Como enfrentar a separação?

58

Encontramos alguém bacana, nos casamos  (oficialmente ou não!), juramos que duraria para sempre, que o amor seria eterno e que veríamos alegrias para todo o sempre “até que a morte nos separe”. No entanto, aconteceu que o sonho durou até o dia em que nos demos conta de que não foi a morte que nos separou, mas sim uma dor que nos sufocava até o limite, causada por brigas, falta de afeto, de companheirismo e tudo mais aquilo que só corrói por dentro. Às vezes, conseguimos sair desse ciclo e revivemos o casamento, porém, em outras tantas o fim dos laços é inevitável e o melhor remédio acaba sendo a separação:

          A separação pode até parecer, mas definitimente não é o fim do mundo:  Só quem já passou pelo fim de um amor que um dia já foi intenso para saber que essa dor transcende o pensamento racional, virando basicamente emoção que, não raramente, desencadeia em algo profundamente destrutivo: sentimos tanta dor ao perder alguém, que muitas vezes nem sabemos diferenciar se é pela perda do amor, da companhia, ou até mesmo do ego (quando nós que fomos dispensados) que sofremos tanto. Pode até ser difícil perceber isso em meio a um turbilhão de emoções, porém, a separação pode ser um santo remédio e uma nova oportunidade de vida! O tempo, o comodismo e a rotina podem nos fazer perder a noção da vida como ela tem que ser: feliz!

Se permita recomeçar: Nada de ficar chorando pelo leite derramado, pelo tempo “perdido” ou qualquer coisa do tipo. Leve tudo o que você passou nessa relação como aprendizado. Se permita refletir e ter maturidade sobre até que ponto você errou, e até que ponto o erro defitivamente não foi seu. Tal ato não servirá para punir alguém, mas sim para ficar de aprendizado para os próximos relacionamentos, já que errar todo mundo erra – afinal de contas somos todos seres humanos, não é mesmo?! Reconhecer um erro é um sinal de maturidade e, não se punir por ele é sinal de mais maturidade ainda. Além do mais, os erros e acertos da relação passada irão te ajudar a construir futuras relações muito melhores e mais saudáveis do que a que você já teve, basta haver disposição para isso.

Dê tempo ao tempo: Nada de enfiar os pés pelas mãos e tentar fazer algo que definitivamente não está no momento de fazer. Atitudes como ficar no pé do parceiro, se fazer de coitada ou tentar jolgar a culpa em alguém não te trará nenhum alívio. Ninguém gosta  de uma pessoa que reage de maneira imatura e, mesmo se gostasse, essa posição nunca será benéfica para quem sofre. Tenha força e enfrente a vida, sem que isso signifique sair atropelando o que ela tem de mais precioso: o tempo!

E se eu ainda amar o meu parceiro? Pode parecer triste, mas infelizmente nenhum relacionamento (sobre)vive apenas de amor. O amor tem que vir em mão dupla e, mais do que isso, tem que vir com respeito. Do que adianta você amar um parceiro que, independente dele também te amar, te fez mais mal do que bem? (caso contrário não existiria a separação). Um relacionamento maduro e harmonioso precisa de mais do que sentimentos: ele precisa de parceria. Se vocês já não respiravam bem o mesmo ar, talvez fosse mesmo a hora de rever a situação.

Aproveite sua nova liberdade: Aproveite esse tempo para fazer algo construtivo e que certamente aliviará sua dor, tal como fazer o seu bolo preferido, sair com as amigas, e até mesmo algo que você sempre quis fazer mas que o parceiro nunca deixou (vamos fazer uma viagem?!). Também seria interessante escrever em uma folha de papel quem você pretende ser e o que você procurará em uma próxima relação! Essa atividade além de lúdica e distrativa, poderá te ajudar a delimitar o que você realmente quer e o que não quer mais para sua vida. Só não se esqueça de listar os defeitos que você considera suportáveis em uma pessoa, porque afinal de contas, ninguém é perfeito e príncipes só existem em contos de fadas! Descreva coisas que você procura sem perder o seu senso de realidade, o que não significa que você será obrigada a exigir pouco.

E se eu tiver tido filhos, o que eu faço? separo esse lado também? Ninguém pode se conformar com a infelicidade apenas porque tem filhos: a separação pode até doer para eles, porém, pior seria se eles percebessem que moram em uma casa onde não há mais amor, mas sim uma porção de desentendimentos. Nesse momento, é importante saber que a novidade da separação já basta e não seria interessante colocar mais empecilhos na cabeça do filho no que envolve atitudes desnecessárias, tais como disputa de guarda, e até mesmo exigir que ele faça escolhas, como se fosse mais uma “disputa do amor”. Tem vezes que ficamos tão tristes pela separação que queremos dividir tudo, inclusive a cria!! É importante tentar preservar o máximo da naturalidade na relação entre pai e mãe, bem como tentar preservar ao máximo a paz familiar, porque afinal de contas quem se separou foi o casal, não o amor pelos filhos! Estes devem saber que sempre poderá contar com OS DOIS e que a separação não é um motivo para prejudicá-lo.

