3 erros para você nunca cometer com um amigo quando estiver namorando

32

3 erros para você nunca cometer com um amigo quando estiver namorando

Ahh, o amor!! Como pode uma coisa tão linda deixar a gente tão burro e sem noção, né? A gente pensa que tá abalando. Temos a ilusão de estarmos tão completos que não precisamos de mais ninguém. E é aí que começamos a fazer as maiores merdas, que constantemente nos arrependemos no futuro.

Fiz uma listinha básica e singela, mas que espero que você reflita ao invés de me odiar caso se encontre em alguma parte dela:

Largar os amigos

Quem é que não tem pelo menos uns 98978 de amigos que, depois de casados ou recém in love, nunca mais apareceram para te dizer que estão com saudades de você? Daí vêm as justificativas: “é que não tenho mais como ir a programas de solteiro”, “meu namorado (a) é ciumento”, entre outras falas que até certo ponto fazem sentido. Porém, o que eu sinceramente não entendo é: por que sumir literalmente?

Custa ligar? Fazer um programa caseiro? Se encontrar mais vezes na academia? Ir ao parque? Não! E por que tanta gente faz isso? Porque é besta e ainda não entendeu a verdadeira importância da amizade.

A não ser que a pessoa leve um pé na bunda ou surja o primeiro conflito

Outro erro comum e grotesco é pensar que amigo é tipo testa de ferro. Se estiver tudo bem, dá pra ficar mil anos sem aparecer. Aí se surgir algum problema, é só ligar para o amigo choramingando, reclamando da vida e “ai dele” se não te atender!

Fora essa ser uma atitude extremamente egoísta e ingênua, fique de olho: não se surpreenda se qualquer dia desses ele nunca mais te atender por enfim ter se tocado de que o amigo de verdade era só ele.

Tampouco adianta se enganar que “amigo que é amigo dura para sempre, mesmo com o passar dos anos e com a distância”. Essa frase é linda e verídica apenas se usada de forma honesta e coerente: uma coisa é seu amigo morar longe e realmente existirem motivos de força maior que impeçam a comunicação, outra coisa completamente diferente é manipular a situação da forma conveniente pro seu lado.

Só sai se for acompanhado (a)

Em festas, casamentos e afins é normal e inclusive legal levar o parceiro junto. O que não dá para entender é gente que não pode sair nem pra tomar um café na esquina porque o namorado (a) não está junto. O que sugere que de duas uma:

1- Ou o parceiro do seu amigo é extremamente ciumento e doente, daqueles que não confiam em ninguém – nem em você com um café! O que nem precisa dizer que, caso ele realmente te considere, deveria tomar uma atitude.

2- Ou é seu amigo que é o doente da história e fica dando migué, jogando a culpa no outro, enquanto na verdade é ele que não quer sair, pelo simples fato de achar que você não tem mais graça como antigamente.

**********************************************************************

É claro que nem todas as pessoas são assim, porém, se você se identificou com alguma dessas situações, ainda dá tempo de mudar: você e seu amigo agradecerão.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Monalisa

    Eu já relatei o caso que vivi da minha melhor amiga me abandonar! Snif, snif, sendo que ela e eu tinhamos começado a namorar no mesmo dia! A diferença é que eu continuei presente, mesmo namorando, e ela que sumiu, dando as desculpas de ciumes do namorado, falta de tempo, etc.
    Quando eu comecei a namorar, já deixei claro para meu namorado que eu tinha poucos amigos e que não iria me afastar desse pouco que tenho. Então levei meu namorado para conhece-los. Ainda dei uma ficha técnica básica de cada amigo rsrs. Saímos juntos, várias vezes para meu namorado e eles se entrosarem. E foi uma coisa que funcionou muito bem, tanto que eles conversam entre si sem a minha presença atualmente. No inicio, meu namorado sentia ciumes quando eu ia na casa do meu amigo jogar vídeo game. Ele reclamava, mas depois passava. Se fomos aceitando todas as imposições de parceiro(a)s acabamos perdendo nossa personalidade e esquecemos quem somos.
    Somos pessoas individuais, acredito que ninguém que está se relacionando agora conheceu seu parceiro trancado em casa. Amigos são importantes para dar uma aliviada na relação. Até porque tem coisas que contamos para amigos, que não contamos para namorado e vice versa.
    E o relacionamento pode acabar, já a amizade não! Tenho um amigo que esse ano fez 15 anos que a gente se conheceu! Já meu namorado conheço a apenas 3 anos. A diferença é grande! Por isso temos que saber administrar as duas coisas.

