Quanto mais você posta falando sobre o namoro, mais baixa autoestima você tem – diz pesquisa

63

Quanto mais você posta falando sobre o namoro, mais baixa autoestima você tem – diz pesquisa

Quem tem facebook sabe: às vezes chega a ser insuportável a quantidade de vezes que alguns casais postam que estão com outro: “Eu e meu amorzinho jantando”, “Olha como ele(a) é linda acordando”, “amor eterno”. Com o perdão da grosseria, tem uns que só faltam postar foto do outro cagando e falando que cheira a flores, rsrs. Eu pessoalmente sempre desconfiei que há um problema nisso aí. Afinal de contas, o que leva uma pessoa a pensar que o resto da rede social quer saber sobre a vida sentimental dela? Uma coisa ou outra a gente até se diverte e acha fofo, mas quando é demais o próprio nome já diz, né?

O interessante é que, ao contrário do que elas querem parecer, geralmente essas pessoas estão longe de viver tão em paz emocionalmente. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada pela Albright College nos Estados Unidos. De acordo com esse estudo, o excesso de publicações pode estar ligado ao excesso de insegurança no relacionamento. Esses casais usariam a rede não só para falar que eles estão juntos, mas também para monitorar os passos do parceiro. Faz sentido, né?

A pesquisa realizada pelo professor de psicologia Gwendolyn Seidman e pela aluna Amanda Havens apontou que usurários que estão bem no relacionamento também publicam fotos, porém, indivíduos com nível alto na Escala de Autoestima Contingente à Relação, representada pela sigla RCSE em inglês, que significa uma forma não saudável da autoestima, tendem a postar com mais intensidade esses conteúdos de cunho sentimental/conjugal.

“Os resultados sugerem que quem tem nível alto de RCSE sente necessidade de mostrar para os outros, para os parceiros e, talvez para si mesmo, que a relação está bem e que consequentemente eles estão bem”, disse Seidman.

O psicólogo também alegou que essas pessoas podem usar o excesso de publicação para amenizar o medo de rejeição e para lidarem com a ansiedade no namoro. A pesquisa também concluiu que os extrovertidos tendem a monitorar menos, bem como a fazer menos posts relacionados aos seus parceiros, enquanto que com os introvertidos a situação se mostra inversa.

******************************************************************************

Senti falta de números nessa pesquisa, mas eu particularmente achei que ela faz todo o sentido do mundo. E vocês? De qualquer forma, acho que muita gente precisa ler isso aqui kkkk.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Apreciador

    Entao minha autoestima está nas alturas ja que nunca posto nada sobre namoro (pois nunca tive um rsrs).

  • Baby Lemonade

    Nossa…pesquisa perfeita,concordo plenamente!E convenhamos,nem precisava desse estudo aí para sacarmos o nível de insegurança dos casais no facebook,kkkkkk!!!Eu mesma já fui vítima de profunda insegurança no passado,rsrrs.Vivia postando fotos na linha “casal feliz”,mas o relacionamento estava numa fase droga,com muita cobrança e ciúme.Ainda bem que nunca é tarde para a gente aprender,colocar as idéias no lugar e amadurecer com esse tipo de vivência.Hoje em dia nem facebook tenho mais, e possuo um relacionamento muito tranquilo e funcional,sem necessidade de provar nada para ninguém 🙂

    • Só de passagem

      eu tirei o facebook do celular, mas acesso as vezes via net, vejo o lado positivo de estar ligado a familia e amigos. Mas já houve uma época que minha namorada postava fotos da gente pelo menos uma vez por semana, jantarzinho, bla bla bla. O que notei foi que isso trouxe uma energia super negativa para o namoro, enqt era anonimato a paz reinava, mas aí com essas postagens a mulherada da cidade dela começou a se jogar, via facebook, no trabalho, pelo celular, etc, etc. Pense numa dor de cabeça e nas brigas que surgiram, certo dia uma amiga dela falou para parar de colocar fotos no facebook, viver num isolado reduto de paz, e num é que as coisas melhoram. Agora se ela postava por insegurança, eu não sei, mas que atrai problemas expor demais o namoro atrai.