E se eu ainda esperar por uma reconciliação, será um dia possível? Sabemos que tudo nessa vida é possível, porém, não podemos viver apenas de esperanças. Nessa hora é preciso ter senso prático, pensar se você fez o que você pôde, se o parceiro fez o que ele pôde e, acima de tudo, pensar com maturidade se vocês realmente poderiam dar certo juntos. Tem gente que tenta forçar uma situação que no fundo no fundo sabe que dificilmente terminaria bem, e acaba ficando à espera de um milagre, que no fim nunca acontece! Otimismo é algo fundamental na vida, mas realismo também! Tente pensar se a reconciliação realmente é possível e se está na hora de se preocupar com isso. Muitas vezes, a separação ocorre justamente como um alerta para saber que o casal precisa de um tempo para pensar, para aliviar a pressão, e quem sabe se dar conta até que ponto o outro faz (ou não!) falta.

No fim, “bola para frente que atrás vem gente!” Você nasceu sozinha, viveu grande parte da sua vida solteira e foi capaz de conquistar pessoas (inclusive ele!), por quê que você não seria capaz de recomeçar a vida “do zero” e, mais do que isso, recomeçar uma vida feliz?! No fundo todos nós sabemos que aquele chichê que diz que a felicidade está dentro da gente é a mais pura verdade. Assim, não fica difícil enxergar que no desespero só há duas saídas: ou você sai dele com o aprendizado necessário para continuar a viver de cabeça erguida, ou fica se lamentando e vivendo de um passado que já não te traz mais nada de bom. Afinal de contas, se ele fosse essa última bolacha do pacote toda certamente ele teria te feito mais feliz (porque a última bolacha do pacote sempre nos faz feliz!).

Que a separação também sirva para aprender que a vida sempre pode seguir um rumo diferente e melhor do que o anterior, mesmo que na hora não seja possível visualizar a bela paisagem que está por vir. Um bom relacionamento é sempre bem vindo, mas se dentro dele você sofrer em demasia por algum motivo, é bom esperar que esse turbilhão passe para poder visualizar com mais clareza o que a vida ainda tem a oferecer!

Quer esquecer? Gravei um vídeo com Uma Dica Rápida Para Esquecer Alguém:

Aconselho a leitura do post Como saber se o amor acabou e do post Dicas para esquecer seu/sua ex

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Post muito interessante, aposto que vai ajudar muitas mulheres (e homens) que estão passando por esse momento difícil. Parabéns pelo blog e pelo layout, ambos são ótimos!

    Abraços,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

  • Nada dura para sempre . é um momento muito doloroso para grande parte das pessoas principalmente das mulheres …

  • Amy

    é um momento muito delicado, tanto para o homem tanto para a mulher

  • Link SexShop

    Parabéns, Muito bom! um texto claro e abangente e maduro.
    Obrigado

  • val

    Realmente.. só qem passa por isso sabe a dor que é qando um relacionamento acaba e um dos dois fika com o sentimento….

  • estou passando por isso agora, e está muito dificil superar, temos um filho de 4 meses, me vejo só e no fundo do poço, sem perspectiva, deprimida, auto-estima jogada no lixo e sem forças pra me reerguer.

    • Pense menos no seu ex e mais nessa linda criança que está contigo! Ela com certeza merece muito carinho e não gostará de ver a mãe tão triste…
      Um filho vale mais do que tudo no mundo, cuide dele e seja feliz com ele. Você não precisa de homens para nada que não tenha a ver com felicidade!

    • Anonymous

      Cara Aurea. Por mais dificil que pareca existe sim perspectiva e sonhos.

      Muitas pessoas vao dizer e aconselhar. Mas só vc pode levantar poeira. Saiba tirar proveito do “momento de luto”

      Acredite, todos nos passamos por coisas terriveis na vida. Sou Homem e digo, sofremos muito também.
      Mas nunca existiu uma única queda sequer que nao me ensinasse algo valioso.

      Foi na queda por exemplo que vi o amor da familia e amigos.
      É na “queda” que enxergamos coisas belas.
      Desejo paz e felicidades minha cara. Força que nada dura pra sempre, nem bons momentos nem os ruins.

      Saber lidar com as diversidades da vida é o grande segredo.

    • Anonymous

      Aurea, entendo PERFEITAMENTE o que está sentindo. Estou vivendo o mesmo momento e parece que nada do que ouvimos serve. Escutamos conselhos de todos os lados. Precem tão simplistas… parece até que é só desligar o “botão da dor” e pronto! Resolvido! A questão é que tudo faz falta. O sentimento, a pele, a companhia, os planos e até os erros… Mas lembre que em outros momentos de nossas vidas experimentamos essa sensação de perda e uma hora isso acaba sendo substituído por outros interesses. Esse momento de espera é duro, eu bem sei. Mas tentemos nos apegar no fato de que depois que doi tanto, só nos resta o alívio. Estou com você nesse momento… Confia!