  • Jéssica

    Tive um relacionamento de 5 anos em que perdi todos os meus amigos. Sim, foram todos, meus “amigos” na época eram os amigos do meu ex namorado, que inclusive eu também perdi contato depois que terminei o namoro. Hoje, esse é um dos meus piores arrependimentos. Apesar disso, alguns se reaproximaram (não tive coragem de ir atrás de ninguém) e alguns ainda estão afastados, o que me deixa muito triste. Esse com certeza é um erro que jamais voltarei a cometer.

    • Nossa mas ele era ciumento e possessivo? ou você largou tudo pra cair de cabeça no universo dele??

      • Jéssica

        No começo não, mas com um certo tempo ele ficou sim. Eu engravidei nova e meio que desanimei de viver por um tempo. Parei de sair de casa e meu ex se aproveitou desse momento difícil meu, dificultando minha vida social de todas as formas, ele não falava pra eu não sair, mas fazia questão de me levar e marcava hora pra me buscar ou então ficava por perto (me olhando de longe), vigiava meu celular e fui perdendo a vontade de sair, sem falar nas obrigações como mãe que pra mim sempre esteve em primeiro lugar e ocupava muito meu tempo. Resumindo, ele me empurrou pra isso e eu me deixei levar.

        • Monalisa

          Esse marcar hora para buscar era a mesma coisa que o cara faz co uma amiga minha… nuss sufoca.

        • É horrível isso, uma pessoa que sabe tomar território de forma sutil… ela não manda e nem desmanda, mas tudo que ela faz é de modo premeditado pra ir te cercando… quando você vê, estão vocês dois trancafiados e a relação se tornou um calabouço….

          • Jéssica

            Exatamente isso, quando dei por mim já não tinha amigos e vivia trancafiada em casa. Mesmo assim, antes tarde do que nunca!

          • janjao

            eu tinha um amigo que arrumou um namorado e começou a me ignorar. dae o namorado dele, fez o mesmo que o seu. começou a buscar ele na faculdade quando a gente marcava algo so pra nao nos encontrarmos. e alugou uma casa pra ele morar soh pra sair de perto de mim. ele nao me deu nem um tchau, e ainda me excluiu e me bloqueou do facebook. o namorado dele tem 50 anos e ele 20. ele estah com ele por interesse(o cara compra as coisas pra ele,leva em restaurantes caros, montou a casa que ele alugou,enfim). isso aconteceu recentemente.

        • Thomaz Aquino

          Nao se deve deixar levar , também fiz isso uma vez , tem pessoas que conseguem te manipular facil e depois nao te valorizam…agente nao consegui satisfazer esse tipo de pessoa…perdem o respeito por você.
          Nesse meu caso chegou ao ponto de falar que iria pra balada tipo vila country com a Prima..eu disse blz. Tambem vou..e vou hoje ja ,ao vou te ver hoje. .minha prima namora , vai e nao trae , eu disse logico que ele deixa , pra ele fazer o mesmo e poder catar outras , nao gosta dela so sai..pra ter comida certa. Mas va la com ela e passarei a ser como ele.Disse isso porque vivia pageando ela entende e ela entendeu o recado , tipo vai

        • Thomaz Aquino

          Isso e bem comum , quando da certo com a pessoa blz. , quando termina vem o vacuo , fazer amigos reatar as amizades e bem facil…vai de vc procurar e começar conversar.
          O Dificil e saber que se sacrificou em vao porque a pessoa nao valeu a pena.Ontem mesmo um amigo desabafando disse que a um ano namorando , fazendo de tudo pra namorado , pajeando ate os filhos dela…ela vira e diz que ira vila country com a prima , que a Prima namora tambem e vai sozinha…ele tb disse que conhece o cara e ele disse a ele eu deixo porque quero ser livre e sair com as outras e ter e ter comida certa de sexta.Garantir o rango.
          Ai a idiota que tem um cara firmeza fiel etc.quer fazer o mesmo da prima comidinha , e pelo q ele disse perdera a dedicação do namorado.
          O nome do Namorado da Prima e Vanutti..entao ele disse , quer um Vanutti , tera um Vanutti chamarei outras pra sair ..darei perdidos ate achar outra q valha a pena ai pico o Pe…

    • Monalisa

      Eu via pessoas próximas fazendo isso e eu disse para mim mesma que nunca faria. Que pelo menos me esforçaria para não me afastar. O que era muito recorrente é fulano ficar com ciúmes a toa, e a menina para não criar discussão com medo de terminar, acabava cedendo. “ah eu vou fazer o que ele quer, só para gente não brigar”.