  • josé

    Eu concordo com a pesquisa ,ano passado um casal conhecido meu ,fazia isse tipo de coisa no face ,quem olhava achavam que eles se amavam ,conheço eles a 10 anos e ano passado fui na festa de aniversário dele ,isso em novembro !
    Em fevereiro estavam separados é toda aquela melação na rede social era só aparência ,hj ele está com outra mulher e ela com outro rapaz é agora estão fazendo tudo igual só que cada um com seus parceiros !kkkk
    Conheço varias pessoas assim ,acho que é insegurança ,precisam mostrar que são amados e que estão amando !

  • Mika

    Conheço uma família inteira assim. Fotinho toda hora: “E vidão! Eu e meu amor no Hotel Cafofo, em Confins do Judas!”, “Família mais linda, essa. Amo todos vocês!”, “Orgulho de ser sua nora. Obrigada pelo filho maravilhoso que me deu!” (Ooii !? Esqueceram de contar pra essa mãe e essa esposa a bisca que é o sujeito? kkk).

    Não é à toa que o Facebook é chamado de “O Castelo de Caras dos desconhecidos”… rs

    • Baby Lemonade

      “O Castelo de Caras dos desconhecidos”…perfeito,kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!XD

    • Melissa

      Deus inventou a internet e o diabo foi lá e inventou o facebook.

  • Carlos

    E o resumo é:
    Cão que ladra não morde, quem muito se afirma, não confirma…

  • Guilherme

    Ah, isso aí não considero nenhuma novidade. É aquele típico lance de uma mentira repetida mil vezes se torna verdade. A pessoa precisa tanto acreditar que o relacionamento vai bem, que é amada, que ama muito, que tem que falar, postar isso o dia todo, na esperança dq uma mágica aconteça e ela realmente tenha esse relacionamento perfeito.

  • Rodrigo MariMoon

    O que muitos chamam de “mostrar demais o relacionamento”, eu chamo de amor…
    Essa exibição pública traz uma ótima vantagem, pow… Quer dizer, assim, não fica gente querendo ficar de papinho com a pessoa, pois já ‘tá bem óbvio que a pessoa está com outra, então não teria a desculpinha “aah, eu não sabia que ela estava namorando.”

    • Guilherme

      Vc que acha meu caro. Eu tenho amigos que adoram cantar esse tipo de mulher. Se a pessoa quiser cantar, mexer, mexe com, sem namorado. Vc não vê a tal Late que eu to passando propondo até sexo a três com o cara que possui namorada aqui?

      • Será por isso que o Miguel sumiu do site? kkk

        • Guilherme

          Olha que pode ser hein? hahahahahaha. A late derrubou o menino.

          • Hamilton

            kkkkk… só vocês mesmo. Mas perto do natal todo mundo quer degustar um lanchinho antes da ceia.

          • Guilherme

            Sei não hein? Do jeito que o cara gosta de pagar de fiel, irrepreensível, sem falhas e erros, não acho que justo na época do natal ele faria isso. hehehe

          • Lemon

            Ele pode até ser tudo isso mas pegou o número do whats dela sim! hahahahaha

          • Guilherme

            ÉÉÉÉÉ! Tem isso, né? hahahahhaha
            Só pagando de santo então…

          • Lemon

            Não sei se paga de santo mas eu no lugar dele também pegaria hahah

          • Guilherme

            Ah cara…Se eu namorasse, não pegaria. Se é pra pegar sem compromisso, não namore, só fica, sei lá. Eu sou muito sistemático com esses lances. Relacionamento sério e traição não combinam. Por mais gata e fake que a Late seja.

          • Lemon

            Também não gosto de traição mas nesse caso eles são de estados diferentes e conversa por whats não implica em traição hahahaha

          • Guilherme

            Do jeito que essa mulher tá igual carrapato no testículo, não duvido nada de ser do mesmo estado, e se for estado diferente, viajar atrás dele. haahhahahhhaa

          • Lemon

            Já imaginou ela aparece na porta da casa dele? hahahaha pelo que eu li ela é de MG e ele de SP então estão longe mas né vai saber o que eles conversam na ”privacidade” do whatsapp hahahaha