      • Ana Silva

        Estou passando por isso também, e é tudo que você falou mesmo. Nada do que ouvimos serve. Nada mais tem sentido. Não consigo me alimentar, dormir ou trabalhar. Nem sair com os amigos eu tenho ânimo. O mais difícil é quando chega a noite que tenho que voltar do trabalho para casa, parece um pesadelo. Os fins de semana são horríveis….não sei…ta difícil

        • Nathalia

          Ana,
          Separei de um relacionamento a 2 semanas. Ele fazia de tudo por mim…tudo mesmo! e eu por ele…do nada ele retomou as crises de depressão que ele tinha antes de me conhecer ( e eu ja sabia mas achava que aquilo nunca mais aconteceria pois afinal de contas, agora ele tinha a mim) e resolveu terminar comigo. Estou sofrendo bastante…não consigo enxergar uma felicidade que não seja ao lado dele. Em contra partida, me aproxime mais da minha família esses dias e tenho estado com ela o tempo todos. Reparei que esta é a unica coisa certa na vida: a familia ( tirando marido, rs) mãe, pai, tia, avó, prima…o que for…esses são os únicos que jamais irão embora e são os que deveremos ter mais amor e zelo do que qq outra coisa. Aos meus 30 anos recem separada por motivo, ao meu ver, estranho já que eu tenho a certeza que não existe outra mulher na parada e nos amavamos muito até 2 semanas atrás…eu te digo: nos próximos relacionamentos não se prenda muito a ele…não deixe de passar os natais e festas com a sua familia para passar com a familia dele…nao deixe de fazer o cabelo final de semana ou sair com uma amiga para sair com ele….tudo tem sua hora. Tem de se ter muita cautela mesmo para quando o relacionamento acabar a gente nao achar que a nossa vida foi embora junto…Vamos tentar? No momento nao pretente ter ninguem tao cedo ( serio ne pois uns beijinhos ngm e de ferro..rs) tem de ter cautela que Deus deu uma vida para cada um…e assim que temo de viver. O homem tem de ser um gominho da nossa laranja…se deixarmos ele tomar o espaço todo nos confundimos e ficamos perdidas no termino…e o pior: perdemos a noção de quem realmente sempre será importante.

        • edson lima

          eu estou passando exatamente por isso e sei oque quanto doí, tenho pesadelos horríveis durante a noite ,acordo chorando , também não consigo me alimentar , nem sair ,feriado e fins de semana é horrível, já é segunda que houve a separação , mas mantenhamos a esperança

    • Ninguém acha que esquecer um amor é a coisa mais fácil do mundo, mas que se livrar de BOA parte da dor depende de quem sofre é FATO, aí se a pessoa quiser ficar lembrando só de coisas boas para fazer doer ainda mais, é uma escolha dela, mas que depois não poderá reclamar que nada muda. Tem que haver um esforcinho para mudar e não apenas uma desculpa para sofrer. TODO MUNDO já sofreu por amor, então é muito difícil alguém não estar entendendo o que se passa com vocês, mas justamente por já terem passado disso sabem que não é tanto assim (ainda que você queira acreditar que é).

      Boa sorte!

  • Anonymous

    Sabe sempre leio suas postagens e até já me aconselhei… Bem o mais importante é não se automutilar… Se o outro não o quer mais, quem perde é ele (ou ela!) E pra não cair na tentação de tomar a iniciativa de algo é pensar se essa pessoa realmente vale todo esse esforço… saudade tem, desejo também, mas eu digo isso passa… Já me relacionei com uma pessoa que quando terminamos achei que iria morrer… era uma coisa louca… hoje vejo essa história com outros olhos, pois sofri muito com essa pessoa e sempre tentava mascarar isso… o único deslize que não pode ser cometido é não agir por impulso e por raiva e sair por aí pegando geral… pois geralmente isso nunca acaba bem… e no fim tudo o que é pra ser nosso será!

    • Ótima adição e muito obrigada por voltar e ajudar os leitores contando sobre a sua experiência, muito legal mesmo!! tudo de bom!

  • Neto Gaspar

    no meu caso (homem ) eu morava no brasil, tinha loja de informatica carro, e o sonho dela era mora nos estados unidos, eu arrumei os documentos e pegamos, e fomos para o estados unidos com 1 Mes ela me Traiu meu mundo acabo, ela falo pra mim q nao gostava mais de mim que tudo que ela sentia era acomodação eu vivi com ela 3 anos e 6 meses, ela acabo voltando pro brasil, ela fica mandando mensagem pro cara falando que ta apaixonada que ta amando ele, e que ta loca pra volta pros EUA. pra fica com ele, e ele a mesma coisa.
    faz 3 semanas que eu choro nao como direito n consigo trabalha pois eu ainda a amo, e vejo que tudo q eu fiz nao valeu a pena em nada, ela levou meus sonhos. a pergunta é mesmo ela falando que nao me ama mais ela esta sofrendo ? como eu to ? ou ela esta querendo me provoca?
    pois ela volto pro brasil e agora esta saindo pras noitadas com meus amigos no brasil. como esquecer?

