Meu marido saiu de casa e só volta quando eu mudar o meu comportamento

19

Leitora: Olá, tenho 34 anos e estou confusa… Depois de 4 anos nos distanciando, machucando e matando o amor que existia, meu marido saiu de casa… E eu, que tinha certeza que queria a separação, me vi perdida, sem rumo e completamente desesperada com a nova condição… Depois de 20 dias afastados, pedi pra ele voltar e ele disse não… Disse que foi muito humilhado, desprezado e só voltaria se eu mudasse meu comportamento, se voltasse a ser aquela mulher por quem ele se apaixonou… Prometi que mudaria, que faria terapia e pedi outras mil vezes e a resposta foi a mesma… 

Fui ao fundo do poço, me humilhei, fiz escândalos, mandei emails apaixonados, depois emails xingando-o, enfim, enlouqueci… Até o dia que li uma mensagem dele para um amigo, reafirmando que não voltaria mais pra mim… Mas mesmo com tudo isso, ele me procura todos os dias para saber se estou bem, vai em casa no meio da semana para visitar nossa filha, faz os programas de família conosco, diz que sente muito carinho por mim e não consegue ficar bravo comigo… Isso me deixa confusa, não consigo seguir em frente pois tenho esperanças de uma volta… Devo cortar todos os laços e mandá-lo embora de vez? 

Ele só volta se eu mudar de comportamento

Acontecimento clássico: humilha, humilha, se acha o último biscoito do pacote, acha que o outro é “trouxa” e vai te amar incondicionalmente, até que quando você menos espera “plimmm!! Ele vai embora sem a intenção de voltar”. Digo isso não para te dar uns tapas nas bunda, apesar de que dá vontade, rsrs, mas sim para que você aprenda para as próximas: mesmo o mais tolo de todos, o mais apaixonado de todos, ou até mesmo o mais submisso de todos, um dia se cansa. Nunca use brigas, humilhações e demais artifícios quando o seu relacionamento estiver indo de mal a pior. Sei que dizer isso é fácil e que praticar é difícil, porém, mais difícil ainda é tentar remediar a ferida já exposta, concorda? Assim, de difícil para difícil, é menos difícil controlar o que sai pela nossa boca.

Agradeço pela sinceridade das suas palavras, e por você mesma ter admitido que o tratou mal, pois é como sempre digo aqui: isso facilita para que eu te ajude. Enfim, voltando ao assunto: agora não está na hora de você ir para a guerra, mas sim de refletir e se preparar para ela. Com isso quero dizer que essa não é a hora de procurá-lo, pois dificilmente você vencerá o jogo nesse momento. Pense só, como ele vai te aceitar desequilibrada como você está? Que um dia xinga, outro se humilha, outro faz escândalo, etc? Ele não quer voltar “com uma doida”, nem com uma ditadora. Se ele for querer voltar, será para uma mulher que o trata bem, que o compreende, não uma que faz tudo na base da imposição e da infantilidade, do tipo: é do meu jeito e ponto.

O que acontece é que você está mal acostumada a resolver tudo no grito e na baixaria, com o perdão da palavra. Assim, nada mais esperado do que querer resolver o término e uma possível volta da mesma forma, só que, só para te lembrar o óbvio, que parece que agora a sua ansiedade não quer te deixar pensar: isso não vai funcionar. Esse homem até pode gostar de você, porém, ao que parece ele não está pensando bem no gostar ou não de você, mas sim em procurar a paz e a felicidade dele depois de tantos anos de briga. Do que adianta ele gostar de você se você o trata que nem lixo? Por mais que não pareça, todo mundo tem orgulho, inclusive os mais humildes e pacientes. Todo mundo tem limite e ninguém quer ser feito de bobo para o resto da vida. Minha dica? Procure uma terapia sim. Vá ao médico, psicólogo e no que mais for preciso: faça tudo que você achar necessário para recuperar a sua tranquilidade mental, porque do contrário ficará muito difícil sair algo adequado de uma pessoa que está descontrolada, entende?

