custa nada, insistir custa. Chantagem emocional então nem se fale: “Poxa, estava precisando tanto de você hoje e você não veio!”. Tudo bem que tem situações que não só é útil como necessário expor pensamentos como esse, mas faça apenas quando for necessário e depois de ter se colocado no lado da outra pessoa, concluído então que ela realmente vacilou. Ninguém gosta de quem se faz de coitadinho e exagera a situação real. Uma vez ou outra e dependendo muito do contexto pode ser até engraçadinho (“que fofinho(a) ele(a) querendo atenção!”) , mas fazer disso um meio de vida não dá.

Quer a pessoa que você ama o mais próximo possível? Tudo bem, não há nada demais nisso desde que sua estratégia seja coerente e ao invés de apelar só pro seu lado, apele para um em prol de uma situação confortável para ambos que certamente a sua proposta será mais eficiente. Assim, as chances de você agradar, bem como causar vontade de ser visto mais vezes são bem maiores, pois quem é que não quer ficar ao lado de alguém que ao mesmo tempo que é independente, é uma companhia agradável e que nos trata bem? 

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Anonymous

    Gostei muito do post, estou passando por um momento dificil, em que estou perdendo o grande amor da minha vida, e estou fazendo exatamente o que vc disse, mto obrigado, vou seguir esses conselhos!!!

    • Anonymous

      ah ta

  • Anonymous

    algumas coisas esta certa

  • Debora

    Já passe por esta situação, percebir que eu estava o sufocando com tantas cobranças e desconianças, pois ele já havia me traído e eu nao conseguia esquecer e muito menos acreditar no seu arrependimento.. MAS CHEGAMOS A CONVERSAR e compreendir que quantomais eu pegava no pé dele mais distante ele ficava, e agora vendo este blog maravilhoso estou aprendendo a ldar com esta situação com mais sabedoria….

  • VÂNYA LISBOA

    Estou em uma fase da minha vida “maravilhosa” porem não consigo confiar mas na minha companheira a 3 meses atras peguei ela com outra,foi uma confuzão danada ate sair de casa sair mas ela pediu pra mim voltar e eu voltei falou que se arrependeu mas não deixa de flar com a VACA e isso mim deixa muito insegura so muitooooooooo ciúmenta as vezes ate exagerooo mas não consigo voltar a confiar nela mas,mesmo ela dizendo qe não a quer mas!O que eu devo fazer? mim ajudem presizo fazer ela ter medo de mim perde porem voltar a fazer meus gostos mim ajudem mim dêem um conselho ficarei muito grata.

    • Anonima

      primeiro de tudo, já aprender a escrever criatura! MIM não conjuga verbo!
      se eu fosse essa criatura, já tinha é corrido há muito tempo de você.

      • Anonima

        vá*

    • Anonimo

      Mana, faz umas aulas de português pra começar… Finge que apareceu outra pessoa, fica mais no bate papo do celular, dá uns sorrisinhos como se a conversa estivesse boa. Ela vai ficar preocupada e vai começar a dar mais atenção pra você.

  • anônimo

    Olá,
    Bom gostei muito do post, acho que me ajudou a esclarecer alguns problemas com o meu relacionamento!
    Ocorre que eu estou tentando melhorar, haja vista que estou muito pegajoso ante a traição que descobri ainda quando ficávamos (não que seja uma grande situação, mas me deixou muito chateado!)
    Eu gostaria de pedir algumas dicas para deixar de ser pegajoso e entender realmente o que é ser pegajoso para uma mulher, pois eu mando msg para ela uma vez por dia (mandando bom dia) e respondo as que ela me envia!
    Será que essa reclamação é porque eu vejo ela quase todo o dia?
    Grato!

  • Leandra

    Pois é

    Não abandone seus amigos e nem o que gosta para ir correndo atrás de ninguém.

    Não permita ser desrespeitado (falta de respeito a-ca-ba com a atração)

    Se o outro não é boa companhia,vá embora fazer algo que te interesse.Garanto que ele se esforçará muito mais da proxima vez.

    Seja independente,nada é mais atraente em uma pessoa que se vc quiser ou não,ela vai fazer o que lhe dá prazer… Passear,sumir,se cuidar,ter dia a dia,novidades,diálogo,independente de vc.

    Esteja com a aparência em dia,unha,cabelo,pele… Nada de vulgaridade,seja elegante,tenha classe!

    Não ligue o tempo todo,apesar de ser meio difícil no começo… demonstre que não se importa tanto sabe… Deixe a outra pessoa curiosa para saber o que vc pode estar fazendo no momento.

    Não perca o mistério… Não conte tudo,nem sobre o seu passado e nem dê tantas satisfações de onde vai ou deixa de ir… deixe a outra pessoa sempre achar que tem algo a ser descoberto em vc.

    E por fim o que EU acho importante! Não saia gritando e se desfazendo de amores pela pessoa… Deixe-a sempre achar que o jogo ainda não acabou e que a qualquer momento pode perde-lo.