      • tem coisa que é de foder… tem gente que reclama que os pais eram controladores… e muitas vezes arruma uma namorado…. ou uma namorada que tem mais autoritarismo que o Stalin…

        • Monalisa

          Com os pais somos obrigados até certo ponto a obedecer, mas namorado?! Namorado você deve apenas satisfação de onde está indo, com quem e etc. Mas permissão? jamais. Nunca perguntei para meu namorado se eu podia ir em tal lugar, apenas avisava e pronto acabou.

      • Jéssica

        Sim, teve um pouco disso também, pra evitar brigas e desconfianças eu cedia. Só que meu caso era um pouco mais difícil por que eu engravidei e precisava dele financeiramente.

    • Paulo

      vc parece ser muito timida, tambem nao vou atras de ninguem apesar de ser por outros motivos, mas tem horas q vc tem que mostrar que se importa um pouco, bom sorte que vc é menina nao vai parar de vir gente tentar, mas nem todo mundo é insistente por isso vc pode perder a oportunidade!

  • O mais triste de tudo é quando vocÊ ve um amigo num relacionamento ruim… E esse amigo tem uma grande sinergia pra compor musicas com você… e ele deixa a música de lado pra noivar com uma garota que não merece tanto assim… Ele abandona a música que seria capaz até de conectar o destino dele a uma companheira maravilhosa e sem todas as neuras terríveis que essa namorada pé no saco dele tem…
    Juro que não é ciúme e sim vontade de ver meu amigo feliz e bem acompanhado… até porque mesmo nos meus relacionamentos sou a favor de ambos seguirem seus sonhos, fazerem o que amam, e repudio qualquer um dos dois competir amor com a família, ou os amigos de muito tempo do outro…

    • Monalisa

      Ai cara, o que você disse agora bateu aqui bem dentro do meu miocárdio e está doendo para caramba! PUTZ, o que mais da raiva é isso, vermos que o relacionamento de quem consideramos é uma bosta, só que os mesmos não veem isso, e não podemos fazer nada a respeito. Aqui o caso é parecido. Minha amiga e eu tocavamos toda a semana! Era uma coisa massa que faziamos juntas. Dai eu tive a sorte de namorar um cara que é musico e podiamos fazer um terceto cabuloso! Marcavamos de ensaiar , gravar as musicas, mas ela sempre dava desculpa. E meu namorado perguntava: Cade a fulana para gente tocar junto? Depois de um tempão fugindo de mim e do meu namorado ela me disse que o namorado dela, tinha ciumes do meu namorado!!!! Meus Deus…. que doentio. O cara achava que meu namorado e ela iriam se agarrar na minha presença? O cara era louco. Não podiamos nem sair só eu e ela e uma amiga nossa solteira, que o namorado dela dizia que mulheres juntas influenciavam umas as outras a trair! Velho, super bizarro..

      • “mulheres juntas influenciavam umas as outras a trair!” Deuses! que absurdo… è igual achar que todo grupo de homem quer falar sobre comer todo buraco que ve pela frente… Aí vc vai ver… os caras tão jogando WAR… e as meninas juntas tão fazendo brigadeiro de panela…

        O jeito é esperar e torcer… que as vezes ele tá tão cego que se vc condena a relação… ele se fecha mais naquilo e se afasta mais de vc…

        • Monalisa

          Eu já condenei! rsrss Já falei um monte de coisas.. rsrs. É que nesse caso a gente já se considerava irmãs saca? Então eu me dei o direito de me intrometer. Se der merda, pelo menos eu falei, avisei, não vai poder dizer que não fiz meu papel de amiga em abrir o olho da pessoa. Afastar? já tinha se fastado mesmo nem fez diferença.

      • Paulo

        nao vira ficar paranoico mas, mulheres juntas influenciavam umas as outras a trair é verdade ate certo ponto, claro que depende das amigas e sim acontece com homens tambem, ja vi isso mais de uma vez

        • Monalisa

          Alguns amigos que você não vai com a cara tudo bem, é normal. Mas privar a pessoa de sair com os amigos no geral, por causa disso, acho que é paranoia.

