Como superar um namoro que durou anos e acabou?

38

Leitora: “Gostaria muito de um conselho… ou que falasse sobre o assunto…

Tenho 30 anos, recém solteira, (meu namorado terminou o namoro de 5 anos há um ano) e tenho muito medo de não encontrar outra pessoa …

Ah.. só uma observação.. não consegui esquecê-lo… já tentei voltar o namoro mas as tentativas foram frustradas e minha auto estima está muito abalada…”

Acredito que o seu caso é mais baixa auto estima do que qualquer outra coisa. Após tantos anos de namoro, é normal nos questionarmos sobre nosso poder de sedução, se somos capazes de conquistar outros caras e até mesmo se somos capazes de encontrar um melhor do que o ex. Porém, é importante que você saiba que esses pensamentos não são verdadeiros, você pode sim encontrar alguém melhor até porque, se o seu ex não te quer mais, ele já deixa de ser o melhor homem para você  (ou você quer só amar e não ser correspondida?).

Não vá mais atrás dele e nem tente reatar o namoro: se ele não quer, não quer. Não é você que vai ficar se humilhando, né? O pior disso tudo é que, se você só vai atrás de um cara (no caso ele) e esse cara não te quer de volta, você acaba tendo a impressão de que nenhum outro cara irá te querer. Ou seja, você acha que se um homem te ignora, todos os outros te ignorarão e isso não é verdade. Não é porque ele não te quer mais que você não vai poder encontrar outro mil vezes melhor. Já ouviu falar que cada um tem um gosto? pois é, tem caras lindos que adoram uma menina bem como você é e, outros tantos lindos que não gostam. Isso é um fato e você nunca terá todos os homens que você quer te desejando igualmente. No entanto, isso não significa que você não seja inclusive “melhor do que eles”. O que não dá é você começar a achar que por isso você ficará sozinha.

Tenha paciência, não se preocupe tanto em procurar alguém, se preocupe mais em investir em você mesma. Por quê você não aproveita esse clima de virada de ano e em 2012 não entra para uma academia, um curso sobre algo que você gosta ou qualquer outro tipo de coisa que te distraia ao mesmo tempo que te faça se sentir melhor, mais bela, mais gostosa, etc. Já pensou em mudar o corte de cabelo? comprar roupas novas? ir para a balada com as amigas (para conversar e dançar mesmo, porque essa de caçar premeditadamente dificilmente funciona)? Pensamentos também viciam, então, tudo o que você tem a fazer é tirar o foco desse ex e colocá-lo em você. Tem chinelo velho para todo pé cansado nesse mundo, porém, se você não se amar fica difícil qualquer outro cara (inclusive os piores) te amar, né? Faça mais por você que você verá que choverá bons partidos querendo fazer parte da sua vida e, não espere muito em troca que essa é a melhor forma de não se decepcionar. Afinal, as melhores coisas costumam vir bem quando a gente não está esperando nada e preferencialmente quando estamos trabalhando e progredindo, né?!

Nunca se esqueça que cheiro de insegurança e medo dá para ser sentido a quilômetros!!

Acho legal também ler o post Como saber se o amor acabou e o Como enfrentar a separação falando sobre alguns possíveis sinais gerais que encontramos em relacionamentos em decadência.

Abraços!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.