Ele tem o dobro da minha idade e para completar, está cheio de problemas e se afastando de mim!

61

Leitora: Tenho 20 anos e estou namorando um rapaz de 40 anos há 4 meses. Sempre gostei de homens mais velhos, fiquei muito feliz que começamos a namorar. Conheço-o há tempo, ele sempre foi muito legal comigo e no primeiro mês de namoro eu estava muito feliz. Mas ele começou a ter muitos problemas financeiros e familiares, e desde então mudou drasticamente comigo, não me dá mais atenção como dava antes. Além disso, anda com muito ciúmes, implica comigo quase que o tempo todo e preciso pisar em ovos para falar com ele coisas simples do dia a dia, pois tudo tem sido motivo de ficar nervoso e querer jogar tudo para o alto. Ele tem uma filha grande, que está sofrendo muito com as grosserias dele também. Eu gosto muito dele, pois ele tem atitudes maravilhosas quando está bem, coisas que não se vê nas pessoas normalmente. Mas tenho me sentido muito mal, pois acho que ele poderia ao menos tentar ser um pouco carinhoso, já que estou tentando fazer de tudo para vê-lo bem. Tento dar um tempo à ele, mas ele está se esquecendo totalmente de mim e parece que não faço diferença na vida dele. Tento ser compreensiva, mas estou me cansando das grosserias. Tenho medo de tomar alguma decisão precipitada, estou sem saber o que pensar, o que fazer, não quero achar que estou desistindo fácil. Insisto em acreditar que são só os problemas, que logo vai estar tudo bem outra vez. O que eu faço? Obrigada.

Ele tem o dobro da minha idade e para completar, está cheio de problemas e se afastando de mim!

Não quero ser chata, mas já sendo: ele tem o dobro da sua idade, tem filha (isso não seria um problema SE ele tivesse outras coisas), é ciumento, estressado e o pior, até hoje não entendeu que se ele tiver problemas e descarregar nas pessoas, só vai piorar as coisas? Não estou desmerecendo o grau dos problemas dele, ou até mesmo o grau que ele botou na cabeça que os problemas dele têm, mas ele precisa de um ‘”se toque”, de um “alerta” urgente e, sinto te jogar a jaca, mas quem vai ter que fazer isso muito provavelmente será você.

Note que se você falar meio brabinha que nem ele, ele pode considerar isso como mais um motivo pra brigar. Porém, concorda que se você fizer cara de árvore e falar tranquilamente, ele vai ficar até com vergonha de dar uma surtada? É nítido que o problema é com ele, visto que ele está assim com todo mundo, porém, ele precisa entender que se ele não procurar ajuda, quem vai ter que procurar é você, lá na terapia pra pegar o resto de dignidade que ele tá te tirando aos poucos.

Entendo perfeitamente o seu medo em perdê-lo sem antes ter tentado salvar a relação, porém, se você acha que a sua função é essa, concorda que você tem que fundamentalmente tentar clarear a mente dele, ao invés de só ficar calada e se cagando de medo? Se for pra você viver receosa de levar uma cortada da pessoa que você deveria ter liberdade pra se abrir, é melhor já começar a se imaginar na prisão.

Sem contar que às vezes ele nem sabe o tanto que tá “sendo chato” e precisa de alguém com coragem suficiente para avisá-lo da caca que ele está fazendo. Ele está tipo quando a gente só fala em uma coisa ou fica sempre com a mesma cara de bosta e não pára até um amigo avisar, sabe? É como a bunda suja que a gente não vê. E se ele reclamar porque você reclamou, aí minha amiga, repense se é essa vida do “ele pode tudo e tenho que ficar calada” que você quer. Peeeense em ter filhos e dormir com um homem assim, eu que não queria! E não, o amor não supera esse tipo de coisa, mas sim o respeito. E isso você tem que conquistar ANTES, não depois do relacionamento ficar cada vez mais sério.

E quanto às qualidades dele, nem se iluda tanto: primeiro porque 90% dos seres humanos têm, nem que seja UMA qualidade que não é “comum” por aí (sim, eu acredito piamente nisso). Depois que às vezes é só uma desculpa típica para você legitimar a sua falta de atitude =(

Um beijo!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Mika

    Leitora,
    Essa coceirinha aqui e ali que você anda sentindo é sarna. Tome um banho com Sarnapin e troque de namorado, que passa.
    Não sou contra a diferença de idade nos relacionamentos, desde que ela não seja muito grande e ambos sejam maduros. Pelo que pude perceber, imaturo aí é ele. Pule fora enquanto é tempo. Não é uma questão de desistir sem tentar, mas de avaliar se vale a pena tal esforço.
    Boa sorte!

