Não acredito em mim mesmo e acho que a mulher que fica comigo está fazendo um favor:

26

Leitor: Tenho 22 anos, faço faculdade, mas ainda não tenho emprego, sempre tive muita dificuldade em me relacionar com mulheres, meu 1° beijo foi no 1° ano da faculdade, sou bem tímido, não frequento balada (lugar propício de “ficação”). Não sou bonito, muito menos um cara forte,  nunca tive namorada séria, e na única vez que estive com alguém na cama falhei! Enfim me sinto totalmente inferior a qualquer mulher, ficar comigo é quase fazer um favor, não sou atraente, não tenho emprego, não gosto das coisas que a maioria das meninas gosta, tipo balada, festa, agito. Tento conhecer pessoas pela internet as vezes, mas também não evolui. Eu sou um cara educado, tento ser divertido, romântico, mas não tenho confiança nenhuma, se sempre leio que mulher gosta de cara que tem confiança, eu nunca vou ser esse cara, eu sou carente, há esperança pra mim? o que devo fazer? Ou vou viver a vida toda sozinho mesmo?

Não tenho confiança em mim mesmo

Amigo, sua autoestima está muito baixa, talvez seja hora de procurar uma ajuda profissional, uma terapia, pois esse sentimento de inferioridade não é nada saudável. O problema não está na sua aparência, na sua carreira profissional ou nos seus gostos, mas sim na visão que você tem de você mesmo. Alguém ou alguma coisa no passado fez com que você se sentisse inferior e isso está atrapalhando seriamente a sua vida. Enfim, tudo isso que você está relatando é apenas consequência.

Estou aqui para te ajudar, mas em primeiro lugar você tem que se livrar daquele sentimento de “não consigo”! Se livrou?! Muito bem! Agora vamos tratar do quesito aparência física: o que é beleza para você? Uma pessoa sarada, cabelos lisos e pele perfeita? Acho que está vendo muita TV… Olhe as pessoas reais, no seu dia a dia, elas são assim? Não, claro que não. Então para de achar que você só vai ser feliz se for muito belo!

Mas você quer ser mais forte? Malhe! Se não tem dinheiro, vá para uma praça se exercitar, use a criatividade. Já usei saco de feijão de 1 quilo como peso, é sério! O importante é tentar se sentir bem. Faça um corte de cabelo diferente, use produtos caseiros para os cabelos e espinhas (na internet tem muitas dicas, teste todas que puder com responsabilidade); só pelo fato de estar cuidando da sua beleza, já se sentirá melhor. E não me venha com essa que homem não faz isso… Faz sim, e todas nós gostamos!

Algumas mulheres procuram homem só pelo dinheiro e beleza, mas essas são muito superficiais, falam somente de roupa e sapato, o último lançamento da linha de cosméticos importada e do suplemento alimentar caríssimo que costuma tomar. Esse tipo de mulher pode até chamar a sua atenção em um primeiro momento, mas depois enjoa e irrita. Tem outro tipo de mulher que procura um companheiro, alguém com caráter e bondade, que saiba tratá-la bem e que a ame de verdade. Essa mulher gosta de jogar videogame (nem todas, confesso), ler um bom livro debaixo das cobertas, ir ao cinema, e às vezes faz alguma coisa só para te agradar, porque você merece. Quando você encontrar essa mulher, ou ela te encontrar, não pense que ela está fazendo um favor em ficar com você… Ela pode ficar muito triste e ofendida! Se ela está com você, é porque ela quer e gosta, vê uma possibilidade de namoro e te achou atraente. E se aquele sentimento inútil de inferioridade surgir, pense em suas qualidades! Você, melhor que ninguém as conhece e precisa valorizá-las.