          • Guilherme

            Na porta? Capaz do cara chegar do serviço e dar de cara com ela deitada na cama algemada…hahahahahaha
            Então, pode ser que seja fake isso, né? Pq ela fica falando tanto que quer, quer, que é muito longe…
            E putz, essa danada é mineira? Apesar de eu achar fake, não custaria nada ela olhar pros mineiros. hahahahahahha

          • Lemon

            Haahahhahahaha se diz cada uma! Como assim fake?
            É ela já disse várias vezes que é de Minas..vc é mineiro? hahaha

          • Guilherme

            Uai, há suspeitas de várias pessoas de respeito aqui no blog que ela é fake, as fotos não são dela, etc, etc…
            Eu não discordo deles não, mas é outra história.
            Eu não acompanho ela, só descobri que chama bianca pq o Klaus deu idéia.
            Sou mineiro sim velhão. De itabira, conhece?

          • Lemon

            Nem acho que ela seja fake pelas fotos pq ela é bem comunzinha, pra mim fake seria se fosse fotos de uma deusa! mas pode ser fake na essência, uma pessoa fútil até o último fio de cabelo! Tbm não acompanho é que você acaba lendo o que pessoal vai postando e ela postou que era de MG.
            Então você é do estão atrasado? conheço essa cidade não hahaha

          • Guilherme

            Então, mas tem gente que suspeita, e é gente antiga no blog, eu novato não vou discutir, né? hahahahaha.
            Mas, se for verdade, ela deve ser daquelas mulheres que tu não aguenta mais doq 2 fodas. Parece ser antipática, metida, fútil, interesseira.
            Ah sim, então ela é de minas.

          • Lemon

            Uma gozada e depois um dá um chute hahahaha ela deve ser insuportável sem brincadeira se aqui é uma chata imagina pessoalmente!! Minas domina por aqui né? eu que pensei que vocês todos fossem caipiras atrasados uai hahahah to zuando..

          • Guilherme

            Chute eu não diria, pq mesmo zuando não tenho coragem de bater em mulher. Massss, é uma gozada e depressão profunda. hahahaahahha
            Esse tipo de mulher deve ser aquelas que vc fala: “cala a boca e continua chupando”. HAHAAHAHHAHAHAHAHAHA
            Minas tá até presente aqui, assustei.
            Relaxa, a gente é da roça mesmo. Cria galinha, porco.

          • Wana

            Como pode também ser uma pessoa maravilhosa, certo ?

          • Baby Lemonade

            Mesmo assim dá “pano pra manga” para rolar uma mega confusão com a namorada dele,não acha?Se fosse comigo já seria motivo para um término…namorado meu dando cabimento já é “meio caminho andado” para muita coisa.Na minha opinião,um encontro e transadinha só seria a finalização da traição.

          • Hamilton

            Concordo Guilherme.

        • Miguel

          Luiza eu só dei uma sumida por causa do meu TCC e não por causa daquela louca kkkkkkkk

          • Wana

            Leve-a na brincadeira, pois é assim que está parecendo.
            Me parece que ela só está curtindo no site aquilo que ela não é na verdade.
            Convenhamos que é fácil falar besteiras, e tomar falsas atitudes com pessoas que não nos conhecem, nem sabem aonde vivemos.

          • Miguel

            Olha eu a adicionei no whatsapp e conversamos algumas vezes e posso dizer que ela é a mesma pessoa que se mostra aqui, age da mesma maneira.

          • Baby Lemonade

            Miguel…desejo de coração que vc se mantenha firme e forte na fidelidade a sua namorada.Nem sempre é fácil fazer o que é certo,mas acho que os benefícios a longo prazo duram muito mais.

            Desculpa me meter,hein?Mas vejo muito cara “fazendo lanchinho” numa gostosa e depois sofrendo horrores por ter perdido a namorada.

          • Miguel

            Não precisa se desculpar Baby 🙂 Então nunca tive a intenção de trair a minha namorada, muito menos com aquela menina, adicionei de tanto que ela me encheu a paciência e também porque não vejo nenhum perigo nisso, ela mora longe e nunca rolaria nada! Jamais jogaria fora um relacionamento de anos por uma trepada.

      • Rodrigo MariMoon

        Não sei o que é Late ^^’… Kkkkk’. Explica, por favor?

