O que fazer quando o seu namorado quer te proibir de tudo?

45
Leitora: Namoro a 10 meses e já desisti do meu ultimo trabalho por causa do meu namorado, ele é muito ciumento e possessivo e como eventualmente eu precisava viajar a trabalho ele começou a me chantagear e me pediu pra decidir se queria o emprego ou ele, optei em ficar com ele, mas agora novamente arrumei um trabalho onde terei que fazer um treinamento fora da minha cidade, ele me pediu para nao ir e desisitir do trabalho novamente. Realmente nao sei o que fazer, gosto dele, mas sinto que minha vida vai ser sempre assim, sempre eu atendendo os desejos dele e deixando os meus de lado…favor me deem suas opiniões.


        Ave, paciência de Jó essa sua!! Eu no seu lugar já tinha mandado catar coquinho faz tempo! De qualquer forma, acho que está muito cômodo para ele mandar e desmandar na hora que ele bem entender e você só obedecer, porém, sinto te informar que em grande parte a culpa é sua. Hoje a frase que vou usar é “Se você deixar, a pessoa monta em você com espora e tudo“, e é isso que você está fazendo, deixando ele te dominar de uma forma completamente negativa. Sinceramente acredito que namorar implica em deixar uma coisinha ali, e outra acolá; até porque se relacionar é também levar em consideração as vontades e opiniões do outro. Porém, o problema é que você está completamente anulada, e só você deixa de fazer as coisas, enquanto o sargentão aí fica só no manda e desmanda, né?!


       Sabe aquela frase que diz que só existem malandros porque a gente dá credibilidade à eles (sou a mulher dos ditados hahaha)? Pois é, no seu caso seria mais ou menos assim: “só existem mandões porque a gente dá credibilidade para eles”. É claro que não é para você abrir barraco, porém, começar a se impor em situações absurdas como essa é algo que vale a pena levar em consideração. Uma coisa é uma pessoa não querer que você saia de madrugada na balada com as amigas e com roupa de periguete desacompanhada, outra coisa completamente diferente é ele não deixar você TRABALHAR!!!! Acredito que ele está nessa “atividade toda” por culpa da sua “passividade”, e porque ele sabe que você é obediente. Tudo bem que ninguém merece uma rebelde aloprada, mas você já parou para pensar que ele não só se aproveita desse seu comportamento, como o fato de você ser assim pode inclusive ser broxante para ele, e que pode mandar só porque você aceita e não porque ele admire mulheres assim? Posso estar errada e sendo precipitada, mas já cansei de ouvir homens dizendo que no fim só valorizam aquela mulher que eles admiram, que fora ser bom caráter e todo aquele blablabla que já sabemos, é “poderosa”. Acho que um pouco de personalidade não faz mal a ninguém, e talvez você precise resgatar essa sua grande amiga que pode inclusive te dar um charme a mais na visão masculina (se o seu namorado não gostar de mulher de personalidade, provavelmente ele é uma minoria e muitos irão te disputar a tapa haha). 

        Você parece estar completamente anulada em relação a ele e é importante tomar cuidado para isso não prejudicar o seu futuro. É claro que quando envolve amor é tudo mais difícil e temos medo de perder, medo de se impor e a pessoa nos largar, arrumar outra, e mais toda aquela neura que bolamos na cabeça, mas pensa só: mesmo que você o ame, você acha que seria feliz com uma pessoa cortando os seus desejos a vida inteira? E mais do que isso, desejos NORMAIS como ser profissionalmente bem sucedida? Ainda que você ame esse homem, você acha que ele está acima do seu amor próprio? Das suas vontades e desejo de ser feliz? Porque “amar” e “ser infeliz” são coisas que definitivamente não combinam, ou pelo menos não deveriam combinar na mente dos psicologicamente saudáveis que acreditam que merecem ser feliz hahaha. Eu sei que é duro, mas tem horas na vida que precisamos nos valorizar um pouco mais e saber reconhecer as nossas vontades íntimas em meio ao medo, à passividade e demais sentimentos que não nos trazem nada de bom.

      Você quer esse emprego? Acha que será bom para a sua vida? Se sim, por que você não toma coragem de falar isso para ele? Falando que se ele continuar desse jeito o amor acabará morrendo e que você não pode ficar a comando dele a vida inteira. Se ele pede para você escolher entre ele ou o emprego, por que você não fala para ele também escolher entre a sua felicidade ou as birras sem sentido? Acho muito cômodo uma pessoa pedir escolhas como prova de amor enquanto na verdade ela não parece estar disposta a abidicar um grão de arroz pela gente. Como você mesma disse, por mais de uma vez ele te pediu para largar coisas “por ele”, pensando nisso, porque agora VOCÊ não fala que se ele realmente gosta de você, para fazer um esforço a mais para te ver feliz e pensar um pouco mais no seu lado? Eu fico muito indignada com esses “machões, inseguros e possessivos” que querem que a gente faça tudo por eles, inclusive parar de viver a troco de uma vaidade masculina sem sentido, que se alimenta apenas de um sentimento de posse e que só tende a levar a outra pessoa – se não for o casal – para o buraco. 

       Por fim, vale a pena dizer que você não precisa terminar com ele para fazer as suas coisas, mas acredito que você ter personalidade para fazer o que você acha que é importante para você é fundamental. É claro que pode ser que ele termine contigo por causa disso, porém, se isso acontecer, ao meu ver será só mais uma prova que ele só pensa nele mesmo em mandar, e se for assim acredito que a longo prazo você dará graças à Deus por ter se livrado de uma pessoa assim.

Boa sorte!


Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.