  • Boa dia!!! As perguntas devem ser mandadas por email, tudo bem?!!!
    mas de qualquer forma, acho que esses dois posts podem te ajudar!

    Como superar um namoro que durou anos e acabou? http://www.pergunteaumamulher.com/2011/12/como-superar-um-namoro-que-acabou-e.html

    Não consigo esquecer meu ex: http://www.pergunteaumamulher.com/2011/10/nao-consigo-esquecer-meu-ex.html

    Boa sorte!!!!!

  • Anonymous

    Não sei como cheguei nesse blog. Mas acredito muito na ajudinha do universo.
    Estou numa situação delicada. Vivo num relacionamento de 08 anos, mas estamos parados, apenas vivendo… Ele não quer casar. Não planejamos mais nada. Estamos finalizando uma faculdade agora, e nem tocamos no assunto de casamento. E quando tocamos, acabamos brigando. Tenho 29 anos. Quero contruir uma família… Sinceramente não sei o que fazer. Amo ele, mas não vejo continuidade num relacionamento que não planeja um futuro. Será que estou errada? Ele pediu um tempo pra pensar, sobre tudo que escrevi aqui, mas ele tbm não me deu um retorno. Tá tão dificil. Sinto que a relação está morrendo, e não sei mais o que fazer… Queria sua opinião. Obrigada, Julia

  • Anonymous

    Meu namoro acabou ha 3 dias, a dor esta na pele. Motivos futeis, que ninguem consegue entender. O relacionamento estava desgastado porque sei que sou ciumenta. Assumo. Ele ate falou isso comigo. Mas parece que falta um pedaço de mim. Estou sem rumo, sem chao… Vontade de chorar, sumir, voltar o tempo sei la! Costumavamos passar o domingo inteiro juntos – ja acordavamos juntos e so desgrudavamos no fim do dia – meu primeiro domingo sem ele… Sem palavras para descrever o que estou sentindo. Ontem iamos pra fazenda de uns amigos, a turma todinha.. Cerca de 20 pessoas… Iam faze uma festa la. Iam nao! Fizeram, nesse exato momento ele esta la… To angustiada por nao saber o que pode ter acontecido.. Estou sozinha, nao tenho com quem conversar – todos meus amigos estao nessa fazenda. Meu Deus, que dor!!!

  • Anonymous

    NOSSA ESSAS COISAS SÃO MESMO DIFICIL DE ENCARAR,TOU ASSIM TB SÓ TEMOS UMA FILHA DE QUASE 2 ANOS ASSIM Q ELA NASCEU FICAMOS 6 MESES E SEPARAMOS VOLTAMOS TOU GRAVIDA DE NOVO E PENSANDO EM SEPARAR TEM COISAS Q NÃO DAR PRA ACEITAR SE DAMOS UMA NOVA CHANCE E NADA MUDOU AGORA PERGUNTO QUAL A MELHOR FORMA DE ENCARAR ESSA REALIDADE,SE É Q EXISTE MELHOR FORMA…

  • Anonymous

    Oi, assim como voces estou separada tambem de um relacionamento de 5 anos com uma filha de 2. Todo esse tempo junto sempre soube que ele me traía, mesmo namorando. mas ele sempre vinha com uma desculpa e eu ficava com ele por amar demais. Todos os dias estavamos juntos, final de semana, e passeios sempre juntos.So que agora acabou, e me sinto acabada tambem,tudo doi, e onde olho parece que vejo ele, ate mesmo na dor que sinto.O pior de tudo é que ele nao da a minima pra mim e nem mesmo liga ou manda uma mensagem pra saber o que houve pra eu tomar a decisao de separar. Quando disse quero me separar ele simplesmente disse tudo bem e saiu. Nao sei como agir sofro muito mesmo lendo tudo isso em cima de que vai passar, mas nao sei quando vai passar sofrendo demais

  • Anonymous

    olá,sou mais uma nesta imensa lista.também acabo de me separar e tenho um filhinho lindo de 2 anos que é apaixonado pelo pai.. te digo uma coisa é muito difícil, a dor que sentimos dentro do peito é sufocante..mas saio desta relação com sentimento que fiz a minha parte e tentei, tentei com todas as minhas forças, inclusive tentei ser quem eu não era e sim quem ele queria que eu fosse.. é difícil ouvir que a culpa do nosso relacionamento não ter dado certo é minha..isso não é verdade!mas eu entendo, estive analisando ele durante estes cinco meses que tentamos nos dar uma chance pois tínhamos separado por causa de uma traição da parte dele! eles sempre têm justificativa para tudo e como sempre eles se enganam a si mesmos. Estou tentando ficar bem e pensando no meu filho que tanto amo, tento distraí-lo da melhor forma, comecei a fazer caminhadas quero fazer faculdade, estou tentando fazer coisas que deixei de fazer por ele..e o melhor.. como sempre tenho lido, refazer minhas amizades sem precisar me humilhar para que sejam meu amigos e esperar, ter paciência,seguir minha vida, ser realista e claro ter esperança.. é como meu pai diz: filha siga sua vida, cuide de sua casa, seus filhos, continue trabalhando, mostre que vc não é uma pessoa ruim, ele vai arrepender, pode demorar mais ele vai, e quando isso acontecer é vc quem decidirá.. e se não arrepender tudo bem vc já vai ter superado, e isso não importará mais!!!sejamos forte.. somos MULHERES, esqueceram, Aguetamos o tranco bem melhor que os Homens pode ter certeza!!!!

