O que fazer quando seu namorado de 32 anos não trabalha e só mata aula?

65

Leitora: Tenho 23 anos e estou no meio de uma faculdade, sempre trabalhei, porém no momento estou sem trabalhar e somente estudando. Namoro um cara de 32 anos que não trabalha e somente faz faculdade, porém ele nunca vai pra aula, somente reprova em tudo, não tem interesse… Nós moramos juntos há 1 ano, porém eu não sei mais o que fazer, pois eu estou fazendo meu futuro e eu queria que ele também estivesse. Eu ajudo, converso, mas nada adianta, ele fica dormindo ou jogando o dia todo, moramos na casa dos meus pais e eu não sei até quando eles irão permitir isso.. e eu não consigo mais olhar pra ele do mesmo jeito de antes, não sei mais o que sinto e nem mais o que fazer, por favor gostaria de umas opiniões para poder esclarecer minhas dúvidas.

O que fazer quando seu namorado de 32 anos não trabalha e ainda só mata aula?

Mas gente, ele é rico ou o quê? 32 anos e não quer trabalhar e o pouco que faz é matar aula? JESUIS SALVE ESSE HOMEM!!!

E sério que seus pais ainda não fizeram nada? Mas gente, se fosse meu genro, eu que já tinha conversado num papo reto de sogrona muito doida com ele kkk. Carudo o garoto, heim? Mora de favor e ainda não tá nem aí pra ninguém, rs.

Mas enfim, não acho que você tenha que tentar mudá-lo, mas sim se mudar. A começar pela mudança de namorado! Na verdade, você já fez a sua parte ao alertá-lo, conversar, etc. Se nada disso adiantou, vai fazer o quê? Amarrar o menino e levá-lo no camburão pra assistir às aulas? Não, né? kkkk. Ou então vai aceitar e ficar vendo o boy coçando o saco, te pedindo pra ir buscar mais pizza, enquanto ele tenta zerar o jogo do PS4?

Dá não amiga, é  muito pra sua cabeça, vai por mim! Só aproveite pra tomar alguma providência agora que o sentimento está morrendo, antes que você desista e leve o urso de vez pra sua vida.

E assim: é sempre bom lembrar que independente dos meus comentários + os dos comentaristas, a decisão final será sempre 100% sua. Só que assim, EU no seu lugar faria:

Primeiro Tudo que posso pra deixar minha consciência tranquila: Já falei tudo? Já tentei ajudar? Existe mais algo que possa fazer? Não? Então iria pra segunda opção.

Segundo Terminaria com ele, numa terapia de choque mesmo. Porém, sabendo que pode ser sim que ele nunca mais volte e até mesmo “me odeie pra sempre por ter terminado”. Porém, no fundo saberia que se ele realmente gostar de mim e tiver o mínimo de empatia, se tocará que ele estudar e tentar ser um homem na vida é o MÍNIMO pra quem quer ter uma família/vida digna, e claro, por ele mesmo!! Nisso fica a dica pro soninho saber que, independente de você, isso é algo que o fará ser mais atraente como ser humano!

É isso minha amiga, ou fica ou devolve a oferenda, porque do jeito que tá, nem Iemanjá tá aceitando.

Boa sorte!

Talvez ajude:

Dica rápida para esquecer alguém

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Rogih

    Esse cara parece o Gani irmão da fussun da novela mil e uma noites…

    Realmente se você já falou como se sente, já pediu para ele mudar as atitudes, pode falar que seus pais estão reclamando do comportamento dele e querem que ele se mude, você pode dizer que não esta mais feliz está é com muitas preocupações que nem são suas…

    Não vejo saída se ele não se toca que deve mudar a única solução é terminar mesmo o relacionamento

  • mariana cobra

    Mais um caso de homem/menino ou adulto/infantil.
    Na real gozar com o pau dos outros é fácil, é cômodo! Qual realidade paralela vive esse moço e pq todos da casa permitiram um homem de 32 anos folgar dessa forma?
    Deus me livre de um moleque assim na minha vida…larga dele colega, pq esse é o tipo de homem acomodado, preguiçoso e que jamais vai atingir as suas expectativas.
    Pense no futuro, os dois com filhos e vc tendo que trabalhar, cuidar da casa e dos filhos sem que ele faça a parte dele…pense longe, veja além!
    Corre que é cilada!

