Coisas que você precisa aprender antes que seja tarde demais

0

Ontem mesmo éramos crianças, comíamos comidinha da mamãe e jogávamos queimada nas proximidade de casa sem nos preocupar com nada. Chegando na idade adulta, vem aquele turbilhão de experiências e acontecimentos que, até hoje, mais do que crescidinhos, ainda não sabemos lidar. Temos muito o que aprender, a trabalhar, não só na nossa vida, mas dentro de nós mesmos. E mais do que isso: temos que aprender coisas básicas antes que seja tarde demais:

Saiba lidar com o medo

Enfrentar medo

O medo é algo que acontece sempre que você for dar um passo maior do que as próprias pernas e é item obrigatório quando se fala em grandes conquistas. Como conquistar algo grande se você não arriscar algo à altura? Aprenda a lidar com o que te impede de ser feliz: pense se o seu receio tem sentido, e mesmo se tiver, se vale o objetivo que você pretende alcançar no final. Se valer, vá fundo: ganhar ou perder faz parte do jogo, pois afinal de contas, você mesmo sabe que nenhuma conquista teria tanta graça se fosse fácil. Pense em você vencendo todos os obstáculos, mentalize coisas boas, mas não se esqueça de que a melhor combinação sempre tem a atitude como ingrediente básico.

Perca o seu tempo com quem perde com você

Perca o seu tempo com quem perde com você

Não adianta: não é só gastar dinheiro, mas gastar tempo com alguém nos dias de hoje é uma baita prova de consideração. Com o mundo egoísta do jeito que está, ninguém quer gastar o que tem de valor com “qualquer um” (seja algo material ou não).

Se alguém não te dá a devida importância, você vai ficar batendo na tecla dessa pessoa para quê? Para sofrer? Para se sentir deixado em segundo plano? A propósito, você está com tanto tempo extra assim? Não, né?

Dê uma chance para quem sempre te tratou bem e você nunca deu bola. Vocês podem ser grandes amigos, ou outra coisa, a depender do desenrolar da história, rs. O legal é gastar o que você tem de melhor com quem trás luzinhas para a sua vida: seja o seu animalzinho de estimação, seja seu vizinho ou um pretendente.

A regra é clara: coloque na cabeça que você já perdeu tempo demais com quem não importa e que você não para de envelhecer… Já já você fica velho(a), encalhado(a) e não poderá reclamar que todo mundo é feliz, menos você. Afinal de contas, nós temos o que procuramos e não adianta plantar depressão e ficar encasquetado com algo que só faz mal para depois reclamar que a vida é injusta.

Não tente consertar as pessoas: conserte a si mesmo

Não tente consertar as pessoas: conserte a si mesmo

As pessoas não mudam quando você quer, elas mudam quando se ferram ou aprendem demais. Em qualquer uma das hipóteses, você não pode fazer muito mais que não seja contar com o bom senso delas. O bom é que você pode se mudar e se policiar para não cobrar tanto dos outros. Experimente, ao invés de ficar pensando que o outro bem que podia ”ser mais legal” ou “menos estressado”, que você poderia encontrar companhias melhores que sejam um pouco mais prontas para você. Se é difícil dar jeito em você mesmo, por que tamanha ilusão que você iria dar jeito nos outros?

Não tenha inveja dos outros, se inspire a partir deles

Não tenha inveja dos outros, se inspire a partir deles

Quem nunca sentiu inveja? É socialmente feio dizer, mas todo mundo já sentiu e o problema não é nem esse. Se é algo humano, o que importa é o que você fará com ela. E mais do que isso: quanto tempo ela durará no seu pensamento. Dizem que o primeiro pensamento que temos é sempre incontrolável, mas a partir do segundo você já pode (se) controlar. Se é assim, por que você não tenta usar essa pessoa que você admira como fonte de inspiração ao invés de ficar jogando olho gordo nela? Pare e pense: “o que eu posso fazer para ter o que ela tem?” e coloque suas mãos na massa. Não que isso será garantia de felicidade, porque certamente não será, mas te fará correr atrás dos seus objetivos – o que consequentemente resultará em felicidade, ou ao menos em mais autoestima. Se você não conseguir exatamente o que almejou, pelo menos muita coisa você terá conseguido. Quem batalha, sempre chega cada vez mais próximo do lugar que gostaria de estar e isso é um fato indiscutível.

