Como lidar com uma mulher que fala demais?

22

Leitor: Oi, conheci uma moça legal e muito inteligente que é justamente meu fraco! To bem no início da relação e to começando perceber uma coisa boba, mas que me incomoda bastante! Ela não para de falar!!! Fala compulsivamente e muita das vezes por telefone e tal, e eu odeio ficar mais de 20 segundos com cel ou telefones na orelha… não quero parecer grosseiro porque eu realmente não sou, e nem magoar de alguma forma, gosto dela e pretendo seguir em frente a relação… mas se continuar assim não sei se vou aguentar… ou eu vou “desligar” igual na época mais jovem, em que minha mãe não parava de falar e eu não ouvia nada, só ia saber o que ela falou depois, quando levava bronca por não ter feito que ela havia pedido! O meu pedido de ajuda é: como fazer ela parar de falar tanto assim? Obrigado!

Como lidar com uma mulher que fala demais?

Quer se relacionar com uma mulher e quer que ela fale pouco?? Senta lá Cláudia que isso não exziste! kkkkkk. Mas ó, tudo bem que pelo o que você falou ela deve ser um pouco exagerada, mas você parece um pouco exagerado também, só que para o outro lado. Menos de um minuto no telefone é o máximo que você consegue? Vou dar algumas dicas boas para os dois lados, ok?

Tente arrumar assuntos em comum

Será que o que está acontecendo é porque você não se interessa pelos assuntos que ela fala? Tente arrumar assuntos em comum (projetos, sonhos, hobbies, etc), assim as conversas serão bem mais prazerosas. Porém, não se engane: viver a dois é também abdicar de coisas que você gosta em prol do outro. Ou seja, você terá que ouvir um pouco da colega chata de trabalho que ela tem e essas coisas que mulher adoraaa falar, porém, não coloque tanto peso assim nas coisas: interprete isso como confiança e necessidade de desabafar com alguém. Se você achar que ela já está falando demais e repetidamente sobre o mesmo assunto, aí sim você muda a fita, fala educadamente que tem que desligar, etc. Mas ouvi-la um pouco faz parte do processo de estar com uma mulher.

As pessoas fazem muitos cursos para aprender a falar, mas ninguém faz para aprender a ouvir

Se ela é tão inteligente como você diz, você já parou para pensar que poderia aprender muita coisa com ela? E mais do que isso, você aprenderia cada vez mais a respeito da mulher que você tem? Sempre acho que quem fala demais é meio carente, mas também acho que quem não tem a mínima paciência para ouvir é muito egoísta, ou ingênuo que acha que sabe tudo. O meio termo é sempre o melhor: ela pode aprender com o seu silêncio, mas você pode aprender a não ser tão omisso com ela. Lembre-se que o exemplo é o que mais contagia. Ou seja, com o passar do tempo, você vai acabar pegando algumas coisas dela e ela as suas, bem como vocês tendem a se acostumar um pouco mais com o jeito do outro (desde que não seja nada demais, claro!). Legal, né?! Sem contar que também não sei se ela não fala muito justamente por você não falar nada e ela ficar com medo da conversa ficar no vácuo. Assim ela acaba falando pelos dois. Pense nessa possibilidade.

Você tem um trauma

Por outro lado, é visível que você tem um trauma de infância. Como sua mãe não parava de falar e pelo visto os assuntos não eram dos melhores (vai arrumar suas coisas menino! Tire a toalha na cama! Venha almoçar! Arrume a bagunça!), você acabou por associar inconscientemente que toda mulher que fala demais é só coisa chata, e em casos extremos são até mesmo cobranças e pressões psicológicas à sua pessoa. Trabalhe com esse trauma e tente reprogramar o seu cérebro se lembrando de pessoas que falam muito e que você adora(va), tipo algum professor, apresentador de televisão, etc. Se esqueça um pouco da sua mãe: isso te fará muito bem.

