Devemos sempre contar tudo para o nosso parceiro?

9

Leitor: Olá, sou um leitor do blog, li várias matérias que já me ajudaram muito mas ainda tenho algumas incertezas e algumas dúvidas no meu relacionamento.

Namoro hà 6 meses com uma garota, nesse espaço de tempo ela sempre pareceu feliz (claro que aconteceram brigas) e eu também estive feliz até me surgir essa dúvida: Ela parece que esconde coisas de mim, já conversamos sobre isso e ela disse que todas as pessoas tem um lado e coisas que não querem mostrar. A questão de esconder coisas não é nada sobre eu desconfiar que ela esteja me traindo, até porque, ela já provou que me ama. A real questão é, ela não demonstra muito seus sentimentos, é fria, mas como disse, já provou que ama, mas esses dias pedi pra ela se ela já forçou um sorriso pra mim, ela mudou de assunto na hora, dando a entender que sim. Minha dúvida. Se ele já forçou um sorriso pra mim, o que mais ela pode estar fingindo, mesmo que ela já tenha provado que me ama?

Relaxeee! Primeiramente porque são só 6 meses de namoro, depois, porque é claro que nem sempre ela estará feliz, bem como nem sempre você estará feliz dentro e fora do relacionamento, né? Eu concordo com a ideia de que todos nós temos nossos próprios segredos, porém, isso não significa que você terá que se preocupar horrores por não saber de tudo. E acredite, tem coisa que é completamente desnecessário você saber.

 Você não acha que está fazendo tempestade em copo d`água e cobrando demais dela não? porque você falando assim parece até que você também não tem segredos e mais do que isso, que você é sempre 100% sincero e autêntico – o que sinceramente não acredito que seja verdade! É duro falar mas, “forçar um sorriso” faz parte das relações humanas e isso não significa que ela seja uma falsa, que não gosta de você, que está escondendo um “super grande segredo”, ou qualquer coisa do tipo, mas sim que ela, bem como você, vive em um mundo que infelizmente (e felizmente!) não dá para compartilhar todos os dados sempre. Nossa, só de pensar alguém sabendo 100% da vida do outro dá até agonia. Eu mesma nem iria ter cérebro para gravar 100% do que o meu parceiro pensa ou faz em relação a mim rsrs. Cruzes!

 Não estou fazendo uma apologia a mentira, mas já pensou se todo mundo falasse a verdade sempre? Isso seria o caos e posso arriscar a dizer aquela frase clichê e bastante verídica que diz que “sinceridade demais também é falta de educação”! Já pensou se um dia ela falasse que está de saco cheio de você e isso te traumatizasse e te machucasse a toa sendo que, se ela esperasse mais alguns dias, ou até mesmo algumas horas para repensar se falaria de novo o que ela havia pensado, ela descobrisse que nem falaria mais nada daquilo, mas sim o contrário: que te ama e que as vezes fica zangada a toa?!?! Seria legal e você concordaria que de fato foi melhor ela ter ficado calada do que ter falado/feito uma besteira e ter te machucado a toa, certo? Com isso quero dizer que, as vezes, fingir não só é necessário, como também pode vir a calhar para a manutenção de um bom relacionamento. 

Nem tudo o que sentimos precisa ser dito e isso vale para todas as relações humanas: desde familiares, até entre namorados/casados. É claro que não podemos mentir coisas muito sérias, tal como dizer que ama sendo que não amamos, trair, ou algo que saberíamos que se o outro descobrisse iria doer, e muito. Porém, “omitir” pequenos detalhes pode cair bem. Às vezes, é melhor forçar um sorriso do que começar uma briga a toa pela falta dele, porque ninguém está todo dia bem e totalmente feliz com tudo. Tem dias que estamos de saco cheio mesmo, sem vontade de sorrir, e até mesmo com vontade de xingar alguém, mas nem por isso fazemos (somos seres sociais e precisamos conviver por aqui!). Ou será que você iria gostar de dar “Bom dia, tudo bem?” para alguém e a pessoa responder que o dia está péssimo e começar a contar um monte de problemas. Oi?! rsrs

Muitas vezes “mentimos” não apenas pelas razões sociais, mas também por gostar muito da outra pessoa e saber que tudo isso vai passar. Você já parou para pensar que, as vezes, sua namorada forçou algo justamente por gostar de você? Não raramente queremos poupar quem amamos dos sentimentos desagradáveis e justamente por isso omitimos alguns detalhes que não raramente podem mais ajudar do que prejudicar uma relação!

A mentira só é maléfica quando prejudica o outro. Acho inclusive utópico e ilusório da sua parte querer uma companheira 100% sincera pelo simples fato de que não existe alguém assim! Somos seres humanos e isso significa que somos predispostos a erros, acertos e ….. MENTIRAS!!  Se eu fosse você dava graças a Deus por algumas mentiras que “te contam”, porque sinceramente? Tem coisas que é melhor nem saber. Você gostaria de saber todas as vezes que ela está te achando chato?! Desde que ela goste de você, deixar de saber dados como esse pode ser um alívio tanto para você, quanto para ela.

Por fim, vale a pena acrescentar que a omissão também acontece para manter a privacidade. Não é porque você é o namorado dela que você terá que saber de tudo. Tem coisas que cabe apenas a ela saber e se abrir ou não é uma escolha que partirá mais do dono do “segredo” do que de outrem. Mesmo que você conquiste cada vez mais a confiança da parceira e os laços se apertem, ainda assim haverão coisas que permanecerão sendo apenas dela e não caberá a você “se meter” nisso.

Que levante a primeira pedra quem nunca forçou nada!

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Marília

    O jeito é dar tempo ao tempo, já que todos tem seus segredos e querem guardar para si certas coisas, a partir que o relacionamento ande e uma cumplicidade se forme, ela contará naturalmente o que se passa…
    Ter paciência e respeitar o silêncio do outro é sempre importante pra criar alianças e confiança.
    http://pitadadecinema.blogspot.com

  • reinaldo del trejo

    Uau!
    Gostei bastante do seu texto, você falou bem sobre o rapaz desesperado ai.
    Enfim, esse seu blog me parece muito mais bem escrito que muitos blogs “famosos” por ai.
    Falando do tema, acho que a mentira é algo da sociedade mesmo como foi dito, algumas mentiras são ditas para manter as relações fortes.
    Todo mundo mente, isso é fato. É lógico que tem aqueles mentirosos compulsivos que não param de mentir nem fudendo, esses que são os complicados.
    Mas mentira é um “crime” passivo, e quando é feito por amor, tem um desconto né.
    Enfim, bom blog, parabéns!

  • Ninguém é 100% verdadeiro sempre e segredos haverão em maior e menor escala , tudo é uma questão de entendimento e confiança …

  • Anonymous

    Ela pode ter AIDS e não saber como te dizer. Se te disser você corre?

  • dinha

    Essa de contar tudo a namorado é uma furada, no meu namoro eu fiz isso, hoje me arrependo muito,pq enquanto estávamos namorando tava tudo beleza.Depois que casamos ele joga tudo na minha cara, eu não posso falar nada em questão dos assuntos que falei a ele, que o mesmo vem com piadinhas , criticas e tudo mais, até os assuntos mais bobos de minhas colegas,da minha familia ele usa pra me criticar.Só basta ter briguinha boba e tome.Por isso eu digo que a namorada desse menino está absolutamente certa, se fizesse isso não estava enfrentando os problemas que enfrento hoje.

  • Pingback: loans()

  • Pingback: direct payday loans sudbury lender()

  • Pingback: drugrehabcentershotline.com addiction treatment()

  • Pingback: bmi chart for men()