Nesse período não o procure, fique na sua, apenas refletindo e pensando, não só no que você fez de ruim no relacionamento, como também tentando entender se você realmente gosta desse homem, ou só está desesperada porque “perdeu o seu brinquedo” e saiu de um ponto cômodo que durou anos. Independentemente da gente gostar ou não do nosso parceiro, é comum se sentir sem chão depois que um relacionamento longo termina. E isso nem sempre acontece por amor, mas sim por força do hábito. Sem contar que, se não estou errada, você parece ser uma pessoa bastante controladora e que não sabe perder, o que a meu ver só dificultará ter uma conversa sadia com o seu ex. Você usou e abusou dele durante um tempo, agora é sua hora de colher o que plantou. Note que falo isso não para você se punir, mas sim para você crescer, amadurecer, fazer o seu melhor e quem sabe enfim consegui-lo de volta.

Procure também fazer bastante exercício físico, que fora elevar a sua autoestima e te deixar mais confiante, também te deixará mais calma, bem como ocupará o seu tempo. Nesse seu caso, também não ignore os exercícios para a mente, como a famosa Yoga. Existem academias que por um preço só você faz tudo isso e mais um pouco e que vale a pena você procurar saber. Nesse meio tempo não o procure, ainda que ao que tudo indica ele te procurará – até mesmo por causa da filha que vocês tem em comum e que faz com que o laço não possa ser cortado, até porque a felicidade dela tem que vir antes dos problemas pessoais e de ego. Quando ele te procurar, não fique falando que você mudou e blablablá, pois ninguém ganha ninguém na conversa: a gente ganha na atitude. Sendo assim, mostre que você mudou. Não fique falando que não vai mais brigar ou que vai fazer tal e tal coisa. Simplesmente faça. Sem se humilhar, até porque ninguém admira gente que se humilha e perde o salto alto, mas sim com maturidade e firmeza. Não mendigue a atenção dele, mas faça a sua parte. Ou seja, você errou, você tentará consertar, porém, sem desespero, sem humilhar o outro  e sem se humilhar. PS: O pulo do gato é que você só conseguirá fazer isso quando você estiver com a sua cabeça em paz e foi justamente por isso que te recomendei procurar ajuda psicológica, bem como exercícios físicos.

Depois que você estiver sem tanto fogo nas ventas, você verá que a sua história será que nem a do fumante: você vencerá um dia de cada vez, sem ansiedade, até ver que deu tudo certo. Note que ainda que você queira voltar com ele, o seu objetivo final será passar a respeitar mais as pessoas, sem impor tanto à elas, até porque pense só: se você mesma já acabou de aprender que tratar tudo na base dos gritos e da chatice só afasta as pessoas (tanto é que ele não quer mais voltar), por que continuar fazendo issotraria ele de volta? É como Einstein já dizia: loucura mesmo é fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes! Mude sua vida, seja menos egoísta, egocêntrica e pratique a humildade como pessoa. Depois disso você verá que, se ele não voltar contigo, no mínimo terá mais respeito e admiração por você. Ah, e quando você quiser gritar ou impor algo para ele, não faça isso: fale que tem que “ir ali”, respire fundo, conte até mil e só depois você volta, rsrs! Do contrário, ao ver sua atitude impositiva de sempre, ele acabará se lembrando do inferno que passou contigo no passado e correrá que nem diabo foge da cruz de você, mesmo em caso dele te amar. É do instinto humano: primeiro o nosso bem estar e a nossa sobrevivência, depois a dos outros.

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • O Wana

    Como ele foi humilhado ? Existem coisas que são difíceis para o homem perdoar. Nos conte com maiores detalhes que será mais fácil darmos nossas opiniões.

    • Carlos

      Humilhação é sempre humilhação. Não sei muita diferença entre elas.

