Como chegar em um homem tímido?

76
Hoje temos um texto respondido pelo nosso famoso comentarista, o Samuel, tcha na na nammm! Espero que vocês gostem. Eu particularmente achei de utilidade pública e os tímidos e reservados que quiserem participar nos comentários dizendo se é assim mesmo – bem como dando mais dicas – sejam muito bem vindos!

*********************************************************************************

Leitora: Estou interessada em um homem que é bastante reservado/tímido e não sei como demonstrar interesse sem parecer uma mulher vulgar e assustá-lo, até porque não sei chegar em homens e sei que muitos não valorizam mulheres que chegam mesmo quando dizem que gostam disso. Frequentamos o mesmo ambiente, mas não nos falamos e gostaria de saber algumas dicas de como chegar nesse tipo de homem, e se possível uma dica de chegar sem chegar diretamente, algo mais “sutil”. Obrigada!


É hoje o grande dia! Finalmente, o amor está no ar. E depois de algum tempo fantasiando sobre como seria estar com aquela pessoa que tanto quer, vai acontecer. Agora, é só escolher uma roupa adequada, nada gritante, mas nada que esconda muito também, e você já deu aquele trato na moldura, então é só fazer o make-up e borrifar aquele perfume especial em locais estratégicos do corpo e esperar, toda linda, que ele venha te buscar em casa para aquele programa à dois emocionante. Mas… Espere aí. Oh não, acorde garota, você nem marcou o encontro ainda, lembra-se?

Uau, uma mulher de atitude! Ou então quer tornar-se uma. Então seja bem vinda minha cara, ao Clube dos Sedutores!

A abordagem feminina a um homem causa tantas dúvidas na mulher com relação aos efeitos e impressões quanto o contrário, quando o homem aborda. Mas evidentemente estamos mais habituados, independente dos fatores que nos condicionam ao hábito, à abordagem masculina, onde o homem toma a iniciativa. Mesmo que já haja alguma demonstração de interesse da mulher pelo homem em questão, quando a mulher passa ao homem a iniciativa da interação, é um mecanismo de filtro que ela utiliza, pois o alvo talvez não corresponda à expectativa. E o contrário, quando um homem espera ser abordado por uma mulher que demonstra interesse por ele, também poderia assim ser interpretado, mas não seria uma atitude proposital caso aconteça, já que nenhum homem deveria pretender filtrar mulheres esperando serem abordados, é um risco de perda maior para ele.

Porque estou dizendo isto? Para que haja clareza quanto às intenções no jogo de conquista. Pois isto é um jogo, não há como negar. E qual tática usar então para sair do 0x0?

Inicialmente, você deve ter algum indício de que há interesse deste homem em você. E para que esteja querendo dicas a respeito, presumo que haja alguma amostra desse interesse, ainda que sutil. Vamos analisar estes sinais então. Como identificar sinais de interesse em um homem tímido?

A forma mais fácil de identificar algum interesse dele em você é observando como ele reage à sua presença. Há determinados sinais que podem denunciá-lo, mesmo que a intenção seja justamente mostrar o contrário. Oras, mas porque ele tentaria dissimular seu interesse? É um mecanismo de defesa, ele não sabe o que você quer, ou se sabe, está esperando o alinhamento de todo o sistema solar para criar coragem.

Bom, vamos á eles:

Reação à sua presença: A simples visão de sua entrada ao ambiente lhe causa certo descontrole de gestos, assume uma postura mais rígida, muda a forma de se comportar, se sente desconfortável, apresenta sintomas de nervosismo. Se estava sorrindo, fica sério e mais observador, se estava sério dentro de um grupo, pode forçar-se a mudar o humor justamente para dissimular o magnetismo que você exerce sobre ele. E é exatamente neste ponto que você deve ser muito atenta, a mudança de comportamento. Você deve conhecê-lo exatamente como ele é no modo de agir com pessoas, e assim identificar mudanças drásticas quando você se insere no mesmo ambiente.

