Eu estou atrás do meu futuro e meu namorado só quer vida mansa!

23

Leitora: De uns tempos pra cá, tenho reparado que meu namorado, que já tem 20 anos, não quer nada com a vida, não quer trabalhar, na faculdade é desleixado, já pegou 7 depês e está atrasado 3 períodos. E já eu, também com 20 anos, acordo cedo para trabalhar e já estou na metade da faculdade. Não sei mais o que fazer, não quero passar a minha vida sustentando homem, não que eu queira ser sustentada por ele, só quero um futuro bom, queria que fosse junto com ele, mas ele não entende isso. Não sei mais o que fazer.

Namorado imaturo só quer vida mansa

Dizem que as mulheres amadurecem mais rápido do que os homens, será verdade? Não sei, só sei que nesse caso o seu namorado parece não estar muito ciente das responsabilidades da vida, muito menos das responsabilidades de um futuro com um relacionamento sério como o casamento da forma que você parece estar.

A realidade e os interesses dele estão completamente diferentes dos seus. Ao que tudo indica, ele deve morar com a mãe, ter comida pronta, roupa lavada e mais alguns chamegos que fazem com que ele simplesmente ache a vida muito boa como está: pegar sol pra quê se tenho sombra? rsrs. Como ele deve ser, se não totalmente, em grande parte sustentado pelos pais, também deve achar que dinheiro cai do céu ou que pelo menos é mais fácil de conquistar do que é de fato, tanto que ele não se esforça nem um pouco para dar uma ajudinha nesse quesito. Resumindo, o presente está tranquilo demais para ele pensar no futuro, entende? E não é porque você está pensando no futuro que ele tenha que pensar também. Quer dizer, pensar ele até pode, mas não da mesma forma que você!

Tem coisas na vida que a gente só aprende na prática e esse parece ser o caso dele: se ele não ficar convencido de que trabalhar e estudar será algo realmente bom para ele, por que ele vai fazer? A situação está muito cômoda e ele parece estar tranquilo o bastante a ponto de achar que você não gostaria menos dele porque ele é, digamos assim, um pouco desligado. Ele ainda não chegou naquela fase que a maioria dos homens chega, de pensar que estudar e trabalhar fará dele um bom partido, não só para você, como para 99% das mulheres! E a gente sabe que mulheres e relacionamentos em geral movem o mundo, rsrs! É claro que não é só disso que é feito um bom partido e nós mulheres sabemos bem disso, mas não é o que os homens em geral pensam, sabe? Eles pensam que com um bom trabalho e uma grana razoável, metade da vida deles já estaria garantida e que ia chover mulher na horta deles (desde que inventaram essa lenda de que mulher gosta de dinheiro nunca vi tanto homem sedento por trabalho kkkk). Ao contrário dessa maioria, seu namorado não pensa nisso e isso acontece: ou porque ele é a exceção da exceção dos super bem resolvidos mesmo sem seguir o padrão social, ou porque ele realmente ainda não acordou para as responsabilidades da vida, entende? Ou seja, está imaturo demais para coisas que envolvam responsabilidades. Se a responsabilidade for um futuro casamento então, nem se fale!

Eu, como mulher, entendo perfeitamente o que você quer dizer: não é que você queira alguém para te sustentar, mas você quer alguém que cresça junto contigo. Assim, se você está correndo atrás do milho para fazer o fubá e ele está na rede com preguiça de chegar até a plantação, fica realmente complicado, né? Ninguém gosta de ter responsabilidades e obrigações, mas infelizmente a vida é feita disso e, se quisermos viver relativamente bem nela, temos que encarar esses caroços no angú e é bem nesse ponto que você tem que trabalhar com ele.

Você já tentou explicar que o amor precisa de, entre outras coisas, admiração para dar certo e que esse jeito desligado dele só beneficia a ele mesmo que está folgadão com essa história enquanto todo mundo rala? Se ele te ama de verdade, acredito que ele vai querer te agradar e conquistar a sua admiração. Ainda que você use da boa educação que mamãe te deu, se  você mostrar que isso é realmente importante para você e não ficar apenas falando por alto com medo dele se ofender, quem sabe ele melhora um pouco? Note que as pessoas mudam quando elas querem, não quando a gente quer, e para ele querer, é necessário que você explique a importância que essa mudança teria não só na sua vida, mas também na vida dele. Ou seja, ele tem que entender que vai mudar também por ele mesmo, não só porque “a namoradinha quer”.

Há quem diga que o trabalho e o estudo dignificam o homem e você pode mostrar exemplos práticos do porquê isso acontece. Fale que infelizmente hoje em dia sem dinheiro e estudo a gente não consegue fazer muita coisa. Com o estudo ele ganhará não só conhecimento e um diploma, mas também o respeito de muita gente. A gente sabe, né, quando conhecemos alguém, a primeira coisa que, não só a mãe como todo mundo, pergunta é: Ele tem estudo? É dedicado e esforçado? Faz o quê da vida? Quanto ao dinheiro, você pode falar que ele pode até não comprar a felicidade, mas compra uma casa confortável, um carro que fará ele se livrar do busão lotado, comidas que ele gosta de comer e brinquedos para os filhos de vocês, etc. Ele precisa se convencer de que ele tem algo a ganhar com isso e que sair do ócio não só mudará a vida dele, mas também aumentará a autoestima dele consideravelmente, bem como a admiração das pessoas que estão à volta. Quem é que não quer ser reconhecido e admirado?! Agora só falta torcer para que ele realmente entenda o sentido da coisa. Se não entender, passe para frente ou se prepare para cuidar de um “filho grande” por um bom tempo!

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.