Pagar ou não a conta?

33

Muita gente tem pedido temas que giram em torno de pagar a conta. O cara deve ou não pagar a conta? E a mulher? Conversando com algumas pessoas percebi que o tema é abordado de formas distintas: se há mulheres que se sentem extremamente mal em deixar que o parceiro pague, outras se sentem da mesma forma por ter que pagar! Tudo bem que nenhum homem é caixa eletrônico, porém, eu acho que pagar (ou não) a conta pode ser uma ótima pedida a depender da situação.

Primeiramente, é bom perceber se a menina que você está gosta quando você paga a conta ou se ela se sente mal  por isso (sim, tem muita menina que se sente mal em ver o cara pagando tudo). Se ela é daquelas que não liga de rachar a conta, bom pra você que pode economizar um dinheiro a mais, porém,  muitas mulheres achariam de bom grado que você pagasse. Não porque elas são vagabundas ou pobres ou sei lá o que, mas porque assim como tem  muito homem que quer a menina porque ela é bonita, gostosa ou disputada, a menina pode querer o homem, entre outras coisas, porque ele é gentil  (sim, ter dinheiro PODE englobar uma especie de gentileza  a depender do contexto, ainda que muita gente ache que isso soe a ‘’biscatisse”). É claro que teoricamente a mulher teria dinheiro pra pagar o almoço dela, por exemplo. Porém, se o cara quer pagar não é sinal que ele sustente ela, mas pode ser sinal que ele está disposto a agradar, a fazer algo a mais pela parceira.

 É importante falar que aquelas que querem que o cara pague assim desejam por alguns motivos, entre eles a ideia do cara querer agradar, de ser mimada, entre outras coisas que fazem elas se sentirem mais especiais e queridas por eles e isso pode acabar aliviando inclusive uma suposta insegurança da mulher em relação ao homem e a relação, já que ela pode ver nisso um esforço a mais, ainda que nem sempre admita (para bancar a independente, claro).

Você homem não precisa dar um carro pra menina, um sorvete já pode ser super gentil e simples. Não estamos falando aqui de joias, apartamentos, carros, navios ou sei lá o que. Estamos falando de pequenas coisas que podem mostrar coisas maiores. Se por exemplo, o cara leva uma caixa de chocolate para uma menina não é porque ele quer comprá-la (acho que  ninguém seria tão barata assim, né?!) mas sim porque ele quer agradar, porque pensou na parceira e isso é ótimo.

É evidente que tem muita menina que quer sair com o cara só pra ele pagar a conta mesmo, pra fazê-lo de besta e ver alguém lambendo ela, mas nem todas são assim e isso é algo que o cara que tem que perceber para ver se vale ou não a pena bancar o “legal que paga a conta”. Se você é um homem e percebe que a menina gosta de você e ao mesmo tempo quer  que você pague a conta é algo a se pensar, mas sempre levando em conta a sua realidade, claro. Se você ganha pouco não vai dar uma viagem, mas pode dar algo mais simples que ela goste e assim por diante.Por fim, vale a pena ressaltar que todo mundo tem interesse em alguma coisa: se o cara quer a menina é por algum motivo, seja porque ela é famosa, inteligente, boa companhia, tem bundão, enfim, algum “interesse” ele tem nela, e se a menina quer o cara é igualmente por algum outro motivo, que pode ser sim ele ser engraçado ou gente boa, mas que também pode englobar gentilizas que envolvam ou não dinheiro. O que não vale é ficar correndo atrás da menina só porque ela é bonitona e depois ficar se fazendo de coitadinho dizendo que ela é uma fútil (como se ele não fosse) que só quer se aproveitar dele e não quer pagar a conta. Cada um com as suas exigências e cada um tira proveito como pode, seja do corpinho, da companhia, do bolso, do status, da mente ou do que for. Se o cara exige inteligência é porque isso é algo que estimula ele e, se a mulher se estimula em pensar que ele gosta dela e se importa com ela porque a leva para jantar também é um pensamento justo que não deve ser associado simplesmente a questão do dinheiro.

Nisso pergunto: pagar a conta seria um sacrifício tão grande assim? Ouçam também o podcast em que discutimos justamente esse tema!!

Compartilhe:

About Author

Luiza Costa

Criadora e Administradora do Pergunte a uma Mulher. Brasiliense de nascença e em parte curitibana devido aos anos em Curitiba. Acredito que o grande sentido da vida é fazer sentido na vida de outras pessoas e por isso estou aqui. Meu grande amor? Chocolates!! Brincadeirinha, amo quem me ama, o resto ainda não me ama porque precisa que eu cative o amor deles. Não é assim a vida?

