Tenho um relacionamento com meu primo, porém ele não quer deixar a mãe!

145

Leitora: Comecei um relacionamento com meu primo, porém somos de estados diferentes, ele veio morar comigo em SP, e depois de um ano de relacionamento começou querer voltar para sua terra natal (Bahia), pois sua mãe estava sozinha e se lamentava todos dias pra ele por telefone. Diz que gosta de mim, quer ficar comigo, montar família, porém largou seu emprego aqui e foi embora dizendo que iria voltar. Mas quando chegou lá, surgiu a indecisão, pois sua mãe não quer vir e ele não quer deixá-la. Me liga dizendo que não sabe o que fazer, mas quer ficar comigo também só que lá, porque a mãe não vem. Eu não posso ir, tenho emprego fixo, tenho filhos pequenos (de outro relacionamento) e ele lá nem tem trabalho, fica na barra da mãe dele. Tenho dúvidas porque eu o amo muito mas tá difícil demais assim. Gostaria de uma sugestão.

Tenho um relacionamento com meu primo, porém ele não quer deixar a mãe!

Sei que não foi bem a sua pergunta, mas só para dizer brevemente: se a religião de vocês, se é que vocês têm religião, não é contra casamento entre primos e se vocês estão totalmente “ok” em se relacionarem mesmo com esse parentesco, caso vocês queiram ter um filho em comum, recomendo a consulta a um médico para fazer exames genéricos e sanguíneos para saber a compatibilidade entre vocês. Isso ajudará a saber as probabilidades de ter um filho com problemas de saúde, etc. Ok?

Agora indo direto para a sua pergunta: vou te falar algumas possibilidades que cabe a você usar qual se adéqua mais ao seu caso:

1- Ela é a típica “mãezona”

Tudo bem que “mãe é mãe”, porém, essa é uma mãe especialmente legal, ou que ao menos mima muito. Se for isso minha amiga, se prepare! Pode reparar: filhos que tiveram mães muito legais e presentes, daquelas que davam até mimos extras fora casa, comida e roupa lavada, costumam ter muita dificuldade em largar a barra da saia da mãinha. E eu até entendo sabe? Fora mãe ser sempre mãe, quando a pessoa é muito bem tratada, na cabeça dela não tem nem por que querer sair de casa. Sem contar que esse tipo de homem também tende a ser um marido mais exigente, daquele tipo que espera que a esposa seja tão presente, paciente (entendeu, né?!) e prestativa quanto a mãe.

2- “Mãe coitadinha”

Uma outra opção é a mãe dele ser do tipo que eu pessoalmente mais abomino: daquelas que não se esforçam em nada para ter o filho sempre por perto e que muitas vezes a esposa faz até muito mais do que elas, mas como elas (as mães) não conseguem as coisas “pelo merecimento”, tentam conseguir na chantagem emocional mesmo. Note que ela ligar triste com saudades do filho é uma coisa até previsível, porém, outra coisa completamente diferente é “forçar a barra na chantagem emocional” para que ele fique com ela.

3- O problema está nele que se sente constantemente em débito, não necessariamente na mãe

Uma outra possibilidade pode estar relacionada a ele mesmo. Tem filhos que se sentem em eterna dívida com os pais: não só para “pagar o leite que mamou”, mas também por ter sido criados por eles, etc. Nisso vai da maturidade do seu marido em saber separar as coisas: saber que uma coisa é ter agradecimento, outra coisa é sacrificar a própria vida e ser infeliz só para satisfazer a vontade da mãe. E cá para nós? Na minha humilde opinião uma mãe pode até sentir falta do filho, mas acima de tudo ela quer é vê-lo feliz!! Ou seja, se ele se sente mais feliz contigo, caberia à mãe dele deixar ele ir, bem como ter ciência de que isso não tem relação com o amor entre eles. Porém, convenhamos que essa opção também exige maturidade e muita compreensão vinda da parte da mãe.

