Dicas para tirar o mofo dos sapatos (também vale para bolsas e cintos): couro, tecido e camurça!

6

A gente sabe que deixar os sapatos em ambientes fechados e muito tempo sem usar é pedir pra rolar um branquinho básico neles. Mas “sacumé” né: geralmente, mulher tem sapato pra caramba e se morar em cidades tipo Curitiba, como eu, nem sempre dá pra evitar, certo?

Então, se o pior já aconteceu, saiba como se livrar dos pequenos sapecas nos sapatos de couro, tecido e camurça:

PS: Em geral, as dicas abaixo se estendem para cintos e bolsas também!

como combater o mofo nos sapatos

Sapatos de couro:

1- Pegue um pano limpo, macio e úmido, e passe delicadamente sobre todo o sapato para tirar o “grosso”.

2- Depois disso, passe vinagre branco. De preferência, com outro pano.

3- Deixe agir por 15 minutos e para tirar o excesso do vinagre, limpe mais uma vez com outro pano úmido.

Também testei com a mistura 2/3 de limão para um 1/3 de água e deu certo! Porém, achei que com o vinagre o couro do sapato ficou “mais vivo”.

Dica para o acabamento: Para o sapato ficar “deuso” de vez, experimente engraxá-lo e lustrá-lo logo depois que a graxa tiver secado. Essa dica é boa para os sapatos mais velhos ficarem com a aparência mais cocotinhos e joviais =)

Sapatos de camurça:

Na minha opinião, esses são os que mais tenho medo de mexer e acabo optando por produtos específicos. Porém, se for um sapato que não tenha lá MUITOO fungo, ou você não se preocupa em correr um leve risco de danificar, nem que seja um pouco o sapato, experimente:

1- Passar uma escovinha de cerdas bem macias (sempre secas, porque a água pode estragar a camurça!), sempre na direção contrária à camurça para limpá-la e tirar “o grosso”. Passe em todo o sapato homogenicamente, que é pra não parecer que um lado do sapato ficou mais escuro do que o outro, sabe?

2- Daí é usar um truque muito usado: o da borracha branca! Sim, aquelas mesmas de apagar! Nada de usar a força pra não estragar a camurça: o lance é ir suave na nave e ver os mofinhos saindo.

Tome cuidado se a camurça for preta: dependendo da borracha, pode colorir um pouco de branco a camurça. Então, atenção à qualidade da borracha que você usa.

Eu também já passei um pouco de bicarbonato de sódio e depois de umas duas ou três horas tirei, sacudindo bastante e com um secador no jato frio, enquanto tirava o extra com a escovinha de cerdas macias que usei  no item 1. Eu particularmente gostei mais da dica do bicarbonato do que da borracha branca, porém, se a camurça for preta, você terá que batê-la um pouco mais por motivos óbvios (preto com branco, né? kkk), mas nada que estrague seu sapato!

Sapatos de tecido:

Ainda que não sejam tão delicados como os acima, ainda assim são bem delicados. Experimente:

1- Limpá-los com um pano limpo e úmido para tirar o grosso da sujeira.

2- Em um recipiente pequeno, colocar uma colher de sopa de água, com duas pitadas de bicarbonato (se achar que está pouco, pode ir colocando um POUCO mais). Pegue a pontinha do pano limpo e vá limpando delicadamente o sapato.

3- Deixe secar com um jornal dentro ou algo pra não tirar a forma do sapato (sim, sapatos de tecido muitas vezes são fáceis de “deformar”).

Tá pronto!

Por fim, lembre-se que é sempre bom deixar os sapatos em ambientes ventilados e às vezes tomarem um pouco de contato com luz solar, porém, evitando o contato direto com a mesma afim dela não danificar ou “endurecer/esbranquiçar” os sapatos.

É isso, alguém teria outra dica?!

***************************************************************

Compartilhe suas dicas e truques sobre qualquer assunto (saúde, beleza, etc) com a gente! Escreva para [email protected], que todos os seus créditos serão dados por aqui!

 

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Tratar couro é vida…. Lubrificante de camisinha vencida no coturno fica dahora….

    • Amei!! Vou tentar essa tbm! kkk
      e uma pergunta: será que vale os a base d água, ou não?

      • Eu uso aquelas que dão no posto… mas acho que dá certo sim…

  • Mika

    Como eu limpo couro…

    Pra tirar o cheiro e manchas brancas de mofo de artigos de couro* – sapatos, botas, jaquetas, calças, bolsas – vale a dica da Luiza: Paninho de algodão embebido em vinagre branco misturado com um pouco de água (não pode ser o de vinho tinto). Faça um teste numa parte escondida da peça pra saber se a tintura é firme e o couro não vai manchar. Após a limpeza, coloque a peça pra secar à sombra, nunca diretamente sob o sol. Pode ser necessário repetir a operação mais algumas vezes até sair completamente o cheiro de mofo.
    Se a bolsa ou sapato estiverem muito sujos, limpe primeiramente com pano úmido e um pouquinho de detergente neutro. Limpe com o vinagre somente depois de secos.

    Após a limpeza, hidrate o couro com um paninho branco de algodão** embebido em um pouquinho de vaselina líquida (é bem pouquinho mesmo, não é pra besuntar o couro). Tem gente que aplica hidratante corporal. Também serve, mas acho arriscado usar hidratante, porque não sabemos o que tem na fórmula e o couro pode manchar. Se for usar o hidratante, teste antes numa parte escondida da peça.

    Como guardar: Guarde em local ventilado, ao abrigo da luz e nunca dentro de capas plásticas.

    * Camurça, chamois, nobuck só se limpa com escovinha, borracha, lixa de unha, e sempre com o máximo cuidado.
    ** Vi num vídeo do youtube um especialista em limpeza de couros afirmar que não se pode usar flanela nem algodão, tem que ser tecido de algodão (mas não explicou o porquê…rs).

    • Lixa de unha!!!? Será q não ferra a camurça não? Mas vo tentar kkkkkkkkkk
      Eu sempre limpei com flanela normal mesmo, mas aquelas de pano, e sempre deu certo. Os couros estão vivos kkk acho que isso d algodão deve ser mais “perfeccionismo” mesmo, oq claro, ninguém vai recusar tbm kkkk

      esse lance da vaselina deve ter um efeito parecido com o da camisinha d posto que o Son pega, será q não? Deve ser mais pra hidratar o couro e parece interessante tbm!

      • Mika

        Não ferra, não! Tem que usar o lado mais fino da lixa e passar com cuidado. A lixa tira aquele brilho do nobuck quando um pé de sapato esfrega no outro. Na camurça, tira a sujeira de punhos, colarinho, cotovelos, o fundo externo da bolsa ou a parte que mancha de ficar esfregando no jeans, por exemplo. A escovinha não tira tão bem quanto a lixa (pode ser usada qualquer uma, de unha, de pé ou em folha, mas sempre do lado mais fino).
        Sobre hidratação, acho que o especialista se referiu a não usar a flanela e o algodão quando hidrata, por causa da penugem que soltam, mas não deve haver problema em limpar com a flanela.
        Sobre o uso do lubrificante da camisinha, é a primeira vez que ouça falar, mas acho que ambos têm a mesma função.