8 Coisas para fazer antes de se casar

89

Fiz uma matéria para a revista Viver Curitiba e como é o mês das noivas, resolvi dividir com quem pensa em se casar no futuro. A revista é em formato impresso, vou postar uma foto minha com ela no Instagram porque o lugar que eu estava era lindo kkkk, mas mostro a pauta original aqui no blog + link para depoimentos muito legais na Revista Online deles!!

Dicas para fazer antes de casar

Organizar um dinheiro que quase que você não tinha, mas conseguiu porque colocou-o como prioridade para realizar uma festa. Provar docinhos, escolher cartões, passar horas a fio pensando na lista de convidados e em quais flores ficariam melhores na Igreja que você escolheu. Ficar cansada de tanto tirar e colocar vestido. Se sentir gorda demais para sair nas fotos e se lembrar que ainda bem que para “entrar no sapato” não precisa de dieta. Trocar ansiedades com as amigas e dividir medos. Tudo em prol do sonho eterno de um felizes para sempre. Amém?

Poucas mulheres não sonham em se casar: se não for de véu e grinalda, ao menos morar junto elas querem. Com todo o meu respeito às exceções, elas também querem fazer filhos fofinhos e acompanhar todo o sucesso de perto com um homem que escolheram para dividir a vida. Fazer supermercado, fazer almoço. Ter sonhos em comum, sonhos que não eram exatamente os mesmos, mas que ambos aprenderam a amar.

Tá tudo muito bom, tudo muito lindo, mas enquanto você ainda não se casou, bolei algumas dicas para você aproveitar – os também belos tempos – que antecedem o casamento:

Conquiste a base da sua carreira

Você não precisa ter o melhor emprego do mundo nem o melhor salário para poder se casar. Porém, tenha em mente que, antes de se juntar com alguém, você deve viver bem com você mesma – e isso envolve não só as questões de espírito, como as finanças também. O amor é lindo, mas o dinheiro compra lingeries, fraldas, geladeira e evita brigas também. Não sei se você sabe, mas um dos maiores motivos que causam divórcio é justamente as brigas que acontecem devido à falta de dinheiro. Sendo assim, trabalhe, estude, tenha uma carreira. Você vai precisar das consequências disso tudo quando se casar – e se não se casar também.

Dicas para fazer antes de casar

O mundo aos seus pés

Não dá para negar: viajar sozinha é uma coisa, com os amigos outra e com o marido outra. Você aprende a viver sozinha, em grupo e, consequentemente, aprende a valorizar a família também. Além do mais, quem viaja sempre tem histórias, adquire cultura e coisas legais para conversar, o que nem precisa dizer que é crucial para manter qualquer bom relacionamento por anos a fio. Sem contar que nas viagens você aprende que, por mais importante que você seja, as pessoas conseguem viver sem você – e você sem elas também.

Sexo no primeiro encontro

Essa é polêmica e eu só recomendo para mulheres extremamente seguras de si e que não sofreriam depois – “se sentindo usadas e por baixo” – caso o homem sumisse no outro dia. Se no fundo você sabe que tem a personalidade de quem adora um romance, eu não arriscaria.

Virgindade

Se você não tiver a virgindade como parte de crenças pessoais (religião, etc), é legal ter experiências sexuais antes de se casar. Escrevo esse conselho porque, dos anos que tenho o site Pergunte a uma Mulher, são incontáveis os casos que leio e ouço de mulheres que se casam virgens e se arrependem ao longo dos anos. Muitas sentem falta, acabam frustradas, e em casos mais graves, acabam até mesmo traindo ao alegarem que precisam viver uma parte da vida que foi “interrompida”. É claro que uma traição nunca se justifica, mas use o caso para pensar se, no seu perfil pessoal, você faz o tipo de pessoa que ao se casar virgem teria grandes chances de se arrepender no futuro.

Dicas para fazer antes de casar

Conheça outros homens

Nessa alternativa não precisa haver necessariamente sexo, mas sim simplesmente conhecer outros perfis e caráter de homens que podem ajudar – e muito – a reconhecer um que valeria a pena se casar. Sabe quando a gente conhece uma pessoa interessante e se surpreende com a baixa exigência que a gente tinha no passado? Pois é, comparar é feio, mas s vezes ter parâmetros ajuda a tomar boas decisões. Afinal de contas: como saber se goiabada é o melhor doce, se você nunca conheceu o chocolate?

Aproveite para fazer o maior leque possível de amizades

Você já deve ter percebido que quanto mais velhos ficamos, mais difícil se torna ter e manter bons amigos. E depois que você se casa, tende a ficar mais complicado ainda: aproveite para conhecer pessoas enquanto há tempo e lembre-se sempre que a amizade é um bem tão precioso quanto a família. Sendo assim, faça o possível para cultivá-las e mantê-las ao longo da vida. Sem contar que, fora fazer bem para a alma e te deixar mais feliz, esse presente acabará também valendo para ter a quem pedir conselhos e se refugiar em situações de urgência.

Namore, namore muito (com a mesma pessoa – não geral, ok danada? kkk)!

E entenda que a paciência nos livra de muitas burradas: Não adianta encontrar um homem na balada ou em uma reunidão de amigos e acreditar que ele é o homem da sua vida só porque vocês têm afinidades mostradas a curto prazo. Pode até ser o famoso “amor à primeira vista”, mas na maioria das vezes, é apenas o famoso “fogo no rabo”. Namore minha amiga. Namore muito. De preferência por alguns anos com a mesma pessoa antes de se casar com ela. Isso servirá não só para ter certeza de que é realmente “ele”, como também para não sentir falta dessa parte depois de casada.

Por fim,

Esteja certa do que você quer

Parece besteira, mas o número de pessoas que se casam por medo de ficarem sozinhas, por medo de não encontrarem “alguém melhor”, por pressão familiar e da idade não está no gibi. Se você está em dúvida, é porque você ainda está na fase de curtir, viajar e de não dividir o seu pote de sorvete.

Ufa, acho que terminei! 100% prontas nós nunca estamos, mas vamos?!

Nos vemos no casamento!

Já assistiu as Breves Dicas para o seu relacionamento durar?

Leia os depoimentos que outras meninas deram sobre o tema na própria Revista Online!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.