  • Anonymous

    Olá, estamos há 7 anos juntos, ele sempre foi um cara legal, companheiro, atencioso, um pai amável. Só que porém de uns tempos para cá virou um homem extremamente ciumento e machista, agressivo e irritado. No final de semana me bateu, deixou marcas, bateu de verdade. Machucou-me mais por dentro que por fora, isso nunca tinha acontecido antes, vi a raiva em seus olhos. No outro dia arrependeu-se, quis ir embora, pois não suportava o remorso do que havia feito. Decidi pedir para ficar, para tentarmos recomeçar e perdoar os acontecimentos. Mas eu não consigo conviver com a lembrança do que aconteceu. Sou uma mulher independente, consigo manter a mim e a meu filho sozinhos, mas não me imagino sem sua presença constante de marido e pai.

    • É natural que tendo ele sido um ótimo marido e pai durante boa parte do tempo, você queira perdoá-lo por esse deslize cometido recentemente. Afinal de contas, a ideia que você tem dele é a de um homem bom por tudo que ele foi esses sete anos com você es eu filho.Paralelamente a isso, é difícil se desfazer de uma relação de sete ainda mais com uma criança envolvida. Então é natural que você se sinta estranha sem a figura dele de marido e pai…

      Você fala que ele mudou e diz também que tem condições de sustentar tanto a você como ao seu filho sozinha, o que me faz presumi que você é uma mulher que ganha bem. Você não relata no seu depoimento e por isso vou perguntar: há quanto tempo você é financeiramente independente? Desde que casou ou depois de casada? Caso tenha sido depois de casada, talvez e apenas talvez essa sua independência esteja deixando seu marido inseguro a ponto de ele externar essa insegurança até de forma agressiva. Claro que isso não justifica. Mas pode explicar esse atual comportamento dele.

      Existem homens que não conseguem administrar psicologicamente o fato de a mulher ser financeiramente independente, principalmente quando essa independência é superveniente ao relacionamento…

  • Anonymous

    ESTOU PASSANDO POR UMA SEPRAÇÃO NO MOMENTO TENHO MUITO SENTIMENTO POR ELE AINDA AFINAL ENTRE NAMORO E CASAMENTO SÃO 11 ANOS E DESSA RELAÇÃO TEMOS UMA LINDA FILHA , ESTOU PROCURANDO SER FORTE PERDOEI SUA TRAIÇÃO , MAS ELE TEM CERTEZA E QUE A MELHOR MANEIRA E ESTARMOS SEPARADOS PARA ELE CONSEGUIR REAVALIAR O QUE ACONTECEU , ELE SABE DOS SEUS ERROS. NO MOMENTO ESTAMOS NA MESMA CASA , MAS NÃO DORMIMOS JUNTOS , CONVERSAMOS NORMALMENTE , MAIS SEM A MESMA INTIMADADE DE ANTES , AS VEZES TENHO VONTADE DE ACARICIAR-LHE MAIS TENHO MEDO DE UMA REIJEÇÃO E ELE ACABAR SAINDO DE VEZ DE CASA. NO MOMENTO ESTOU COM ESSA DÚVIDA, NÃO SEI DEVEMOS CONTINUAR DIVIDINDO O MESMO ESPAÇO .

    • Anonymous

      Sinto sua dor tambem. Talve nao tao forte por
      nao termos filhos mas moramos juntos.
      Ele terminou comigo mas estamos na mesma casa ate eu me mudar (eu quis me mudar, nao ia conseguir viver nessa casa sozinha com tantas lembraças)
      É muito dificil ve-lo tao perto e nao poder abracar.
      As vzs sinto vontade de bater na porta do quarto no meio da noite mas estou sendo forte
      Vcs nao deveriam dividir o mesmo espaço pois vc sempre vai ficar se lembrando de quando estavam bem.
      Por mais que ele te traia,.no momento de dor e separaçao a gente nunca lembra das coisas ruins.
      Vejo q ja faz um tempo q postou aqui.
      Como vc esta agora? Preciso de uma inspiracao pra suportar minha dor.
      Abs

  • Acho que o meu post, em vista de outros eh o mais ridiculo. fiquei com um cara 2 meses e to morrendo. idiota ne? considerando que fui casada por 4 anos e loucamente apaixonada pelo meu ex, mas na hora da separaçao eu ja estava preparada, ja sabia do fim e aceitei mesmo que contrariada. Agora esse outro rapaz que conheci um ano depois e fiquei por pouco tempo me cativou. por um lado acho q foi porque ele tocou numa parte q ngm tinha tocado e me viu por dentro, por outro acho q estou obcecada. fazer o que ne… o pior de tudo eh nao sabe quando isso acaba. =(

