8 dicas para ser um homem mais interessante

55

Não importando aprovação ou reprovação de terceiros, desde que as consequências pesem apenas sobre você mesmo e que não se busque prejudicar alguém, sempre haverão resultados ruins, perdas e fracassos inevitáveis. Não seria isso parte do preço da independência, da responsabilidade e da maturidade?

Vivemos em tempos onde ficamos procurando o que pode nos proporcionar prazer aqui e agora. Temos uma fome insaciável por prazeres ardentes cada vez mais intensos, sem (re)pensar atos que nem sempre são construtivos.

Números na conta corrente não dão conta de mentes infinitamente miseráveis. Um carro importado não é sinônimo de liberdade para quem não sabe para onde vai e beleza não é garantia de amor para quem não sabe o que realmente quer de si mesmo.

Abaixo seguem algumas dicas que não te garantirão um futuro perfeito, mas funcionam como um chamado aos corajosos que se dispõem a enfrentar a vida, bem como assumir derrotas quando necessário;

1. Ler e escrever

8 dicas para ser um homem mais interessante - Ler e escrever

Leitura e escrita são hábitos que enriquecem nosso diálogo interno (reflexão) e o diálogo externo (interação com outras pessoas). Elas nos ajudam na busca por autoconhecimento bem como por um entendimento maior sobre outras pessoas. E claro, a enxergar o mundo através de mais pontos de referência.

Viajar na rítmica da poesia, andar por cenários de ficções, contemplar a literatura ilustrada ou entender antecedentes históricos que resultaram nos dias de hoje. Quanto mais referências você buscar, mais enriquecedor será o seu diálogo.

Escreva o que você sente, o que pensa e algo que tenha vivido. Mesmo que você guarde enterrado e trancado a sete chaves, registre algo do seu mundo interior para que você possa consultá-lo posteriormente. Será interessante descobrir que não são apenas as quatro estações que transformam o mundo ao seu redor, mas você também.

2. Vivencie novas situações

8 dicas para ser um homem mais interessante - Vivencie coisas novas

Visite lugares novos, mesmo que a pé, ou numa simples tarifa de ônibus. Existem parques ecológicos, centros culturais, exposições, museus, eventos que não custam caro e proporcionam experiências enriquecedoras.

Aliás, vale lembrar que precisamos  cada vez mais de paixão e zelo pelas nossas reservas ecológicas e pelo nosso patrimônio cultural.

Depois, peça um sabor de pizza que lhe pareça estranho, ou um lanche que você nunca comeu. Arrisque mudar algum ingrediente de uma receita, fazer uma receita nova, ou até mesmo inventar uma. Isso te ajudará a sair do tédio, de tudo ser sempre tão previsível e quebrar aquela sensação de rotina.

Nos sabores ruins, não repetiremos os mesmos erros, porém, na descoberta dos bons sabores é que fará valer a pena. Talvez até daí que tenham nascido os hambúrgueres gringos com shitake =)

Arrisque-se no diálogo com estranhos. Tenha a cara de pau de perguntar sobre algum item que ela carrega, algum acessório que ela usa, um livro que está debaixo do braço, etc… Em muitas dessas interações, você acabará descobrindo coisas que nem te conto….

3. Comprometa-se com o que você faz

8 dicas para ser um homem mais interessante - Comprometa-se

Fazer uma faculdade, um curso, praticar um esporte, iniciar um empreendimento…. Lembrando que não será apenas a sua frequência naquela atividade que te tornará razoavelmente bom no que faz,  mas também o esforço que você estará disposto a investir. Leia assuntos complementares, chegue alguns minutos antes para adiantar coisas, pratique algo que você tenha dificuldade, aprimore o que você tem facilidade, conheça eventos sobre o assunto. Faça sua lição de casa e se aprofunde.

Lembre-se de que alguns horários são sagrados, procure separar momentos de concentração totalmente afastados de tudo que possa te interromper. Seja firme e muito consistente com isso!

4. Valorize bons relacionamentos

8 dicas para ser um homem mais interessante - Valorize relacionamentos

“Consanguinidade te torna um aparentado, mas apenas lealdade te torna parte da Família.” (Sons of Anarchy)

Cultive muito carinho como forma de gratidão a quem te apoiou em horas difíceis. Valorize os amigos que são leais, divida o que você puder dispor de melhor com parentes que sustentam laços afetuosos com você. Os bichos de estimação também entram nesta categoria.

