3 dicas para saber se a pessoa que você conversa na internet é fake ou real

35

3 dicas para saber se a pessoa que você conversa na internet é fake ou real:

Esses dias fui atender um amigo que se dizia apaixonado por uma mulher, mais precisamente, uma russa! De acordo com ele, a gata já estava querendo vir pro Brasil e ele estava desesperado sem saber o que fazer. Afinal de contas, fora ser tudo muito rápido, ele não sabia nem falar a língua dela!! Na verdade, ele nem sabia se ela era real!!

Dei algumas dicas, que logo citarei nesse post, mas já posso adiantar, caro leitor: depois delas, meu amigo descobriu o que não queria: realmente, a tal da “russa” se tratava de um golpe, até relativamente antigo, onde as mulheres (será que são mesmo sempre mulheres?) podem até mudar de nome/email, mas o papo é sempre o mesmo: se fazem de apaixonadas, dizem que vão ao seu país, e aí, quando o cabra dá a corda pra morrer, elas pedem umas ajudinha$ básica$ – tais como passagens, taxas de viagens, etc. E claro, bau bau seu dinheiro e bem vinda a vontade de dar um soco na própria cara!

Não sei se isso já aconteceu contigo ou com alguém que você conheça, mas é claro que, pra tomar na circunferência, nem precisa ser necessariamente um estrangeiro. No Brasil, rolam muitos golpes, nem sempre de pessoas que querem seu dinheiro, mas também de pessoas que querem seu “amor” (carência é foda, Catfish que o diga! E se alguém quiser enviar um relato para o site sobre “fakes carentes” estamos aqui!), etc.

O lado bom é que dá pra evitar, ou ao menos amenizar, as chances de acontecer o pior com as dicas abaixo:

Você já ouviu a voz desse ser humano?

Zap zap, redes sociais e grupos de Internet são bons, mas não adianta só digitar, meu amigo: o lance é partir pro telefone!! Fora ser legal descobrir como é a voz da sua possível deusa/deuso, você também descobre, digamos assim, se é menino ou menina! Lembre-se que nem toda gatinha, loira, gostosa, é realmente uma gatinha. Só se for uma que fala grosso, tem um pinto e se chama João! Mas é claro que também pode ser uma menina, se fingindo de outra menina, mas que não é a que você espera, digamos assim.

Daí entra a outra dica:

Peça fotos, mas não se contente com elas!

“Sacumé”, né? Qualquer mala desocupado(a) que tiver afim, pode muito bem stalkear o perfil aberto de uma gatona, ou então de uma nem tão gatona assim (mas alguém que a pessoa gostaria de ser) e plimmm! Agora ela tem várias fotos “reais” pra te mostrar pelo zapzap e por onde mais você quiser!

Massa né?

#SQN!

Se quiser ter certeza de que a pessoa é realmente quem diz ser, não tem jeito: META WEBCAM no meio! (e ouso a chutar que, se a pessoa não for uma bandida ou um estuprador que usa a própria face na caruda – e aí vale a pena você ler as dicas desse post aqui –, essa é a dica mais importante de todas!).

Daí seu crush cibernético se defende:

– “Ah, mas eu não tenho Webcam”

E celular? Você não tem não, querido? Qualquer aparelho mequetrefe tem uma câmera!

-“Ah, mas ele quebrou”!

Já ouviu falar em lan house?

-“Ah, mas ah, mas ah! Mas ah!”

Daí você liga o alerta vermelho! Liga a sirene e chama a  polícia? rsrs

Por fim,

Endereço!

Fale que vai mandar flores, CD, nudes (brincadeira, nudes não, vai que, né?) ou qualquer outra coisa em que você possa contextualizar que você realmente precisa do endereço da pessoa, não que você está desconfiado(a) dela.

A gente sabe que sempre existirá a chance dela também não confiar em você (porque né? Você também pode ser um psicopata!), mas vamos ser sinceros: de qualquer forma, leve isso como prova de que vocês realmente precisam se conhecer um pouco mais, não que você vai topar o encontro enquanto ainda falta peça, né? Até porque, convenhamos: se ambos estivessem realmente tão íntimos assim, não teriam esse medo.

Lembre-se sempre: o apressado como cru, e o ingênuo, toma no ….

*************************************************

É isso, alguém tem mais alguma dica aí? Ou já passou por isso? Se acharem que essas dicas podem ser úteis à alguém, compartilhem =)

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Rogih

    Catfish! Eu gosto muito de assistir e começou temporada nova, todas as quartas….