Diga logo que não gosta de telefones

Já combinamos que você vai tentar chegar a um meio termo, vai parar de ser tão traumatizado e egoísta, enquanto mudará de assunto quando ela começar a falar demais, porém, não enrole muito para dizer a ela que você não gosta de telefones, pois isso ajudará vocês a chegar naquele meio termo que disse no início desse post. Porém, se você acha mais legal – ou ao menos não se incomoda tanto – de ouvir uma pessoa ao vivo, explique isso a ela e deixem as conversas importantes para serem conversadas frente a frente, em um restaurante quem sabe! O mais importante é você pensar que, nesse caso, é pior você não falar nada, provavelmente dar pinta de que está achando tudo um saco ao telefone e chateá-la, do que falar de uma vez por todas que não gosta da tecnologia e evitar interpretações que pegam pelo lado pessoal.

Boa sorte!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • mia

    Meu namorado não gosta dr conversar também, nem comigo nem com ngm. Ele fala que só minha presença já ta bom pra ele. Nos 2 primeiros meses ele falava até, não sei se era pra tentar me conquistar, mas depois ele foi parando e hoje já me acostumei. Com o tempo de relacionamento ela vai se adaptar ao seu jeito! Beijos e boa sorte…

  • Melodia

    Mulher gosta de falar, a maioria.Se você não gosta de telefone já devia ter falado com ela ,com jeitinho, sobre isso. As vezes ela acha que você nem se importa com isso, e continua falando rsrsr. Proponha para ela usarem mais o face, whatszapp etc. Acredito que deve melhorar bastante, e ela vai poder falar a vontade.. rsrs

    • Lay Bayer

      Creio msm é que ELE não gosta de falar muito fiquei meio na duvida se ela fala besteira ou não, se ela é msm inteligente como ele fala pq não abriu logo o jogo ?

      • Melodia

        Deve ser aquela vergonha de inicio de relacionamento que ele deve ter. Mas ele não pode crucificar a menina se não a alertou que não gosta de telefone né.. rs Já pecou no inicio, porque deve haver COMUNICAÇÃO entre eles.Se ela é tão inteligente como ele diz, acredito que aceitaria de bom grado diminuir um pouco o tempo no aparelho. Todos os homens que eu conheço não curtem muito falar no telefone não. Nesse caso ele é um extremo já que não consegue ficar nem ao menos um minuto falando! rsrs

  • josè

    Compra um papagaio é dá para ela ,ele vai repetir tudo que ela fala ,ai ela vai perceber o quanto ela é tagarela!rs

    Falando sério agora,tenta resolver isso sem ofender !
    Tem como cortar o assunto sem ser grosso,estipule um tempo e quando acabar esse tempo ,simplismente corta a conversa!
    Ela vai perceber que vc não está curtindo a conversa longa.

    • Baby Lemonade

      O papagaio é uma boa idéia,kkkkkk!!!!XD

  • Eduardo Donizete

    meu eu arrumando uma namorada a gente podia virar a noite conversando, é chato falar sozinho, vão me falar você quer só conversar??? bem não mas tendo uma namorada o resto vem com o tempo… nota falo sozinho, quando não falo com objetos inanimados como meu Sony Vaio idiota, que trava no meio de uma conversa no skype

  • Rafael Alcantara

    A programação nova da Rede Globo em 2015 promete, confira:
    http://blog-antisocial.blogspot.com.br

  • Bandida mesmo

    Minha sugestão:

    http://www.redtube.com/400

  • Anonimus


    As pessoas fazem muitos cursos para aprender a falar, mas ninguém faz para aprender a ouvir” como não Luiza? e os psicólogos? aqui no blog tem vários formados! aushuhsuahshausaushauh