Postura e comportamento: Quando você se faz presente, ele assume uma postura mais passiva, caso ele seja um homem mais dominante dentro do grupo? Ou o contrário, caso tenha uma postura mais contida, passa a querer participar mais, mostrando que está presente? Passa a falar num tom de voz mais alto ou mais baixo do que costuma fazer? Isto são sinais claros de que sua presença o afeta, e em casos de manifestação de comportamento mais agressiva, ele quer ser notado. Em caso de manifestação mais passiva, com ele se contendo, ele quer simplesmente não ser notado, por medo de causar impressões ou que crie ideias contrárias ao que ele gostaria de passar num contato direto.

Excesso de atenção ao seu grupo: Caso você perceba que ele presta alguma atenção ao grupo onde você está, em especial ao contato que tem com outros homens e suas reações à você, e indiretamente, suas reações à estes homens, isto é um claro sinal. Mas são mais difíceis de detectar, precisa ser muito esperta e observar bastante para sacar isto.

Alteração de voz e expressões faciais/corporais: Será muito mais fácil de identificar esta alteração caso tenha um contato verbal entre vocês. Isto acontece quando a pessoa, na tentativa de fazer a conversação parecer natural ao mesmo tempo em que tenta esconder seu interesse, cria uma postura artificial, com expressões faciais plásticas, expressões corporais rígidas e travadas, com alteração do timbre natural da voz criando as vezes um sotaque ou uma forma de pronunciar palavras de forma a arrastar vogais ou consoantes ou alterando a acentuação das palavras ou o sentido, ou gaguejando de forma moderada ou ficando mudo, tomado por um branco mental, modifica o volume da fala e não há uma constância neste volume, fala baixo e depois fala alto demais, faz gestos desnecessários e fora de contexto, como mexer ou ficar coçando as mãos freneticamente, ou se tocando em partes do rosto e corpo excessivamente. Tudo isto são sinais que denunciam o desconforto que está sentindo pela tua presença e isto é importante perceber, pois está se denunciando de forma inconsciente. Ora, mas se está interessado, porque agir desta forma? Pela cobrança interna em se adequar à um perfil aceitável em conjunto com a tentativa de dissimular o interesse. Ele está em uma guerra interna. O corpo quer dizer “eu te quero, te desejo há muito tempo, vá se lavar que será agora” mas a mente diz “controle-se, aja naturalmente, ou ela perceberá que a quer e fugirá, seu bobão”.

Troca de olhares: Geralmente, homens tímidos se acanham com olhares mais insinuantes, e evitam trocas de olhares, mas tenha certeza, se você é interessante à ele, discretamente ele te observa. Quer constatar se há realmente isto? É fácil. Peça a alguém que se posicione de forma lateral à vocês no ambiente que estão, e que passe a observá-lo. Poderá ter um diagnóstico preciso das ações dele com relação a ti.

Fuga ou tentativa de distanciamento/evitar o objeto de desejo: Esta é uma forma de perceber que há algum interesse também, mas deve-se tomar o cuidado para interpretar corretamente este comportamento. Seria errado interpretar como interesse caso já houvesse entre vocês alguma relação, mesmo que superficial, e ele de início a rejeitou, por considerá-la de alguma forma, não ideal a ele. Mas este não é o caso, pelo menos ainda, e esperamos que nem seja. A interpretação correta, no teu caso, seria evitar ou fugir de você por medo do contato e suas consequências. Quais consequências? Suas impressões sobre ele neste contato e um possível descarte de intenção amorosa. E isto é tudo o que ele mais teme, caso esteja realmente interessado. Então, ele a evita na tentativa de preparar-se mais, de melhorar algo que esteja pensando em praticar, a evita por acreditar não estar pronto para passar a impressão exata que quer passar. Caso perceba esta situação, você terá que ser muito habilidosa e paciente com ele, e não deve jamais tentar jogos de ciúmes para forçá-lo à baixar a guarda e tomar uma iniciativa.