    É bom pegar a imagem da pessoa que você está paquerando e colocar no Google imagens para ver se aparecem outras imagens iguais e se acha perfil fake… Aliais é válido jogar qualquer dado tipo telefone ou endereço no Google para ver se aparece, uma vez joguei o nome de uma pessoa e achei um monte de ações judiciais….

    Se conhecer a pessoa por algum meio virtual lembre-se que é só um meio, você tem que ver ela pela câmera, ver fotos e ter o telefone fora o principal deve se encontrar com ela o mais rápido possível.

    Caso a pessoa desconversa sempre que você pedir foto e seus dados, ver na webcam desconfiei! Tem gente que no dia que marca pra se ver na webcam ou pessoalmente até inventa que sofreu assalto ou acidente…

    Muito cuidado para não dar asas a imaginação e ficar imaginando a pessoa como você quer e não como ela realmente é…

    Sei que quando o fake que fingia ser real confessa ou é descoberto, ocorre uma grande perda de confiança e muitas vezes as conversas e o contato se perdem…

    • Monalisa

      Meu namorado eu conheci pela net.E eu nem tomei nenhuma medida preventiva..kkk.
      Só falavamos por msn e facebook. Observei o facebook dele, se tinha muitas fotos, comentários de terceiros e etc. Porque dá para notar quando é fake se não tem muitas pessoas interagindo no face; Nem falei em câmera, tinha muita vergonha. Só trocamos os telefones e nos encontramos em um lugar público, shopping. Eu tive sorte! não recomendo para ninguém! vai que é um pscicopata!

      • Isso q ia dizer, vc teve MUITA sorte! kkk Mas ainda bem que deu certo!

        • mariana cobra

          Tbm conheci o mozão via grupo de whats…somos exceção, mas acontece.
          🙂

          • e era grupo do que?!

          • mariana cobra

            Até onde eu sei, era perfil fake no Facebook. E realmente, não ter webcam já é um grande indício de enganação…

        • Monalisa

          Pois é Luiza! Pode ser um maluco, mas pode ser também pode ser uma pessoa normal, que não satisfaça nossas expectativas! Pela net, ou telefone é bem diferente do que pessoalmente, e ai ficamos viajando na maionese achando que a pessoa é uma coisa, ai chega lá pessoalmente e não é nada daquilo.

      • Rogih

        Hahahha teve sorte mesmo! Eu já marquei um encontro com uma amiga que fiz pelo orkut e fica uma dúvida eterna….

        Marcamos em um lugar, eu sou muito perdido e acabei esperando em outro aí veio uma prostituta esquelética falar comigo eu tomei um susto muito grande hahahaha, fui em vários outros lugares próximos do ponto de encontro até no ponto de encontro mesmo e nada, esperei por duas horas.

        A guria não respondeu nenhum email ou scrap depois, depois de uns meses soube que ela se suicidou porque ela tinha altas aspirações para a vida futura dela ela acreditava em outras vidas e reencarnação X.X

        Eu tenho algumas histórias pessoas do chat da uol de conversar com pessoas legais mas eram de outros estados, ou eram fakes e eu só descobria depois de muito tempo e nunca nada dava certo.

        O pior foi uma amiga minha, eu gostava de conversar com ela, e tinha um cara que ela gostava eu era meio que a ponte entre eles quando eles brigavam vinham reclamar comigo Hahahha hoje eu não me sujeito mais a isso.

        Mas descobri que essa menina era um menino na verdade, eu perdi a confiança e terminei a amizade.

        Hoje a única coisa virtual na minha vida e o pessoal do disqus 😉

        • Mas gente, e como vc descobriu que a menina se matou?
          Sinistro cara

          • Rogih

            Pelo orkut, fui mandar um scrap porque tava perto do aniversário dela, e vi várias mensagens de rip, de descanse em paz, aí conversei com uma pessoa que foi ao enterro.

            Sábio o que é mais sinistro? Segundo minhas investigações ela morreu em um determinado dia, e eu não sei se estava dormindo ou quase dormindo aí estava pensando em falar com ela, tentar entender porque não foi no dia marcado mas fazer algo pelo aniversário dela. Aí eu vejo a figura e ela diz obrigada por ser meu amigo, e de acordo com a minha investigação foi no dia que ela tomou o coquetel de comprimidos para se suicidar….

