Homens podem ter mais impulsos na hora de trair, mas não menos autocontrole!

15

Homens tem maiores impulsos sexuais

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade do Texas e publicada em 22 de agosto de 2013 no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, os homens são mais propensos à traição por terem impulsos sexuais mais fortes e não por falta de autocontrole.

“De modo geral, os estudos sugerem que os homens são mais propensos a ceder às tentações sexuais porque eles tendem a ter impulso sexual mais forte do que as mulheres“, diz a autora do estudo Natasha Tidwell, estudante de doutorado de psicologia da Universidade do Texas A&M.

Seria essa uma justificativa plausível para a traição? Não necessariamente. Ainda de acordo com a pequisa, quando as pessoas resolvem fazer o uso do autocontrole em uma determinada situação e não apenas se render aos impulsos, a diferença no comportamento é consideravelmente reduzida. “Faz sentido que o autocontrole, que tem origens evolutivas relativamente recentes em comparação aos impulsos sexuais, funcione de forma semelhante para homens e mulheres”, diz Tidwell.

Natasha e o co-autor Paul Eastwick, professor assistente na Universidade do Texas em Austin, recrutaram mais de 800 estudantes de graduação. Em um dos experimentos, estes estudantes foram convidados a recordar e a descrever como era a atração por alguém disponível ou incompatível do sexo oposto. Depois, responderam às perguntas da pesquisa para medir os impulsos sexuais.

“Quando os homens refletiam sobre seu comportamento sexual passado, eles relatavam ter impulsos fortes e agir mais de acordo com isso do que as mulheres”, diz Natasha.

No fim, homens e mulheres não apresentaram muitas diferenças quando fizeram uso do autocontrole. “Os homens têm muito autocontrole, tanto quanto as mulheres”, diz Eastwick. “No entanto, se os homens não conseguem usar o autocontrole, é porque seus impulsos sexuais podem ser bastante fortes. Essa é, muitas vezes, a situação quando acontece a traição”.

Fonte: MulherUol

******************************************************

Essa pesquisa me lembrou muito o que sempre digo por aqui: a gente pode até ser animal, ter hormônios aflorados ou sei lá mais o que, mas acima de tudo somos seres racionais, capazes de pensar e tomar atitudes com certa prudência. Na minha opinião, o homem pode até ter os impulsos sexuais mais fortes, mas acho que como todo impulso forte, ele só acontece em razão de segundos. Se é assim, se praticamos aquela máxima que diz para respirar fundo e contar até 10, esse impulso não só é acalmado, como também a partir daí é possível pensar e agir com a razão. Sabemos que o impulso nada mais é do que uma atitude mal pensada, então bora usar a área racional do cérebro, porque se render à tentação da carne pode sair caro, tal como vemos constantemente aqui pelo blog rsrs.

Não consigo deixar de pensar que essa pesquisa deixou de lado fatores culturais e sociais, porque querendo ou não, sabemos que muitos homens traem não só por impulso, mas também por uma facilidade social. No fim, a novidade da pesquisa foi mais pela parte do autocontrole que muita gente insiste em ignorar, porque para a grande maioria dos homens a parte do instinto é como se tivessem descoberto que pimenta arde rsrs.

E por que os homens traem?

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • vanessa

    Mesmo com esse autocontrole muitas pessoas ainda usam essa necessidade como desculpa para traição. Mas acredito tambem que vem do que a sociedade anda pregando para gente. Nas novelas mesmo a traição é considerada algo normal. Até acredito numa explicação, mas como foi mencionado , somos seres pensantes e com consciencia do certo e errado, indiferente da nossa natureza. Eu acho que o amor torna as pessoas monogâmicas… e temos a total consciencia dos nossos atos, independente do que nossos genes são programados para executar.
    Traição em todos níveis diz muito sobre o caracter da pessoa. Se alguem não aceita a monogamia e quer ter muitos parceiros e ser livre pelo mundo, acho que não tem problema algum. Mas isso não da o direito de enganar alguém ou fazer isso a custas dos sentimentos dos outros. Pois bem mais que sentimentos, relacionamentos e vidas são construidas baseada na confiança que temos no nosso parceiro.