Estes são alguns sinais que te ajudará a fazer uma leitura mais precisa a respeito do interesse dele por você.

Mas e você? Está mandando os sinais corretos? Tem alguma ideia do que ele pensa a teu respeito? Se a percebe na multidão?

Existe uma forma fácil e muito simples de descobrir isto, caso ainda não saiba. E é apenas fazendo-se notar. Isto mesmo. Circule em volta dele, passe por ele, faça-o vê-la, saber que está presente. Se possível, pare próximo à ele, converse com alguém que esteja próximo à ele e o observe discretamente. Caso perceba que ele a notou, mande algum sinal claro de interesse, um sorriso, uma forma de olhar mais intensa e demorada e até desconcertante, se for preciso, mas isto se perceber que a reação dele à você foi positiva, que ele demonstrou claro interesse e quer uma aproximação no mesmo momento. Faça-o saber que você quer seu corpo nu, mas que ele deve ter alguma atitude também, que deve dar uma amostra de interesse. É importante saber que você não deve parecer que está se ofertando sexualmente, apenas deixar uma abertura para que ele saiba do teu interesse por ele.

O que você deve ter em mente para montar sua tática de sedução deste homem é que reserva não é necessariamente timidez. Homens mais tranquilos, pacatos e de aparência calma e serena, nem sempre são tímidos, mas apenas reservados e observadores, com um perfil mais introspectivo e de mente agitada.

Você deve considerar o fato de que homens com este perfil são muito racionais, ponderam muitas variáveis e conjecturam diversas possibilidades antes de dar um passo importante. E porque deve se preocupar com isto? Não deve, mas apenas tenha a consciência de que será avaliada pela forma que criar a interação com ele e também como sua personalidade se moldará à dele. Quanto maior o grau de importância que ele lhe der, maior a cobrança interna e esforço mental em criar uma postura que lhe agrade, mas de forma generalista, pois não sabe ainda o que você quer de um homem.

Homens, apesar de acharem interessante a abordagem feminina, são pouco acostumados a isto no geral, e frequentemente não reagem bem no início, justamente por ser uma situação atípica para a maioria, ou quando não acostumados à assédio. Mesmo que seja uma mulher deslumbrante, inicialmente, como em qualquer caso que haja uma invasão do espaço delimitado de cada um, e isto é uma reação normal, haverá uma barreira automática, que aos poucos cederá, em casos de homens com este perfil. E mulheres que abordam podem assustar homens realmente tímidos e pouco experientes com mulheres, se forem muito afoitas e agressivas: “Opa, calma aí Dona, não sou este tipo de homem, eu tenho sentimentos, vá devagar”, poderá ele dizer.

Uma consideração que deve fazer é que o fato de ser mulher não implica em sucesso imediato. Você poderá ser repelida de início e/ou recusada, afinal, ele pode não te querer, independente do motivo. Mas por ora, esqueça este detalhe, e vamos pensar numa forma de tornar sua investida bem sucedida.

Que tipo de mulher é você? É segura, tem uma personalidade mais extrovertida, é sociável e desinibida? Se for, terá grandes chances de criar o cenário ideal para seduzir este homem mais facilmente, afinal, socializar é algo natural a você. Mas caso seja mais parecida com o perfil que ele tem, terá de fazer um esforço mental maior para criar o cenário ideal e convencê-lo, porém as chances não mudam, apenas o impacto e impressão inicial. E fisicamente? É atraente? É elegante? É uma mulher assediada ou passa despercebida pelo grande público? É importante você saber exatamente quais são seus pontos físicos fortes e valorizá-los, mas não de forma vulgar e apelativa, apenas evidenciar e deixarem-nos serem percebidos. Aguce a curiosidade!