    • Gozar com o pau dos outros é fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ele pode até mudar, mas só depois d um susto na vida, q sabe-la se a leitora irá esperar

      e claro, pode ser q esse susto nunca aconteça

  • Deb

    Mas ele vive na sua casa? O.o quem paga as contas? Seus pais ou ele ajuda?
    Muito acomodado mesmo. Fala para ele ir pra casa dos pais dele -.- que os teus não têm de aguentar filhos que não é deles!

    • Stan Lewis

      Dá a entender que ele vive na casa dela, não faz nada e os pais dela é que pagam as contas

    • mas mesmo q ele ajude a pagar as contas, deve ser os pais dele q mandam 100% da grana. Ou seja, meio queima filme mesmo assim +(

      • Marcel

        Pelo menos os pais dela não se sentiriam bobos, senão esse cara poderia dar palestras, como viver na sua casa, ser sustentado por vc e comer sua filha.

        • caralho ri muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          mas é triste, kkkkkkkkkk

  • Stan Lewis

    É só largar dele e pronto, se ele gostasse de você, provavelmente já teria se esforçado mais, esse cara nem quer nada da vida, aposto que ele não tem nem planos de futuro pra ele mesmo, muito menos pra vocês dois juntos.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem essa
      tá dando conta nem dele, coitado kk

      • Stan Lewis

        o cara é um folgado, abusando da boa vontade da namorada e dos pais dela rrsrs

        • só queria ver o santo dos sogros, ou ele é MUITO carismatico e tals!

          • Stan Lewis

            pois é , deve ser bom de lábia kkkk

    • Marcel

      Tem gente que tem planos para o futuro modestos, como por exemplo zerar o próximo jogo do ps4. rs

      • anderson

        e o sogrão é que paga a net e a conta de luz kkkkkk

        • Stan Lewis

          kkkkkkkkk

      • Arianny

        HAUHAUHAUHAU…

    • O plano futuro dele é comprar o próximo jogo do ps4

      • Hadassa

        Rindo muitoooooooooo!!!!!

    • anderson

      aposto que o cara ainda fica “bravinho” quando mandam ele arrumar emprego….

      • Stan Lewis

        pois é , o cara deve ser um ‘encostado’ kkkkk

  • Eros Himeneu

    Conheço bem essa história. Aqui na minha família, minha irmã casou com um homem 10 anos mais velho e foram morar na casa dos meus pais ( Não na casa onde meus pais moravam, mas uma das casas que estava vazia ). Meu cunhado sempre foi preguiçoso e não queria nada com a vida, só ficar curtindo churrasco e bebendo. Já se passaram 17 anos que minha irmã está casada e meu cunhado ao invés de melhorar, piorou. Agora ele bebe cada vez mais e não está nem ai com R$ e futuro, eles vivem brigando e parecem crianças até hoje. Nós da família ficamos muito chateados, porque minha irmã sempre foi uma loira linda, mas ela se deixou levar pela lábia e experiência de um homem mais velho e se f*…. literalmente.

    • Monalisa

      Pois é, e muita gente acha que homem maduro é melhor! mas tem os velhos com mente de adolescente e vice versa. Tem mulheres que acham que o cara sendo gentil, e fazendo um bom sexo já está tudo ótimo. Mas isso é mais que obrigação! Não vivemos de vento, e depois do amor, o principal é saber se a pessoa aspira algo na vida. Não precisa de “grandes ideais”, o minimo é ter vontade de trabalhar para ajudar o seu parceiro.

      • Hadassa

        O rasga tanga aqui trouxe algo que passou desapercebido. Esses caras com esse perfil são mais propensos a trair. Homem preguiçoso,folgado, ocioso não trabalha e nem estuda e mais propenso de colocar par de chifres nas namoradas, noivas, esposas. No caso já das casadas com esse tipo de homem com o tempo ser traídas e trocadas por outra. Quando ele cansar da trouxiane que se esforça e mata de trabalhar para sustentar a casa e as vezes ainda estuda e cuida dos filhos toma pé desse tipo de homem.

    • Eu chamo isso de preconceito no bom sentido…. quando a pessoa toma uma coisa como maior qualidade do mundo sem buscar conhecer a outra mais a fundo… aí acaba dando nessas merda…

    • anderson

      ííííííííí´minha irmã foi casada com um cara assim por 15 anos,e o folgado do meu cunhado viva pedindo dinheiro emprestado e nunca pagava,além de sempre ir parar na delegacia porque sempre brigava com os pingunços da rua,graças a Deus eles moravam em Minas bem longe daqui do ES,mas isso acabou,em 2009 o infeliz inventou de pegar o carro e ir pra BR bebado,bateu num poste e morreu na hora….curioso é que minha irmã se recusou a ir no velorio dele…..