Uma posição tem que ser tomada

Eu no seu lugar conversaria com ele a respeito de todas essas alternativas. Se eu sentisse que ele só se sente em dívida com a mãe, eu explicaria que infelizmente não posso morar na mesma cidade que ela, mas me comprometeria a deixá-lo e até mesmo a ajudá-lo a visitar a mãe quantas vezes desse por ano. Também tentaria tratar a sogrinha da melhor maneira possível para que ela começasse a gostar de ir na minha casa e passasse a ir cada vez mais, até quem sabe um dia não se decidisse a mudar de cidade de vez? Mas para uma casa só para ela, claro rs. Só torço para a sua sogra ser gente boa, já que você teria que ter tanto contato com ela! (oremos!).

Também é importante lembrar que pessoas mais velhas tendem a ter a cabeça um pouco mais fechada em relação a mudanças. Quem convive com pessoas de mais idade sabe que elas costumam ter muito apego com a casa e com as coisinhas pessoais (quarto, cama, etc): é por essas e outras que elas costuma odiar tanto a ideia de se mudarem de casa! Assim, seria legal que você entendesse essa parte também.

Uma outra sugestão que dou é você tentar fazer um esforço real para arrumar um emprego por lá. Será que realmente não tem como? E os seus filhos também não poderiam ir em hipótese alguma junto contigo? Sinceramente acho que emprego a gente arruma. Claro que não é fácil, mas com esforço e se realmente quisermos a gente arruma. Já se o seu (maior) problema for os filhos, é mais um ponto para você entender seu parceiro: da mesma forma que você não quer se afastar dos filhos, ele não quer se afastar da mãe. Laços sanguíneos… sabe como é né?

É claro que todas as ideias e sugestões que eu dei também precisam do esforço dele, pois de nada adianta você ficar se matando e ele só esperando “você se virar”, né? Sendo assim, acredito que não tem muita saída: ou vocês se esforçam juntos para entender o lado um do outro e assim decidem quem vai para a cidade de quem – ou até mesmo na possibilidade de um namoro a distância, ou então é cada um pro seu lado. O lado bom é que se vocês se amarem muito e tiverem solidariedade entre si, não será difícil chegar a uma conclusão em comum. O essencial é saber que, nessa situação específica, não tem como nenhum dos dois ficar com 100% de vantagens e benefícios. Ou seja, não é nada que seja impossível caso vocês decidam que ficar um sem o outro é a pior opção, né? Bora abrir mão de certas coisas aí!

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Lemon

    Parei de ler no ”Tenho um relacionamento com meu primo..”

    • Mas eu acho que não tem nada que impeça a pessoa a ficar com o primo, que é uma relação de quarto grau!

      A propósito, bem q podia ter um advogado por aqui para falar a respeito! Não que para o amor tenha regras, mas né? Sempre bom saber kkk

      • Lemon

        Pode ser de 10º grau que ainda é nojento! Pelo amor de Deus é alguém da sua família!!!

        • Bem, eu não pegaria um primo, mas se ela gosta dele a gente não pode ajudar?

          • Melissa

            nem se seu primo fosse o George Clooney? rs

          • Eu acho ele feio!!!! Mentira, feio não, exagerei! “Normal” E aquela propaganda do café super exagerada?! Tu gosta é de homem com bastante cara de macho né danada? kkkkkkkkkkkk

          • Melissa

            kkkkk

          • Se a gente fosse solteira a gente podia ser amiga pq a gente nunca ia brigar kkkkk Eu gosto dos bonzinhos príncipes. Dos bem mansos aiuhaiuhaiuha

          • Baby Lemonade

            Pois a gente ia brigar algumas vezes Lu,kkkkkkk!Eu amo homem manso,romântico e nerd 🙂

          • Anonimo

            Vocês gostam do tipo Miguel que é pra lamber o chão que vcs pisam de tão “manso” Quero é ver pegar os tipo Omagnifico ou Kabbom! kkkkkkkk