E à medida em que isso for acontecendo, a confiança em você irá aumentar e será mais fácil fazer aquela entrevista de emprego, novas amizades, irá ficar mais receptivo para novos relacionamentos e consequentemente ser mais feliz, pois é isso que todos nós buscamos: felicidade! Sozinho, namorando, casado, o que importa é ser feliz! Portanto, aproveite a vida, corra atrás do que almeja, faça cursos, pratique esporte e viaje… Sempre que puder viaje muito, sozinho, acompanhado… Eu fiz uma viagem sozinha por uma agência de turismo, fiquei no quarto com duas desconhecidas que viraram amigas; foi incrível, precisei me virar, conheci muita gente legal, outras nem tanto, mas, como estava sozinha, eu fui obrigada a vencer a timidez e me soltar.

Você diz que a única vez que esteve com alguém “falhou”; bom, entendi que você é uma pessoa tímida, reservada. Acredite, também sou assim! A falta de confiança em você pode ter atrapalhado. Quando a autoestima está baixa, a libido vai junto, mas o mais importante para pessoas como nós é a intimidade com o parceiro. Admiro muito quem consegue se “abrir” no primeiro encontro; eu não conseguiria. Preciso de muita intimidade, muita liberdade e confiança com alguém para que isso aconteça e preciso de tempo! Pense nisso, dê um tempo a você. Você não será mais ou menos homem ao pedir um pouco mais de intimidade à parceira antes de ir para a cama com ela. Uma mulher de verdade vai entender seus sentimentos e peculiaridades. Há também uma chance de depois que você tiver recuperado a sua autoestima você nem precisar ter “tanta intimidade assim” para não falhar, pois você já estará se sentindo mais dono de si mesmo e consequentemente ficará mais confiante na hora do sexo.

Aproveite a vida rapaz, você é tão jovem, DEVE aproveitar a sua juventude!

Espero ter ajudado!

Instagram
Share.

About Author

Patrícia

Colaboradora do Pergunte a uma Mulher.
30 anos, já passou por bons momentos em sua vida e tem prazer em compartilhar suas experiências. Mineira, acredita que a felicidade está na simplicidade.

  • Luiz Oliveira

    Meu amigo, posso dizer que passei por essa fase! Hoje aos 27 anos me dou super bem com qualquer pessoa. O que posso te dizer é: se conheça, a unica regra importante é saber quem você é, sabendo disso, o auto respeito e a auto confiança aumentara a cada dia. Não se assuste com seus gostos musicais ou culturais, suas roupas e sapatos, muito menos com trabalho e seu fisico, a mudança sempre vem de dentro para fora. Permita-se fazer a diferença, nem todos que estão do seu lado irão te ajudar, pode ser, que a meninda que você deseja não tem nada a ver com você, e pelo fato de não saber do que gosta aceita qualquer coisa!!!!
    Duas coisas para te dizer: ” Quer ser feliz ou ter razão?”
    E quem busca alguem educado, carinhoso, romantico, bem humorado e disponivel ganha cachorro!
    Um abraço e que consiga buscar a evolução.

    • ” Quer ser feliz ou ter razão?” Penso muito nisso também!!

      “E quem busca alguém educado, carinhoso, romântico, bem humorado e disponivel ganha cachorro!”

      essa foi sacanagem kkkkkkkkkkkk. Será que eu gosto de namorar cachorros? kkkkkkk

      • Luiz Oliveira

        kkkkkkkkk!
        Não é isso!!!!rs
        Mas quem esta sempre disponivel e alegre quando chega em casa???
        é cachorro!!!!

        Adoro o blog!!!!rs

        • Esse Luiz!! kkkkk
          Seja muito bem vindo! Gosto muito de ler o que vocês escrevem, se não for para aprender, que seja para me divertir (coisas que amo igual kkkk).

          • Luiz Oliveira

            Valeu Luiza! Sinto da mesma forma!!!!! Vamos ver esse pessoal feliz a cada dia!!!!

