O que fazer quando o seu namorado é ciumento e possessivo?

17

Leitora: Tenho 20 anos e ele 26, era até fofinho no começo o jeito ciumento e dramático dele, mas depois de um tempo começou a encher. Eu não podia sair de casa sem ele que ele já começasse a dizer que eu não gostava mais dele, que ele ia procurar outra… aí falei pra ele parar, conversei com ele, ele disse que eu sempre culpo ele por tudo, sendo que as vezes eu não faço nada e ele já fica bravo, aí eu tento evitar falar com ele pra ver se ameniza a situação, mas ele fica me ligando, não me dá espaço, quero sair com uma amiga minha e ele quer ir junto, se eu digo que não, pois preciso de um tempo com minhas amigas porque vamos falar sobre coisas de mulheres, ele já começa a dizer que eu vou trair ele, que minha amiga tá me influenciando, que eu to passando imagem ruim para as pessoas, e quando vou fazer um trabalho da faculdade, se ele sabe que vai ter um homem lá, ele nem deixa eu ir,  falando que vai terminar comigo… e engraçado que ele pode sair com os amigos dele, pode ir pro bar, ir jogar com os colegas, mas eu não posso nem ir pro shopping com minhas amigas sem levar ele junto. Preciso de espaço, já disse isso pra ele e ele ficou emburrado de novo, disse que eu não dou valor. Estou perdendo a paciência, não quero deixá-lo, mas se esse for o jeito… preciso de ajuda.

Meu namorado tem ciúme demais

Engraçadão ele, heim? Se for assim, ele também “não te dá valor”, visto que ele também quer sair e ter vida própria, rsrs. Palhaçada! Sinceramente? Eu sou muitíssimo desconfiada de gente que gosta de sair, de ter vida social e fazer tudo que uma pessoa normal faz, mas não deixa a parceira fazer. Isso não te parece coisa de gente que faz – ou fez – muita besteira e tem medo do outro fazer também?  Não sei se ele apronta ou já aprontou muito, mas penso assim: se ele sai com os amigos dele e fica numa boa, por que você não faria o mesmo? Tendemos a espelhar nos outros comportamentos nossos. Ou seja, se ele é um santo que não faz nada, parece criativo demais ele ver essa maldade toda em você, entende?

Vou ser cafona, dá licença rsrs, tipo o tal do Laerte da novela que eu não costumo assistir, mas às vezes ligo a televisão nesse horário para observar exatamente o comportamento dele e da ex, Helena (a outra novela eu odiava, mas ligava as vezes só para ver o Félix kkk. Sou uma apaixonada por comportamento humano, fazer o quê). Enfim, o Laerte é um homem paquerador, que adora se divertir, e acredito que é justamente esse um dos grandes motivos por ele ser tão ciumento com as mulheres (os outros motivos são insegurança, um pouco de loucura na cabeça kkk, etc). Ele vê nos outros uma maldade que é dele. É como se ele não se imaginasse sendo um santo, logo santos não existiriam, entende? Seria tudo na base do mundo refletido dele.

A outra opção pode ser: trauma! Como dito anteriormente, não estou dizendo que o seu namorado trai, nem que apronta. Não sou ninguém para afirmar algo de alguém que não conheço, porém, cá para nós que se você nunca o traiu e nunca fez nada para ele ter esse ciúmes todo e mesmo assim ele ter, é um tanto quanto questionável, né? O trauma também pode ser por causa de um relacionamento passado dele, mas aí você não tem nada a ver com isso e mande ele se tratar (é serio!!).

Acredito também que você tem que se impor mais, pois ainda que cresçamos no corpo, podemos ser eternas crianças a depender da circunstância. Por exemplo, se ele faz birra e drama toda vez que você quer sair com alguém que ele não quer ou quer ir para um lugar que ele não gosta e você atende aos pedidos dele, seja por pena, ou por medo de perdê-lo (visto que ele ameaça constantemente terminar contigo se você for para os lugares) e ele vê que o dramalhão funciona, a consequência lógica é ele continuar fazendo isso, pois sabe que você é mais fraca no sentido de ”manipulação e imposição de respeito psicológico” do que ele. Se ele sempre vence, no fim quem fica presa em casa que nem cachorrinho novo é você e isso é confortável para ele.

No seu lugar, eu deixaria as coisas bem claras, diria algo como: “Olha, eu gosto muito de você, realmente não gostaria de terminar o namoro, porém, se você ficar me pressionando e me obrigando a fazer coisas que não me deixam feliz, eu vou acabar me distanciando e isso com certeza mudará o que eu sinto (…). Eu vou para a casa das minhas amigas porque tenho a consciência tranquila. Se você acha que eu vou te trair, então por que você sai com os seus amigos? Você me trai quando sai com eles?“. Se ainda assim ele se mostrar irredutível e desde que ele não seja uma pessoa violenta, eu iria contra a vontade dele mesmo. Falaria ”eu te amo e já te expliquei todos os motivos de achar desnecessário esse seu ciúmes doentio. Não vou fazer nada, mas acho que você precisa me respeitar mais”. E iria. Você corre o risco dele terminar contigo ao fazer isso? Sim, corre!! Mas sinceramente, você acha que vale a pena manter um namoro às custas de ele dominar a sua vida completamente? Eu heim, acho isso muito estranho!

Eu no seu lugar pensaria que caso ele terminasse eu sofreria e sentiria saudades, mas se ao mesmo tempo eu pensasse em como seria a minha vida inteira vivendo nessa prisão e com uma pessoa totalmente dramalhona, já iria pensar que já foi tarde, que é melhor sofrer por uns dias por um término do namoro do que pela vida inteira vivendo que nem a “princesa do Frozen” kkkk. Se por outro lado você sair e ele não terminar, ok, bom que você não precisa terminar o seu namoro e bom também porque aí quem sabe ele não vai aprendendo aos poucos e vendo que quem manda na relação não é só ele, mas sim vocês dois. Com o passar do tempo ele se acostumará que você também tem o direito de ter uma vida social e tudo ficará mais tranquilo. Só torço para ele não ser ”doido o bastante” a ponto de ser tão inseguro que, se você sair, ele querer começar a te trair só porque pensa que você faz isso com ele quando sai. Parece absurdo, mas muita gente, ainda mais quando é neurótica e insegura como ele, gosta de bater antes de apanhar. Se você achar que esse é o caso dele, é mais um motivo para você querer terminar de vez, pois de nada adianta ter liberdade e ser corna porque ele faz devaneios na cabeça dele, né?

Ah, se der, como quem não quer nada rolava de mandar esse vídeo pra ele, né? kkk

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.