          • Não sei se o Miguel é manso não heim kkkk

          • Baby Lemonade

            Miguel pode ser tudo de bom nessa vida,menos manso 😡 kkkkkkk!XD

          • Anonimo

            Por isso escrevi o manso entre aspas, ele parece comportadinho e não sai fazendo aue como os outros que citei kkkkkkkk por isso é mais fácil vcs pegarem ele kkkk

          • Baby Lemonade

            O Kabbom é um imaturo sem noção e sem cultura,só por isso eu jamais daria chance mesmo.O Magnífico eu daria uma chance sim se fosse solteira,ele é apenas um homem ferido pelas adversidades da vida e acredito que um amor DE VERDADE colocaria um bálsamo nessas chagas emocionais dele 😉

          • Anonimo

            Ou seria pq eles só falam merda? Pode fala não precisa ser educada kkkkkkkkkkkk

          • Baby Lemonade

            O Kabbom é um ser dispensável aqui mesmo.O Magnífico é ácido mas fala algumas coisas pertinentes,gosto dele.

          • Guilherme

            Se vc ficar solteira, não quer curar minhas feridas e colocar um bâlsamo pra mim não?? hahahaha

          • Baby Lemonade

            Kkkkkkkkkk,besta!Você é um querido,Gui 🙂

          • Guilherme

            Vai que cola! hahahaha
            Posso brincar de Late que eu to passando cm vc? *-*
            HAHAHAHAHAHHAA

          • Você é uma princeesa, tá explicado porque não está solteira.

          • Baby Lemonade

            Own!Obg,Gabriel 🙂

          • Hamilton

            Nossa!! Isso é uma boa notícia o/ . Acho que vou até ligar para ele, para acabar de vez com essa mágoa. Isso dá até um capítulo no próximo livro da Luiza.

          • um certo alguém

            Mas a Baby é comprometida,Hamilton.

          • Omagnífico

            Obrigado meu amor 🙂
            Tu és uma mulher magnífica! aceitaria essa chance de sem pensar duas vezes.

          • Bianca

            Miguel manso? hahaahahahah deixa só voc ver as nossas conversas no whats hahaha

          • Guilherme

            Oooolha só!!! danadão!!

          • Baby Lemonade

            Kkkkkkkkkkkkk!!!!

          • Guilherme

            Foto é essa hein Limonada? :O

          • Baby Lemonade

            Tirei ano passado,na festinha de São João do sobrinho do meu namorado 🙂

          • Guilherme

            Uaaaauuu!! hahahahaa. Vou virar seu late que to passando meeesmo.

          • Baby Lemonade

            Kkkkkkkkkk!!! ;D

          • Guilherme

            Posso??

          • Miguel

            Menina não viaja a gente nem conversa direito!!

          • Hamilton

            Falou tudo!!! kkkkkk

          • Oinnn!! São lindos!!! Nasci pra ser princesa, a loke kkkkkkkkkk

          • Omagnífico

            Luíza, eu posso ser o seu príncipe, aceita ser a minha princesa, e unirmos nossas vidas como num belo conto de fadas?

          • Hamilton

            Cuidado que manso demais… acaba sendo pisado.

          • Bianca

            Eu daria pra esse homem sem pensa duas vezes haha

          • digão

            Bianca voce é tudo isso mesmo que fala? 🙂

          • Bianca

            Tudo isso o que? O que foi que eu disse agora hein?! Ai que saco…

          • digão

            oh querida, pelo teor de seus comemtarios a gente percebe que é uma mulher destravada, despachada e muito mais. tudo que um homem quer.

          • Bianca

            Humm tá

          • Carlos

            Acredito…depois do teu relato sobre a primeira vez…
            Se o cabra não matá a pau sem dó nem piedade, apanha de ti….kkkk

          • Melissa

            sem exageros, Carlos. Gosto daquele amor doce que chega chutando a porta.

