Minha namorada me pressiona para casar, mas eu não quero!

32

Leitor: Olá, acompanho o site tem muito tempo, tenho 20 anos e estou namorando faz 5 meses, minha namorada tem 22 e mora numa cidade próxima da minha, 18 km, isso nunca foi um impedimento para o namoro visto que nos víamos todo dia na faculdade e nos finais de semana ia visitá-la. Pois bem, a dúvida é que recentemente ela começou a pressionar para nos casarmos, pois ela foi criada no meio rural e ela tem essa mentalidade de casar rápido, só que eu não quero casar tão cedo e nem noivar, pois quero ter uma vida financeira estável e uma casa e essas coisas, para só depois pensar em casar, já deixei bem claro pra ela e e ela diz o que importa é o amor, e sinceramente não sei o que eu faço, aceito um noivado meio que forçado, mesmo não tendo uma condições de proporcionar um conforto para ela? Amo muito minha namorada, então o que eu faço?

Ela quer casar e eu não

Me diga uma coisa: você já viu alguma coisa forçada resultando em coisa boa?! Nunca aceite algo forçado, nem se for comida para agradar a sogra, quem dirá um casamento!! Ficar com uma pessoa para o resto da vida é algo muito sério e não depende só de um querer, depende dos dois quererem. Entendo perfeitamente essa mentalidade que muita mulher tem em querer se casar cedo, porém, se essa não é a sua, vocês tem que chegar em um consenso, não em uma imposição só porque “alguém prefere assim”, concorda?

Infelizmente, para se casar não é só o amor que basta. Ele só basta em filmes e novelas românticas, na vida real é fome no estômago e goteira no telhado! Já ouviu aquela música que fala que a fome bateu na porta, o amor saiu pela janela? É triste, mas é mais ou menos isso, rsrs. Tudo bem que o dinheiro não é tudo na vida, mas ele compra casa confortável, comida boa e paga as contas. Ou seja, ainda que o amor importe muito e seja super lindo ter esse ideal romântico e desapegado, na vida real, sem a parceria dele com o dinheiro nada feito – até porque a gente se casa para ser feliz, não para ter uma vida mais dificultosa do que já estamos vivendo no momento. Tudo bem que você não precisa ser o homem mais rico do mundo, tampouco ter o melhor emprego do mundo para se casar, porém, se você acha que o que vocês dois ganham juntos não dá para enfrentar as responsabilidades de um casamento e se você acha que juntar duas barrigas agora só deixaria as coisas ainda mais difíceis do que já estão, entendo perfeitamente o seu medo em se casar no momento. É claro que pode ser que vocês se casem com uma mão na frente e outra atrás e dê tudo certo, porém, convenhamos que quando algo é bem pensado e estruturado as chances de sucesso são sempre maiores, concorda?

Muitas mulheres tendem a ter uma visão um tanto quanto romântica do matrimônio, achando que se casar é uma forma de melhorar de vida, e até mesmo de adquirir segurança. Sem contar que muitas ainda acham que juntar os trapinhos é motivo de orgulho: “já pesquei o meu peixe, não sou encalhada e nem vou ficar para a titia que nem fulaninha de tal, oba!!”. Inclusive, curiosamente muitas pensam que a encalhada é sempre mais triste do que a casada e que está assim porque “ninguém quis”, pensamento esse que acaba se tornando mais um motivo para elas quererem se casar logo e mostrar para a sociedade que “são moças de família e aliança no dedo” rsrs. Se elas estão amando, aí sim que elas têm pressa mesmo e querem garantir o romance, digamos assim, ainda mais de perto rsrs. Porém, é claro que você não vai e nem deve se deixar levar por esse tipo de questão cultural. A propósito: eu pessoalmente acho que namorar é a melhor fase da vida e sinceramente ainda não entendo por que tanta gente ainda se desespera com a ideia de não se casar. Isso que eu chamo de vontade de querer ter garantias e perder mimos que, convenhamos, os homens em geral só costumam dar para as namoradas quando eles ainda estão conquistando-as (não brigue comigo, mas em geral é isso, kkk).