    • Adriana

      Foram tantas agressões verbais… entre as que me recordo e que eram constantes: vc está brincando de casinha, não sabe cuidar da sua filha sozinho, tão inteligente para algumas coisas e lerdo para outras… enfim, era uma ditadora dentro de casa…

      • Luiz Isipon

        Aposto que ele é um excelente pai e nunca deixou faltar nada em casa em nenhum sentido.

        • Zumnupy

          Mas o perfil de homem que aguenta esse tipo de coisa é esse mesmo Luiz.

          Perfil de corno e de homem que sofre bullying da esposa é esse ai.

  • josé

    Quando se perde o respeito fica difícil manter um relacionamento ,provavelmente ,vc deve ser daquelas mulheres difíceis de se lidar!
    Se ele não quer voltar ,melhor vc respeitar a decisão dele!
    Já vou aquele ditado se 1 não quer 2 não fazem?

  • Talita Yung

    OUTRA postagem pela qual passei, complementando a última…

    SIM, ele está CERTO!
    Você TEM de mudar seu comportamento.
    Avalie-se, veja o que te incomoda primeiro. Sendo isso feito, procure SIM ajuda profissional. Psicólogos auxiliam demais nestes casos. Eu fiz um curso de inteligência emocional e ajudou.
    Enfrente seus demônios, assuma seus erros e medos. Chame-o para conversar e seja absurdamente honesta quanto o que anseia.
    Ria, fale besteira, se levar um tombo leve pela brincadeira….
    São coisas bobas assim que fazem diferença.
    CREIA só quem já passou por isso sabe bem como agir e o que jamais deve ser repetido!
    Se ele é tão importante para você, faça-o sentir-se importante, mas jamais ofenda, humilhe, grite ou xingue.

  • Luiz Isipon

    Depois que a gente fala que tem mulher que é louca, elas ficam bravas, ta aí mais um caso para comprovar. Porque ao invés de ficar fazendo escandalos e dandos showzinhos, não foi atrás de ajuda para tentar melhorar?

  • Marcos

    Fala-se muito em violencia contra a mulher mas todos se esquecem de que também existe muita violencia contra o homem. Violencia nao é somente física, mas também verbal. Existe uma quantidade incrivel de mulheres completamente histéricas, descontroladas, que fazem da vida do marido um verdadeiro inferno e tudo fica por isso mesmo. Existem até muitos casos de violencia física da mulher contra o homem que nunca sao reportados por vergonha ou por receio que a mulher inverta a estoria e diga que ela é que foi a agredida. A tal da lei Maria da Penha favorece as mulheres, mas cadê a lei que protege o homem da viloência verbal e física das mulheres? Nao existe…..

    • josé

      A lei Maria da Penha tb protege o homem!

      • Thomaz Aquino

        kkkkk é osso…..!

    • Thomaz Aquino

      vdd…alias virou guerra,ficou tudo igual mesmo, esta cheio cara apanhando ,sendo humilhado hoje em dIa….conselho pra todos…foge de mulher agressiva,,,ou ta f…..

  • Zumnupy

    Muito complicado.

    A leitora tinha o parceiro como uma certeza na vida. Que independentemente do que fizesse e aprontasse, ele estaria lá.

    O problema é que um dia de tanto sofrer. O outro lado decidi que não vale mais a pena manter o relacionamento e vai embora.