    • Eu também penso nisso. Acho que se é para liberar, que libere geral e não reclame depois. O que não dá é ter um relacionamento monogâmico, ser infiel e depois que também levar um belo de um chifre sair chorando por aí. Quem pega por fora deveria ser a favor da poligamia, deveria até levantar bandeirinha nas ruas a favor “do livre amor” e aproveitar essa onda de manifesto por uma sociedade mais justa kkkk. Acho engraçada essa mania que muita gente tem de sempre querer levar vantagem em tudo, até na hora de trair. Só a pessoa pode fazer trambicagem, se a outra pessoa fizer é falsa e machucou o coraçãozinho dela. Por que erro nosso é chamado de “deslize” e erro do outro é chamado de “falta de caráter”, “vagabundagem” e sei lá mais o que?

      Assinado: uma pessoa que acabou de ter um momento de impulso e saiu vomitando coisa sem nem corrigir os erros ortográficos, acho que veio hormônio masculino em mim kkkkkkkkk

    • Eu também penso nisso. Acho que se é para liberar, que libere geral e não reclame depois. O que não dá é ter um relacionamento monogâmico, ser infiel e depois que também levar um belo de um chifre sair chorando por aí. Quem pega por fora deveria ser a favor da poligamia, deveria até levantar bandeirinha nas ruas a favor “do livre amor” e aproveitar essa onda de manifesto por uma sociedade mais justa kkkk. Acho engraçado essa mania que muita gente tem de sempre querer levar vantagem em tudo, até na hora de trair. Só a pessoa pode fazer trambicagem, se a outra pessoa fizer é falsa e machucou o coraçãozinho dela. Por que erro nosso é chamado de “deslize” e erro do outro é chamado de “falta de caráter”, “vagabundagem” e sei lá mais o que?

  • Romario

    Pergunte aos homens…

    • Isis

      Se você é homem por que você mesmo não responde?

  • Régis

    Sem esquecer que a mulherada, mesmo sem esse impulso sexual todo, não fica muito atrás dos homens no quesito traição. Tem pesquisa que já fala que estão ali, pau a pau (ops!)…

  • josé

    se um dia eu trair vou dizer assim para minha namorada:amor a culpa não é minha a culpa e do impulsos sexuais mais fortes que eu tenho!rs

  • josé

    Vanessa concordo com vc,realmente traição diz muito sobre o caracter da pessoa!
    Luiza gostei da ideia levantar a bandeira do livre amor!rs

  • Samuel

    A libido exige, a moral e ética controla. Caso o homem seja deficiente em suas qualificações morais e éticas, obviamente, trairá? Não necessariamente, há as questões de contexto que este homem vive que podem contar muito para que, num determinado momento, haja a pulada de cerca.
    Ou seja, hoje, tanto homens como mulheres, vivem constantemente sendo bombardeados com informações erotizantes e convidativas á vida sexual sem controle. É como soltar uma criança numa doceria e lhe ordenar : Ei, pirralho, só coma paçoca, os outros doces você não pode.
    Então como lidar com isto? Não há fórmula. O mais correto, é escolher para uma relação séria, aquela pessoa com tendências menos promíscuas, ter um contato mais profundo com ela e desvendar seu caráter, seus hábitos sociais. E claro, nunca deixando de levar em consideração a tendência natural do ser á promiscuidade. Sexo é bom, todo mundo gosta, mas devem haver certas regras e responsabilidade, ao menos para quem quer uma relação á DOIS.
    Luiza, eu sempre afirmei o que esta pesquisa diz, e me baseando em pesquisas mais antigas e no próprio senso de observação. Parabéns por publicá-la.
    Régis, apesar da libido feminina, em se tratando da fisiologia, ser mais baixa que a do homem e seu desejo por sexo ser muito menor que no homem, seus impulsos pela traição acontecem no terreno da emoção e necessidades egóicas.

  • Pedro

    Não quero justificar nada. Mas quero só que vocês pensem na seguinte situação, onde o homem tem uma mulher em casa que deixa ele “passar fome” e lá fora tem uma bem mais garbosa, que fica tentando esse cara. Me diga… quem guenta isso?