Se como você mesmo disse você a ama, deixe isso bem claro a fim de que ela não pense que o problema é falta de amor ou enrolação, ao mesmo tempo em que você tem que deixar claro que você quer fazer as coisas com calma para que vocês (não só ela, mas você também!) se sintam bem, felizes e confortáveis no casamento. Fale que, tal como você mesmo sugeriu na pergunta, ao contrário dela, você não acredita que só o amor basta e que ainda que você a ame, você não se sentirá confortável se casando assim e que espera que ela compreenda. Enquanto isso e já que você só não se casa por falta de condições, se esforce para mudar logo de vida e ter uma condição financeira razoável, porém, faça tudo de acordo com os seus limites, vontades e condições. Dê o seu melhor, se mesmo assim você ver que ainda não é o suficiente para se casar, continue namorando. O que não dá é você fazer algo forçado e depois chegar lá e passar dificuldades. Sem contar que em caso de você ceder contra a sua vontade e dar em osso, sabe-se lá se nisso você também não acaba magoado e culpando ela por ter te forçado a fazer algo que você não queria e que deu errado. Tudo bem que se você aceitou, no fundo a culpa é sua que se submeteu a uma vontade que não era própria, mas sabemos que nem sempre na hora da raiva a gente tem essa autocrítica toda, rsrs. Ainda que seja ruim ficar sobre pressão, acredito ser pior ainda entrar em uma situação que você já estava com maus pressentimentos, entende? Uma coisa é dar errado algo que você acreditou que daria certo, porque nisso entra uma fatalidade que simplesmente aconteceu e que você nem imaginava que fosse dar errado, outra coisa completamente diferente é entrar em algo que você já imaginava que fosse dar errado e que acabou dando errado de fato, entende?

Sei que falar isso é brega e batido, mas siga o seu coração, não que isso seja garantia de que tudo dará certo e que o seu pressentimento seja realmente verdade, mas acho melhor errar algo que você acreditava ser o certo do que o contrário.

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • carol

    Porque meus relacionamento nunca dão certo

  • Mika

    Certíssima a Luiza!
    Vocês têm só 20 anos e ainda um monte de coisas a fazerem na vida antes de se amarrarem. Vão estudar, trabalhar, viajar, sair com amigos, passear, namorar. Lá pelos 30 comecem a pensar nisso. Se se casarem agora, irão lamentar e culpar um ao outro por tudo o que deixaram de fazer, ou pior, podem querer fazer sozinhos quando a barra pesar (e acreditem, a mistura de imaturidade com falta de dinheiro é altamente explosiva).
    Tem hora certa pra tudo… e casamento aos 20 anos não é uma boa opção nos tempos atuais. Nem mesmo com sogro rico… rsrs.
    Abraços.

    • San

      O casamento não impede de saírem com amigos, viajar, trabalhar, passear, estudar.

      • Mika

        San
        Se fizer o favor de reler o meu texto, verá que eu não disse que impede… Mas continuo sustentando que casar aos 20 é ruim, seja rico ou pobre, estudado ou iletrado. Há coisas na vida que se deve fazer sozinho e, de preferência, solteiro.
        Abç.

  • Samuel

    Mulher de cidade pequena de interior, fazendo faculdade, morando na roça, e pressionando pra casar? Meu amigo, ou ela tá grávida de outro ou já rodou tanto que tem medo de vocÊ descobrir a faminha que ela tem.
    Pula fora cara. Tá novão ainda, vai curtir a vida, conhecer outras mulheres e zuar até não aguentar mais. Além do mais, vai casar com uma mulher mais velha que você? Tá de brinks né?
    Você deveria tá pensando é em casar com a filha que ela terá com outro cara, daki uns 20 ans, quando você já terá chegado próximo de onde quer. hsashausau

    • Mika

      Samuel, vê se para de esculhambar… kkkkkkkkkkkkkk
      Pelo jeito esqueceu de tomar seu Rivotril hoje!
      Conta pra mim: Alguma vez já namorou uma mulher mais velha que você? Duvido que não!

