Como superar um namoro que durou anos e acabou?

33

Leitora: “Gostaria muito de um conselho… ou que falasse sobre o assunto…

Tenho 30 anos, recém solteira, (meu namorado terminou o namoro de 5 anos há um ano) e tenho muito medo de não encontrar outra pessoa …

Ah.. só uma observação.. não consegui esquecê-lo… já tentei voltar o namoro mas as tentativas foram frustradas e minha auto estima está muito abalada…”

Acredito que o seu caso é mais baixa auto estima do que qualquer outra coisa. Após tantos anos de namoro, é normal nos questionarmos sobre nosso poder de sedução, se somos capazes de conquistar outros caras e até mesmo se somos capazes de encontrar um melhor do que o ex. Porém, é importante que você saiba que esses pensamentos não são verdadeiros, você pode sim encontrar alguém melhor até porque, se o seu ex não te quer mais, ele já deixa de ser o melhor homem para você  (ou você quer só amar e não ser correspondida?).

Não vá mais atrás dele e nem tente reatar o namoro: se ele não quer, não quer. Não é você que vai ficar se humilhando, né? O pior disso tudo é que, se você só vai atrás de um cara (no caso ele) e esse cara não te quer de volta, você acaba tendo a impressão de que nenhum outro cara irá te querer. Ou seja, você acha que se um homem te ignora, todos os outros te ignorarão e isso não é verdade. Não é porque ele não te quer mais que você não vai poder encontrar outro mil vezes melhor. Já ouviu falar que cada um tem um gosto? pois é, tem caras lindos que adoram uma menina bem como você é e, outros tantos lindos que não gostam. Isso é um fato e você nunca terá todos os homens que você quer te desejando igualmente. No entanto, isso não significa que você não seja inclusive “melhor do que eles”. O que não dá é você começar a achar que por isso você ficará sozinha.

Tenha paciência, não se preocupe tanto em procurar alguém, se preocupe mais em investir em você mesma. Por quê você não aproveita esse clima de virada de ano e em 2012 não entra para uma academia, um curso sobre algo que você gosta ou qualquer outro tipo de coisa que te distraia ao mesmo tempo que te faça se sentir melhor, mais bela, mais gostosa, etc. Já pensou em mudar o corte de cabelo? comprar roupas novas? ir para a balada com as amigas (para conversar e dançar mesmo, porque essa de caçar premeditadamente dificilmente funciona)? Pensamentos também viciam, então, tudo o que você tem a fazer é tirar o foco desse ex e colocá-lo em você. Tem chinelo velho para todo pé cansado nesse mundo, porém, se você não se amar fica difícil qualquer outro cara (inclusive os piores) te amar, né? Faça mais por você que você verá que choverá bons partidos querendo fazer parte da sua vida e, não espere muito em troca que essa é a melhor forma de não se decepcionar. Afinal, as melhores coisas costumam vir bem quando a gente não está esperando nada e preferencialmente quando estamos trabalhando e progredindo, né?!

Nunca se esqueça que cheiro de insegurança e medo dá para ser sentido a quilômetros!!

Acho legal também ler o post Como saber se o amor acabou e o Como enfrentar a separação falando sobre alguns possíveis sinais gerais que encontramos em relacionamentos em decadência.

Abraços!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Há muitas pessoas com esse mesmo problema. Agora, é fato que o que faz esquecer um cara é outro cara. Só que sair por aí atrás de um enquanto ainda não se está preparada não vai resolver nada. Cuide-se, aprimore-se e quando chegar a hora de seguir em frente, você saberá.

    http://miasodre.blogspot.com/

  • Samira Machado

    Concordo com a mia sobre o fato de você precisar estar preparada antes de sair procurando por outra pessoa.

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

  • Rodrigo Santto > Santto Intercâmbio

    Olha, isso já aconteceu comigo. A palavra chave é AUTOESTIMA, porque sem isso a pessoa sempre vai se sentir inferior à todos que cruzarem seu caminho, por isso nenhum namoro vai dar certo!