  • Jorge Umburanas

    SÓ NA PRIMEIRA VEZ.
    HAHA

  • http://www.blogger.com/profile/10823689372376113835 jessica figueredo

    depender se a mulher não tiver trabalhando quem dever pagar é o homem,mas se ambos trabalhar dever dividi a conta

  • http://www.blogger.com/profile/07632263206593472679 MARCO

    rachar a conta é melhor, a grana ta meio difícil

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

  • http://www.blogger.com/profile/08706850434431632082 Nação Esmaltada

    Eu acho que o cara deve pagar a conta sim, é uma forma de romantismo e cavalheirismo, não voltado para o interesse, mas acho uma coisa essencial!

    flor tá rolando sorteio de 10 esmaltes no blog, participa! http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

  • http://www.blogger.com/profile/15678345088527154898 Nunca Sei

    Olá tudo bem?
    Passei para deixei um coments basico mas acabei virando fã do seu blog!
    MARAVILHOSO, com certeza vou colocar seu banner no meu e espero que sejamos parceiras =D
    Bjuxxx

  • http://www.blogger.com/profile/08408436886574464200 Heitor Falcão

    Depende da mulher, tem algumas que se não pagar se sentem insegura, outras se pagar se sentem ofendidas. Que situação difícil, né?!!

    http://heitor-falcao.blogspot.com

  • Fernanda

    Depende do caso e da situação.
    Não é machismo, é um instinto natural
    Parabéns pelo blog
    Se puder visite nosso site

    http://www.classibel.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/09872066333960370608 Ana Caroline

    Não vejo mal nenhum em rachar , mas prefiro homens cavalheiros que paguem a conta! As mulheres tem mais o que fazer com o dinheiro que os homens!rs obrigada por colocar meu banner!bjus

  • http://www.blogger.com/profile/01705387728135294533 Mia Sodré

    Eu me sinto mal se o cara paga as coisas pra mim. Acho que cada um deve pagar o seu; as coisas ficam menos complicadas dessa forma.
    Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

  • http://www.blogger.com/profile/18187627419275119482 Joyce

    Oie… acho que temos que rachar!
    A mulher já conquistou tanta coisa na sociedade, já está em todos os níveis hierárquicos das organizações muitas inclusive já possuem sua independência financeira, pq não dividir a conta?! nada mais justo!!! meio a meioo!

    Seguindo aqui…

    http://batombamor.blogspot.com

  • Samira Machado

    Muito interessante o post!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

  • Anonymous

    Exatamente respondendo a sua pergunta.Se as mulheres acham besteira em pagar a conta porque não dividem então.È engraçado como todo homem que tem dinheiro e paga a conta é visto como Gentil e Cavalheiro.E como vc mesmo fala no texto todo mundo tem interesse em algo.Então,Eu posso até pagar a conta do primeiro encontro ou do segundo no máximo para que ela me dê logo o que eu quero,mas se ela não dá parto logo para outra e deixo de sair com a menina.Se eu tiver que pagar para comer prefiro as que tem preço fixo(Garotas de Programa).Mulher que quer ser tratada como mercadoria não pode reclamar como for trocada por outra melhor.

    • http://www.blogger.com/profile/10509521196654906989 Pergunte a uma mulher

      É, se você só paga a conta pq quer sexo em troca, aí realmente é melhor pagar a GP mesmo …depende do interesse da pessoa. Acho que nem toda mulher que aceita que pague a conta quer transar, assim como nem todo cara que paga só quer isso dela. Interessante como os homens sempre relacionam sexo com dinheiro, do tipo se paga tem que transar e se a mulher aceita é puta etc. A mulher não pensa assim, mas enfim, isso renderia outro post hahaha

      • ahava

        os comentarios tb são bem interresantes

    • Anonymous

      Comentário de um pega ninguém!!!

  • Anonymous

    Eu deixo a garota decidir isso e o que ela decidir vai me dizer como ela quer que eu a veja. Se ela quer uma parceria ou ser mimada por exemplo. Não quero acabar como amigos meus que simplesmente foram largados por não ter mais dinheiro por suas “namoradas” interesseiras. E se por ventura eu decidir que uma garota for boa o bastante pra que eu pague por ela, eu não quero saber de TPM ou dor de cabeça. Tô pagando!!!!

