Entenda o motivo por trás dos projetos de vida mal sucedidos

14

Entenda o motivo dos projetos de vida mal sucedidos

O ponto de partida para as caminhadas da nossa vida é a motivação, por isto, existem inúmeras receitas e conselhos sobre como desenvolvê-la. Livros e mais livros foram e continuam sendo escritos sobre este tema e diariamente lemos inúmeros truques e fórmulas de como nos motivar, porém, estas dicas deveriam ser acompanhadas por avisos.

AVISO: O uso inadequado desta motivação poderá causar sérios danos aos seus projetos e até mesmo a falha. Se persistirem os sintomas, procure ajuda.

A generalização da motivação é até esperada, mas pouco se fala ou aborda sobre a análise de quanto tempo a iniciativa irá durar, algo que é tão importante quanto a própria iniciativa. Sem um combustível certo ou sem controle nos gastos emocionais e de recursos, o projeto poderá se tornar um grande problema, dependendo do caminho que se decide seguir.

A análise dos recursos emocionais e técnicos é muito importante pelo simples fato de que os projetos ou sonhos que precisam ser colocados em prática diferem, e muito, em questão dos recursos que serão usados.

Ao analisar o nosso núcleo social ou se espelhar em figuras bem sucedidas, cometemos um grande erro, que é o de atravessar etapas e não nos focarmos em cada parte do nosso projeto. Alguém que você conhece pode ganhar excelentes salários e até mesmo em um período mais curto do que o seu, atingir patamares que você deseja, porém, todos somos diferentes e é exatamente neste ponto que o conteúdo genérico dos livros de autoajuda nos “autoatrapalham”.

Apesar de tudo estar mais rápido e dinâmico, a vida não é uma corrida contra o tempo, não adianta tentarmos forjar atalhos e formas mirabolantes de ultrapassar detalhes dos nossos projetos sem primeiro nos atentarmos a uma simples e básica pergunta:

Qual é o combustível que melhor servirá para que EU alcance os meus objetivos? Esta pergunta, somente você pode responder. O que você não pode permitir é que a ânsia por respostas e pelo retorno rápido do “investimento” o torne viciado em expectativas.

Por vezes procurei sobre temas na internet com grande vontade e motivação para aprender e me vi afundado em teorias e análises super técnicas sobre certos assuntos que naquele ponto já eram tão avançados que, me davam a falsa sensação de estar no mesmo patamar dos meus experientes interlocutores, porém, sempre que tentava botar em prática o que tinha aprendido, me decepcionava, pois as minhas expectativas estavam muito além da minha real capacidade naquele momento.

A falsa facilidade a que estamos acostumados hoje em dia em que tudo esta a um clique, nos torna por muitas vezes incapazes de darmos passos bem planejados atrás de nossos objetivos. A vontade de seguir os vencedores, de pensar que as coisas são mais fáceis do que realmente são, a ansiedade por querer absorver experiências de anos em dias e de nos superestimar, destroem qualquer chance real de desenvolvimento e êxito nas empreitadas que nos motivamos a começar.

A escolha do combustível e do plano de viagem certos para cada jornada podem ser a diferença entre realmente alcançar o que se deseja, ou de cair em um mar de frustração infestado pela inércia.

O combustível para iniciar a jornada da vida é relativo, cada pessoa tem sua própria receita, mas como eu sei qual é a minha receita? Analisando criticamente todas as suas qualidades e defeitos você terá uma percepção real do que necessita e do que já possui para que a sua jornada seja a melhor e mais bem sucedida possível. Você precisa ser sincero consigo, esta é uma questão chave para conseguir a fórmula do que te move.

Não analisem os bem-sucedidos de plantão, que estão felizes da vida, milionários e seja lá o que o seu desejo queira. Analise muito bem onde você está inserido e em que contexto, lembrando sempre de que as suas metas devem ser algo pessoal e exclusivo, afinal, somos únicos.

ATENÇÃO: Os experts apresentados neste programa dedicaram anos no desenvolvimento das técnicas necessárias para chegarem onde estão. Não existe uma mágica que faça com que tudo sirva a todos, aconselhamos discernimento ao leitor.

Enquanto você se prepara para mais uma grande jornada em sua vida, continue a produzir. Seja trabalhando, escrevendo, estudando ou qualquer forma que mantenha o seu fogo interior aceso. Encare seus problemas e busque soluções que lhe agradem, seja um pouco mais realista e mais disposto a fazer acontecer que com certeza terá grandes e frutíferas aventuras.

Instagram
Share.

About Author

Ciro M.

Colaborador do Pergunte a uma Mulher. Administrador, Vocalista e Imaginário. Paranaense do Interior, acredito que é preciso saber de tudo um pouco. Gosto de Bacon, Jack Daniels, uma Murphys bem gelada e muito Rock'N'Roll. Um dia eu consigo me descrever melhor, mas acho que vai demorar, porque eu vivo em constante mudança!