          • Carlos

            Ahhh agora eu entendi.. O cara mau com a botina, traz na mão uma caixa com brigadeiros…

          • Guilherme

            Vc gosta que joga na parede e chama de lagartixa Melissa? hahahahahaa

          • Melissa

            bem por aí…haha

          • Guilherme

            Ah mulher! Se vc divorciar um dia, mudo pra bh na HORA! hahahahahahahahhhaa

          • Hamilton

            Opa… o/ olha eu aí. kkkkk

          • Baby Lemonade

            Kkkkkk!Tb o acho bem normal,Lu.Homem top para mim seria os atores franceses Louis Garrel e Vincent Cassel,que são feiosos mas cada um com uma personalidade deliciosamente sexy,babo muito!Nunca fui fã de homem “lindo de viver” esteticamente,Kkkkkkk ;D

          • Baby Lemonade

            Aqui os dois ;D

          • Baby Lemonade

            <3

          • Achei feio! A gente tb não ia brigar Baby!!

            Amém!!!

          • Baby Lemonade

            Kkkkkkkkkkk,ainda bem,kkkkkk!!!!!!!! XD

          • Hamilton

            kkkkkkkkkkkkkk… caramba, esculachou!!!

          • um certo alguém

            Kkkkkkk,boa pergunta!

          • Baby Lemonade

            Kkkkkkkk!Eu repassaria para as amigas,ainda assim seria ECA para mim :p

          • josé

            Gostei da sua foto !!!

          • Melissa

            obrigada! faltou o meu chapéu porque eu sou moça da roça de bota e chapéu. rsrs

          • digão

            nossa , então é igual a Paula Fernandes e não a Megan

          • Melissa

            hahaha o dia que eu tiver aquela cintura da Paula Fernandes eu deixo de conversar com 90% da população. E essa Megan? A Fox? Deusolivre parecer com gente que tem raposa no nome. Detesto. hahahaha.

          • Lemon

            Ih é Atlêticana hahahahahha

          • digão

            foi um comentario aleatorio ao assunto do post, porque vc fala que veio da roça e Paula tambem veio então…e quanto a Megan vc usou a foto como avatar. to certo? abs

          • Melissa

            megan? acho que não, até hoje só usei fotos minhas.

          • digão

            realmente, não é a megan , mas não é voce na foto é ? se for é muito bonita.

          • Lika

            pode ser que seja ela nas fotos sim, mas usando um outro nome. Tem uma foto que eu vi outro dia que era muito parecida à de uma campanha que a modelo Adriana Lima fez.

          • Guest

            na foto antiga é a Adriana Lima . esta agora

          • Omagnífico

            ”megan? acho que não, até hoje só usei fotos minhas”.
            Então né…Falo nada, só observo.

          • Melissa

            observe à vontade!!! kkkkkkk

          • Mr

            As outras fotos que ela usava pareciam da Adriana Lima..ou é fake ou irmã gêmea da Adriana

          • Melissa

            eu sou euuu lllllll

          • Omagnífico

            Você é você, menos nas fotos, haha.

          • Melissa

            mais mais mais maismais maisiiii

          • digão

            melissa , parece que vc esta surtando. coloca uma foto sua mesmo

          • Melissa

            nao me chama assim esa mel num ta aqui

          • Melissa

            daqui a poucoeu volto jajajaa

          • Mr

            Ah tá e eu sou o bozo!!!

          • Melissa

            xuxuuuuuxxxxaaaaaaaaxxxxxxxxxuuuuuuxxxaaaaaaaaaaaaaaaaakkkkkkkkkkkkkk

          • Melissa

            cccccccccccuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuxxaaaaa

          • Anonimo

            Acho que nao tem problema nenhum usar a foto de um famoso só diga a verdade e conte que não é voce e pronto!