  • Anonymous

    Estou passando por isso tambem.
    Um relacionamento de mais d 3 anos.
    Moramos no exterior, sem familia. Entao nos apegamos muito um no outro.
    Moramoa juntos faz mais de 2 anos. Construimos tudo juntos pois sabiamos que tinhamos achado nossa “outra metade”. Ele se tornou mi ha familia.
    Vinhamos brigando muito. Somos muito diferentes. Mas eu o amo e mesmo com tanta briga era disposta a suportar por o amar muito.
    Mas ontem ele disse q nao queria mais, q me amava mas ja tava cansado me mim.
    Nesse momento eu me tranaformei, chorei desesperadamente e implorei pra ele nao me deixar, me desvalorizei. Eu sei disso mas dentro de mim eu sentia q eu nao podia deixar ele ir embora. Mas foi em vao. Ele estava decidido.
    Estou muito mal.
    Sei q vai passar, mas nao queria passar pela dor.

  • Ana

    Muito bom este artigo. Ajuda bastante. obrigada, não sei quem és, mas está me ajudando a passar por um momento dolorido, difícil. Que a vida te traga muitas coisas boas.

  • Pingback: Sintomas de que o amor acabou: | Pergunte a uma Mulher()

  • anônimos

    fiquei 8 anos com a minha mulher temos um filho de 6 anos sempre amei minha esposa mais não sentia isso da parte dela e a gente foi vivendo isso … namorei dois anos com ela ela perdeu a virgindade comigo e depois de 6 meses engravidou e nunca aproveitou a vida dela e nunca saiu com niguem so comigo mais então de um tempo pra ca ela começou a trabalhar ai do nada mudou a cabeça diz que não aproveitou a vida dela que queria sai se divertir conhecer gentes novas e ter novas experiencias e me deixou na mão do nada não sei o q fazer da vida ta dificil nem manda msg ela esta mandando mais pensei q seria um tempo mis estou vendo q ela esta gostando dessa vida

    • anonima

      parte pra outra, quando isso acontece é porque realmente acabou mesmo não se iluda pode ser que ela não volte,segue sua vida um dia você encontra alguém que te ame de verdade e que vai dar valor em você.

  • Pingback: Dicas para esquecer o(a) ex | Pergunte a uma Mulher()

  • Pingback: Não consigo esquecer meu ex | Pergunte a uma Mulher()

  • dani

    Muito bom o post… estou numa situação pós termino, tá tão difícil .. eu que terminei, eu que decidi que não dá mais. Mas acho q não vou achar outra pessoa, que goste de mim, vou ficar pra sempre sozinha, tenho 30 anos, queria formar familia e ter filhos, mas o tempo está contra mim, e isso me faz pensar se não seria melhor suportar todos os defeitos dele que me fizeram terminar e viver uma vida mais ou menos pra sempre….
    🙁

    • Mika

      Bom, Dani, você tomou sua decisão. Está feito!
      Você acaba de sair de uma relação que fracassou e achou que só ia doer pra ele?? Além da sensação de fracasso e a temporária baixa autoestima, você ainda carrega o peso de ter sido a parte que disse “chega”. O que está sentindo, Remorso ou Arrependimento? Seria o caso de repensar a decisão? Foi precipitada ou levou meses pra criar coragem? Seriam os defeitos dele assim tão graves? Não seria você que estaria exigindo mais do que deveria? Não seria o caso de terem uma conversa franca e repactuar a relação? Você conseguiria viver essa vida mais ou menos até o fim, ou só estaria adiando essa mesma decisão por mais algum tempo? São respostas que você terá que se responder.
      Enquanto isso, aproveite o tempo de re-solteirisse que terá e invista em você, pessoal e profissionalmente.
      Tente relaxar e deixar a vida fluir. Aos poucos o céu vai se abrir e o cinza dará lugar ao azul. Tenha fé!
      Abçs.

