Homens podem ter mais impulsos na hora de trair, mas não menos autocontrole!

15

Homens tem maiores impulsos sexuais

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade do Texas e publicada em 22 de agosto de 2013 no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, os homens são mais propensos à traição por terem impulsos sexuais mais fortes e não por falta de autocontrole.

“De modo geral, os estudos sugerem que os homens são mais propensos a ceder às tentações sexuais porque eles tendem a ter impulso sexual mais forte do que as mulheres“, diz a autora do estudo Natasha Tidwell, estudante de doutorado de psicologia da Universidade do Texas A&M.

Seria essa uma justificativa plausível para a traição? Não necessariamente. Ainda de acordo com a pequisa, quando as pessoas resolvem fazer o uso do autocontrole em uma determinada situação e não apenas se render aos impulsos, a diferença no comportamento é consideravelmente reduzida. “Faz sentido que o autocontrole, que tem origens evolutivas relativamente recentes em comparação aos impulsos sexuais, funcione de forma semelhante para homens e mulheres”, diz Tidwell.

Natasha e o co-autor Paul Eastwick, professor assistente na Universidade do Texas em Austin, recrutaram mais de 800 estudantes de graduação. Em um dos experimentos, estes estudantes foram convidados a recordar e a descrever como era a atração por alguém disponível ou incompatível do sexo oposto. Depois, responderam às perguntas da pesquisa para medir os impulsos sexuais.

“Quando os homens refletiam sobre seu comportamento sexual passado, eles relatavam ter impulsos fortes e agir mais de acordo com isso do que as mulheres”, diz Natasha.

No fim, homens e mulheres não apresentaram muitas diferenças quando fizeram uso do autocontrole. “Os homens têm muito autocontrole, tanto quanto as mulheres”, diz Eastwick. “No entanto, se os homens não conseguem usar o autocontrole, é porque seus impulsos sexuais podem ser bastante fortes. Essa é, muitas vezes, a situação quando acontece a traição”.

Fonte: MulherUol

******************************************************

Essa pesquisa me lembrou muito o que sempre digo por aqui: a gente pode até ser animal, ter hormônios aflorados ou sei lá mais o que, mas acima de tudo somos seres racionais, capazes de pensar e tomar atitudes com certa prudência. Na minha opinião, o homem pode até ter os impulsos sexuais mais fortes, mas acho que como todo impulso forte, ele só acontece em razão de segundos. Se é assim, se praticamos aquela máxima que diz para respirar fundo e contar até 10, esse impulso não só é acalmado, como também a partir daí é possível pensar e agir com a razão. Sabemos que o impulso nada mais é do que uma atitude mal pensada, então bora usar a área racional do cérebro, porque se render à tentação da carne pode sair caro, tal como vemos constantemente aqui pelo blog rsrs.

Não consigo deixar de pensar que essa pesquisa deixou de lado fatores culturais e sociais, porque querendo ou não, sabemos que muitos homens traem não só por impulso, mas também por uma facilidade social. No fim, a novidade da pesquisa foi mais pela parte do autocontrole que muita gente insiste em ignorar, porque para a grande maioria dos homens a parte do instinto é como se tivessem descoberto que pimenta arde rsrs.

E por que os homens traem?

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.