            Ela acreditava que nessa vida não iria conseguir nada, e acreditava que tinha tido uma vida passada cheia de glórias e triunfos e acreditava que só seria feliz na próxima vida…

            Até hoje não entendo isso tudo, não sei se foi uma conhecidencia ou vi ela mesma mas em fim…

            Foi uma história triste de uma jovem mulher que tinha problemas psicológicos e crenças religiosas não funcionais que culminaram em sua morte, eu acredito que ela esteja com Deus agora 🙂

            Eu tinha 18 anos na época não soube lidar bem, não estava preparado, mas quem está?

          • mas vc ja viu espiritos e tals? Mts pessoas relatam coisas semelhantes, mas são meio “videntes”

          • Rogih

            Nunca vi espíritos como nos filmes não Kkkkk, só nos sonhos mesmo mas aí é minha imaginação. Tem gente que defense que espíritos vem nos sonhos falaram com as pessoas, não tem como saber…

            Pois é eu falei com algumas pessoas sobre essa minha experiência e disseram que foi mediunidade, viagem astral, sei lá não sei se acredito ou não…

            Eu já li um livro psicografado e o livro dos espíritos e dos médium, li de curiosidade mesmo e achei muito chato os dois últimos , fui num sebo e comprei mas li de dia e olhando para trás toda hora hahahhaha para ver se não tinha ninguém perto, um dia li de noite na cama e achei que alguém ia puxar meu pé então eu parei de ler.

            O que peguei de bom dessas leituras foi pouca coisa, para procurar pelo menos não fazer o mal que ele volta para você de alguma forma e que a vida continua de algum modo.

            O allan kardec é um pseudônimo de um francês a filosofia espírita dele não pegou na França, pegou aqui no Brasil,tem relatos que é tudo ficção dele.

            Sei que no meu coração as normas rígidas, leis, obrigações que essas e outras religiões pregam não entram então eu prefiro não pegar para mim e vivo feliz.

            Falando em espíritos eu tava no banheiro outro dia ouço uns barulhos metálicos e olho para o teto e vejo a lampada se mexer de um lado para o outro, só não sai correndo porque tava no meio do número 2 hahahhaha, mas eu pensei não deve ser um poltergeist nem fantasma deve ter uma explicação lógica e racional, eu peguei a escada e subi no telhado e descobri, tem uns fios expostos lá e pombos começaram a ficar lá e ficam se balançando o suporte da luz não estava bem encaixado e por isso ela balançava de um lado para o outro. Achei o “fantasma”, agora vou ter que consertar o telhado, era melhor que tivesse sido fantasma, chorei largado!

          • ri muito do fantasma kkkkkkkkkkkkkkk

        • Monalisa

          Nossa, que chato. Se nesse época já tinham essas coisas imagine agora!!! com todo mundo querendo sacanear. Eu não recomendo para ninguém. tive muita sorte, até porque nem no telefone nos falamos, só nos vimos por foto de face mas podia ser fake.

          Bate papo UOL de vez em quando converso, mas nunca adiciono, nunca tive experiência ruim mas mesmo assim tenho medo. Então se for adicionar, no minimo que seja amigo de um conhecido e tals, está muito fácil ser enganado hoje!

    • Assisto muito CF tbm! Mas agora to viciada em GOT kkkkkk e olha q nunca fui d seriado, mas nesse afundei nos findis kkk

      • Rogih

        Essa série eu quero ver mais tem a questão dos livros que o autor demora muito para escrever eu ainda não li nem vi nada estou esperando ele terminar de escrever os livros primeiro kkkk

      • Rogih

        Tive que jogar no Google para saber o que era got hahahaha eu pensei ela gosta de american got Talent? Aquele programa de música e jurados? Oxi? Aí eu pensei não pode ser aí vi que era game of thrones.