  • Quintessence

    Eu fico imaginando como seriam esses relacionamentos com tanta diferença de idade no futuro… E bem, não consigo.

    • Carlos

      Esta é uma tentação quase irresistível. Projetar o futuro… Mas é a maior das ilusões. Você racionaliza: Quando ela tiver 40, o cara vai ter 60, uma ainda jovem mulher com um recém idoso. Embora correto, este tipo de pensamento traz algumas armadilhas. Relacionamento deveria ser para sempre? O que começa equilibrado traz uma garantia maior de que assim ficará no futuro? Quando pensamos muito no futuro, que é uma ilusão, não deixamos de aproveitar o presente, que é real?

  • Carlos

    Prezada perguntadora,
    Quando reina a calmaria, todos são muito parecidos, mas é quando chega a ventania que destrói ou ajuda a voar, que as diferenças emergem. Elas sempre estiveram lá, mas basta a poeira levantar, que certas verdades aparecem. Um homem maduro e uma jovem mulher, quanta assimetria, desiquilíbrio, diferença… O que atrai na mulher muito mais nova, fora a beleza característica da juventude? A sensação de poder, de superioridade. Se problemas financeiros desencadearam os conflitos, é porque o pilar que sustenta seu namorado é muito fraco. O que parecia ser o poderoso no relacionamento, ironicamente, revelou-se o mais frágil.
    Acredito que, quem vem aqui fazer este tipo de questionamento, não busca exatamente um norte para seguir, mas suporte ao que no íntimo já decidiu. Vá em frente.

  • Zumnupy

    Relacionamentos com pessoas mais velhas tendem a não dar certo, infelizmente.

    Ainda mais quando a diferença de idade é tão grande assim (Vinte anos). Diferentemente do que dizem por ai, idade não é só um número. A idade traz consigo experiências, conhecimentos e em alguns casos, maturidade também.

    Estar com uma pessoa muito mais velha e portanto experiente, é como ser um livro que aquela pessoa já leu, entende ? É viver frustrado em razão de que os acontecimentos importantes e inéditos na sua vida que você desejaria compartilhar ao lado de seu companheiro, não são novidades para ele. Na verdade se tratam de banalidades para essa pessoa e que ela não está mais afim de vivenciar novamente.

    • É verdade, vide a gente que não tem mais paciência com pessoas que são só um pouco mais novas, quem dirá quem tem a metade da nossa idade.

      Eu mesma, admito que quando vejo alguns casos de adolescente fico “como assim gente?”, mas logo me corrijo ” vc já passou por isso minha filha, e fez bem pior” kkkk

  • Monalisa

    Eu acredito no amor em qualquer situação. Mas não podemos ser eternamente românticos, temos que ser um pouco práticos na vida. Você quer ter filhos com ele? casar com ele? viver com ele? A mente de uma pessoa de 40 anos é bem diferente, viveu em uma epoca diferente. Enquanto você está começando sua vida profissional ele já está a alguns anos de aposentar..,.. srsrs. Como eu disse não é preconceito é só por uma questão simplesmente prática.
    Vamos ao outro ponto, vocês estão a 4 meses de relação e ele te trata mal e é grosso com você? A relação está fresca e ele já está assim? Não é bom sinal, ainda mais para um homem de 40 anos que, teoricamente, deveria ter mais controle de suas emoções já que é “mais vivido e experiente”.
    Se você o ama e quer levar essa relação para frente, tudo bem. Tenha uma conversa franca com ele, que vocÊ não vai admitir mais grosserias. E que não é justo ele descontar os problemas dele em você. Se ele nem tentar melhorar, termine. Não tem porque tentar levar uma relação que apenas um está interessado e o outro não.

    • Sem contar a polêmica que é ter filhos na idade de ser avô, que é o que pode acontecer com ele….