  • Mika

    É normal falar mais do que o habitual no início da relação. Vocês ainda estão se conhecendo. Conforme a relação vai amadurecendo, as novidades diminuem e se tem menos a dizer um pro outro. Também é normal homem falar menos do que mulher. Ela é extrovertida e gosta de compartilhar tudo o que pensa e sente, e você deve ser o tipo de homem caladão, introspectivo, que prefere ouvir a ficar falando do que não sabe (ao contrário das mulheres, que vivem dando palpite sobre tudo… rs), Nesse caso, não há nada de errado com ela. Vocês é que são diferentes.
    Então, o que fazer? Além das dicas da Luiza pra colocar algum limite a esse ímpeto falatório, NADA. Só esperar! Se a química persistir, as chances são boas…
    Mas (sempre tem um “mas”)… Ela pode ser realmente ansiosa e “falar pelos cotovelos”, e isso não irá mudar com o tempo. Se, ao invés de preencher “vazios de assunto” entre vocês, ela não consegue parar de falar, nem lhe dá espaço pra também dizer o que pensa ou, pior, vive interrompendo sua fala (e nem percebe quando faz isso), lamento informá-lo, mas o caso é de terapia. Por mais esforço ou boa vontade da sua parte, ela vai começar a te irritar.
    Apenas a título de informação, conheci certa vez uma mulher dessas. Nunca vi tamanho nível de ansiedade. Em dois encontros profissionais que tivemos, de aproximadamente 1 hora e meia cada, depois das apresentações iniciais, só ela falou. Uma frase servia de gatilho pra outra, e os assuntos iam se desenrolando como um monólogo. Saí dos encontros cansada, irritada, e rezando pra nunca precisar trabalhar com uma mulher daquelas. E confesso! Ao sair ainda fiz um comentário maldoso com uma amiga que estava comigo na reunião: “Não me admira ela ser separada… Que homem iria aguentar uma mulher dessas martelando dia e noite na cabeça dele?! No mínimo ele teve que mandar o pedido de divórcio por correspondência… rs.”
    Minha dica: Não é difícil perceber a diferença entre a faladeira normal e a compulsiva. Descubra a qual grupo ela pertence, e o seu nível de paciência para com o jeito dela.
    Felicidades!

  • Elisandro Daleno

    Dá pra ela um Papagaio…hahahaha

  • Lay Bayer

    Genteee… quer coisa mais chata do que uma pessoa que fala de mais, não precisa ser só mulher não existem muitos homens que falam demasiadamente em excesso e isso é extremamente irritante, tipo enquanto a pessoa tá falando e vc não está prestando atenção ainda vai mais quando vc se toca do falatório não consegue se concentrar em mais nada não é ! No seu caso querido leitor o melhor mesmo é abrir o jogo fale a ela que não é muito fã de telefonemas longos que é coisa sua mesmo nada a ver com ela (pra não magoa-la) e sobre o fato dela falar de mais é complicado opinar pq vc não especificou se ela só fala besteira ou ñ mas de toda forma o dialogo é a melhor saída fala logo pra essa mina que as ”vezes” ela fala de mais e q neste inicio de relação é melhor vcs irem mais devagar pra relação poder ter andamento e tal’s se ela é inteligente como vc disse vai se tocar!!

  • Natália

    Olha… Quem fala demais dificilmente ouve o que está dizendo e quando você tenta o “diálogo”, ela já está pensando na próxima coisa que vai dizer. Assim, nessa “conversa” ente vocês, não há tanto espaço para a troca. Mais do que ideias, para mim, esse falatório compulsivo revela certa dose de insegurança. Mas como lidar? Primeiramente, pare de fingir que a ouve. Afinal, ela só quer ser percebida. E você também, mas utiliza de outros meios para isso. Não estou dizendo que você tem que se contentar com isso. Então, conecte-se com ela e aceite a ansiedade extrema dela por aceitação. Em segundo lugar, equilibre essa reação. É assim: ela fala muito, provavelmente para compensar seu silêncio. Mas quanto mais ela fala, mais você se cala. Quanto mais calado fica, mais ela volta a falar. É um ciclo sem fim. Para rompê-lo, comece também a se expor mais… E quando ela o interromper (porque vai) diga: eu ainda não terminei de falar. Ela assim terá que aprender a ficar em silêncio. Se de tudo isso, nada der certo. Desista, meu caro. Porque aí… Só terapia mesmo. De qualquer forma, aconselho a leitura do artigo “Escutatória” de Rubem Alves. Aconselho a leitura para vocês dois. Boa sorte!