Não está claro qual o ambiente que vocês frequentam e nem qual a frequência de tais contatos casuais, e tal informação seria importante pra que arquitetássemos um plano infalível (Háhahahahaaa). Então serei generalista:

O quanto você o conhece? Trabalho, família, interesses pessoais, hobbies, amizades? Toda informação será válida para criar afinidades e assim, usando o contexto dele, poderá criar um clima agradável, que o deixará mais à vontade com você.

E você? O quanto é conhecida neste ambiente que permanecem juntos, mesmo que distantes, por alguns momentos? Qual a tua fama? Como é conhecida pelas outras pessoas em comum ao ambiente? Isto é importante também, afinal, ele pode levar em consideração.

Você tem algumas plataformas de abordagem á disposição e vamos falar delas:

 Pessoas comuns a vocês: Esta seria a forma mais eficaz e menos estressante para que vocês pudessem vir a se conhecer e assim criarem algum vínculo. Poderiam ser apresentados de forma casual, parecendo não haver intenção de aproximação da tua parte, o que seria uma boa forma de interagir sem parecer que você declaradamente criou a situação. Poderia ser um almoço ou jantar, ou qualquer evento onde fosse possível aos dois estarem no mesmo lugar e tempo.

Caso não haja pessoas em comum a vocês, poderia aproximar-se de alguém que frequenta a mesa dele, e conduzir esta pessoa de forma hábil a apresentá-la ao grupo. E esta tática tem o bônus de fazer parecer casual, e claro, de início não deverá manifestar qualquer interesse nele, para que não fique evidente sua tática e não constranja algum (a) amigo (a) dele.

 Criar situações sociais: Esta é uma tática muito eficiente, que te daria todo o controle da sedução, já que se prepararia previamente para o ataque. Mas isto será possível apenas se tiver conhecimento da agenda deste homem e de seus interesses sociais. O que ele gosta? Jantares, cocktails, happy hours, festas, mostras de arte, música de câmara ou algum outro estilo, tipo jazz ou instrumental regional? Para que dê certo, você deveria se aproximar de alguém bem próximo a ele, e após expor suas intenções à esta pessoa, pedir a ela que o convença a participar deste seu evento ou apresentar-se a ele e convidá-lo pessoalmente, o que seria até mais efetivo, se tiver coragem, claro. A partir daí, criar um maior vínculo entre ambos, mas gradualmente. Este é um primeiro contato, e não deve se exceder, não deve prolongar, mas deixe um convite em aberto para um programa a dois.

 Abordagem direta: Bom, aqui já estou dizendo tudo. Você deve ir até ele e fazê-lo saber de seu interesse em conhecê-lo melhor. É uma tática simples, onde você seguirá um script direto, se apresentando a ele e estabelecendo um diálogo rápido. Mas deve levar em consideração algumas particularidades desta abordagem. Ele deve estar só, pois caso esteja em um grupo de pessoas, a situação pode fugir do teu controle e o seu nervosismo poderá atrapalhar o diálogo entre ambos. Sem dizer que isto criará uma situação de desconforto tanto pra ele quanto para o grupo, já que não conhece as pessoas com quem ele está.

A conversa deverá ser direta, mas não formal. Aja tranquilamente, como se fosse dona da situação, mas não de forma arrogante, apenas mostrando que sabe o que faz. Ele ficará te olhando curioso e aos poucos a conversa fluirá naturalmente. Mas lembre-se, este momento é o da abordagem, não é para realmente conhecê-lo, deve apenas ter a habilidade de aguçar sua curiosidade a teu respeito e querer mais da tua companhia. E isto ficará para o programa que você o convidará. Como já temos um perfil deste homem, é fácil concluir que você dizendo exatamente o que quer dele te trará melhores resultados, sem que pareça oferecida e pedinte de atenção. Por exemplo, após se apresentar, diga a ele que o vem observando a algum tempo, e que ele lhe parece um homem interessante, e que gostaria de tê-lo como companhia em algum programa que quer fazer. Não se preocupe se demonstrar nervosismo e ficar um pouco acanhada, pois ao contrário do que todas as mulheres imaginam, homens sentem mais empatia num momento inicial por mulheres que demonstram estas manifestações de humor, dá um charme e demonstra um certo pudor, qualidade que qualquer homem gostaria de encontrar em uma mulher para relações sérias, e ser muito atirada pode inicialmente não pegar bem. Lembre-se, você já está dando em cima do cara, então menos é mais neste caso. Um jantar, um passeio a algum lugar interessante, como um parque, um museu sobre cultura popular, podendo ser sobre uma marca ou estilo de vida, alguma exposição que esteja acontecendo, algum pub que toque músicas agradáveis. Uma boa pedida, e que eu acharia interessante, seria um piquenique. Um parque, um dia de sol e só vocês dois numa tarde romântica. Brega? O amor é brega, e daí? Um ambiente agradável e calmo onde poderiam conversar à vontade e sem interrupções, sem distrações.