          • Melissa

            sou muinto maxo

          • Melissa

            maxomen

          • Anonimo

            Então se você é mesmo homem pronto falou e tá acabado. Tudo mundo tem o direito manter sua privacidade e seu anonimato.

          • Guilherme

            Ixiiii! Perdeu pontos. É gata, é “selvagi”, mas é cocota. hahaahhahaha

          • Baby Lemonade

            Adorei a foto e a bota :)Sou apaixonada por botas <3

          • Hamilton

            É bem simpática mesmo.

          • Lemon

            Desculpe mas isso não merece ajuda!

          • =(

      • Baby Lemonade

        Nossa,eu acho doido isso tb…me dá até um nojinho imaginar algo relacionado aos meus primos….todos nós fomos criados como irmãos,não tem caso assim na minha família :p

        • digão

          tenho uns parentes primos que se casaram, normal. quase rolou um lance entre eu e uma prima de 2 grau. não tem nada de estranho

          • digão

            o ” 2 grau” que eu citei ( a moça é filha de uma prima d minha mãe) confusão danada

          • Baby Lemonade

            Não tem nada de estranho para você.Dentro do meu ambiente familiar,seria estranho sim.Estou falando unicamente por mim e pelo ambiente familiar em que vivo e não pelos outros,varia dependendo da família e tudo bem.

          • digão

            voce ve como se fosse uma coisa bizarra? nada familiar pecado ? me explique .

          • Baby Lemonade

            Amiguinho,é sério…vc é péssimo para leituras e interpretação de texto.Ainda não entendeu o que eu falei aqui?Pelo visto vou ter que desenhar para você absorver o meu ponto de vista.

            Eu acharia estranho sim se fosse NO MEU AMBIENTE FAMILIAR,já que todos os meus primos e primas foram criados como irmãos e nunca houve espaço para aflorar alguma coisa.Já em relação as outras famílias,eu não tenho nada a ver com isso,pode casar primo com prima,com sogra,com irmã (com irmã não pode,mas é só para mostrar “o quanto eu me preocupo” com a vida dos outros,rsrrs)ou quem quiser,cada um com sua vida.

          • digão

            ta mas vc fala em ‘nojinho imaginar algo’ (sic) que quer dizer realmente com isto?

          • Baby Lemonade

            Tá de sacanagem,né?Demência master,kkkkkkk!Volte para a escola,por favor.

          • digão

            deixa pra lá, voce fica só esquivando.

          • Baby Lemonade

            Sr.Mongol:O meu “nojinho” seria de me imaginar beijando algum primo meu ou algo além disso.Entendeu agora,ou o seu único neurônio ainda está falho?Putz,é nisso que dá não estudar ¬¬

          • digão

            ‘algo alem disso’ ( ? )

          • Guest

            noooooosa vai ser burro assim lá na esquina!!!!! volta pra escola lesma!!

          • digão

            opa opa , eu não estou te perguntando nada !!!! xô

          • Guest

            nossa como voce é burro!! não te fiz pergunta nenhuma e sim uma afirmação! muito lezado voce!

      • Natália

        Oi Luiza! Sou advogada, então creio que posso acrescentar: o Código
        Civil veda a relação entre parentes até o terceiro grau, inclusive. Como você
        mesma já disse, primos são parentes de quarto grau. Ou seja, do ponto de vista
        judicial, está liberado.

        De modo geral,
        convém explicar: os impedimentos matrimoniais se dividem em três campos: a)
        consanguinidade (Não podem se casar ascendentes com os descendentes, por
        exemplo, pai com filha, avô e neta. Ou seja, qualquer grau de parentesco em
        linha reta); b) afinidade (Não podem se casar os afins em
        linha reta. Este tipo de parentesco se estabelece entre um dos cônjuges ou
        companheiro e os parentes do outro, por exemplo, sogra e genro, padrasto e
        enteada); c) adoção (também não poderão contrair matrimônio o adotante e
        adotado). Espero ter esclarecido!

        • Super obrigada!!

