Quais exames devo pedir para transar sem camisinha?

13

Leitora: Gostaria de saber, quais os exames que devo solicitar a um homem para poder transar com ele sem usar camisinha? Para saber se ele tem ou não alguma doença e poder transar sem camisinha, Obrigada.

Exames para transar sem camisinha

Palmas, palmas e mais palmas!!! Sério, fico muito emocionada em saber que tem gente que se preocupa com essas coisas e não fica naquele lenga-lenga dizendo que só pega “gente bonita”, ” com estudos”, “com boa classe social” e que por isso a pessoa é saudável e protegida. Afe, como se isso fosse indicativo de alguma coisa, ainda mais vendo essa “playboyzada” (como o povo chama kkk) transando sem camisinha e jurando que DST é coisa de gente feia e pobre. Só rindo mesmo, depois a pessoa amanhece no hospital e não sabe por quê, rsrs. Enfim, só não te dou 100% de palmas por um motivo: ainda que seja legal você pedir um exame para ver se o camarada não está doente, convenhamos que isso é apenas o mínimo e você não fica completamente protegida com isso, até porque vai que depois dos exames ele te trai, ou vocês se separam e voltam e nessa ele adquire algum “mau elemento” no sangue dele?

Essa conversa me fez lembrar de um papo que tive com uma enfermeira: ela me disse que há um alto índice de HIV e outras DSTs entre pessoas casadas justamente porque estas pessoas costumam confiar tanto, se acham tão livres e distantes de doenças, que acabam sem parar para pensar que o parceiro pode estar ciscando galinha (ou galo) por aí e trazer más notícias para casa. Sabe como é essa mania de achar que casamento e namoro é garantia de fidelidade e de pensar que o vizinho pode trair, mas nosso parceiro é um santo rsrs. Isso me lembra até papo de mãe com filho, que sempre acha que o errado que causa a tormenta é sempre o filho dos outros, nunca o dela, rsrs. Êta amor que cega!

Pode parecer estranho para muita gente, mas há muitos profissionais da área da saúde que dizem que sexo 99% garantido (porque 100% não existe) não é apenas através de exames rotineiros, mas também de camisinha sempre. “Ah, mas pra quê exame rotineiro se eu uso camisinha”? Bem, a resposta é simples: fora existir sexo oral, vai que a danada estoura? Você pode até achar que é coisa de neurótico, mas prevenção boa mesmo é assim, até porque, se nós não conhecemos nem nós mesmos direito, como vamos conhecer o outro a ponto de colocar a mão no fogo por ele? Enfim, a decisão final é sua, mas optando por transar ou não com camisinha, acho extremamente importante pedir exames de DSTs e aqui vai uma lista de algumas doenças que é legal você pedir:

HIV: Vírus causador da tão temida AIDS.

Sífilis:  doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum.

HPV: Esse vírus ficou conhecido por ser um grande causador do câncer do colo de útero e alguns profissionais dizem que é mais difícil detectá-lo em um homem do que em uma mulher. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns levam à verrugas genitais ou alterações celulares anormais no colo do útero, que podem causar o temido câncer. Há também vacina contra HPV, porém, esta não protege contra todos os tipos da doença.

Hepatites: Ainda que o exame mais pedido seja contra a hepatite C, que por sinal já li algumas controvérsias se ela é transmitida pelo sexo ou não, é legal você aproveitar e pedir exames contra outros tipos de hepatite, como a hepatite B. Lembrando que há vacina contra a Hepatite B, já contra a Hepatite C infelizmente só existe prevenção. Verifique na sua carteirinha de vacinação se você já tomou, e se não tiver tomado é legal procurar um posto de saúde para conversar sobre isso.

Fora as doenças que citei acima, acho importante você perguntar para o seu médico se falta mais alguma, e até mesmo aproveitar para fazer um check up geral, que vai além das DSTs. Se você já está lá no médico mesmo, o que custa pedir um exame de urina, diabetes, tireoide, entre outros?! Mesmo não sendo DSTs, são exames que te ajudarão a saber mais sobre a sua saúde.

Qual médico devo procurar? Bem, você pode procurar um ginecologista ou um clínico geral. Eu costumo ir em ginecologista, até porque já aproveito e faço meu papanicolau e outros exames por lá mesmo. Já o seu parceiro pode procurar um urologista ou um clínico geral.

Você não tem plano de saúde? Não tem grana para os exames?! Nesse caso, acho interessante procurar saber se existe um CTA (centro de testagem e aconselhamento) na sua cidade ou até mesmo procurar o SUS. Nesses serviços de CTA, é possível realizar testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C gratuitamente. Fora isso, o atendimento é sigiloso e você conta com acompanhamento, independentemente do resultado ser ou não positivo. Legal, né?! Nisso você economiza no bolso, ganha saúde e não ouve desculpinha de quem não quer fazer exame dizendo que não tem dinheiro.

Assista e se divirta: Camisinha pra quê se é mais gostoso sem?

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.