  • Alessandro Garçom Sentimental

    Caro leitor,
    Como é curioso, eu era igual a você! Dar “cor errada” (Na verdade, fisicamente, sem cor), minha religião na faculdade era o sinônimo de caretão, trabalhava de garçom enquanto meus colegas eram sustentados pelos pais… Como conseguir alguém assim? É, não era fácil, mas… Desculpa, porque eu queria uma namorada mesmo?
    Ah, queria algo pior de que tudo isso que escrevi? Eu não tinha assunto quando falavam em mulher! Mas eu também enxergava em toda colega de faculdade uma possível namorada! Amigo, quer um conselho? Procure AMIZADES FEMININAS antes de namoradas! Sinto que parte do seu problema é que você pensa em mulheres como namoradas, quando elas podem ser mais que isso! Tente entender o mundo delas, o que elas querem, o que elas buscam, e assim você encontrará aquilo que procura… Que para variar, como em todo comentário meu, está… DENTRO DE VOCÊ! Olha, você não conversa bem com sua irmã, tias, mãe, vizinhas, primas? Porque seria diferente com outras mulheres? Busque ajudar as pessoas, ouví-las, aumente seu networking, que conhecer aquela menina que você quer será consequência. Acho que seu problema na verdade vem antes de conquistar uma mulher. Você precisa ter mais amigos, homens e mulheres, antes de pensar em namoradas. Acredite amigo, TODOS NÓS sofremos preconceito (Até a Luiza, pode acreditar). Quem é gordo, quem é magro, quem é baixo, quem é negro, quem é loiro, quem é tímido, quem fala demais…
    E claro, tire essas idéias da cabeça! Amigo, eu não sou nenhum modelo, e mesmo assim, tinha meu público. Pequeno, restrito, mas mesmo assim, mais que suficiente! O problema que as pessoas buscam relacionamentos, em vez de buscar histórias! Eu quero ter uma história legal para contar, independente de estar sozinho ou não. E acredite, aqui mesmo no blog, já li histórias de mulheres fantásticas, que são a base para eu discutir, no mundo real, questões de relacionamentos com minhas amigas. Uma crítica, que espero que leve na boa: Você passa tempo demais olhando seus defeitos, que não enxerga as qualidades de quem está do lado!

    Um abraço
    Garçom.

    • “Acredite amigo, TODOS NÓS sofremos preconceito (Até a Luiza, pode acreditar). ”

      Como assim “até eu”? rsrsrs

      Vixe, eu já fui muito zoada na vida: já fui gorda, já fui magra, já fui “gostosa”, já fui roqueira, já fui considerada bonita, já fui zoada de feia na escola, vixe já fui tantos “eus” que até me perco kkkkkkkk

      Mas uma coisa eu digo: Até nas maiores críticas, até nas coisas que mais te doem você pode tirar algo muito bom e mudar para sempre. Na verdade, as pedradas mais pesadas que levei na cabeça são as que me deixaram mais forte hoje em dia, porque na hora eu chorei, ou até mesmo fiquei com raiva, mas depois passou e eu pensei “quer saber, eu vou é tirar algum proveito dessa m**** toda, vou crescer e vou pegar o que eu acho que faz sentido e usar a meu favor”. Uma das maiores sabedorias da vida é saber reconhecer o que faz sentido na crítica alheia, digerir tudo e depois ressurgir que nem uma águia (conhecem a história da águia? mó linda) iuahiuaha

      Inclusive esse negócio de já ter tido “vários “eus” até mesmo opostos” me ajuda a ajudar aqui no blog, coisa que eu sou muito feliz em fazer. Os sábios dizem que a melhor forma de se ajudar é ajudando os outros e isso é tiro e queda: desde o dia que fundei esse blog e me dispus a ajudar os outros (seja com a ajuda “filosófica”, “direta e reta” ou humorada), minha vida mudou para melhor e eu sou muito mais feliz. Isso também serve de dica para quem sofre: as vezes a gente pensa muito na gente, mas se a gente começar a pensar nos outros quando a gente menos esperar a gente vê não só que nossos problemas são pequenos, como começamos a nos amar e ser muito mais feliz (e o que consequentemente melhora a sua autoestima e amor próprio). É algo “muito doido” (a chapadona kkk), mas comigo funciona demais. Fora que você ganha muitos amigos e pessoas que são gratas por você ter feito a diferença na vida delas. Tentar olhar mais ao nosso redor as vezes é a melhor forma de olhar mais para nós mesmos e agradecer tudo o que temos e nos dar conta que somos pessoas muito mais interessantes do que julgamos ser.