          Não fazia a mínima ideia que genro não pode casar com sogra, nem se ele se separar pra se casar com a sogra pode? Pq? Muito interessante!!

          • Natália

            É assim: o legislador, quando criou a ideia de parentesco por afinidade, quis se assemelhar ao vínculo consanguíneo. Isso se justifica mais pelo aspecto social, moral, ético e sucessórios (herança). Assim, são parentes por afinidade o sogro, a sogra, a nora, o genro e os cunhados. Maaaas… Esse vínculo por afinidade é permanente, salvo os cunhados. Em outras palavras: ainda que haja o fim do casamento ou da união estável, não extingue o vínculo por afinidade quanto ao sogro, a sogra, ao genro ou a nora. Uma vez sogra, para sempre sogra. Só o vínculo entre cunhados se desfaz. É aquele ditado (maldoso, por sinal): “Sogra é bicho tão ruim que é pra sempre.”. Sr tiver dúvida, basta perguntar! =)

          • Arrasou e sambou na cara dos incultos !

            Esse blog é cultura pura, adorei demais. Obrigada!!!

          • Natália

            kkkkkk de nada! É o mínimo de contribuição que eu poderia dar, né? =)

        • Clapclapclapclap.

          Informação preciosa. Gostei muito!

    • Mika

      Na minha família, relacionamento entre primos é tabu. Se houve alguma “pegação”, ficou na surdina. Já namoro formal ou casamento, não sei de caso nenhum. E olha que minha família é grande. Quando era solteira saí diversas vezes com um primo mais velho; tínhamos muitas afinidades e íamos juntos a todo lugar: teatro, boteco, shows, viagens… mas nunca rolou nada entre nós além do básico beijinho no rosto na hora do cumprimento.

      • Melissa

        coisa mais comum por aqui é primos se casando. Na minha família são vários, e um desses casais são primos de 1° grau (primos-irmãos) e tem 8 filhos!!!

        • E os filhos nasceram todos “ok”?

          • digão

            tão pensando que a familia dela é um balaio de gato ?

        • Baby Lemonade

          Caramba

        • Baby Lemonade

          Tb quero saber dos filhos,Melissa…todos nasceram “em ordem”?

          • Melissa

            é tudo meio doido kkkk

          • digão

            B A B Y, não, eles nasceram em pelotas kkkkkkkkkkkk

  • Bianca

    Quando mais nova beijava uns primos distantes mas nunca tive nada além disso. Ter um relacionamento a distancia é um trem de complicado eu nao aguentaria..

    • Pois é, o povo reclama, mas uma galera já grudou os beiços com o primo(a) kkkkk Inclusive em troca troca ou pegando as priminhas

      • Bianca

        É uma coisa tão normal troca uns beijinhos com os priminhos nunca vi nada de errado nisso mas como eu disse nao seria capaz de fazer algo além hahaha

      • Carlos

        Como vc sabe disso? Me mostra as provas!
        Eu nego!

  • Jhonny Sygnal

    A mãe dele cuidou dele a vida inteira, natural as pessoas valorizarem mais a mãe do que uma parceira.
    Assim como a maioria das mulheres preferem a mãe do que o namorado. É só ver que a maioria quando casa faz o mané comprar uma casa perto da casa da mãe dela.