    Porque

    • Giovanna

      Se o cara tem uma mulher mas ela anda meio parada no sexo ele nao precisa necessariamente trai-la. Existe a opçao de terminar a relaçao e dai o cara vai arranjar outra q o satisfaça. Se para vc Pedro a falta de sexo é um motivo para o homem trair, entao a falta de atençao, carinho, etc, tambem deve ser um motivo plausivel para a mulher pular a cerca. “Me diga… quem guenta isso?” Aguenta quem tem vergonha na cara e carater para resolver o problema q esta afetando o relacionamento

      • Jp

        Concordo com o Pedro e com vc também Giovanna, sexo é uma coisa, amor é outra.
        Carinho é uma coisa e amor é outra…
        Atenção é uma coisa e amor é outra….
        Amor é um conjunto de várias características que na falta de uma não deixa de ser amor.

        então falta de carinho em casa é motivo sim pra mulher trair, e falta de sexo é motivo pro homem trair…

        ATENÇÃO QUE ESTOU EXPLICANDO E NÃO JUSTIFICANDO.
        JUSTA TRAIÇÃO NUNCA SERÁ.

        Agora pra vocês que perguntam tanto: já que ta faltando sexo em casa, pq não larga e vai atrás das outras…
        é simples: pq posso amar a que está em casa, achar ela uma ótima companheira mas que peca na hora do sexo e querer fazer sexo com a que está na rua.

        Parece coisa de gente escrota, mas com os anos de vida vamos aprendendo que é coisa do ser humano querer o que não tem.

        Assim como a mulher pode amar o cara, achar ele bom pai, bom marido mas por falta de atenção em algum momento da vida, trair na rua.

        Não acho falta de caráter
        Tenho meus longos anos vividos e aprendi que traição é coisa de estar na hora errada, no lugar errado…

        A não ser quando é aquele cara que mete corno a torto e a direito, procura mulher sem motivo algum, ai é discarado mesmo é claro… ai é falta de caráter mesmo.

        Mas quando é falta de algo dentro de casa, que depois de conversado não foi suprido, é mais uma falha humana.

        Pense nisso, você briga com seu marido feio, supõe que ele está de rolo com alguma mulher, vai pra uma balada com as amigas, encontra aquele cara que você sempre achou lindo e que se não fosse o compromisso ficaria, toma umas e outras, o cara dá em cima de você…

        Lóóógico que certas pessoas resistiriam, mas situações filhadaputas como essas adoram acontecer na pior hora possível, então a grande maioria acabaria escorregando.

        E essa mulher que escorregou, pode ser ótima mãe, ajudar os menos privilegiados, estudar, trabalhar e ajudar os pais doentes.
        Por causa da traição ela é mal caráter?
        Creio que não
        Ela simplesmente errou, como qualquer humano está passível.

        • Mika

          clap clap clap

        • Giovanna

          Olha Jp, eu discordo. É logico q respeito sua opiniao, assim como espero q vc respeite a minha, mas para MIM traiçao é falta de carater sim. A traiçao nao acontece sem querer, é uma escolha da pessoa. Eu ja tive um namorado do qual eu desconfiava q ele andava me traindo, e nem por isso eu o trai. Apesar de nao possuir provas concretas de sua infidelidade eu terminei o relacionamento, pois eu ficava com a pulga atras da orelha e isso ja estava insuportavel. E mesmo se eu tivesse provas da traiçao dele eu nao o trairia, pois a traiçao mancha a reputaçao da pessoa. Alem do mais a traiçao pode muitas vezes destruir o relacionamento, ja q ela destroi a confiança. Uma mulher (ou homem) q trai pode ter varias qualidades como vc disse, pode ser uma boa mae, pode ter um otimo trabalho e ser inteligente, mas duvido q ela seria uma boa parceira para alguem. Vc citou um caso onde a mulher briga com o marido, vai pra balada beber e esfriar a cabeça e la trai o parceiro. Agora imagina se sempre q o casal tiver uma briga essa mulher for trair, o relacionamento fica insustentavel.
          Trair tambem é uma tremenda falta de respeito com seu parceiro, sabe aquela famosa frase “nao faça aos outros o q nao quer q façam com vc”? Entao, acho q os relacionamentos seriam mt melhores se essa frase fosse posta em pratica. Bom essa é minha opiniao.

          • Samuel

            Clap Clap Clap