Não fique olhando o corpo dos outros, os parceiros dos outros, o quanto eles ganham ou a casa que eles moram. Gaste toda a energia que você tem com você mesmo, sem olhar tanto a concorrência. Se você cobiça demais, isso te tirará o foco do seu trabalho e do seu sucesso. Se você gastar tempo demais reparando como “fulano” é rico e você não, como você terá tempo para ganhar dinheiro? Se você reclama que você nasceu frangote ou gordinho demais enquanto tem gente que nasce ”gostoso”(a) por natureza, como você treinará para reverter a situação? Saiba de uma coisa comum a todas as pessoas que tem sucesso: elas gastam tempo demais com elas mesmas.

Não se cobre tanto

Não se cobre tanto

As pessoas costumam ter dois problemas extremos: ou se cobram demais, ou são desleixadas demais com a própria vida. Não caia nessa armadilha do 8 ou 80. Opte pelo “caminho do meio” antes que seja tarde demais e você morra de ócio ou de um ataque cardíaco. Faça o que tem que fazer, não se engane e evite ao máximo procrastinar, porém, isso não significa que você não terá um horário de descanso e nem tempo para errar. É como uma criança: se sujar e descansar faz parte da brincadeira! Não se cobre nada além do aprendizado, que deve ser guardado como lição de vida, mas nunca deve ser levado em sentimento ruim para a sua próxima empreitada.

Pratique o perdão

Pratique o perdão

A gente escuta muito sobre perdoar as pessoas, aprendemos que o rancor e o ódio só fazem mal, mas na prática nos esquecemos disso. Do que adianta ter tanta raiva se por vezes o ”inimigo nem se lembra que você existe e está lá tomando a cervejinha dele enquanto você se mata aos poucos?”.

Oi? O quê?! Você sabe perdoar os outros? Que bom, menos um problema pra lidar! Mas e quanto a você? Você sabe se perdoar?

Se você perdoa os outros, mas não sabe se perdoar e sempre se pune quando não executa algo com perfeição, o peso ainda continua grande. Errou? Reconheça e siga em frente. Pensar nos seus vacilos só é útil até aprender a lição, depois é bola para frente. Já passou da hora de você aprender que reler muito o passado te incapacita de escrever o futuro.

Reconheça o que os outros fazem por você

Reconheça o que os outros fazem por você

Se você é daqueles que se esquece de agradecer pelo o que fazem por você ou, em situações mais críticas, chega a pensar que quem te ajuda é porque tem tempo ou prazer nisso (e não pensa que é porque a pessoa gosta de você e se esforça para te agradar!), mude logo de ideia antes que você perca esse presente em forma de ser humano. Gente que se preocupa e cuida da gente é mais raro do que ganhador de Mega Sena. Assim, se você tem alguém que, mesmo sendo chatinho às vezes, você sabe que quer o seu bem, valorize: talvez você ainda não tenha sentido isso, mas não tem coisa pior do que a solidão e a impressão de que ninguém se importa com você.

No mais, a gratidão é um dos sentimentos que inevitavelmente te deixará mais feliz, pois te motivará não só a fazer algo de bom para outras pessoas (o bem atrai o bem, isso é indiscutível), como também a, quem sabe, querer devolver ao mundo um pouco do amor que a pessoa te deu (aquele negócio de que gente que vive mal humorada é porque é mal amada é a mais pura verdade!). E aí, se você é como eu, que acredita que o mundo tem a energia que a maioria dos habitantes dele emanam, é só fazer a sua parte.

Por fim, aprenda a jogar fora

aprenda a jogar fora

Sabe aquele namorado(a) que nunca te corresponde à altura? Aquele amigo que só te liga quando tem problema? Aquela pessoa que só fala contigo para pedir favor? E até mesmo aquele monte de tralha que você guarda na ilusão de que usará depois (aqui falo de bens materiais mesmo!)? Pois é, jogue tudo fora OU, se tratando de coisas boas, use agora mesmo: não deixe o seu melhor perfume apenas para as festas, nem os seus pratos chiques para as visitas: você também merece muito glamour e coisas boas.  Tire os seus melhores enfeites e os exponha logo! A hora é agora.

********************************************************

Se você conseguir fazer ao menos metade disso, tenha certeza que a sua vida melhorará consideravelmente e o único esforço necessário – que é grande, eu sei – será você querer fazer algo por você mesmo, antes que você veja os outros fazendo o que você não conseguiu fazer e se lamente por isso.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.