  • josé

    Leitora eu sei bem o que isso ,passei por isso quase toda minha vida ,sou filho único e minha mãe é bem parecida com mãe dele,eu fiquei entre Cruz e espada .
    Vc está em Sp e ele na Bahia ,eu estou no Japão e minha mãe no Brasil ,minha mãe sempre fez de coitada ,eu quis trazê-la para o Japão ,mas ela não quis vim,pq esteve aqui uma vez e não gostou!
    E quando ligava para ela e era sempre dizendo que queria que eu voltasse ,até que decidi voltar e pedi um tempo para organizar a minha volta ,e cada 2 anos ia no Brasil para vê-la ,eu fiz um acordo que só voltaria se ela fosse para outro estado comigo ,ela concordou ,faltando pouco para eu voltar ele disse que não ia sair de minas ,ai disse que não ia voltar e se ela quiser vim para Japão eu pago a passagem ,mas ela não quis !
    Eu tenho minha vida aqui é meu filho está aqui ,eu sofri chantagem emocional a minha adolescência toda ,hj coloquei um basta nisso ,mas não é fácil ,eu ainda fico pensando se isso que fiz de ficar aqui seja o certo .
    Por isso que não consigo te dar um conselho ,mas para quem se preocupa com a família é complicado decidir .

    • Zé, vc foi para ai trabalhar né? Vc é casado com uma japa? Seu filho já é japa? rs

      • josé

        Eu vim trabalhar ,cheguei aqui com 19 anos !
        Casado com japa ?Deus o livre !rs
        Fui casado com descendente ,Hj estou com outra descendente !rs
        Meu filho é brasileiro e estuda numa escolar brasileira aqui !
        Agora voltando ao assunto da leitora !
        E que eu nunca deixei minha mãe interferir nos meus relacionamentos ,mas é chato esse situação ,Pq o namorado dela está fazendo algo que ele realmente não quer ,é quase fiz isso tb ia voltar para o Brasil sem nenhuma vontade !
        Até penso em voltar ,mas as coisas deve ser do meu jeito é no lugar que eu quero viver !
        Quando vou a passeio os colegas me falam que eu tenho problema com Minas Gerais !rs
        É realmente eu tenho !kkk
        É muita burocracia num lugar só uai ,o poupa tempo de minas leva três dias para te entregar a segunda via da sua carteira de identidade em outros estados 40 minutos !
        Renovar a carteira de motorista vinte dias para ficar pronto em outros estados 7 dias úteis !agora vcs já sabem pq o Aecio não ganhou !kkk
        Eu sei que vou ser detonado pelos meus conterrâneo!rs

        • Melissa

          José, não cuspa no tropeiro do Mineirão que já comeu!! Rsrs. Você não ouse comparar Minas com qualquer outro lugar do mundo, meu amor. Essa demora que você disse aí para a 2ª via dos documentos, você não percebeu que é providencial? Pelo que eu vejo, a sua mãe é a cópia cuspida de Minas. Faz de tudo procê ficar mais perto, e se não consegue com o pãozim de queijo ou com o franguim com quiabo , ataca com a burocracia. Não é possível Jose que você não morra de saudade dessa terra. Tô pensando seriamente em gravar áudio de um mineiro dizendo: cessá sesse ons vai pra Savassi? SAP(você sabe se esse ônibus vai pra savassi?)…só pra quando eu viajar pro exterior e sentir aquela saudadinha…

          • AMO MG e odeio esse monte de queijo falsifique que vendem por aqui e ainda tem coragem de dizer que é mineiro ¬¬

          • josé

            Kkkkk

          • josé

            Eu não comparo o resto do mundo com minas ,mas comparado com os outros estados a gente estamos bem atrasados ,minas é estado muito rico ,mas falta boa vontade não só do governo ,mas tb das pessoas.

          • Mr

            Aqui em São Paulo o estado de Minas é conhecido como Estadão Atrasado hahaha tem várias piadinhas com mineiro haha

          • josé

            Eu já morei em Sp e sei que existe burocracia e tb tem problemas como o resto do Brasil ,quando eu falo sobre minas estou dizendo da região metropolitana BH!
            O mineiro é bem mais hospitaleiro que o paulista ,essa última eleição fez o povo de minas mudar o seu pensamento ,mas eu não trocaria PSDB pelo PT !rs