Lembre-se, esta forma de abordar é justamente a que te traz o maior impasse. Ao mesmo tempo em que quer manifestar interesse, deve ser reservada e convencê-lo de que não é uma mulher fácil e dada. Então seja comedida no ardor, minha cara. Não vá transar com o cara no 1º encontro com ele.

 Abordagem indireta: Esta forma de abordar alguém te dá milhares de possibilidades, é só ser criativa. Uma forma fácil é justamente abordando alguém do círculo social dele e após expor teu interesse, pedir que os apresentem. Mas deve saber que uma mulher levará a informação de uma forma, um homem levará de outra. Se for homem, este amigo passará justamente informações a ele que você talvez não irá querer, como dotes físicos e fazendo, claro, comentários sexuais a seu respeito. Não que isto seja mal, pode até ajudar e muito: “Ei cara, tem uma gostosa ali louca pra transar com você!”. Se for mulher, ela não fará este tipo de comentário, mas de forma mais sutil, caso seja uma mulher não interessada nele. Porém, isto deve acontecer em um ambiente e em uma circunstância que lhe dê tempo suficiente para uma conversa mais longa e tranquila, e apenas os dois, ou deve haver a possibilidade dada pelo tempo de irem para um lugar mais intimista. Claro que você poderia se integrar ao grupo dele também, mas você teria de ter uma postura muito sociável para saber conduzir a interação, já que não estaria apenas dando atenção a ele, mas a todo o grupo também. A forma mais eficaz de sucesso nesta tática é já ter prévias informações tanto sobre ele quanto do grupo do qual faz parte, a fim de não parecer uma alienígena frente à eles, sem qualquer noção do assunto que eles discutem entre si.

Uma outra forma é pedir a alguma amiga próxima tua para abordá-lo na intenção de apresentá-lo à você. Funciona também, só tenha certeza que esta tua amiga não irá querer te passar a perna.

Um amigo meu certa vez foi abordado de uma forma original por uma mulher, pelo menos para ele. Ela mandou que lhe entregassem um livro, numa dada situação em que estavam no mesmo local, e neste livro havia uma carta, onde ela falava brevemente de si, e esta carta lhe indicava certas passagens do livro onde estavam determinadas mensagens que ela queria lhe passar. E ele ficou meio que encantado, não apenas pelo livro, mas pela mensagem e a forma que tudo aconteceu. E ela depois de se conhecerem, lhe disse que apenas ficou a observá-lo e medir sua reação. Era um livro curto, de bolso, e contava a história de um jovem casal que queriam desbravar o mundo.

É uma ideia de como você pode ser criativa para atingir alguém de forma positiva, que aguce a curiosidade de forma incomum. E poderá fazer muitas outras, basta pensar em algo não muito comum, mas que cause impacto positivo, que te fixe na mente deste homem que deseja seduzir.

Bom, é isto. Espero que possa ter ajudado nesta sua conquista e que tenha sucesso. Mas lembre-se, não importa a forma que fará isto acontecer, apenas faça valer a pena, independente do resultado. Boa sorte!

Colaborador: Samuel

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.