    Visite:
    http://santtointercambio.blogspot.com

  • Carolina Lima

    Quando acaba pode-se dizer que foi eterno enquanto durou!
    http://oicarolina.wordpress.com//

  • Anonymous

    Mulher nenhuma deve ficar remoendo o passado e se humilhando pela atenção de quem não se faz mais presente.
    http://www.escritaapena.blogspot.com

  • é dificil superar, mais a vida continua, parabéns pelo texto. Feliz 2012, se puder passa lá!

    http://www.tecknews.co.cc

  • Quero dar um conselho para essa pessoa que esta passando por isso que ela tem que se valorizar e antes de tudo pensar somente nela, que tudo dará certo. E creia que Deus tem o melho pra vida dela.

    http://thelovelily.blogspot.com/

  • Mt bom, você fala do assunto super bem. Um beijo da Julieta sem romeu. umajulietasemromeu.blogspot.com

  • BLOG SEMPRE MUITO BOM:

    PORTAL DA LÍNGUA INGLESA.

    http://www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

  • Anonymous

    Obrigada pela publicação da minha pergunta!! Me ajudou muito a refletir, principalmente sobre a minha auto-estima..precisava de uma palavra..
    Adorei o blog e vou segui-lo sempre,e agradeço tbm pelos comentarios, alguns me dando conselhos.
    Quero mudar a minha vida!Acabei de fazer aniversário e 2012 está aí..pra eu começar essas mudanças!!

  • Anita

    meninaaaaa 30 anos é novíssima!! eu vou fazer 39 esse ano e depois de tb terminar um relacionamento de muito tempo no final de 2010, não só pensava que não ia mais encontrar ninguém como tb nem queria e nem estava ligando mais pra isso. O que aconteceu? Sem esperar nada e feliz da vida por estar tranquila sem sofrer muito, 1 mês depois conheci meu atual namorado e estamos namorando e felizes faz 9 meses e espero que seja maravilhoso enquanto dure \o/ Beijossssss

  • Anita

    Na verdade o que eu queria dizer e acabei não dizendo é: se reconstrua, se admire e se ame, pq assim sem fazer nenhum esforço, vc desperta interesse nas pessoas!

  • Pow oq fazer então com sua ex q ti trocou com seu Melhor amigo um relacionamento de 8 Anos nossa sofro ate hoje …. Fico na frente do Pc 24 Horas Por dia .

  • Anonymous

    Eii,mas que desanimo é esse heim?Eu namorei durante 4 anos um cara tbm,ai ele terminou cmg.Achei que fosse o fim do mundo,que iria morrer.Mas as coisas nao sao bem assim ,eu aprendi isso!Algum tempo depois eu conheci uma outra pessoa MIL VEZES melhor do que ele,melhor em tudo!em todos os sentidos!E olha que eu nem estava procurando viu.Então um conselho,viva a sua vida,se divirta,saia com as amigas,se cuide,faça uma academia,cuide do seu corpo e da sua mente!Voce pode ter certeza que alguem muito especial vai entrar na sua vida quando vc menos espera,igual aconteceu comigo!Hoje eu sou feliz como nunca tinha sido em anos!Espero ter ajudado.Um beijo grande 😀

  • Anonymous

    eu estou sofrendo muito,não consigo tirar alguem que me deixou da cabeça,passei a virada de ano sozinha em casa enquanto ele foi a praia com seus pais….foi um começo de ano muito triste para mim….até hoje ele nao me ligou e nem atende minhas ligações,acho que até quebrou o chip do celular! não consigo nem se quer respirar sem ele,a dor que estou sentindo é realmente inesplicavel.sei que ele esta bem e passou o final de 2011 só no churrasquinho e olhando as mulheradas na praia,na verdade eu ja nem sei mais para onde correr,sinto muito sua falta,mas acredito que um dia isso tudo vai passar…espero que seja logo!