          • Paulo

            entao, nao é nem que vc nao va com a cara e nao seria exatamente trair, é mais do tipo menina da hora namora com um cara bem mais ou menos, ae as amigas ficam na mente falando q ela consegue coisa melhor isso quando ja nao tem alguem especifico como pretendente.
            uma vez umas amigas perguntaram se eu tava ficando com uma fulana, eu falei q nao, mesmo assim começaram a detonar a menina
            é claro q no final vai da pessoa, mas quando tem diferença entre o casal q rola um club lincha namorados rola, contudo deve depender do meio, o meu é muito competitivo alem de nao aceitarem muito bem certas coisas

          • Monalisa

            Ai a culpa não é das amigas e sim da parceira mente fraca. Ora, tu gostas da pessoa ou não? Sempre terá alguém para criticar, dizer que é feio, chato, blá,blá. Mas a sua opinião não é o que conta? Acredito que tenha sim pessoas que são super influenciadas pela opinião alheia. Mas isso não é culpa do influenciador e sim da pessoa influenciada sem opinião própria.

          • Paulo

            essa é uma daquelas horas q vc sabe o certo mas não segue aquilo, tipo vc esta certa, a opiniao do namorado/namorada deveria ter mas peso, contudo, minha visao das pessoas e do mundo impedem esse tipo de atitude alem do fato de eu nao desenvolver o efeito halo, meu padrao seria mais do tipo, alguem fala algo do tipo nao sei o q vc ve na fulana tenho necessidade de ter como resposta, pensa em tudo q vc faz e acha q é boa, entao a fulana é melhor em tudo isso! e é claro q tem q ser verdade

            vc deve tar odiando o meu jeito já, tenho uma certa necessidade de estar com os melhores, mas não sou tao ruim quanto pareço kkkkkkkk

          • Monalisa

            Opinião sua, e jeito seu. Se não fizer mal a ninguém e nem se aproveitar de ninguém, ainda vou te achar uma boa pessoa, apesar das suas peculiaridades.

  • Paulo

    levo ate de boa o sumiço, faz parte da personalidade de algumas pessoas, agora o pior é o só sai com ele/ela tem casal que é brother, entao seria algo do tipo sair com um monte de gente o que legal, mas tem que ter aquele cara que namora aquela garota mala e insiste em leva-la nada pior do que vc estar num grupo que é quase uma familia e ter aquele peixe fora dagua tentando ser legal e perguntando sobre tudo!

  • D

    Eu não me importo q meu namorado saia com os amigos, pra jogar, ver um filme, acabando por jantar/almoçar todos juntos, etc sei lá.

    Mas eu odeio pensar q podem estar olhando feito ogres ou falando de mulheres -_- Eu não falo de outros homens com minhas amigas, sei lá, acho isso meio inutil (e ridiculo!), sem falar q me sinto meio desrespeitada e desrespeitando meu parceiro.

    A unica pessoa q eu não curto muito é uma amiga de longa data dele (q ele já gostou dela)… Eles falam muito raramente, mas sei lá, quando acontece de se verem, ele parece sempre + interessado em falar com ela, do que ela com ele. Não sei se será só impressão minha, mas um dia hei-de falar sobre isso com ele. Aff que chato!

    • Monalisa

      Insegurança é fogo!!!! Tenho muito disso também. rsrs

    • Kinkas

      “Eu não falo de outros homens com minhas amigas”

      Voce não faz isso mas muita mulher faz. Vocês estão tão safadinhas quanto nós… rsrs

      • D

        Olha, se nós falarmos sobre homens falamos sobre os nossos homens xD as pequenas bostas do dia-a-dia q eles fazem e tal, e não de outros q passem na rua e talz.

        (Porque não podemos falar bem, vai que a vadia fica interessada nele -.-‘)

  • Kid

    Eu deixei de encontrar alguns amigos justamente pelo contrário: por quase todos já estarem casados ou namorando, e eu não. Tava começando a ser ridicularizado e sofrendo bullying. Por causa disso, há alguns anos, passei a fazer novas amizades. Na internet inclusive.

    • Zumnupy

      Sei bem como é isso.

      Os mesmos que ficam dizendo que o casamento deles está uma m… São os que te enchem o saco por sua “solteirice”.