      • Samuel é revolts kkkkkkkk
        Eu acho que ela deve achar que a vida dela vai melhorar após o casamento e mulher de interior geralmente “pira” com isso. Ficam desde pequenininhas sonhando com o véu e grinalda independente do quanto elas rodaram (ou não) por aí!

        Sem contar que no interior o povo adora novela (eu pelo menos adorava nos meus tempos de visitar a vó em MG) e aí vira evento. Com tanto casamento nas novelas e nas cidades de interior aí que a mulherada fica pirada mesmo! Acho que é um pouco da cultura da mulher isso de querer casar, se ela for do interior tem todo um costume de lá que só colabora para aumentar essa vontade.

        Elas acham que é um sonho, aí se casam e veem que o cara mal dá um agradinho e aí sentem falta de namorar kkk

        Namorar é bom demais, sô!

        • Samuel

          Mika, que é Rivotril? shashasaa Olha, nunca namorei uma mulher mais velha, mas já cirandei algumas vezes, quem nunca? Aposto que você já deve ter ido pra cima de algum mais novo, ou não?
          Luiza, não sou revolts. kkkkkkkk Eu sei que interior é assim mesmo, mas tá mudando héin?!?! Pelo menos o interior de São Paulo.

          • Como tá o interior? Só periguete?

            Tipo aquelas que você gosta mas nunca admite pra gente kkkkkkkkkkkkkk

      • Thomaz Aquino

        KKKk EU EIN , OS HOMENS ANTIGOS NUNCA NAMORAVAM CASAVAM COM MULHER MAIS VELHA , NEM EU …PORQUE SOU ORGULHOSO , ME VALORIZO E TENHO VERGONHA NA NÃO SOU ACOMODADO , E MINHAS EX NÃO PRECISAM TRABALHAR…PRA ME DAR NADA…HOJE OS HOMENS SÃO UM BANDO DE FOLGADOS..POR ISSO ACEITAM MULHER MAIS VELHA QUE ELES.E AS IDIOTAS ACHAM QUE TÃO PODENDO.., ESTÃO É DANDO MOLE PROS CARAS….POR ISSO ELES NÃO QUEREM AS NOVINHAS , ELAS PEGAM PESADO TENDEU,,KTHSSSSSEEEEE VAMOS SEU MOLE …KKKKKKKKKKK

    • Zumnupy

      Será que ela não está querendo casar para sair da casa dos pais ?

      Esse é um pensamento bem comum na cabeça de muitas moças por ai.

      Ficam iludidas com a ideia de liberdade estando longe dos pais. Pensando que vai ser tudo igual nas novelas da TV.

      Nem se preocupam ou imaginam em fazer o casamento dar certo.

      • Thomaz Aquino

        Essa vc acertou em cheio…rsrs aposto que é isso..

        • Zumnupy

          Fico com pena do cara que casar com a moça.

          • Thomaz Aquino

            Quando somos jovens somos cheios de Ilusão …acreditamos que tudo dará certo , hoje em dia os Homens estão mais espertos , mas ainda a muitos que se iludem facilmente , com as coisas que mulheres falam pra fisgar o cara…só falam a parte boa de morar junto casarem etc..não falam sobre o como é dificil conviver debaixo do mesmo teto até com os Pais e Irmãos depois que crescemos , acham que o sexo e carinho vai resolver tudo entre os dois…mas na verdade quando vem a rotina, contas e problemas em geral ,domésticos , filhos …. o sexo e o carinho são os primeiros a ir embora…e o namoro termina e se torna um compromisso arduo ,acham que vão ter vida de namoro pra sempre se ficarem juntos…namorar muito mais…depois descobrem o amargo engano.Funcionava quando os padrões e costumes eram outros , lá no passado.