        • Guilherme

          Então, tem um perfil aqui, com nome Late que eu to passando…
          Esse perfil, fica dando em cima do usuário Miguel sem dó, nem piedade. Ele fala que tem namorada, ela fala que a namorada é feia, que ele merece melhores, até propôs sexo a três. hahahahaha

          • Rodrigo MariMoon

            Gente ‘-‘… Kkkkk’. E eu achando que já tinha visto de tudo… Kkkkk’.

          • Hamilton

            Caramba Guilherme…. já tá assim o negócio.
            Essa mulher é bicho brabo mesmo hein! Acho que é o ponto onde o caçador vira a caça. kkkkkkk

          • Guilherme

            É desse jeito Lewis Hamilton. Bicho tá pegando…hahahahhaha
            Se bobear ela tem até um boneco de vodu com o nome dele…hahahahahahaha

    • Rodrigo, mas esses seus comentários mesmo já demonstraram insegurança. Se você confia não precisa tanto mostrar que a pessoa tem outro, tem que confiar que ela nem vai dar bola e que não deve satisfação da vida pessoal, sabe? Dar papinho ou não depende dela, então fique tranquilo!

      • Guilherme

        Se fosse assim, o namorado da Luiza deveria colocar uma coleira nela e um letreiro luminoso. hahahahahahaahhaha

      • Rodrigo MariMoon

        Mas, Lu’, aí é por consequência de um trauma que tenho…
        A história é um pouco longa, mas vou tentar resumir: eu me apaixonei pela N. – vamos chamá-la assim -, tudo foi lindo, rompi um noivado pra ficar com ela, passamos dois anos juntos, e tudo mais… Eu me perdia naquele olhar dela, ficava trêmulo… Ela me fez sentir um amor que eu nunca havia sentido, e tudo mais…
        E, no dia em que ia pedi-la em casamento, ela me disse que queria terminar porque, nas palavras dela, “o Willian é melhor que você.”
        Detalhe: eu já havia arrumado confusão com esse Willian por ele dar em cima dela na minha frente.
        Imagine como fiquei, né… Levar um pé na bunda com uma aliança no bolso, e ainda por causa de um cara que havia botado pra correr há tempos…
        Então, se eu pareço “inseguro”, é porque realmente perdi a confiança nesse patamar. Até fiquei com problema de saúde grave, até hoje, por conta disso.
        Perder a alma gêmea é foda…

        • Ou seja, você é inseguro, não importa o contexto vc no fim se tornou uma pessoa insegura, entendeu?!

          • Rodrigo MariMoon

            É, de certo modo…

        • Wana

          Chifrou tua namorada para ficar com outra, e está reclamando de oquê ?
          Bem feito .

          • Wana

            Completando : Gostaria de saber é como ficou a sua EX noiva quando descobriu a putaria/traição que vc fez com ela.
            E continuo achando BEM FEITO PARA VOCÊ.
            Sou homem, mas ainda assim acho que foi pouco.

          • Rodrigo MariMoon

            A minha ex-noiva? Fez um descaso tão grande com o término que fiquei sem entender nada. Tipo, ela balançou a cabeça, séria, e falou “tudo bem, boa sorte para você; assim, poderei me dedicar mais a minha religião.”
            Minha reação: ‘-‘…
            E como falei anteriormente: eu não a chifrei; eu falei “olha, você foi maravilhosa nesse tempo que ficamos juntos, mas… eu me apaixonei por outra, e não quero te trair. desculpe, mas acabou.” Daí, ela soltou a resposta que escrevi acima…

          • Rodrigo MariMoon

            Eu não a chifrei; eu terminei um namoro pra começar outro.

          • Wana

            De repente ? Nem conhecia a nova namorada, ou só tinha amizade , certo ? Errado. Para começar logo o namoro, no mínimo vc já vinha galinhando a menina antes, e isso é traição sim.
            Ficou triste porque a EX te tratou friamente ? Ela já devia estar desconfiada e também, com toda a razão, já estava de olho em outro. Ela deve ter pensado que chorar por um traste era perda de tempo. Inteligente a menina.