          • Mr

            Sim aqui tem muitos problemas mas ainda sim somos o estado mais rico do Brasil porém um dos que paga mais impostos! Nunca fui para Minas mas sei que as estradas são péssimas enquanto que as nossas são as melhores. Acho que o problema de Minas é má distribuição ainda mais por ser um estado tão grande, deve ser complicado administrar para qualquer governo. Ah isso não posso generalizar pq nunca conheci todos hahaha

          • josé

            Grava e manda !rs
            É manda hino da raposa tb !:-)

  • Jéssica

    Não vejo nada errado em um relacionamento entre primos, como a Luiza falou eles só precisam ter cuidado com uma possível gravidez. Eu jamais sustentaria um relacionamento a distancia, mais a Leitora deve cogitar uma possível mudança para cidade da sogra e se isso for fora de questão é necessário que ela exija uma decisão por parte do namorado.

    • Wana

      Grande chance de nascer com problemas. Será que vale a pena ? Sinto, mas acho que não.

  • Guilherme

    É mais do que normal o homem tender pro lado da mãe. Afinal, foi ela quem sempre segurou a barra pro lado dele.
    Você precisa entender que se for pra ficar “ou ela ou eu”, vai perder de lavada. Precisa saber lidar com a situação.
    E outra, cuidado pros bbs não nascerem com 3 cabeças, 4 braços hein?

  • Liz

    A questão da leitora nem era o fator deles serem primos e sim do relacionamento a distancia e a mãe dele mas todo mundo aqui só falou do parentesco heheheh

    • Melissa

      Liz, acredito que fugiu pois essa questão nunca se resolverá se o cara não se decidir. Não adianta a leitora fazer nada, dizer nada. Ele é que tem que tomar a atitude, pois depende somente dele a solução.

      • Liz

        Sim entendo não tem nada aqui que possamos dizer que vá ajudar a leitora né?

      • Mika

        Concordo com você, Melissa. Seria estupidez dela largar tudo pra ir viver com ele na Bahia. Se nem ele tem emprego lá, vão viver do quê? E o pior… sem ter onde morar, vão morar na casa da sogra?
        A única chance que a leitora tem desse relacionamento dar certo é se ele voltar. Homens e mulheres que não conseguem largar a barra da saia da mãe, não têm maturidade pro casamento. E a mãe que segura os filhos desse jeito é insegura, tem medo de ser abandonada por eles ou está sofrendo da Síndrome do Ninho Vazio.

    • Guilherme

      O que chama a atenção mesmo é o grau de parentesco, mas olhaí em cima…Eu postei um “conselho”.

  • Miguel

    Sei como é um relacionamento a distância tanto com a namorada quanto com a minha mãe. Quando entrei na faculdade fui morar em outra cidade numa república e eu não sabia nem lava um prato direito e sentia muita falta da minha mãe não só nesse aspecto mas também porque sou o mais novo e muito apegado a ela, tinha também minha namorada que passei a ver só em alguns finais de semanas quando voltava pra casa ou ela ia me ver e no começo foi bem tenso, minha mãe vivia se intrometendo até cheguei a terminar pois tava na faculdade e queria aproveitar, só depois de um tempo, de muita briga é que resolvemos voltar e hoje estamos muito bem, consigo manter meu namoro a distância e sem a intervenção da minha mãe.

    • Sua mãe não gostava muito da nora? Não entendi oq ela influenciou tanto!

      • Miguel

        Minha mãe ficava se metendo nas nossas brigas..minha namorada ligava direto pra ela reclamando de mim aí minha mãe ficava fazendo a juíza e dizia que se fosse pra fica brigando como nós estávamos era melhor terminar e tal mas depois passou e agora ela não fala um A sobre o meu relacionamento.

  • Ericson Amaral

    Pior é que aparentemente nenhum dos dois quer dar o braço a torcer de fato, assim fica difícil… É como a Luiza disse, alguém terá que abrir mão de certas coisas. Agora o fato de os dois serem primos, na boa para quem tem tabu com isso, não tem nada a ver, aqui na minha família primo não é parente, e tá tudo certo kkkkkk