Seja prestativo e responsável com colegas de trabalho ou de estudo que são responsáveis e prestativos com você. Eles serão aliados imprescindíveis em futuros projetos e boas referências para novas oportunidades.

5. Abra a seu coração e a sua mente

8 dicas para ser um homem mais interessante - Abra sua mente

Existem religiões diferentes, opiniões políticas diferentes, gostos diferentes, situações socioeconômicas diferentes, gêneros, escolhas afetivas diferentes, etnias e culturas diferentes.

Por mais que discordemos, muitas dessas pessoas com interpretações contrárias ou alternativas às nossas certezas mais sólidas podem nos surpreender constantemente. Nessas surpresas, veremos decepções, hipocrisia, cinismo e horror, mas também veremos virtudes, lições de vida e inspirações. Tudo terá um teor válido para mais sabedoria e aprendizagem.

6. Agende uma hora e data exatas para as suas vontades ou pendências

8 dicas para ser um homem mais interessante - Programe

Uns dizem que precisam emagrecer, outros pretendem aprender um novo idioma, outros poderiam lá na frente fazer um curso. Tudo isso precisa de um cronograma para acontecer. Infelizmente, possuímos o hábito de deixar tudo pra depois, e esse depois vai se arrastando até se tornar o dia de São Nunca.

Se for algo que exige um investimento que você não dispõe agora, por que não economizar uma quantia simbólica a médio ou a longo prazo? (Essa quantia pode aumentar homeopaticamente também…).  Lembrando que existem tarefas que ficam mais leves na companhia de um amigo ou com uma boa música tocando.

O importante é definir tudo o que der agora e bola pra frente.

7. Tenha um estilo próprio

8 dicas para ser um homem mais interessante - Tenha estilo

Busque referências nos seus ídolos e procure também dar um toque que seja só seu a uma determinada roupa. Faça pesquisas de preços na internet, dedique, em uma determinada época do ano, uma parte das suas economias pro seu guarda-roupas.

Para alguns é futilidade, mas as roupas dizem muito sobre nós mesmos. E não é o item mais caro de todos, ou a marca mais glamorosa, mas sim aquilo que te cai bem dentro do custo/benefício que você julgar adequado. Até a peça do brechó que te despertar interesse pode entrar no esquema.

Lembre-se: não é o que todo mundo está usando, ou vestir o que mais agrada fulana ou ciclano! Busque se conhecer e fazer do seu cartão pessoal aquilo que você admira, que te deixa à vontade e que exteriorize aspectos de quem você é.

8. Conheça a si mesmo

8 dicas para ser um homem mais interessante - Conheça a si mesmo

Isso faz a coisa ser mais profunda do que o famoso “seja você mesmo”.

Cada um conhece o melhor e o pior que carrega dentro de si, o quanto somos capazes de edificar e concretizar e o quanto podemos nos frustrar e nos sabotar.

“Ambos perderam suas famílias em um dia, isso fez com que cada um deles escolhesse um caminho diferente” (Batman – A Piada Mortal)

Toda a responsabilidade e consistência das suas buscas dependerá do quanto você sabe sobre as suas possibilidades, o quanto se desafia, o quanto conhece os seus limites e qual é o destino que você “determinou” para si mesmo.

Frustrações recorrentes podem indicar que a postura que tomamos diante de determinadas situações precisa de alguns ajustes finos.

Temos o hábito de tomar como “verdades absolutas” alguns conselhos de parentes ou amigos muito próximos. Ou tomamos como “verdades absolutas” conclusões sobre nossas experiências de vida. É necessário perceber se essas “verdades” não são apenas justificativas cômodas para não nos esforçarmos a compreender o mundo por outras perspectivas.

De muitas formas podemos culpar os céus, os ventos e o destino, mas a verdade é que somos responsáveis por nós mesmos.

“Apenas você determina o limite da sua força e da sua coragem.”

8 dicas para ser um homem mais interessante - Conheça a si mesmo

Se fossemos apenas objetos condicionados a buscar o prazer e a evitar a dor, certas críticas negativas não teriam sua importância construtiva, nem momentos ruins proporcionariam reflexões educativas.

As múltiplas possibilidades de quem enfrenta seus limites”.

Caberá a cada um de nós, determinar quem somos e decidir o que faremos diante do mundo.

Instagram
Share.

About Author

Son Furuken

Colaborador e comentarista do Pergunte a uma Mulher. Alucinado por guitarras, artes marciais e livros.