      Claro que cada um tem filho quando bem entender e ninguém é obrigado a nada, mas EU não sei se iria querer ter filhos muito mais velha por ter medo de não ver meus filhos crescerem direito =(

      • Paulo

        nao sei, acho tudo isso relativo, e depende das pessoas, minha mae tambem tinha 20 e meu pai 40 e eles se davam bem, eu até reclamava q era a unica casa que nao adiantava pedir algo pra 1 e depois pro outro por terem sempre a mesma resposta, quanto ao ver os filhos enquanto meu pai velhao ta firme e forte minha mae morreu quando eu tinha 12, ou seja ela que era nova nao via a gente crescer!

        idade numerica não significa muito, tem gente de mais de trinta q ta novo enquanto uns de 20 e poucos ta totalmrnte acabado, seguindo o mesmo principio a idade mental no caso em questao o homem parece ser bem infantil ainda!

        • Entendo Paulo, mas eu particularmente não chamaria isso de relativo, chamaria de exceção. Em geral as coisas não são assim e a gente sabe disso. Estatisticamente falando, acontece o inverso =(

          Mas de qualquer forma, o caso deles é lindo, parece que rolava uma ligação mental forte aí! Espero que meu marido tenha isso comigo pq se tem uma coisa que me preocupo é com cada um dizer uma coisa aos filhos. Muita gente se separa e dá umas voadoras por conta disso kkk

          • Paulo

            na maioria dos casos deve ser sim, mas ainda acho que o fator pessoa é o que mais pesa, ja falei aqui varias vezes que o problema é o fato das pessoas quererem “fazer dar certo” nos relacionamentos, sendo q quando vc encontra a pessoa certa as coisas acontecem naturalmente, tipo minha mae nao tinha q aturar meu pai assistir futebol ela gostava e assistia ate sozinha, enquanto meu pai é novelero ate hoje, tinha dias q ela falava que queria algo e ele chegava com aquilo sem mesmo saber de nada.
            mesmo com a diferença de idade eles eram bem parecidos, por isso quase nao tinham divergencias

            pode ate parecer exigencia demais, mas nao me vejo namorando alguem, que eu tenha q mudar meus gostos, habitos e atitudes para que de certo, ou seja o problema na maioria das vezes é mais incompatibilidade do que diferença de idade, contudo entendo q 20 anos de diferença tem seu peso!

      • Monalisa

        Eu que sou bióloga não recomendo. A probabilidade de ter filhos com problemas genéticos aumenta bastante. O parto para mulher mais velha é mais difícil. Mas não é só com a mulher não. Um homem bem mais velho, mesmo com uma parceira mais nova, pode ter problemas. Os espermatozoides de um velho estão mais propensos a mutações e defeitos. É natural, nosso corpo vai minguando com o tempo.

        • Posso até os 35? =(

          • Monalisa

            Claro que pode..kkk. Sua gravidez não vai ser a mesma de uma mulher de 20, porque quanto mais velhas ficamos, mais fragil será nosso corpo.Uma pessoa mais velha para ter filhos, está mais propensa a enjoos mais frequentes, dores mais fortes, é claro, porque nossos ossos e tudo mais vão envelhecendo, mesmo com uma alimentação saudável e execícios , não dá para escapar da idade real que nosso corpo tem. Mas não to dizendo que toda mulher acima dos 30 terá isso. Umas são mais sensíveis outras não, e por ai vai. 35 ainda é uma idade boa! Depois dos quarenta é que a mulher tem que ficar bem mais ligada, tomar mais cuidado. O pre natal em mulheres dessa idade são bem mais frequentes, etc, etc.. Até os 39 pode ficar tranquila Luiza… rsrs

    • leninha

      Infelizmente a situação esta bem complicada pra vc amiga, aconselho vc pular fora enquanto há tempo, antes que sua relação piore ainda mais.

      • Monalisa

        ??????

  • Me ajuda

    Gente, vocês viram esse post hoje ou há dois dias atrás?

    • Monalisa

      Acho que foi antes de ontem, sexta..

  • Frederico

    Tenho mais de 40,não me vejo com uma mulher de 20 anos, acredito numa falta de maturidade por parte dele,por agir assim e não ter aprendido com a relação que não deu certo !

    • Monalisa

      Até eu com 25 anos, não ficaria com um cara de 18. E olha que a diferença é bem pequena. Objetivos, forma de pensar de uma pessoa de 25 e 18 é bem diferente. Imagina de 20 para 40!

      • Pequenino

        Verdade, eu tenho 34 e não ficaria com uma mulher de 34, apesar da pequena diferença, o modo de pensar dela que está me pegando como resto por não ser mais aceita pelos bonitões, me faz pensar que ela não goste de mim pelo que sou, mas como consolo por falta de opção, então não vale a pena ser a última opção de quem se tratou a vida inteira como objeto.