        Você está muito abreviadora hoje e eu muito lento para entender abreviações Kkkkk

        • kkkkkkkkkkkkkkkk mas acertou já ta bom poxa kkkkkkk

  • mariana cobra

    A maior parte dos fakes procuram o amor e conexão com outro ser humano, porém, por N fatores, tendo como o mais comum a baixa auto estima e a não aceitação de quem realmente é, se contentam com o amor que nunca sairá para o plano real.
    Cara, isso é muito triste!
    Pior do que ser enganada(o) por um(a) fake é ser o farsante. Achar que não há nada para oferecer de atrativo sendo quem é deve ser muito frustrante.
    No mais, o sexto sentido sempre dá o alerta quando a pessoa com quem falamos não atende em nada as expectativas. O que acontece é que ignoramos tais sinais, talvez por carência e necessidade de ter alguém enchendo nosso ego e continuamos nesse engodo.
    Nunca passei por isso, mas tenho alguém próximo que viveu anos a fio sendo fake e se relacionando com pessoas do mesmo sexo…um escape da vida real, onde não há coragem para dizer aos familiares o que realmente se quer para a vida…posso dizer que essa pessoa vive triste, não se assumiu e talvez jamais se assumirá e a mãe (tbm amiga minha) nem sonha.

    • Mari, e essa sua amiga pensa que pode machucar outras pessoas? Pq a pessoa pensa só no desespero dela, mas não pensa q pode so acumular os proprios problemas ao terceiriza-los?

      sempre quis conhecer alguém assim ao vivo, mas só conheci pelo site!

      • mariana cobra

        Olha Lú, eu tenho tentado no decorrer de muitos anos ser uma boa amiga, pq ela sofre muito e sofre em silêncio.
        Tentei conversar, mas ela parece uma cebola e não se abre…
        Arrumei um emprego razoável pra ela se livrar um pouco da submissão familiar e ter seu próprio dinheiro, graças ao trabalho ela pagou a faculdade e hoje tá formada, porém, desempregada e parece-me que voltou a estaca zero.
        Ela se tornou auto destrutiva e afastou todos que gostavam dela e aí tbm não sou boba pra ficar dando murro em ponta de faca, me afastei e deixei claro que estou aqui caso ela queira conversar.

        • uma pena mesmo Mari
          e o pior é que fora se destruírem, magoam outras pessoas tbm

          mas bem, vamos ver se um dia ela entende isso =(

  • Stan Lewis

    Um fato: Pessoas legais moram longe.

    • anderson

      apoiado

    • Monalisa

      A gente acha que elas são legais justamente porque moram longe, e não temos oportunidade de conhece-las direito para acha-as chatas! –

      • Stan Lewis

        ah eu já conheci pessoalmente dois amigos de internet que moram longe daqui, e os dois são gente fina!

        • Monalisa

          blz, mas são super amigos agora? ou se veem só as vez?
          porque se forem apenas encontros casuais claro que todo mundo é legal!
          quero ver quando pessoa tá sempre ali perto.
          Mantenho minha opinião. kkk

          • Stan Lewis

            são meus amigos há vários anos, e pessoalmente eu só vi eles uma vez, mas eu considero eles como sendo mais amigos do que várias pessoas com quem eu tenho contato pessoalmente rsrs

          • Monalisa

            kkkk, eu sabia! aposto que se os visse pessoalmente com mais frequência não seria tudo isso. Porque como vai saber os defeitos e podres deles? só mostramos o nosso melhor na internet certo? rs

          • Ah depende Mona, mas é engraçado que existe gente que mora perto tbm que é super legal e a gente só descobre de uma maneira muito aleatória a existência da pessoa….
            de repente no caso do Lewis ele tá ilhadão… num bairro onde a maioria é muito oposta a ele…

          • Stan Lewis

            Eu conheço muita gente no meu bairro mas não tenho contato frequente com eles, meus amigos mesmo moram em outros bairros e outras cidades rsrs

          • Stan Lewis

            Bom, em teoria acho que era pra ser isso mesmo, porém eu tenho amizade com algumas pessoas, em que o nivel de amizade é tão grande que temos confiança suficiente pra dividir até defeitos, podres, e outras situações pelas quais passamos rsrs

  • Acho que a Luiza esqueceu de um item… Se a pessoa pedir dinheiro de qualquer modo… para que ela venha até você, desconfie!… Porque às vezes a pessoa é real mas vai que ela arruma um jeito de descolar uma grana mandando aquele 171 básico de apaixonada…

  • Nat

    hahahaha Lu
    Adivinha no que pensei ao ler o título?
    Bom, o meu perfil é fake por uma questão de privacidade da vida alheia. Conto muita coisa da vida dos outros.
    Mas, caso tivesse um encontro do pessoal, eu vou de boas!!!

  • Gabriel Felipe

    O cara para cair em conversa de perfis falsos, tem que ser muito burro, principalmente se tiver mais de 18 anos kkkkkkkkk.