          • Zumnupy

            Sei bem o que é isso…

            Tive a infelicidade de me casar quando eu tinha 17 anos.

            3 anos de cobranças ridículas que só me faziam mal. Comparações com outros caras (Bem mais velhos) que já tinham carro próprio e casa também.

            Na medida em que os problemas de se viver a dois, normais em qualquer casamento apareciam. O sexo, carinho e amabilidade dela sumiam.

            As coisas acontecem da exata maneira que vc descreveu mesmo.

          • Thomaz Aquino

            Eu burro casei duas vezes com mulher novinha , as duas quando chegaram nos 30 começaram a pipocar ..a ilusão acaba a as ambições surgem , as brigam aumentam , o sexo se estingue…e vc perde tudo, sua casa ,seu carro , perde contato com seus filhos e tem que reconstruir sua vida do zero , pegar seus filhos longe..e pagar pensão…hoje a mulherada vem com o mesmo papinho , de ficar junto…mesmo ela tendo casa eu falo , melhor cada um na sua casa , e agente se encontra de fds ..elas mesmo depois de separadas quer fisgar um Homem para usar..sabe levar de carro pra cima e pra baixo ,ir no mercado arrumar isso aquilo dividir as contas…Estou fora , cada um com seus problemas , e falo na cara não confio mais em apostar meu futuro me Mulher …se eu cair estou ferrado..namorada não deixa namorado na mão Mulher anda detonando Maridos…e depois ainda saem com o Ricardão de boa…a maioria dos meus amigos estão passando por isso , e advinha juntaram qd elas tinham 16 a 20 agora elas tem +ou-30 anos , será coencidencia ou a Mulher muda de foco…qd se torna Balzaquianas…eu estva comentando com a Lu que 90 % dos casos as mulheres que estão terminando casamento , juntameto enfim…os caras devem deixar a mulher nova onde esta …usar camisnha , se passar de 10 anos namorando ai começa pensar em se amarrar.
            Só queria saber no passado o que sei agora…tinha fuigido de casar com elas..cm certeza como faço hoje , mas não engano não , falo na cara, casar só daqui 10 anos talvez… elas na faixa de 34 a 40 anos não gostam nada nada…kkkk

          • Thomaz Aquino

            Somos iludidos por natureza , pena que a realidade bate na cara…ando tento problema com isso , namorada que quer tipo morar junto…só que tem um genio terrivel , pega no pé por coisas que outra não pegaria , cobra de uma forma ruim..eu disse nem pensar..nem te conheço direito , a ela ligou agora pouco e pergunto vc esta bem..? eu respondi sim e vc , ela disse tudo bem e se calou..eu fiquei queito , ela também ..ai ela disse esta ocupado eu disse não..ele pegou e disse só liguei pra dar boa noite…rsrs , além de causar ainda é torruda..eu eim 3 meses de namora esta assim…imaginou se morar junto depois de uns anos…vou terminar esta semana ainda já conheci o suficiente para perceber que esta na hora de cair fora…e procurar alguem que tenha genio legal..tem uma amiga assim que vive me ligando , tipo na amizade mas vive dando a entender…rsrs cara pensa numa mina de genio bom…ela me faz pensar que poderia dar certo pelo jeito tranquilo de ser..

    • josé

      Só faltou vc dizer que ela vai levar esta história para o ratinho resolver !rs

  • Luan

    KKKKK PQP com 5 meses de namoro não dá pra tocar nem no assunto de noivado, sua namorada é louca e vocês nem se conhecem direito! Namorei 4 anos e mesmo assim meu casamento não deu certo, durou apenas 5 meses. Agora acho que você deve ser sincero e explicar os motivos pelo qual você não quer casar, ai então deixe ela decidir se quer continuar com você mesmo assim ou não.

  • Thomaz Aquino

    motivos para ela querer casar

    1 sair da casa dos Pais
    2 dormir de conchinha
    3 ter sua própia casa

    daqui alguns anos motivos pra separar

    ter sua liberdade
    vc não deu a vida que ela quiz
    .. aventura sair da rotina , ficar com outro

    então vc deve esperar ver a vida ce vcs dois como será daqui 10 anos no minimo.