        • Frederico

          Pequenino,uma mulher de 34 anos não vai te querer como resto,e sim por seu valor ,isso se chama maturidade,e por sinal,prefiro uma mulher na casa dos 30 ,muito mais resolvida !

      • Paulo

        nossa devo ter sindrome de Peter Pan então, desde uns 12 anos ou ate antes que eu sou exata mesma pessoa acho que sou estou mais alto mesmo, gosto das mesmas coisas e tenho as mesmas atitudes pra nao falar que nada mudou, hoje sou menos paranoico e me relaciono melhor com as pessoas, mas isso nao teve nada a ver com a idade

        venho de uma familia na qual minha mae era 18 anos mais nova e considerando meu padrao de relacionamentos provavelmente namoraria alguem no minimo 5 anos mais nova, pra mim essas mudanças que ocorrem é mais condiçao psicossocial que outra coisa

        • Monalisa

          Minha mãe é 13 anos mais nova que meu pai.
          Eu acho estranho namorar homem com cara de bebe… rsrs. Gosto de caras rústicos e não saindo da adolescência. rs Claro que nada pode ser padronizado, mas como sou extremamente observadora, vejo os deslizes que os outros fazem e tento naõ cometer o mesmo. Colegas minhas que ficavam com novinho, elas com 26,25 e os caras com 18,19 nunca ia para frente a relação. Pelo menos no meu circulo de amizades é algo que sempre deu merda. Elas terminando a facul, os caras ainda começando, estudando para vestibular, indo para festa, se encontrando com os manos, e até o vocabulário pós ensino médio deles era tenso.. srsr. Além deles, também, não serem carinhosos e prestativos, ainda iam aprender isso com o tempo. Obvio que não é generalizável, e que tem muito homem com 40 com mente de 15, e muito homem de 15 com mente de 40 e mais maduro.

          • Rachei com o rústico kkkkkkkkkkk

            Eu gosto de homem com cara de príncipe, mas meu ex era tipo rústico que nem vc falou aiuhaiuahiauha É que as vezes a gente gosta de uma coisa, mas na prática se apaixona por outro. Vida, vida…

          • Kinkas

            Luiza o que é cara de príncipe? Quero saber se eu tenho isso (ô coitado!) kkkkk

          • Monalisa

            Homem com cara de príncipe, para mim é aquele cara que se depila demais, passa gel no cabelo, faz a barba sempre. Tem mulher que gosta. mas eu prefiro homens com pelos! huahuahua. Gosto de Homem com barba, calça rasgada, cabelo natural, homem com cara de homem! Esses “metrossexuais não curto muito não.. rs

          • kkkkkkkkkkkkk Cara de príncipe pra mim é outra coisa, ainda não to sabendo explicar direito kkkkkk

            to imaginando o seu na roça, dos coxão auihaiuhaiuah

          • Monalisa

            Pode até ser da roça desde que não tenha a calça “atochada” apertando a bunda e o saco! rsrss

          • Frederico

            Acho que a maioria das mulheres preferem os não metrossexuais,nada de disputa em frente ao espelho !
            Hoje uso uma barba por fazer ,mas depilo as costas,ombros e antebraço uma vez por mês com cera quente, tudo para agradar a mulher e consequentemente eu !

          • Stan Lewis

            As ‘meninas’ preferem os metrossexuais, as ‘mulheres’ não rsrs.

          • Frederico

            Stan,verdade, mulher quer um homem vaidoso,mas nada de competição !

          • Coxudo é bão! kkkkkkkkkkk

          • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

            Calça atochada deixa os caras com peruzão kkkk

          • Monalisa

            As vezes é enchimento na calça! Se for assim todos os cantores sertanejos vão ter o “trem” grande!

          • Carlos

            Tem o príncipe Charles…

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Quando é q vc vai me relevar se tem mais de 40 anos?

          • Carlos

            E perder o charme do mistério? nananananana

          • Pensei q vc se garantisse mais kkkk

            acha que seu charme é ser “fake” e se contar vc perde as qualidades?