          • Rodrigo MariMoon

            Eu tinha só amizade com ela.
            A minha ex-noiva já havia me tratado mal algumas vezes, dizendo umas coisas meio dolorosas e tudo mais, como “não me dê presente não; não quero nada de você”, e tudo mais. E essa amiga, eu via aquela ternura nos olhos dela que eu não via na minha ex-noiva há tempos. Daí, eu comecei a passar mais tempo com ela, dando uns “chega pra lá” quando a minha ex-noiva me tratava mal. E a mãe dela, na vez que fui conhecê-la, disse que eu teria que ser rico ao ponto de limpar o c* com nota de cem pra casar com ela – e, sério, ostentar kitnet quarto-banheiro-cozinha não é algo “luxuoso”, como ela dizia.
            Daí, veio em minha mente: “ficar com uma mulher que me esnoba e a mãe arma Inferno só por eu não ser rico, ou com a mulher que diz que me ama demais e me admira e que a mãe me aceita e diz me admirar como um filho?”
            Acho que a resposta era óbvia, certo…?
            E a minha ex-noiva era feinha, então não tem nem como ela ficar de olho em outro, pois eu era o único que suportava ela. Tanto que, depois que souberam que eu havia terminado com ela, dezenas de pessoas viraram as costas pra ela, e ela toda “o meu Deus Jeová é mais importante.” Resultado: ela achou que a religião dela iria confortá-la, mas, obviamente não deu certo, ela ficou depressiva, sozinha, só com uma mãe que parecia a Sra. Bates com ela…
            E agora, perdi o amor da minha vida porque um funkeirozinho de merda não sabe a diferença entre uma mulher de família e comprometida, e uma puta de rua que dá pra todo mundo…
            De qualquer jeito, EU fui a vítima da história.
            O que a minha ex-noiva teve foi bem merecido. É como eu sempre digo: mulher pra ser arrogante tem que ser, no mínimo, bonita.

          • Wana

            “E agora, perdi o amor da minha vida porque um funkeirozinho de merda não sabe a diferença entre uma mulher de família e comprometida, e uma puta de rua que dá pra todo mundo…”

            Acho que quem não sabe a diferença é a sua EX. O Funkeirozinho de Merda tá na dele, e pegando as “putas de rua”, tipo a sua. Aliás, deixando bem claro, quem usou este termo primeiro foi você. Eu não a conheço, portanto nada posso falar da sua Ex. De nenhuma das duas.

          • Rodrigo MariMoon

            Até desisto do assunto, que sou cardíaco, então não posso me estressar muito…

          • Mika

            Rodrigo, eu não tiro sua razão. Do jeito que seu noivado estava, não dava pra continuar.
            E não ligue pro Wana, não! Ele adora provocar… kkkkkkk

          • Wana

            Mika, cada um que me aparece, agora esse Marimbondo foi muito gozado.
            E mais uma vez só posso dizer uma frase: Essa Internet !!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Rodrigo MariMoon

            Obrigado, Mika ^^!
            Realmente, não ‘tava dando mais, né ^^’…

          • Rodrigo MariMoon

            ‘Tou vendo que, não importa o que eu diga, você vai ficar dando razão pra esnobe e usando qualquer frasezinha ambígua contra mim…
            Parei contigo!!!

  • Gostei muito da pesquisa e já vi muitos casos. E não apenas nas redes sociais, mas na vida pessoal também.
    Sacam quando a pessoa só fala de quanto é “maravilhosa a relação”, de que “ele/ela a completa”. A pessoa nem tinha outro assunto. Um saco completo.
    Depois, fim de noivado. Crise brava pacas que eles atravessavam.

  • Melodia

    Acredito que não só apenas em relacionamentos essa pesquisa abrange. Acredito que as pessoas que postam coisas da sua vida, a todo momento em facebook são inseguras também. “Olha como eu ganho bem, como eu viajo para lugares legais, como eu saio sempre para baladas, como minha família é perfeita” etc, etc. Como se o facebook fosse a real vida do individuo. Por isso que algumas pessoas ficam com depressão quando são ignoradas no face..

    • Hamilton

      Concordo. Um excelente comentário.

  • Anna

    Só li verdades! Tenho uma amiga que namora um daqueles ciumentos ao extremo, do tipo que mal deixa ela falar com as amigas. Brigam todo dia, terminaram 2 vezes em um mês, mas toda vez que saem juntos fazem questão de postar um milhão de fotos com “meu amor, minha vida” na legenda. Tsc tsc.