  • Anonymous

    No começo até pagam por gentileza, fazer um agrado e tal. Mas namorando, todos os casais q eu conheço dividem, acho q namoros q só o homem paga hj em dia não dura. O cara não é besta, vai ficar nisso p/ o resto da vida? Ainda mais hj q tem mais vaga de trabalhos p mulher do q p homens,

  • Anonymous

    aquela estória (sim, sem “H”) feminina “direitos iguais, quando conveniente” Já é mais barato pagar uma GP, e se continuarem com esse pensamento da era das cavernas dai mesmo…

    • Anonymous

      concordo plenamente.

  • Anonymous

    Se não é sacrificio pra um, não é pro outro também. Do mesmo jeito que a mulher gosta de ser agradada e tem suas inseguranças, o homem também tem.

  • Anonymous

    Pera lá. Cadê aquela baboseira toda de direitos iguais? E dever, é só do homem? A mulher que se oferece para pagar também, no caso, dividir a conta, demonstra que tem interesse em dividir mais coisas com o cara. Mostra que não é interesseira. Cabe ao cara ser um pouco cavalheiro e recusar ou não em dividir.

  • Propaganda Silenciosa

    Eu não consigo entender, sinceramente, essa paranóia de que pagar conta é gentileza. Oras, eu trabalho de segunda a sexta, estudo, pinto, pago minhas contas e não consigo encontrar um motivo lógico para essa sensação “principesca”. Sinceramente, acho que isso vem da ideia, essa já mais lógica, de que quem ganha mais paga mais. Acontece que isso não é mais uma realidade uniforme de gênero. Sempre paguei minhas contas e, diversas vezes, a de meus namorados, simplesmente porque me gusta tomar um vinho bom na companhia de quem gosto. E punto e basta.

  • Propaganda Silenciosa

    E, desculpem a insistência nos comentários, mas não consigo ver pagar conta como sinal de romantismo. Romantismo é andar junto e paralelo. Ou então estamos retificando o fetiche do velho comunista barbudo: tratar pessoas como coisas e coisas como pessoas.

  • Anonymous

    QUEM TEM QUE PAGAR A CONTA É O HOMEM, E ACABOU.A GENTE JÁ DÁ DE GRAÇA, NÃO É,?????ENTÃO PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Anonymous

      Vixe! Pelo jeito você se vende por um X-Bagunça…

  • Anonymous

    A parte da conta, Darling, é dos homens, SE QUISER, e ponto final!!!!!
    Senão fica muuuuuito fácil pra vcs,né????

  • Anonymous

    Tenho saído com uma mulher (fantástica por sinal) que ganha mais que eu. Ela fica incomodada em ter contas pagas por mim, e faz questão de dividi-las.
    Eu expliquei que, apesar de saber da situação econômica dela e do seu desconforto, faz parte do modo de ser masculino pagar as contas.
    E para o homem, ocasionalmente é uma honra ter a conta paga por ela. Aliás, uma grande honra. Faz-nos sentir queridos.

    • Anonymous

      Faz 6 meses q estou namorando um cara. Ele supõe, pelas coisas q me fala, que meu salário é maior q o dele. Sou profissional liberal e tem meses que mal consigo pagar as contas, enquanto ele tem um salário fixo. Ele vem quase todo dia jantar na minha casa e eu providencio tudo, inclusive os drinks. E sempre q a gente sai pra comer fora, ele lança a ideia de dividir a conta. Fiquei indignada na ultima vez q saímos: A conta deu 65 reais, e a nota veio à mesa sem o acréscimo dos 10% do garçom. Aí ele colocou em cima da mesa somente 30reais. Apesar de ele ser inteligente e divertido, por essa razão, perdi totalmente o tesao por ele. Mesmo q eu prefira a gentileza de ter a conta paga, acho justo e geralmente me ofereço para rachar. Ja ate sugeri eu sempre pagar os almoços e as jantinhas na minha casa, porq acho uma coisa ridícula (e brochante) irmos jantar em um restaurante fino e no final os dois abrirem a carteira. Afinal, qdo a sugestão de dividir a conta sempre surge do homem é muito chato. Nós, mulheres, conquistamos sim, muitas coisas. Mas esse agrado está ligado ao papel de proteção que vai sempre estar ligado ao homem. Eu perdi o encanto pelo meu… Então amigos, se liguem: vcs podem perder alguém muito legal com essa neura de pão-durismo…

      • Anônimo

        Mas ela gosta é de dinheiro!!!

      • ahava

        eu sei como vc se sente anonima :p

    • Anonymous

      Perder alguém pelo motivo que você disse, na verdade seria um grande favor. Passo longe de mulheres como você. Cria vergonha na cara e vai trabalhar.

      • ahava

        ela ja trabalha e não sei se vc leu tudo, ele è q esta se aproveitando ;0

  • Propaganda Silenciosa

    Papel de proteção? Valha-me!