  • Anônimo

    Olá,

    Mais uma pessoa passando por toda essa dificuldade do término de um relacionamento… Bom, 7 anos desde o início do namoro e estávamos noivos há 2 anos. Quem terminou foi a noiva, nos sempre nos amamos muitos e a vida nunca foi fácil, sempre nos apoiamos um no outro para todo e qualquer problema, nunca a deixei desistir assim como ela jamais me deixou no chão… Hoje estou formado e minha vida mto bem direcionada, o único problema é essa separação, ela está se formando tbm. Já compramos apartamento, fizemos lista de casamento, etc. O relacionamento sempre foi incrível, todos os nossos amigos sempre elogiaram nosso respeito e amor recíproco. Ríamos juntos e chorávamos juntos, eramos amigos confidentes e presentes, e na cama, hum na cama eramos um caso a parte, era quente, fantástico e sempre ao fim do amor, olhávamos nos olhos e dizíamos “eu te amo”… Enfim tudo mudou de repente, no dia anterior ela disse que me amava e precisava de mim, no outro jogou tudo pelo ar… Demorou pra cair a ficha, na verdade não caiu ainda, e fico aqui pensando, cultivando a esperança que ela vai me ligar, vai retornar… Mas, confesso que já não tenho tanta certeza… Outro agravante é que não consigo ficar mais em casa, lugar onde ficávamos sempre, lembro me dela e então bate a tristeza e é difícil, daí saio por aí, visitar alguns amigos, etc. mas eles não podem me dar o tempo que preciso, no fim retorno pra casa e quando vou pra cama, nossa, mal consigo dormir… Não sei o que fazer, não quero ligar pra ela (na verdade eu quero mas não pretendo) pois foi ela que terminou, vou ficar mendigando migalhas? Acho que não. Mas como seguir em frente se tudo me remete a ela? Estou tentando dormir faz 3 horas e nada, agora sentei aqui e achei esse blog no qual espero encontrar algumas respostas… Pensei em escrever uma carta e mandar junto com flores, mas se ela terminou o que vai sentir quando receber as flores? Pena, ódio? Minha cabeça não descansa e estou sofrendo muito. Ficaria mto feliz se me direcionasse algumas palavras o mais breve possível. Agradeço de coração.

  • Thays Kelly Silva

    Só quem passa pela situação,sabe como dói,e que atitudes ridículas tomamos,por que simplesmente perdemos a noção.

  • ana

    to passando é muito triste, mas ainda to vivendo o luto necessario, mas como ja aconteceu outras vezes vai passar tambem

  • paulinha

    ameiiii!! lindooooooooo!!!

  • Pingback: canadian payday loans()

  • Pingback: direct best payday loan terms lender()

  • Pingback: drugrehabcentershotline.com alcohol addiction treatment()

  • Larissa

    Nunca me imaginei num blog lendo coisas sobre o tema…
    Que fase terrivel essa né? Parece que o mundo, de fato, acabou.

  • Guest

    Oi Luiza. Gostei do seu post. Estava procurando na internet algo sobre isso…
    Eu tenho uma pergunta a fazer, pois é a primeira vez que vivo essa situação. Uma mulher pode superar um relacionamento que durou 15 anos? Ela conheceu o ex-marido aos 14 anos, começou a namora-lo com 15 anos, casou aos 23 anos e se divorciou aos 30 anos. Ele quis sair de casa. A conheci dois anos após a separação. O assunto é um tabu pra ela, e ela me pede para fazer as atividades que ele fazia, e frequentar com ela os lugares que ele frequentava com ela. Abraço e sucesso.

    • Guilherme

      Olha, a mulher pode superar sim, é completamente possível. Desde que não use outras pessoas para substituir esse antigo parceiro. Pelo visto, ela quer que você seja um estepe, fazendo oq ele fazia, indo aos mesmos lugares. Você precisa mostrar que são diferentes, se não, não faz sentido estarem juntos…Se você precisar ser um clone do ex marido, não valerá a pena.

    • Se você tá viva é claro que é possível!! Dê uma lidinha em outros posts sobre término de relacionamento aqui no blog, eles vão te ajudar também! Beijosss!!

  • Cle

    LEIA SOZINHA ESTA AMARRAÇAO E SIMPATIA AMOROSA

    ????Publique e veja o que acontece, Ainda esta noite de madrugada o teu amor se dara conta de que te ama, isso acontecera entre 01 e 04 da manhã, esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus lhe abençoara e sua vida não será a mesma….LEIA SOZINHA ESTA AMARRAÇAO E SIMPATIA AMOROSA, porque no passado eu não também não acreditava que ia dar certo, mas funciona mesmo!!!! Entrei nesse site e fiz essa prece. Fiz pra ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor me ligou. A pessoa que copiei também não acreditava mas para ela também funcionou. AGORA VEREMOS…

    Para voce mesmo dia o nome do unico homem ou mulher com quem gostaria de estar agora…(tres vezes) Pense em algo que queira realizar na proxima semana e repita pra voce mesmo (seis vezes). Se voce tem um desejo repita pra voce mesmo. Venha cá anjo de luz , eu te invoco para que desenterre o( RAUL.A.R)de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo o que está impedindo que RAUL.A.R venha para mim, *** afaste todos aqueles que tem contribuido para nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras somente em mim(.A.P) Que ele me telefone e me ame. Agradeço por esse seu misterioso poder que sempre da certo. Amem. Publique por 3

  • Babi

    Olá, tenho 21 anos, namorei um homem durante 5 anos e iriamos fazer 1 ano de casados ,morando na mesma casa. Um belo dia ele disse que não me amava mais, isso pra mim foi o fim, hj estou sofrendo demais , pois larguei todos os meu sonhos para viver o dele, sempre fiz o que ele queria, ele sofreu um grave acidente de moto, em um período em que estavamos brigados, ficou em coma durante 4 dias, e nesse período fiquei sem vida, perante tdo isso, passamos por várias barras juntos, hoje ele está de pé e eu não consegui construir tudo aquilo que havia planejado para a minha vida. Estou muito , mais muito triste em saber que fiz tudo por uma pessoa que na qual eu amei mais que a mim mesma e hoje ele me diz que não me ama mais. Isso foi o fim pra mim.