  • Melissa

    Moça, eu sinto muita pena de você. Sinto pena porque sei que o seu sofrimento é muito grande. Você não se aceita. Provavelmente se acha péssima em todos os aspectos, inclusive fisicamente. Acredito que você deve realmente seguir as dicas da Luiza à risca, se realmente deseja a mudança. Na verdade acredito que a sua ficha ainda não caiu, você acha que o seu marido está sendo injusto, ne? Suas atitudes são típicas de pessoas que se acham um lixo e por isso estão sempre na defensiva. Você acha que admitir o seu erro é sinal de fraqueza, é se humilhar, mas não é. Há uma grande diferença em se humilhar e sermos humildes. Ser humilde é admitir que erramos, é se colocar no lugar do outro, é entender que cada ser humano tem a sua luta. Caia na real, você se tornou uma mulher chata e insuportável. E o seu marido não casou com essa mulher. E sabe porque ele continua ligando, visitando? Porque ele ainda tem esperanças que você mude. Mas você, mesmo com tudo isso, não acredita em sua própria mudança. E a sua mudança não vai acontecer de uma hora pra outra, você tem que praticar ser legal. É sério, é prática. Se eu fosse você eu tentaria me afastar totalmente dele, por enquanto. Ligue pra ele e comunique isso, de uma forma bem tranquila, assim: “Gostaria que você me ajudasse. Por favor, evite me ligar ou
    me encontrar no período de 1 mês, pelo menos. Eu preciso desse tempo comigo,
    pois tudo o que eu quero agora é me preparar. Me preparar para ser uma pessoa
    melhor pra mim, pra minha filha e pro próximo relacionamento que eu tiver.” E faça mesmo acontecer essa mudança. Não desista.Boa sorte!

  • josé

    A história dela parece aquelas músicas sertaneja !

  • Thomaz Aquino

    Se realmente se arrepende , e pretende valoriza-lo , continue correndo atrás , e tente provar seu Amor , melhor coisa pra isso é MSG , nelas vc diz tudo que precisa ser dito , vai tipo plantando uma ideia que tudo será diferente..todo dia envia uma , alem de bom dia Amor ..sdd , boa noite , bjs…e as vezes durante dia envia tipo assim , pensando nós dois em tal lugar , descreva , seja romantica …msg todo dia ligar uma vez cada 3 u 4 dias …..sem desespero seja suave , segura..e convicente….e vai conquista-lo…Ps não discuta que passou , na~se justifique , só diz tudo será diferente descobri que te Amo demais…nada de drama e sim romance…recomeçar vai valer a pena ….vai lá Deus estará do seu lado , ele adora isso reconciliação…se arrepender..e lutar pelo melhor…

  • Só de Passagem

    Acho que essa estória tem tudo para ter um final feliz, pois seu marido parece ser uma pessoa muito boa, gosta de você, e você tem noção de onde pisou na bola, complicado seria se você achasse que a culpa era dele, o que acontece. Como bem aconselharam ele precisa de um tempo para ver o quanto ele gosta de você, o amor ou a imagem de uma pessoa pode se desgastar mais ainda em um rompimento se a situação não for bem conduzida. Acho que nesse momento deve se cercar de pessoas boas, energia positiva. Procure ajuda profissional, alguém bem recomendado que queira te ajudar de verdade. Acho que terá que reconquistar ele novamente, já colocou tudo para fora, agora é momento de só construir.

  • Jéssica Vieira

    Queridas saibam que Deus é o único que pode te honrar nessa caminhada. Só Ele pode consertar e ressuscitar o seu matrimônio. Aprenda Como Deus pode e vai restaurar seu casamento!
    Ajudamatrimonial.com.br
    Estou orando por vocês!!

  • aline

    Diga para voce mesmo o nome do único rapaz ou moca com quem você gostaria de estar ( três vezes)pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesma ( seis vezes) se você tem um desejo repita o para você mesmo( venha CA anjo de luz eu te envio para que desterre … de onde estiver ou com quem estiver e faca ele me telefonar ainda hoje apaixonado e arrependido desinterre tudo que esta impedindo .. Que venha para mim afaste todas aquelas que tem contribuído para nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras mas somente em mim Que ele me telefone e me ame Agradeço por esse misterioso poder que sempre da certo Amém) publique essa simpatia por três vezes basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente essa simpatia abaixo e logo em 48 horas você terá uma linda surpresa beijos e ainda essa noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama algo assim acontecera entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparado para o maior choque de sua vida se romper esta corrente terá ma sorte no amor Deus vai lhe abençoará e sua vida não sera mais mesma.