          • Carlos

            kkkkk. Reconheço, essa foi boa! Mas não adianta, não caio em armadilhas.
            Vc notou que a tática dos Trolls é atacar um aspecto da pessoa, o que ela revela por aqui. E funciona! Olha quanta gente boa fica fula a toa. Teve um que me corrigiu o OK, pq é O.K. Olha o desespero dos caras. kkkkk
            Foi meio sem querer, mas o meu total anonimato preserva o que eu gosto em estar aqui. A minha conversa fiada. Vamos olhar só ela.

          • Isso pq eu perguntei só se tem mais de 40 anos, imagina se perguntasse nome e pedisse foto kkkkkkkkkk

            mas tá bom, vou deixar a conversa fiada kk

          • Manda foto aí que eu digo!!! (curtiu meu ixquema pra ver foto do povo? kkkkkkk)

          • Cara de principe tipo aquele Loiro do Shrek??? 😛

          • Não to sabendo explicar kkkk

            mas meu ex era cabeludão, depois cortou o cabelo. O atual tem cara de bom moço (não que os cabeludos não tenham, mas enfim kkk)

          • Ah… percebo uma conexão ao mundo metal em relações passadas de vossa pessoa ahuahauhauha
            Eu admito nós cabeludos passamos uma primeira impressão do que é socialmente mal visto e moralmente duvidoso 😛
            A maioria do povo da faculdade disse que tinha medo de mim… mas isso acabou quando me viam desenhando o mário na lousa… e quando descobriram que eu sou conquistado com comida… agora a galera da classe se diverte quando eu fico feliz… eles ficam me dando salgadinhos e biscoitos auhauahuahuaha

          • Tá falando então que eu não tinha cara de bom moço ? o.O

          • Você sempre teve cara e jeito de bom moço Gabri! Mesmo quando era cabeludo kkkkkk

          • Aaaahhhh ta !! Que bom ! Hahahaha !! Sou bom moço até hoje JURO !

          • Stan Lewis

            cara de principe rsrs ( ͡° ͜ʖ ͡°)

          • Frederico

            Monalisa, quando reunimos a turma da faculdade, nós voltamos no tempo,nôs sentimos com vinte e poucos anos !E tem cada louco !

        • Frederico

          Paulo,acredito que exceções possam ocorrer,existem sim pessoas jovens com maturidade,eu mesmo conheço casais com mais de 20 anos de diferença e que se dão super bem ,e estão a mais de 15 anos juntos !

      • Stan Lewis

        E se o cara tiver 18 mas pensar como um cara de 25?

        • Monalisa

          Pois é, eu não padronizo nada. Vai depender muito da pessoa. ^^

    • Nossa pensava que vc tinha menos, não falando em maturidade… mas em ralação a sua abertura a idéias novas…

      • Frederico

        Me sinto com 30 anos(tenho 43),não mudamos aquilo que somos com o passar da idade,acho que melhoramos e damos mais valor pra felicidsde !

        • Verdade… eu tenho um amigo de mais de sessenta… que vive aventuras loucas de caras na faixa dos 20… e meu… tem gente com vinte que mal sai pro mundo… Jovialidade tá no coração de quem sabe viver O_^

          • Frederico

            Olha,pelo que escreve ,passa a impressão de maturidade, te daria uns 35 anos !

          • 25… mas não é a toa que a banda em que eu toco os caras estão nessa faixa e a sinergia rola melhor

        • Stan Lewis

          Eu tenho alguns amigos com 40 e que tem a mesma disposição de caras de 20 kkkk

  • “E quanto às qualidades dele, nem se iluda tanto: primeiro porque 90% dos seres humanos têm, nem que seja UMA qualidade que não é “comum” por aí (sim, eu acredito piamente nisso). Depois que às vezes é só uma desculpa típica para você legitimar a sua falta de atitude =(”
    Esse ultimo parágrafo descreve um conselho de ouro até pra grande maioria das relações em que as pessoas continuam escolhendo sofrer ao lado de alguém que parou de proporcionar felicidade….
    As pessoas serão substituíveis se percebermos que beleza, simpatia, inteligência se existe aos montes… tudo depende do que aquela pessoa é, e faz para merecer ser única e conquistar espaço entre as prioridades da sua vida.
    Problemas todos teremos… creio que entre os amigos uma hora você fica puto e reclama… mas em outra vocês estarão se divertindo juntos… porque isso deve ser diferente na vida a dois???? tem hora que se você não desliga o resto do mundo, você não se faz compartilhar com o mundo do outro.

  • Monalisa

    Com idade mais avançada a probabilidade é maior dos espermatozoides produzidos saírem com mutações.