Como dizer para o meu amigo que não sou gay?!

19
Leitor: O caso é que tenho um amigo que desde pequeno sempre foi introspectivo, não teve pai e sempre sofreu na mão dos nossos outros amigos (por não ter nossa condição financeira e por ser meio esquisito). Por isso ele só fala comigo. Já fazia algum tempo que ele vinha dando alguns sinais de homossexualidade, até que beijou o primeiro rapaz. Depois daí foram várias situações em que ele ficou com homem e que ficou com mulher. Ele sempre me disse que era por pura carência e tem aversão quando digo que ele é bi ou gay, como entender? Ele vai ao psicólogo porém só conta essas situações pra mim. Ultimamente ele tem mandado mensagens carinhosas e feito algumas brincadeiras estranhas, e tem ciúmes de mim com outros amigos. Eu sou muito hétero e diria até que tarado, e acho que ele tá confundindo as coisas. Gostaria de saber como aconselhá-lo já que sua psicóloga não ajuda em nada e também como estabelecer um limite na nossa relação de amizade, deixando claro que não tenho interesse por ele, porém sem ser rude a ponto de deixá-lo pensando que não gosto dele nem como amigo, que tenho preconceito ou algo do tipo. Lembrando que ele é MUITO instável psicologicamente. São 22 anos de amizade.

Com todo o respeito, e sem querer desconfiar da sua orientação sexual, mas me diga uma coisa: tem certeza que você nunca demonstrou nenhum mínimo sinal de homossexualismo para esse seu amigo? Pergunto isso porque conheço muitos gays, e se tem uma coisa que 99% deles falam é que conseguem sondar de longe quando um outro homem gosta da mesma coisa que eles gostam!! Inclusive uma vez perguntei para alguns deles sobre a margem de erro dessa teoria, e eles falam que é mínima, e inclusive um deles falou que tem homem que mesmo pagando de macho ele consegue ver que é gay, bem como tem homem que pode sentar de perna cruzada e ter trejeitos mais afeminados que eles saberiam mesmo assim que o cara é muito hétero, sim senhor!!    
Não sei, mas acho que tem algo mal explicado aí e, ou você pode ter um lado gay não assumido, OU o seu amigo sabe que você é hétero e só tenta investir porque, vai que você cede?! Parece piadinha, mas tenho um amigo gay que sempre fala que o que ele mais gosta é de paquerar homem hétero, para ver se ele cede aos encantos dele, e também porque, pelo menos no caso desse meu amigo em específico, ele fala que gosta de homem com jeito totalmente hétero e que esse ”desafio” na conquista atrai muito ele!
Você disse que são 22 anos de amizade, e nisso eu te pergunto mais uma vez: será mesmo que até hoje ele não sabe qual é a sua orientação sexual? Sei lá, em 22 anos de amizade ele já viu como você reage com mulheres, já conheceu seus amores e desamores, e sinceramente não vejo sentido nele querer questionar isso, e aí só volta naquela minha teoria que: ou você demonstra uma queda por ele, ou ele já sabe que você é hétero e só quer te testar! Se no caso ele já sabe que você é hétero, qual é o problema de você começar a falar – se é que já não fala – sobre as mulheres que você fica e suas paixões? Não sei, mas não acho esse seu caso tão complicado como você pensa, e acho realmente muito estranho nesses anos todos ainda não ter um ponto BÁSICO desse esclarecido!
Se a psicóloga dele é ruim, por que você não pede para ele mudar de psicóloga, ou contar mais sobre a vida dele para ela? Porque as vezes não é a psicóloga que é ruim, mas sim o paciente que não conta a verdade toda, entende? Aí fica difícil ajudar. Eu mesma não sou psicóloga, mas faço trabalhos particulares como conselheira amorosa, e tudo bem que se trata de um viés diferente do psicólogo, já que me procuram para saber dicas de sexo e relacionamento com perguntas que raramente as pessoas tem coragem ou querem perguntar para um psicólogo, mas mesmo assim posso te dizer com toda certeza que o fato da pessoa atendida contar com honestidade e clareza o próprio caso é fundamental na hora de ajudar, bem como na eficiência da ajuda. Sem contar que não podemos ter vergonha da pessoa que está nos ajudando, porque se a gente tiver, é pior pra gente que não conseguiremos contar toda a verdade, e como consequência obteremos apenas uma pequena parcela da ajuda necessária.
Por fim, sei que você disse que ele não gosta de dizer que é gay ou bi, porém, tanto ele quanto você sabem que uma pessoa totalmente hétero não faz o que ele faz, então seria muito melhor que ele pelo menos assumisse que existe essa dúvida. Se você é hétero e amigo dele mesmo, o que você acha de incentivá-lo a ir mais em comunidades gays, a conhecer novos homens e afetos? Assim você estaria não só ajudando-o a conhecer novas pessoas, como também a ser mais feliz, bem como a assumir a homossexualidade. Sem contar que fazer isso não deixa de ser uma dica indireta de que você não está afim dele, né?

Você também pode sugerir que ele leia a “Entrevista com um gay”, presente no blog, quem sabe não pode ajudá-lo ainda mais?
Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.