      • Alessandro Garçom Sentimental

        Como assim, “era” gostosa? heheh
        E concordo contigo: Ajudar os outros faz um bem danado, e você aprende a ver sua própria vida com outra cabeça. Comecei a comentar recentemente, mas seu blog é “livro de cabeceira” para mim, Luiza.

        • Que ótimo Garçom!! e ler comentários é uma das coisas que mais gosto de fazer por aqui. Nem sempre respondo, mas estou sempre atenta lendo todos! Assim, muito obrigada por comentar e fazer parte do meu entretenimento e conhecimento pessoal rsrs.

      • Mika

        Amiga, concordo com tudo o que disse. Também já passei por QUASE tudo (não fui roqueira, nem bonita, e muito menos gostosa), mas falo por experiência própria que aprendi muito mais com meus próprios erros, escolhas e atitudes preconceituosas, do que pelos bullyings e foras que tomei na vida…. rs
        E nesse caso, ajudar as pessoas é até uma forma de nos redimirmos…

        • Bonita você ainda é, agora gostosa tem que dar uma voltinha no 360 graus pra gente ver o material, a loke kkkkkkkkkkkk

          • Alessandro Garçom Sentimental

            Concordo! A Mika é elegante. Ou como diria Guilherme Arantes:

            http://www.youtube.com/watch?v=WM90aBC7akI‎

          • Mika

            Tá certo! Vou postar um vídeo meu, dançando
            AH LELEK LEK LEK LEK LEK… Girando, girando, girando…
            pra você e o Garçom fazerem a análise… rs

          • HAHAHAHAHAHAHAHA

            “Taí um migué bom pra dar nas mina”! Fica a dica pros malandrex kkkk

          • Alessandro Garçom Sentimental

            Boa idéia, Mika! Luiza, vamos “analisar o material”.
            P.S: Não gosto muito do gênero, sei que pode até soar preconceito, mas acaba rolando a ligação entre o genêro e a educação das pessoas que escutam (No ônibus, no carro para os outros ouvirem). Mas sabe que essa música (É Passinho do volante?) e a música de tirar foto no espelho, até acho aceitáveis? Tem um bom ritmo, característico do gênero, sem ser apelativa…
            E a Mika não anda, ela desfila…

  • Pedro

    Boas colocações dos camaradas acima mas vocês acham que ser feio atrapalha muito a pegar mulher? Eu me considero uma pessoa feia e tímido.

    • Alessandro Garçom Sentimental

      “Pegar” mulher… Hehehe…
      Amigo, como você enxerga as mulheres? O que você vê quando olha para elas? Acredito que você esteja olhando para elas de forma errada. Tente olhá-las como pessoas como você, sem o interesse de “pegar”. Não tente enxergar na mulher apenas um pedaço de carne para satisfazer seu desejo. Você enxergará o mundo com outros olhos. Ser “atraível” para as mulheres (Pesquisei e a palavra existe!) será apenas consequência!

    • Pirulitow

      Logico q atrapalha, vai dizer q uma gorda feia nao teria dificuldade pra te PEGAR?

      Boa sorte

      • Mika

        Pirulitow, você foi sacana nessa frase. Pura ambiguidade!!! kkkkkk

    • Mika

      Meu querido Garçom, pegue leve com o “menino”…. rs
      Essa gíria é muito comum atualmente, e nem sempre o pessoal usa com um sentido negativo.