  • Anonymous

    nesta passagen de ano foi a pior de toda minha vida,nunca me senti tao umilhada como estou me sentindo agora,namorava alguem que dizia me amar loucamente,fazia de tudo por ele,eu nao tinha mais vida ele era minha vida! estavamos juntos a 2 anos,tinha uma vida muito tumultuada por causa da mae dele,eramos casados e por ciumes da mae dele tivemos que nos separar de casa,resolvemos continuar juntos apenas namorando 4 meses lindo e perfeitos tirando a cobra da mae dele que nunca deixava a agente em paz.quarta feira fomos a um motel tivemos uma das melhores noite e nos curtimos muito,sexta fira ele resolveu ir a praia com os pais e me deixou,vespera de ano novo..sabado nao me ligou domingo nem para me desejar um feliz ano novo…ate hoje nao sei oque aconteceu com nos dois ou seja com ele.tento ligar mais só da desligado,acredito que quebrou o chip para nao falar com migo,tentei de todas as formas ligar para ele,e consegui falar com sua tia,e ela me disse que ele estava bem mas nao queria falar com migo,estou destruida por dentro pois fiz deste homen minha vida,fiquei muito mau,mas estou devagar conseguindo retomar meu mundinho que dei a ele,de coração desejo que esteja bem e muito mais feliz que eu..ja pensei até em suicidio mais vi que a minha vida vale mais a pena do que morrer de amor por alguem que nunca se importou com migo.vou tentar erguer a cabeça e fazer valer a vida,e quem saba assim curo esta imensa dor encontrando um novo amor.

  • Anonymous

    fico lendo o q voces mulheres escrevem e imagino td q passei nos ultimos 6 meses,,sou homem mais tah phoda…amei uma pessoa durante 4 anos, passei por muitas coisas boas e ruins neste periodo, mas como dizem td valeu a pena…ainda sinto falta da pessoa amada…sinto falta do seu jeiro, so seu jeito e so seu modo de me amar…naum tenho mais paciencia pra correr atras de um novo relacionamento, saiu pra baladas mar smepre q fico com alguem acabo me arrependendo depois…parece q estou traindo a mim mesmo e aos meus principios de que fico com alguem apenas pra namorar…naum fico por ficar, acho issu fútil e idiota…resumindo ainda amo a pessoa e tenho certeza q nao vou achar ninguem q me ame como ela me amou…=[

  • Anonymous

    A melhor coisa independente das situações é a conciência tranquila! Meu relacionamento terminou tb mas hj eu tenho a plena conciencia de que durante todo o periodo que estivemos juntos eu fui um Homem e no final descobri que eu estava com uma menininha imatura. Muitas vezes o termino é uma oportunidade de se reinventar.

    😉

  • Anonymous

    olha acho uma falta de respeito com vc mesma ame sua vida nao pense nesse ex olha pra vc cuide de vc ame vc com o tempo tudo passa ok

  • Anonymous

    muito dificil, eu cuido de mim…malho, faço jiu jitsu, faculdade e ainda trabalho, faço de td pra ocupar meu tempo pra tentar eskeçer minha ex, mas sempre qndo coloco a kbeça no traveseiro ao durmir me pego na saudade, e na vontade de te-la ao meu lado, cara eu toh quase fazendo merda da minha vida…=[ tah cada dia piorrr

  • É incrível como a esse texto parece que foi escrito pra mim…terminei um relacionamento que durou quase 6 anos, desses 2 anos e meio morando junto bem na virada do ano!!!e sei que preciso passar a me gostar mais e que isso será essencial para minha auto estima e para eu poder seguir em frente em paz comigo mesma!!

  • Anonymous

    Posso dizer que essa passagem de ano foi a mais difícil que eu já tive..passei sozinha, ou melhor, com a minha família na praia (o que era pra ser muito bom) mas no fundo me sentindo sozinha.
    Na minha cabeça só passava que eu queria ele de volta de qq jeito, e sentia um vazio,uma sensação que nunca tinha sentido antes..uma solidão que não dá nem pra explicar..
    E agora vêm na minha cabeça o medo de não encontrar mais alguém,o medo de ficar sozinha, e que o tempo está passando(31 anos agora..rs)..vejo minhas amigas casando, com filhos, e tudo isso eu tinha planejado com essa pessoa..
    Já vi histórias de relacionamentos que foram retomados, mas coloco isso nas mãos de Deus…não posso mais ficar com essa esperança e parar a minha vida em função disso…

  • Anonymous

    Anita, obrigada pelo comentário me ajudou muuito!!!(e outros comentáios aqui tbm)!Que bom ver as experiências de outras pessoas,que passaram por isso e hoje estão bem..o que eu preciso mesmo é mudar o foco da minha vida..tirar o foco que está nele e pensar mais em mim.. e sem desesperar pra estar junto com alguém (o medo do tempo passar e não conseguir outra pessoa ainda é grande, mas gostei do que falou q 30 anos é novíssima..rs)..