  • Rasga Tanga

    Se a situação está assim, ela não começou assim: Você deve ter acostumado desde o inicio. Das duas uma, ou ele acha você uma idiota capaz de aguentar isso para sempre ou você gosta disso por não ter deixado ainda. Se não gosta mais, deixa e vai viver sua vida. 23 anos? Ah… como eu queri ter meus 23 hoje! Larga e vai para outro… Nessas horas não existe amor. É só aproveitamento mesmo. Já pensou quando ele trouxer a outra para dentro de casa?

    • Hadassa

      Falou tudo bom observação esses tipo de cara. São mais propensos a trair esse cara é aproveitador está com ela por conveniência e acomodação olha moleza que ela dá para ele. Não duvido nada enquanto ela estuda e se esforçar arranjar outro emprego. Ele além de ficar no game fica nas redes sociais xavecando outras na rede.

  • Marcel

    Hoje em dia a economia está mal e a oferta de empregos escassa e mais concorrida, então o desemprego dele pode não ser exatamente culpa dele, mas se os pais dela sustentam o cara e ele não ajuda em nada, o cara é gênio, devia dar aula de malandragem.

    • Monalisa

      Conheço uns caras com essas técnicas. São colegas da minha mãe. as esposas deles se matam de trabalhar, o cara não faz nada, não trabalha e nem ajuda em casa mas está tudo bem. Tem gente que prefere viver na merda do que viver sozinho..

    • As vezes me pergunto se a crise não faz muito “amor” nascer por necessidade e conveniência kkkk

      • Hadassa

        Muito Diva lacrou!!!!!!!

      • Sabe que isso dava um video de comédia…. a mulher pega o cara com outra na cama… e ele mete o loko falando que a culpa é da crise…

        • anderson

          aí entra a carreta furação pela janela dirigida pelo fofão atropelando o bob esponja!!!!! XD

          #guerra-civil-team-iron

    • anderson

      só espero que o cara não esteja desempregado há 12 MESES XD

  • Mika

    Leitora, deixe-me adivinhar o que aconteceu com vocês dois…
    Vocês se conheceram e se apaixonaram perdidamente. O amor era tanto que não podiam esperar nem mais um dia pra viver esse romance idílico. O amor é mesmo tão lindo!
    Vocês trabalhavam, mas como a faculdade de ambos comia boa parte da renda, o seu papai resolveu ajudá-los nesse começo de vida a dois, cedendo generosamente seu “puxadinho”. Maaas (sempre tem um “mas”, né?!), a maré não está pra peixe e, desafortunadamente, ambos perderam o emprego no curto espaço de tempo de 1 ano… Que virada do destino, hein amiga?! Tenha fé em Deus, que uma hora essa fase vai passar.
    Foi isso? Não, péra! ERREI o chute?

    Bom… Como não sei a “real”, vou mandar meu recado baseada no pior dos mundos. Vou deduzir que nenhum dos dois estava trabalhando quando toda essa farofada começou… que vocês são mimados e egoístas, e que seus pais não tem um pingo de autoridade…

    Menina, cadê o seu juízo? Onde você estava com a cabeça quando resolveu ir morar junto com um sujeito desempregado? O fato de ambos ainda estarem fazendo faculdade não serve de desculpa pra não trabalharem (a não ser que cada um estivesse sob as asas da mamãe, e esta ainda aceitasse sustentar o/a filhinho/a). E porque escolheram a sua casa e não a dos pais dele? Seus pais têm mais posses… ou são mais frouxos? A casa é maior, mais confortável, fica mais perto da faculdade? Percebe como é tudo uma questão de oportunismo?

    Será que você é mesmo melhor do que esse seu namorado? Como uma mulher que diz que sempre trabalhou pode achar normal trazer o namorado, trabalhando ou não, pra casa dos seus pais e AMBOS passarem a viver às custas deles? Quem casa, quer casa. Pouco importa a idade de ambos (20/30/40), o fato é que não se casa sem o mínimo de condições. E que condições vocês tinham? NENHUMA! Então, amiga, assuma sua cota de responsabilidade nessa história (Fifty/Fifty).

    E se alguém vier me dizer que isso não é casamento, que é só namoro? Piorou, porque não há nada melhor na vida do que namorar, e na hora que enche o saco, vai cada um pra sua casa e ponto final.