      Pedro, acho que o maior problema é ser tímido. Se falta autoconfiança, como vai chegar na menina?
      Em relação à beleza, é muito relativo. Já conheci homens feios que nunca ficavam sozinhos por muito tempo. Inteligência, simpatia, cultura, boa situação financeira (porque não?), só pra citar alguns, são quesitos importantes que pesam muito na balança. E nem precisam estar todos juntos. Você não precisa ser bonito, mas é importante possuir o kit básico: estar limpinho e cheiroso, com uma roupa bacana que combine com o seu estilo (não precisa ser de grife), ser educado, gentil, ter algo a dizer quando abre a boca. Além disso, uma das coisas que contam pontos é essa bendita autoconfiança, ter personalidade, vontade própria, atitude, foco na carreira, bom humor, etc.
      Meu amigo, a boa notícia que eu tenho a lhe dar é que não se pode escolher nascer bonito ou feio, mas é possível se tornar muito interessante às mulheres procurando lapidar todas essas qualidades brutas que você já possui. Mas isso, só o tempo pode fazer.
      Tenha em mente o seguinte: Para ser interessante a uma mulher você tem que ser “fato” ou “promessa”. Você é, faz, e acontece… ou ela tem que acreditar que poderá vir a ser… rs

      • Ju

        Perfeito Mika, assino embaixo! Muita gente que acha que mulher bonita que fica com homem feio é só porque ele é rico. Mito, as vezes ela fica com ele porque ele tem algo a mais e que é inexplicável.

  • Cachaceiro

    sei como é que é o que vc passa, quando eu estava na fase de entre 15 até uns 22 anos eu me sentia assim jogado na solidão, mas te falar, muitos até dão opiniões pra elevar a auto-estima, mas na prática e sem ninguém nos notando e nos incentivando não é bem assim, ninguém nos enxerga, pra ser mais exato, nenhuma menina é capaz de nos dar as mãos, nos sentirmos como aquele time do brasileirão que está na zona de rebaixamento e nenhum técnico quer assumir a causa e é assim com as meninas, se vc não pega nenhuma certamente as outras não te olharão como um homem a ser capaz dela se agarrar aos beijos, mas como um cara que superou isso te aconselho a investir em vc, tente trabalhar, estudar e se possível fazer um concurso e passar como eu fiz, aí vc verá outra vida, vc vai começar a andar com dinheiro, bem arrumado, cheiroso, vai sair pra lugares legais e conhecer pessoas legais, e outra coisa, nesse meio tempo tente sempre andar com pessoas que tão sempre te pondo pra cima, aí já sabe né? depois de arrumado com dinheiro no bolso e vários conhecimentos, vc poderá tá sempre se dando bem com alguma gata, FICA A MINHA DICA MANO.

  • Capiroto

    Que homem nunca passou por isso?

    Eu sempre fui um cara introspectivo e tímido pra caralho! (Até hoje sou assim, admito..) Mas todos amadurecem até chegar a ter um mínimo de segurança pra poder encarar um romance.

    Confesso aqui, que broxo em primeiras transas. Antigamente eu me sentia um alien no meio dos amigos comilões, mas eu já conheci outros iguais a mim. Você também pode ser um de nós! Nós não conseguimos trepar sem algum tipo de envolvimento. E mesmo com envolvimento, pode ser difícil na primeira vez. Mas quando você se soltar, aposto que será um demônio na cama!

    Meu conselho pra você é: Esquece essa porra, cara! Seu problema é o mesmo que tenho até hoje. Você é carente demais, romântico demais e procura alguém pra você poder se dar inteiro. No fundo você sabe das qualidades que tem, mas não vê essas qualidades sendo reconhecidas. Você é inteligente, romântico, gosta de conversar sobre diversas coisas, sabe ouvir, blá blá blá, mas as garotas da sua idade, não sabem ainda dar valor nessas coisas. Elas primeiro tem que se foder na mão de cafajestes pra aprender a dar valor em caras como você. (desculpem meninas, Não quero generalizar, mas muitas gurias hoje em dia tem essa cabecinha mesmo).