    Casamento tem que ter projetos reais ,muitas vezes abrir mão .qd vem filho saber se doar e negar a si mesmo em prol dos filhos …
    Deveria ter clausulas contratuais , que o não cumprimento daria de 4 a 10 anos de prisão ,…ou uma multa enorme…como não tem nada disso sai fora…não ha garantia de investimento.

    • Lully

      Nossa … casamento é tão ruim assim?

      • Thomaz Aquino

        Depende de com quem..kkkk , se a pessoa tiver uma personalidade calma , não muito exigente , que não chora a toa nem petis ,for amigona pode casar , o problema é achar alguem pra compartilhar os momentos diféceis que todo mundo um dia passa,casando ou não.Se voce tiver com uma pessoa tranquila e batalahdora , de fibra voce passa mais suavemente , se naõ vai ter uma inimiga dentro de casa louca pra pular fora e ainda levar o que é seu.os dois Homem e Mulher tem que escolher bem , caras violentos , vagabundos , safados,todo dias mostra casosTV , mulheres que não prestam também…e no começo todos são inrustidos., melhor ir investigando e observando bem os detalhes.

    • Silvanna Lima

      Pra ter aventuras e sair da rotina da muito bem pra resolver … Lugares pra casais irem é o que nao falta, Eu namoro á 3 anos e 3 meses, tenho 20 anos e eu quero me casar porque esse é o motivo de Deus ter criado a gente, formar familias,ter filhos, ser Feliz, esta escrito na biblia: Nao é bom que o homem viva só, esse assunto de liberdade depende muito, tem homens e mulheres em geral querendo uma liberdade que é voltada para os solteiros, por exemplo nao ter hora de chegar em casa, querer sair quase todo dia com os amigos, nao é assim que as coisas funcionam, Meu namorado joga futebol toda quarta feira, bebe com os amigos toda sexta, e ainda pesca 12 horas seguidas mais ou menos de 4 em 4 meses, e eu nao vejo problema nisso, entao acho que depende da pessoa, precisamos conhecer a pessoa o maximo possivel, por isso existe o namoro.

      • Felipe Oliveira

        Tenho que discordar de você a bíblia também não aprova o divórcio, Jesus, Paulo e alguns outros do antigo testamento nunca se casaram, o casamento NÃO é um mandamento bíblico, apenas uma recomendação.
        Sim Deus fez Eva para Adão, mas isso foi antes do mal entrar no mundo, em um mundo como o que vivemos hoje prefiro mil vezes viver e envelhecer sozinho.
        Não vejo nada de bom no casamento ou mesmo em um namoro longo (que acaba se tornando um casamento com o tempo), não quero ter família e nem filhos, pretendo fazer uma vasectomia assim que chegar aos 30, 35.
        Você tem uma visão muito romântica do casamento porque:
        1- está no começo do namoro (3 anos é pouco perto de um casamento que na teoria vale pela vida toda)
        2- você ainda é muito nova, quero ver você dizer as mesmas palavras daqui a 10 anos.
        As mulheres na faixa dos 30 que dizem que o casamento vale a pena e que não precisam trair para terem aventuras, são a minoria infelizmente, é muito raro achar uma mulher (e homem também) que se disponha a fazer dar certo nos momentos difíceis hoje em dia.

        Por isso eu só gosto de mulheres mais velhas.

  • Daniel junior

    hoje em dia casar de jeito nenhum bom e curtir a vida no máximo namoro (já fui casado) e acredite ser solteiro e muiiiito melhorrrrr

  • Beatriz Albuquerque

    Namoro Há 03 Anos , Sou LOOUCA Pra Ser Pedida Em Casamento, Ja Nap Aguento Mais U q Fazer?