  • Sou homem,21 anos, minha relação terminou dia 12/01/2012, isso doi muito em mim, um relacionamento de quase 5 anos, me sinto num medo muito grande de nao arrumar alguem de novo, porq nao saio , tenho quase nenhum amigo. Era minha primeira namorada comecei namorar com ela ao 16 anos..nossa primeira relação intima tivemos juntos, sou um pouco inseguro , um pouco ciumento…e ela terminou alegando q isso estava sufocando. Hoje ela é da igreja… e eu não era.. Na semana que eu me senti chamado por Deus para frequentar, ela terminou comigo. Isso eu vejo como forçar que nao querem que a gente ficasse bem na fé. Mais vou dar tempo ao tempo, quero esquecela, cuidar um pouco de mim. Ontem fui a igreja me senti otimo, bem aliviado, durmi sem chorar, sinto que Deus esta do meu lado. estou vivendo… quem quiser conversar, trocar experiencia pode me adicionar no msn, [email protected] …. boa sorte a todos que nosso Senhor nos abençoes.

  • loira arrasada

    Me conforta saber q não sou a primeira nem a ultima a passar por isso. no meu caso, eu terminei um namoro de aproximadamente 5 anos por sofrer demais. amo demais mas não volto por que so se vive uma vez. tenho chorado demais, sonhei tantas coisas a dois, nossa, que desilusão.. me sentindo um lixo…

  • Viviane

    Me sinto aliviada em saber que não sou a primeira pessoa a passar por este momento horrivel em minha vida. Meu namorado terminou comigo um namoro de 5 anos, foi meu primeiro namorado e único até então. Me senti um lixo, ele me fez sentir completamente culpada por tudo. Hoje fazem 3 meses, e ainda não cicatrizou a ferida. Os conselhos aqui expostos estão sendo de grande valia. Tenho chorado muito, mas aos poucos estou me reerguendo. Ele porém já está com outra, que logo depois que terminou comigo já começou a ficar com ela. Enfim, espero que isso passe, tenho muita vida pela frente

  • Um romeu sem sua julieta

    Galera, comigo foi quase igual; tenho 17 anos, acabo de se formar no ensino médio.
    O meu namoro quase sempre foi muito bom, só que no caso; pra mim.
    Eu sempre tive ideias mirabolantes de impressionar minha namorada com surpresas legais visando passar carinho, amor e deixar ela apaixonada por mim, Eu dei o máximo de mim, todos os dias que me batia a vontade de ir vê-la eu ia, procurava sempre deixar tudo bem, eu não era de cometer muitas burradas por tanto que eu amava ela, procurava sempre mostrar segurança de que não iria larga-la e que a amava demais, mais ela sempre teve um lado meio imaturo de se decidir, quase sempre cometia burradas e eu sempre relevava os erros e deixava tudo normal, e ela tentava esquecer do que fez mais eu sempre sofria com os mesmos erros dela sempre.. A vida foi passando e a rotina começou a atacar, veio um momento de brigas muito frequente, chegando no fim de ano de 2013, 1 semana depois da minha formatura do ensino médio, no dia 29 de dezembro, por questão de uma briga nossa por culpa dela ter gostado uma foto enquanto estava de férias, ela terminou o namoro. eu fiquei muito mal pois ela teve a facilidade de terminar por telefone o namoro, mesmo sabendo que brigados por.uma causa dela, eu dei todos os motivos cada dia do nosso namoro pra ela ficar e mesmo assim ela se foi. Sou um garoto que tem cabeça limpa, não gosto de drogas, fumar, beber é muito pouco mesmo, tenho amigos de verdade que não levam pra mal caminho, penso no meu futuro “pensava com ela” mais ela se foi, e eu não entendo o por que.. Diz ela que foram as brigas.