    Primeiro, você tem que focar em sim mesmo. Estude, trabalhe faça seu pé de meia. Não vá viver uma vida de princesa da disney ao contrário esperando a princesa encantada. Vá em festas, saia com amigos, conheça pessoas. Mas pelamor, não saia com intenção de achar sua outra metade. Você só vai se ferrar se continuar com esse pensamento! Pare de procurar a tampa da sua panela em tudo que é mulher que curta a mesma música que você, que isso só vai dar dor na sua cabeça.

    Segundo: continue assim, mas não fique esperando que reconheçam a pessoa legal que você é. Conheço muito cara que era legal e que ficava dando cabeçada em muro procurando seu grande amor e que se ferrou tanto que hoje é um desses galinhas de merda que veem as mulheres como simples receptáculos de esperma. Os caras passam o rodo em geral, mas dá pra perceber pelo jeito de olhar, que vivem uma vida vazia. Ficar só na putaria parece ser ótimo, mas no fundo não é. Uma hora essa vida vai pesar e o cara vai olhar pra trás e ver que não tem nada e que nada mais vai conseguir.

    Seja legal com as meninas. Mas também seja homem! Não fique se lamentando pra mais ninguém. Ninguém gosta de um cara que já se mostra um perdedor incompreendido e injustiçado. Eu sei que é difícil, sei que você vai olhar aquela guria maneira e vai pensar como vocês seriam um par perfeito, vai viajar nas horas em que vocês poderiam estar jogando vídeo game, assistindo filmes e discutindo depois, vai pensar nas surpresinhas romanticas que daria pra ela, no sexo carinhoso/brutal/amorzinho/minhaputa que vocês poderiam ter…

    Mas primeiro, ela tem que notar você. E se você ficar se arrastando pelos cantos achando que é um incapaz, ela nunca vai notar.

    E enfie isso na sua cabeça! MULHER SE IMPORTA MAIS COM PERSONALIDADE DO QUE COM SUA APARÊNCIA! Elas não são bestas sedentas por sexo como nós, pobres macacos pelados.

  • Boaventura Vinícius

    Amigo, convivo com o mesmo sentimento que o seu. Minha baixa-autoestima é baseada nesses mesmos aspectos. O meu pobre conselho é que você cuide do psicológico para gradualmente viver com mais alegria. Um psicólogo realmente ajuda. A chave é mudar o seu pensamento antes de tudo!
    Quanto às mulheres: Tenha em mente de que precisa de uma parceira que te ajude com seus problemas e você a ajude com os dela. Pois um relacionamento sério(No sentido vida real da coisa e não no sentido do Facebook) é baseado nisso. Não se relacione com alguém simplesmente pra não ficar sozinho.
    Lembre-se que tenho problemas parecidos com os seus. Valore meu conselho segundo sua consciência. Mas apesar de me sentir inferior em relação à muitas coisas no final ainda tenho esperança e acho que todos devemos ter.
    Abraços.

  • V

    Gordinho, desajeitado, introvertido, extremamente tímido. Cheguei aos 24 anos sem nunca ter beijado uma garota na vida. Até que da maneira mais estranha (pela internet, ao acaso) eu encontrei a garota mais perfeita do mundo. Como a conquistei? Sendo eu mesmo.
    Sei que se conselho fosse bom era vendido e não dado, mas minha filosofia foi “nunca se corromper”. Nunca deixe de ser quem você realmente é para encontrar um par. Não crie uma pessoa que não existe. Não vale a pena. Aja naturalmente. Se aquela pessoa for a que você esperou a vida toda, dará certo. Se a ideia é formar um casal duradouro (como sempre foi a minha), a peça que falta em seu quebra-cabeças deve encaixar perfeitamente, da forma que os dois realmente são.
    Força e boa sorte, meu bom. Abraços.

  • Thigo

    Mano cai pra dentro da vida, não sou nenhum galã não, mas muito de nossos problemas somos nos mesmo que criamos, muitos dos nossos limites barreiras!!!!!
    Uma coisa que posso dizer. só vive a vida bem, quem busca ser sociável, e isso não é uma atitude dos outros para conosco e de si próprio. Afinal de contas ninguém nasceu pra viver sozinho.