Dicas para combater o mofo + Como fazer um desumidificador de ambiente

13

Dicas para combater o mofo + Como fazer um desumidificador de ambiente

Como a maioria de nós já sabe, o mofo nada mais é do que um fungo que, se não for devidamente combatido, é capaz de fazer muito mal à saúde – ainda mais se você tiver com baixa imunidade e/ou problemas respiratórios. Por esse funguinho lazarento ser apaixonado por ambientes escuros e úmidos, muitos médicos recomendam deixar, de tempos em tempos, a sua casa aberta: tomando bastante vento e sol, bem como tomar outras precauções que espero poder ajudar nesse post.

Como moro em Curitiba e o tempo fechado é meu grande companheiro (ouvi falar que nesse ano aqui fez tanto nublado quanto Moscou na Rússia, botam fezes?!), resolvi dar um pouco de migué na umidade e bolei uma dica rápida, prática e cheirosinha para colocar no armário. E claro, adicionei outras dicas pra outras situações, afinal de contas, independente da cidade em que vivemos, em maior ou menor grau todo mundo sofre com isso!

Você vai precisar de:

  • Giz de quadro negro (sim, aqueles da professorinha mesmo!). Pode até ser dos coloridinhos se quiser dar um charme: tipo rosa, azul ou amarelo, pro quarto das crianças, etc.
  • Canela em pau (não serve ralada, tem que ser aqueles pauzinhos que sua avó usa pra fazer doce mesmo!).
  • Cravos.
  • Uma colher de chá de arroz cru.
  • Um saquinho de filó ou algo semelhante de “furinhos pequenos”. Eu peguei um daqueles que vem como embalagem de brincos, sabe? Que aí já vem prontinho =)

PS: Há quem diga que os cravos ajudam a combater as traças naturalmente. Então, mais um bom motivo, né?

Mãos à obra

Enfia tudo no saquinho, fecha e pronto! Difícil, heim? kkkkk. A única atenção que deve ser tomada é não quebrar o giz, senão já vira bagunça. Tem que ser inteiro mesmo! E a canela em pau dá pra quebrar na mão em “duas ou três” pra não ficar muito grande =)

Pronto, daí é só escolher o local que você quer deixá-lo no guarda-roupas! Fora dar um cheirinho bom, vai te prevenir por um bom tempo dos fungos. Isso até o giz criar umidade, mas aí nem precisa jogar fora:

Você pode colocá-lo no sol forte por algumas horas e pronto, tá tudo lindo de novo =). Também dá pra colocar no forninho depois de você ter assado algo, aproveitando aquele calor final depois que ele foi desligado, sabe?

Fica lindinho assim, viu como sou prendada? kkkk. Sua saúde agradece, e seu nariz também!

Uns adendos para quem quer saber mais:

Se o mofo for na roupa:

Experimente deixá-la levemente molhada (no lugar que tem o fungo) com um pouco de vinagre e limão por cerca de 30 min. Depois lave-a normalmente com sabão em pó e amaciante (isso tirará o cheiro do vinagre!)

PS: Serve para tirar o famoso “cc” (suvaqueira) das roupas também! Daí é só fazer o mesmo, só que na área do cc!

E se for mofo no alimento?

Simplesmente jogue fora! Sabe aquele costume de só não comer “o pedacinho do pão que está com o mofo visível, mas comer todo o resto?”. Péssima ideia! Aquilo que você vê é só a ponta do iceberg, pois muito provavelmente o mofo já contaminou o pão inteiro, e tá fazendo mais estrago do que bêbado em fim de festa.

Como prevenção, aqui em casa eu conservo os pães na geladeira: isso retarda o envelhecimento. Mas de novo: se o mofo aparecer mesmo na geladeira, sua lata de lixo agradece! Daí é só comprar menos da próxima pra não desperdiçar =)

***************************************

Você tem alguma dica pessoal e/ou de família sobre casa/saúde/beleza/maternidade/paternidade e coisinhas do dia a dia? Divida com a gente! Mande email para [email protected] e apareça por aqui =)

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.