    • Silvanna Lima

      Somos duas amiga, eu namoro á 3 anos e 3 meses, ele é 6 anos mais velho do que eu.. nem noivar ele quer, o que eu faço? Oro a Deus, entrego tudo nas maos de Deus, choro choro choro,e espero, se nao for da vontade de Deus um dia a gente vai cansar de esperar, o sentimento vai acabar, e ai Deus vai colocar o homem com os mesmos objetivos que os nossos na nossa vida,Deus te abençoe amiga.

      • Mika

        Silvanna
        Deus ajuda, mas você tem que fazer a sua parte…
        Pare de chorar e meta o pé na bunda desse seu namorado “enrolão”. Das duas, uma: Ou ele vai sentir sua falta e voltar com as alianças, ou vai embora de vez e te deixa livre pra ir atrás desse “homem com os mesmos objetivos” que você quer.
        Seu namorado é um burro empacado. Não vai andar se você não cutucar.
        Boa sorte!

  • Thomaz Aquino

    Você está afim de um monte de responsabilidades e cobranças.. Em troca terá quase nada..que não tem agora..está preparado pra rotina e quando o relacionamento esfria..e porque quase sempre esfria…viver casado depois de uns anos e uma arte ou missão.
    Se ver como uma arte case se ver como missão de superar obstáculos ..não case…
    Não se iluda..o começo e bom depois..desgasta.. Então a arte de renovação para isso os dois terao que ter o dom e o gênio necessário…

  • Junior

    Comigo está acontecendo algo um pouco diferente. Começamos o namoro já bem adultos (eu 38, ela 27), fomos morar juntos 1 ano depois, sem casar na igreja ou no civil. Ambos sem filhos. Dois anos depois ela começou a cobrar que tivéssemos um casamento “de verdade” (papel e igreja). Aceitei fazer uma escritura de união estável no cartório, cuja segurança patrimonial para ela é a mesma que um casamento. Mas ela quer casamento “de verdade”, e agora nos últimos dias passou a querer filho (eu 43, ela 32). Ela mora em capital desde 10 anos de idade, não é do interior. Por que tanta obsessão por um pedaço de papel? Filhos eu até entendo, o relógio biológico feminino é implacável. Mas por eu não ter dado o casamento “de verdade” que ela queria, agora pediu para separar de mim, mas quer continuar na mesma casa em quartos diferentes. O que vcs acham disso?

  • Mesma stuation

    Estou na mesma situacao do colega, minha namorada me pressiona para casar e estou lonje de ter uma vida economica boa. Ja estou tendo pressao demais, acho que uma pessoa para sua vida deveria ser aquela que te apoia e te ajuda, nao aquela que te pressiona e chantageia, gosto muito dela porem estou seriamente pensando em terminar, mesmo que doa um pouco agora, e melhor que sofrer mutio mais depois.

  • Cássio Mendes

    Minha namorada me ligou hoje falando que a mãe dela quer que a gente case. Detalhe: Voltamos tem uma semana e ela acabou de fazer 17 anos. E eu tenho 21. Não tenho estrutura nenhuma. Queria saber como convencer ela de que eu não quero enrolar ela e que quero que ela espere que a gente case? quero dar um futuro digno pra ela, ela sabe disso. Mas não pode demorar pq eu digo que quero fazer faculdade e quero que ela termine os estudos dela. Ela é do interior também… pq essa gente tem a cabeça fraca assim, tem esse pensamento defasado acerca das coisas? queria entender. É tão simples ela entender que vou casar depois que tiver minha casa, meu carro, meu dinheiro? ela quer se basear na família dela que conseguiu apenas algumas coisas depois do casamento. Porém não tem estrutura nenhuma. eu vejo isso, e tento passar pra ela, o que muita das vezes ela não percebe. Eu amo ela e queria mesmo que ela mudasse em relação a isso. Mas realmente não sei mais o que fazer. Ela prefere casar e morar de aluguel e viver uma merda de vida só porque a família quer assim… Do que esperar o tempo certo (de Deus) e ser feliz com um conforto. Que é o que eu quero dar pra ela.