    • Baby Lemonade

      Opa,dicas maravilhosas!Já vou ler esse artigo do Rubem Alves,rsrs ;D

  • Stan Lewis

    Falar demais nao significa necessariamente que a pessoa tem assuntos ruins, tem gente que fala bastante e fala sobre coisas legais que outras pessoas gostam de discutir. Eu gosto de mulheres que falam bastante porque eu tambem falo bastante, mas o problema é que justamente por causa disso é que quase não aparecem mulheres assim para um relacionamento rsrsrs, as que eu me interesso , venho a descobrir depois que são de falar pouco kkkkk

  • Jéssica

    Eu sou do tipo que adoro conversar, acho tão chato estar com alguém e ficar aquele silêncio, sabe? Acho que vc tem que ver o que está te incomodando. Se ela fala demais dela mesma, se ela fala de assuntos chatos, se ela não dá abertura para que vc fale. Quando as duas pessoas conversam e o assunto é bom é natural que a conversa se desenrole, mas sempre com as duas partes falando. Agora quanto ao telefone diga que não gosta muito de usar o aparelho, que prefere conversar pessoalmente, diga delicadamente que se ela for inteligente mesmo irá entender e caso não entenda apenas diga educadamente que está ocupado no momento e que terá que desligar.

  • Fabiana

    Então, vou falar de algo que já vivenciei. Eu sou casada, sempre fui uma pessoa muito introvertida e meu marido sempre muito extrovertido. Somos os extremos opostos.
    Nos 3 primeiros anos de casados, tive muita dificuldade na adaptação, pois eu sempre fiquei mais ouvindo o que ele dizia e não conseguia me interagir nas conversas.
    Com o passar do tempo, eu fui me abrindo mais e conversando mais com ele também e começava a expor que tipos de assuntos me agradava e quais não e o motivo de não me agradar. Foi tudo um processo e muita paciência também.
    Hoje posso dizer que me expresso melhor e meu marido sabe ouvir melhor também.

    Eu gostaria de fazer a seguinte pergunta ao leitor: vc é uma pessoa paciente? Se vc for, tente lidar aos poucos com esta situação. As vezes, vc foi criado num lar mais tranquilo, mais calmo, ou seja, oposto do da moça que vc está saindo e talvez seja somente uma fase para vcs se adaptarem e conseguirem encontrar um ponto de equilíbrio.

    • Wana

      Tai, gostei da sua resposta, mostrou inteligencia. Nota 10 para você.

  • Lu Gondim

    Acho que ela deve estar super empolgada e ansiosa e ele parece ser um tipo caladão. Mulher empolgada e ansiosa fala muito. Eu mesma sou meio calada, mas, se gosto muito do cara e ele não fala muito, eu acabo falando pelos cotovelos. kkkkk Mas é só empolgação e ansiedade inicial. Depois eu passo a falar menos.

  • Rycher Aguiar

    É um porre meu camarada. Tive uma pessoa assim, e quase sempre ela falava por mais de duas horas ao telefone. Constantemente eram assuntos não muito interessantes. Minha dica, simule a “queima” das saídas de som de seu telefone, diga que não tem condições de consertar e tão pouco de comprar um outro. Só restará whatsapp ou conversar pessoalmente

    • uai pq vc só não fala q tem q desligar ou muda d assunto?
      Acho que um casal precisa ter liberdade para falar inclusive q o outro fala demais
      O Thi por ex nao é mt d falar, mas a gente possui interesses em comuns, logo, fica ótimo para ele e para mim conversar durante horas. Ou seja, tbm pode ser o assunto q nao é interessante, nao falar a mais ou a menos
      Pra vc ter ideia, eu q sou a faladeira as vezes não quero falar, ai aviso isso pra ele q vo ler livro etc e ele não gosta e quer conversar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk