O QUE FAZER QUANDO O PRÍNCIPE VIRA SAPO?

20

Leitora: Olá, mandei um email uma vez falando sobre o príncipe e o malandro e bem, escolhi o príncipe, e hoje estamos com problemas rs
Seguinte… Estou com ele faz 1 ano. Faz uns 3 meses que ele nunca pode me ver durante a semana! Só nos vemos no final de semana!! Nao quero ve-lo todos os dias para não cair na rotina nem nada. Mas pelo menos uma, duas vezes durante a semana estava bom. Já chamei pra ir no motel, pra sair com amigos, pra ver um filme, já conversei e nada adianta. Pô, não estou pedindo pra virar a noite comigo, mas sim pra curtir pelo menos umas 2h em um único dia durante a semana. Ele alega cansaço. Estou com 19 anos e ele 22, não é para estar tão cansado assim. Diz que o trabalho está complicado e quer chegar em casa e dormir. Ontem ganhei uma promoção no serviço, pedi para ve-lo pra comemorar, estava toda feliz… Ele nem se deu ao trabalho de vir, e ainda por cima brigamos pq ele fala que sou egoísta. Será que sou tão errada assim? Muitas vezes acho que o problema está comigo, mas ao mesmo tempo acho que é descaso dele..


     Se com o príncipe já deu problema, imagina se você tivesse escolhido o sapo! Piadinhas a parte, o príncipe de hoje existe apenas na medida do possível, e isso não impede a existência de problemas – se é que ele era um “príncipe” mesmo ou você que estava muito otimista e acabou o considerando como tal.
       Lendo o seu caso, acredito que de duas uma: ou ele não se importa  tanto assim contigo, ou então o egoísta da história acaba sendo mais ele do que você. É claro que todos nós somos egoistas e visamos o nosso próprio bem-estar de uma forma ou de outra, porém, quando gostamos muito de alguém, inevitavelmente esse egoismo tende a diminuir consideravelmente pelo simples fato de que é justamente por estarmos apaixonados que queremos ter a pessoa bem e por perto sempre que possível, queremos cuidar dela e tudo mais aquilo que implique nesse querer bem. Inclusive, até quando amamos somos egoistas, porque esse querer estar perto muitas vezes serve para o nosso alívio pessoal, ou seja, para ficarmos felizes perto daquele que tanto amamos. Nem sempre há algo de errado com isso e, ouso a dizer que isso faz parte da estética da relação, porém, há diversos tipos de egoísmos, sendo que alguns são mais maléficos que outros. O primeiro tipo eu chamaria de egocêntrico, no qual a pessoa pensa apenas e tão somente nela mesma, o que nem precisa explicar o porquê que é bastante negativo. O segundo egoísmo é aquele que queremos o bem do outro para implicar no nosso bem, o que acaba sendo positivo visto que faz com que cultivemos o amor recíproco justamente pelo nosso bem. Com isso quero dizer que se ele só pensa no bem estar dele, só quer saber do dia de semana dele, e mal tem tempo para você, acredito que isso acaba sendo um sinal do egoísmo que chamo de egocêntrico. No entando, se de alguma forma ele também pensa em você, talvez seja a hora de reavaliar a situação e ver até que ponto cada um tem sua razão.
        Concordo contigo que você de fato não pediu nada demais. Se o seu pedido foi realmente tão pouco como você disse, acredito que talvez ele ainda não esteja preparado parar namorar, não só por ser egoísta, mas também porque caso o problema seja apenas a falta de tempo e não o egoismo, vocês também teriam dificuldade em namorar, porque afinal de contas, como seria possível manter o relacionamento com uma pessoa que mal pode ficar contigo, e mais do que isso, que você sente falta disso! Se você não sentisse essa falta vocês poderiam até continuar numa boa, porém, ao que parece essa ausência é indiferente para ele, enquanto para você traz bastante decepção. Vale a pena dizer que nem sempre tem um certo e um errado na história, mas sim pessoas que estão passando por prioridades distintas, que fazem com que o casal nem sempre se entenda perfeitamente bem. Não tem dia que você quer sair e ele não quer? E outros tantos que ele está animado e você não? Quero dizer com isso que nem sempre a gente nega algo por puro egoísmo, mas sim por simplesmente não sentir a vontade naquele momento, o que é claro que muita gente também poderia dizer que é egoísmo, mas que nem por isso deixa de ser uma prioridade do momento.
      Acredito que nessa hora pouco importa se ele faz isso por descaso, por egoísmo,  por falta de prioridades em comum, ou pelo o que quer que seja: o que importa é que essa situação não está legal para você, e cabe a você decidir se dá para ser feliz assim. Não sei se você se encaixa nesse caso, mas vejo que muita gente “se satisfaz” em saber apenas se o parceiro gosta ou não dela, sendo que nem sempre é só isso que importa: tem horas que a boa convivência importa tanto quanto a existência do amor. Se vocês não estão conseguindo conviver bem, acredito que esse acaba sendo o problema mais importante a ser resolvido nesse momento. Se você já tentou conversar com ele e ele nunca se propõe a mudar e se limita a te chamar de egoísta, talvez seja a hora de você ver se vale a pena viver assim. Digo isso porque aparentemente para ele está cômodo a situação de ficar sem te ver, se limitanto a te culpar quando você cobra algo. Nisso te pergunto: para você, seria interessante conservar essa situação?
      Considero igualmente importante tentar perceber se ele é o tipo de pessoa que dá para ter uma conversa mais madura, porque se não der, e se ele é do tipo que nunca admite as próprias falhas, talvez seja o caso de repensar se vocês estão juntos em um momento certo e oportuno para ambos. Lembrando que companhia e amor é legal, mas não dá para ficar cobrando tanto esse tipo de coisa, porque se a pessoa já não está muito afim de te ver e você ainda fica cobrando, você acaba correndo o risco dela ficar com menos vontade ainda de fazer o que você deseja, por te achar chata, ou por simplesmente se sentir pressionado. Tem coisas que infelizmente não dá para ficar pedindo muito, mas sim tentar esperar com que a pessoa faça de vontade própria caso você ainda não queira abandonar o barco. Se você ver que chegou em um ponto que você mais paga de chata do que qualquer outra coisa, talvez seja a hora de repensar o que você quer da sua vida, e isso independe dele estar certo ou errado, e estar sendo ou não egoísta, mas sim pelo fato de as necessidades de vocês não estarem sendo as mesmas.

Abraços e boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.