Pesquisa mostra que os homens ainda preferem as Amélias

21

Pesquisa mostra que homens preferem as Amélias

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon, intitulada “Percepções dos Homens Sobre a Violência Doméstica contra a Mulher” e tida como parte das ações da campanha global da Avon “Fale sem Medo – não à violência doméstica” mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, o mundo não tem evoluído tanto em relação às percepções que muitos homens ainda têm em relação às mulheres. Parece que grande parte deles ainda preferem as “Amélias” submissas e recatadas.

O estudo foi feito entre agosto e setembro deste ano de 2013, onde foram feitas entrevistas com 995 homens e 505 mulheres a partir de 16 anos, em 50 municípios das cinco regiões brasileiras. Participaram também da pesquisa 13 especialistas no assunto e seis homens autores de violência.

Vamos à alguns resultados que chamam bastante atenção:

85% dos homens acham inaceitável que uma mulher fique bêbada.

69% acham inaceitável que uma mulher saia com os amigos(as) sem o marido.

46% acham inaceitável que uma mulher use roupas justas e decotadas.

89% dos homens consideram inaceitável que a mulher não mantenha a casa em ordem.

53% dos homens concordam que a mulher é a principal responsável por manter um bom casamento (devemos achar isso bom?).

Notícia que melhora um pouco a situação: 68% dos homens dizem que, caso enfrentassem problemas em algum relacionamento por conta de atitudes agressivas, aceitariam participar de algum programa que os ajudassem a mudar o comportamento.

De acordo com o estudo, a violência pode surgir no relacionamento principalmente por ciúmes e quando falta respeito, diálogo e amor.

A pesquisa é enorme e bem detalhada e aqui cito apenas alguns dados que me chamaram a atenção, se você quiser vê-la por completo, veja por aqui.

***************************************************************

Meninas e mulheres, vocês acharam essa pesquisa justa?

Sei que temos muitos leitores homens nesse blog e por isso pergunto: isso faz sentido para vocês, e até mesmo pensando em homens que vocês conhecem?

É triste, mas as vezes penso que o homem tem feito cada vez menos questão de agradar a mulher, tem deixado cada vez mais as partes boas do machismo (tal como o cavalheirismo, que NÃO é a mesma coisa que sustentar a mulher e pagar todas as contas dela), enquanto pega muita coisa que convém a ele: como continuar sendo violento, continuar querendo uma “Amélia” em casa e querer não só que a mulher ajude nas contas, como também continue fazendo o que ela sempre fez para ele na época passada: que é ser uma boa mãe e uma boa dona de casa.

Enfim, estou fazendo um texto sobre a “onda dos direitos iguais” e o surgimento de homens gigolôs, bem como de mulheres que têm pegado os “maus hábitos” dos homens e essa pesquisa me ajudou a confirmar algumas coisas que já imaginava. Vamos ver no que dá!

** Você viu alguma notícia, vídeo, sessão de fotos, aplicativo ou o que seja de interessante relacionado a sexualidade, namoro e relacionamentos em geral? Mande pra gente!! [email protected]

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.