  • Juliana

    Adorei o blog Luiza. Realmente nos vemos sem rumo, quando terminamos um relacionamento, ou melhor, quando terminam conosco. Acerca de 40 dias, meu ex terminou um namoro de 4 anos. Confesso que não esperava, pois ele sempre fazia questão da minha presença em todos os lugares, nos dávamos super bem e tínhamos muitos amigos em comum, inclusive os amigos dele viraram meus amigos e as respectivas namoradas deles, também. Sinto muita falta da companhia dele, da amizade também e dos amigos em comum. Ele terminou justamente numa virada na minha vida de 360 graus, pois eu entreguei meu apartamento alugado e fui morar com minha mãe em outra cidade, com o objetivo de só estudar para concurso. Fiz tudo visando um futuro melhor, mas não deu certo. Um mês depois que me mudei de cidade ele terminou comigo, e o pior, disse que não gostava mais de mim e que queria ficar sozinho. Sofri muito e ainda sofro, pois me sinto muito sozinha e ainda não fiz amigos aqui. A cidade que estou é no interior do Estado do RJ, comecei a malhar aqui, a estudar, a rezar o terço todos os dias e hoje só peço a deus que me dê forças e sabedoria para aceitar as coisas que não posso mudar. Tantas mudanças, foi tudo ao mesmo tempo, deixei meu emprego, o meu apartamento alugado, meus móveis vendi, perdi os amigos em comum que conheci através dele e não dá para me aproximar pois sempre estão juntos com ele. Sinto muita falta das nossas conversas e brincadeiras e hoje com 34 anos encontro-me meio perdida. Sei que vai passar, sei que Deus tem algo melhor pra mim, mas só queria entender como pode um amor se destruir somente com a rotina, sempre achei que amor se fortalecesse com o tempo. Meu irmão me disse uma coisa muito sábia…que os homens com o passar dos anos confundem-se com os sentimentos e preferem terminar, mas geralmente depois se arrependem, principalmente quando nos veem felizes, diferente da mulher que geralmente termina por uma outra relação. Bem, é isso, tomara que isso passe logo, pois ser rejeitada não é nada fácil, temos que focar em cuidarmos de nós!

    • anonimo

      Juliana e ai como você esta hoje?

  • mile

    Funciona de verdade: Simpatia Poderosa – Para ele me procurar agora! Não falha!J.C.M.F neste momento onde quer que você esteja neste exato instante, você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim J.C.M.F.você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me procurar. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. Você vai me procurar agora. Mas neste instante você tem a certeza de que vai me procurar. Você compreenderá que está apaixonadO por mim S.R.B.S. e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você J.C.M.F., vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que ilumine o seu coração J.C.M.F. e se desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de você J.C.M.F. todo mal espírito, toda má influencia. Que Gabriel anuncie agora a você J.C.M.F. o meu nome J.C.M.F. que sopre em seus ouvidos a palavra amor e te faça lembrar de mim que me anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o balsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração J.C.M.F mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja. Com todo o meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos você terá um desejo irresistível de me procurar .assim seja assim será .

  • felipe

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

  • al

    Tive um relacionamento de 6 anos com minha ex, temos duas filhas e há 2 meses ela resolveu terminar o relacionamento. Ela se envolveu com outra pessoa do trabalho, já falou umas duas vezes que não valeu a pena e se arrependeu mas não quer voltar. Apesar de tudo ainda quis tentar me relacionando com ela, mas ela sempre deu pra trás, estou seguindo minha vida agora tenho medo de ficar sozinho e não arrumar outra pessoa mas sei que isso é bobagem, temos que ponderar o que vale a pena em nossa vida e nos colocarmos em primeiro lugar, ver se a pessoa realmente vale a pena pois se não valer a pena não compensa lutar. Depois desse período ainda sofro muito mas percebo que há dias bons em minha vida e certamente os dias bons virão e permanecerão.

  • Pingback: payday loan canada()