Meu ciúmes está acabando com minha relação.

15
Leitora: Então, nos conhecemos através de amigos em comum e, no início ele era um namorado MARAVILHOSO comigo muito carinhoso, amoroso, sempre disse a ele que nosso namoro era tudo o que eu queria, e era mesmo! Até que ele entrou na faculdade, por ser muito bonito e carismático, várias meninas (lindas!) adicionavam ele no facebook e tal, e eu comecei a ficar MUITO ciumenta, cobrava demais sendo que ele sempre fez questão de provar que não tinha e nem queria ter nada com elas, eram só colegas mesmo… O ”engraçado” era que eu confiava nele, sabia do caráter dele, mas mesmo assim não conseguia me segurar e SEMPRE arranjava brigas. Quase acabamos e eu me dei conta de que estava demais e se continuasse daquele jeito nós iriamos acabar de vez, eu mudei mas, o estrago já estava feito, ele já estava desgastado de tanta briga inútil e tanta cobrança, mudou muito comigo, ficou meio frio, enfim, já não era mais o mesmo. Até que a uns dois meses ele chegou em mim disse que já não sabia se me amava, precisava de um tempo para pensar, eu sofri demais, foi um choque enorme, mas entendi o lado dele e aceitei. Mas acontece que ele ainda vai na minha casa, eu vou na dele, saímos juntos, vamos em festas de família juntos,ele me liga toda a noite para dar boa noite e conversar, me cobra quando não mando mensagem ou não procuro ele, ou seja, fazemos exatamente as mesmas coisas que fazíamos quando namorávamos, cheguei nele e perguntei se ele ainda estava com dúvidas, pois não queria ficar me iludindo pra ele chegar e acabar de vez. Ele disse que sim, ainda estava com dúvidas, mas que gostava muito de mim, não conseguia ficar sem me ver e achava que o que nós estamos tendo é um ótimo meio para reconquistar o que nós tínhamos e voltarmos a ser o que éramos. Eu gosto dele, amo estar com ele, mas tenho medo de ele estar me iludindo e eu acabar sofrendo o dobro depois.O que vocês acham? Ele realmente gosta de mim e quer ir com calma para dar tudo certo ou só está me ”segurando”? Devo continuar nisso ou acabo de vez?
 

Vamos começar com os fatos lógicos: ciúmes em demasia pode acabar com uma relação e, homem bonito costuma gerar ciúmes e insegurança por parte de quem o namora, assim, está feita a bomba e o misto disso pode gerar muita confusão, se não for coisa pior!

       A partir do momento que a gente escolhe namorar uma pessoa bonita, temos automaticamente que ter em mente que irá sim chover na horta dela sempre! Se essa pessoa ainda por cima é simpática, tal como no seu caso, aí é preocupação na certa!! Será que você confia mesmo no seu namorado? porque se a gente confia pode até ser normal sentir ciúmes de vez em quando e, ouso a falar que uma pitadinha dele pode dar até um “esquenta a mais” na relação – já que com isso o outro pode se sentir mais importante, etc. Porém, ao que parece o seu ciúmes não foi dos mais saudáveis e tranquilos, tanto que está colocando o seu romance em cheque. Seria legal você repensar se realmente confia tanto assim no caráter dele, e se ele realmente não faz nada para gerar desconfianças. Digo isso porque, às vezes, o homem tem alguma atitude que é sim de se desconfiar, tal como ter um milhão de amigas, não deixar você ter nenhum amigo e, ainda por cima, ficar chateado caso você desconfie dele, por exemplo. Enfim, esse foi só um exemplo para você tentar pensar no estilo de homem que você se envolveu e ver até que ponto a sua preocupação é (ou não) exagerada. Caso você chegue a conclusão que sim, ele é totalmente confiável, aí o problema está apenas contigo e, não tem outra pessoa que poderá solucionar isso que não seja você mesma. 

           Às vezes, o leitor me manda uma pergunta e logo de cara já percebo que ele está sim sendo enrolado, porém, no seu caso confesso que fiquei pensativa. Se você deu muito problema por causa do ciúmes, pode ser que o seu ex esteja traumatizado, com medo de voltar contigo e reviver tudo novamente: “chilique”, desconfiança, perseguição, cobranças e afins. Enfim, ele pode estar com medo de perder a tão sonhada paz no relacionamento. O legal disso tudo é que você ainda tem mais uma chance: ainda que não dê para saber se ele está ou não te enrolando – já que isso é só “pagando para ver” – e, já que você gosta tanto assim dele, não custa nada tomar algumas providências, sem se iludir ou esperar retorno, mas sim tentando fazer a sua parte para ver se ainda dá para arrancar da relação um suspiro a mais de vida!

O fato dele ainda te procurar vai ser seu total aliado nessa fase. Pelo menos por enquanto, esqueça a ideia de tentar voltar a namorar com ele, pois isso te ajudará a cobrar menos da situação, bem como te ajudará a viver essa nova relação com mais leveza, sem tantas cobranças e paranóias. Tente ir de acordo com o barco: se ele te ligar, trate-o bem, se te chamar para sair saia, e assim por diante. A diferença será que agora você usará os momentos com ele de outra forma: eu sei que é difícil, mas tente não ficar falando das meninas que ficam atrás dele, nem cobrar atitudes que aparentemente ele ainda não está disposto a dar. Se ocupe apenas com  aquele momento, sem pensar muito no amanhã, se ele irá te ligar, se vai te querer de volta, etc. Se for para relembrar algo da relação, relembre apenas o que foi bom, mas sem pressão na cabeça dele e, apenas se existir contexto.

Já ouviu falar que uma atitude vale mais do que mil palavras?!  Tente não ficar apenas falando que mudou e, se possível, nem fale que mudou, PROVE! Tente voltar a fazer as coisas que tanto o encantou no começo a ponto dele ter resolvido ter você como namorada em meio a tantas outras: se vocês se divertiam muito indo ao cinema, diga que está com vontade de ver o novo filme que está em cartaz (desde que você ainda goste de fazer isso, claro!), e por aí vai. Não precisa ficar falando que você está fazendo (certas) coisas para resgatar o relacionamento, simplesmente faça, proponha como quem não quer nada. Leveza nessas horas é algo fundamental para alguém que, ao que parece, está tão estressado com cobranças.

            Por fim, tente não ficar muito ansiosa para retomar aos tempos antigos. Deixe ele respirar um pouco o ar da vida e, enquanto isso, propicie bons momentos. Se ele realmente gostar de você e ver que você mudou, será um pulo para vocês retomarem a um namoro que pode ser inclusive melhor, mais maduro e mais unido. Para isso, você só precisa confiar um pouco mais nele e, acima de tudo, em você mesma, já que sabemos que ciúmes em excesso tem um pezinho na insegurança, não é mesmo?!
Dê uma olhada no post “Cinco dicas para sentir menos ciumes”, tenho certeza que ele também irá te ajudar!
Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.