  • Pingback: bmi calculator()

  • mila

    Meninas vivo uma situação parecida o que fazer qundo você nao ama mais a pessoa mas sente que nao quer mago-lo com um pedido de separaçao. Pois apesar dos pesares ele é uma boa pessoa com você??

  • nana

    é não é fácil mesmo, o pior é quando a pessoa não se decide, sai de casa esquece mulher e filho, porem sempre liga dizendo que ama e que esta com saudades, e a gente fica se martilizando o porque de tudo isso então se gosta não era pra estarmos juntos, amo muito meu marido e estamos passando por isso a alguns meses, peço a Deus todos os dias que restitua meu casamento pois estou numa tal forma que olha não deixo me abater pois tenho o nosso filho de apenas 11 meses é triste é doloroso é uma situação que as vezes nos vemos no fundo do posso, o porem é que podemos nos levantar sim mais queremos estar ali com ele fazendo as mesmas coisas juntos ate as brigras da saudade ….

  • Pingback: Blue Coaster33()

  • Lay

    Estou passando por este momento agora, tivemos um casamento de 10 anos e acabamos de realizar o sonho da casa própria, mas as discussões por uma coisa ou outra sempre aparecia. Há três dias ele me disse que não da mais porque se a gente ficar junto sempre vai aparecer alguma coisa para brigarmos (ele sempre pensa negativo, e diz que sempre terá alguma coisa), já tentei de todas as forma que nos reconciliemos para tentar uma vida nova, como falei acabamos de realizar o sonho da casa própria e ainda vamos pegar a chave, temos uma filha linda de 07 anos, ele diz que acabou e que não irá mudar para a casa nova comigo. Está sendo muito difícil, porque foi acabando por brigas bestas. Ele diz que me ama mas que sempre terá alguma coisa para que briguemos e que é melhor ficarmos separados. Estou sem chão porque não sei mais o que fazer, ainda mais que é recente tem apenas 03 dias. Ainda estamos convivendo na mesma casa, o que torna ainda mais difícil. O que devo fazer??

    • Mika

      Lay, imagino como deve estar se sentindo neste momento e até gostaria de lhe trazer alguma palavra de consolo, mas com tão pouca informação, fica difícil ajudar.
      Qual o motivo das brigas? São vários, ou quase sempre gira em torno do mesmo tema? E a frequência? Existe agressão física? Sempre brigaram muito ou começou a partir de determinado ponto do casamento? Algum dos dois tem gênio difícil? Como é a vida afetiva e sexual de vocês? Em algum momento desconfiou que ele a estivesse traindo? Acredita que vale a pena lutar por esse casamento ou está apenas acomodada?
      São 10 anos e inúmeras variáveis a serem analisadas. Se acha que vale a pena, não desista. Lute! Pelo bem de vocês e de sua filha.
      Abraços!

  • Cris

    Amei este post
    Me ajudou muito

  • Wilians silva

    O fato é que pra uma relação durar os dois tem que ter muito proposito e determinação suportando os desejos de separar porque hoje se tornou uma tentação se separar para viver só e ficar com pessoas deferentes sedo que os dois tanto o homem quanto a mulheres te esses desejos, e ai quado uma das partes vacila ai é o o motivo que o outo precisa, porque na cabeça a pessoa arrua motivos fúteis para alimentar a mente de que nao precisa mais do outo parceiro e vai viver aventuras porque ja alimentava esse desejo dentro de si, acontece tanto com homem quanto com a mulher. Agora viver junto é questão de renuncia se separou é porque essa pessoa colocou algo na sua frente vc ja não é prioridade dele. e se voltar vai fica na mesa situação toda vez que sentir desejo vai colocar os desejos na frete de vc e vc vai viver sofrendo. precisa avaliar seu parceiro antes de entra nua relaçao. E outra coisa que esquecemos e de colocar Deus na frente e pedir todos dias juntos para ele abençoar a relação o mal é que esquecemos de Deus.

  • Pereira

    Estou passando a maior barra da minha vida e não sei oque fazer ,fui casado por 11 anos e tenho 3 filhos ,uma de 10 outro de 4 e outro de 2 anos ,minha mulher já me traiu 2 vezes e eu a perdoei. só que desde então eu perdi a confiança e sinto vergonha de ser visto com ela e isso dói tanto , sei que ainda a amo porem não posso viver dessa maneira , as brigas se tornaram rotina e isso estava me fazendo muito mal para mim e meus filhos que escutavam as brigas diarias , estou sem chão sai de casa e não sei oque fazer , só sei que eu não quero viver assim para sempre , preciso de alguém que me ame de verdade , pois tudo que vivemos juntos parece ter sido falso e isso é oque me magoa mais , das vezes que aceitei ela de volta depois das traições ela realmente parecia estar arrependida , eu eu cedi por amar ela só que agora novamente parece que tudo está acontecendo novamente e estou decidido seguir em frente porem não tenho forças.