    PS: Não vou nem falar pra você se separar desse sujeito. Arrume logo um emprego, pra pagar um aluguel e sustentar a casa. Ou, então, assuma que fez merda, e conserte.

    Tenho dito!

    • Mika, só tenho uma coisa pra te dizer: queria q vc fosse minha vizinha! kkkk A gente ia tomar altos chás, ia bater na sua porta direto aí vc ia ter q se mudar d casa kkkkkkk

      • Mika

        Primeiro ia ter que me cativar, levando bolo e torta quando fosse bater na minha porta… rs

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkk galera da familia do meu pai sempre leva algo (mineiros)

          aqui em ctba ninguém leva nada, só o bucho kkkkkkkkkkkk
          ou vc vai na casa da pessoa e ela nunca oferece nada pra comer, vc não leva, nem ela oferece
          ou qd vc leva comem só oq vc levou mesmo kkkk

  • O Carrasco da Morte

    É a famosa geração “nenem” para os mais sensiveis, pra mim é geração de vagabundos mimados pelos pais..hoje em dia as pais estão criando meninas nos filhos homens…eu com 12 anos ja estudava e trabalhava e isso foi muito bom pra mim ser o cara responsavel que sou hoje, agradeço a meus pais por não me mimarem..embora me deram muito amor(parte da mãe) eu nunca fui mimado e aprendi a ser responsavel e HOMEM cedo. hoje é essa geração “florsinha” mesmo. Homem tem que ser macho porr#!! a propósito Luiza Costa vc está cada vez mais sexis e fashion te adorooo…sou o jerferson só to usando meu nome de guerra agora.

    • Obrigada Jef! kkk mas uma coisa
      pq no Youtube tem foto do seu rosto e aqui não?

      As cocotas solteiras do site iam gostar de ti!

      • Jerferson de Alencar

        Prefiro manter o mistério minha linda e doce Luiza Costa.

        • só tu mesmo kkk Mas no dia q vc aparecer, irá arrumar pretendentes por aqui! E me convide pro casamento kkkkkkkkkkkkkkkkkk noix

  • Monalisa

    Acho que vocês devem ter se juntado naquele momento de euforia da paixão. E depois a ficha caiu. O cara pode ser super mega carinhoso, bom no sexo e etc, mas se ele é um encostado, não existe amor que aguente. Porque não da para amar a pessoa por uma ou outra coisa boa que ela fez, amamos o todo.
    Nao ha o que fazer a não ser despeja-lo para casa da mãe ou parentes dele. Se ele aos 32 anos não se preocupa com o próprio futuro, porque se preocuparia com você? Se nem o minimo de responsabilidade ele tem para fazer a faculdade e se esforçar em arrumar emprego, como pensa que será o futuro de vocês dois juntos? Não espere mudança dele. Se ele gostasse mais de vocÊ do que do conforto que ele tem, arregaçaria as mangas para morarem em um lugar só de vocÊs. Mas é ótimo ficar assistindo TV e jogando o dia todo, ter a comida feita , a roupa lavada e etc. Quem não quer?
    Acho justo falar mais uma vez sua vontade, e dar opções para ele:
    1- Você me ama? quer casar , ter casa, construir família?
    2- se sim, me ajude agora! estudando e trabalhando.
    3 – se não, é rua. Vou procurar alguém com as mesmas aspirações em que crescer que eu!
    Diga a ele, quem sabe acorde dessa forma. Se ele não mudar, você vai acabar terminando com ele algum dia. Então valorize seu tempo e sua juventude.

    • Eu só fico imaginando o quanto a familia dela deve ser calma! Se fosse minha mãe, já tinha vazado na voadora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      a veinha é gente boa, mas não deixa arrego não! kkk

      • Esse esquema de morar com sogro/sogra não me viu…. mas no ultimo dos casos, com 32 anos num descolar trampo e passar o dia arrastando é pedir pra ser chutado de lá…

        • Monalisa

          é difícil uma relação sobreviver morando debaixo do mesmo teto que sogros. Mesmo que todos sejam independentes financeiramente. Qualquer briga, a mãe e o pai já estão lá para enfiar a colher. É complicado, e pior que tem homem e mulher que mesmo com grana não quer sair debaixo da saia dos pais.

      • anderson

        a minha mãe já teria queimado ele em nome de jesus!!!!! XD

      • Monalisa

        Oxi, meu pai sempre falou antes de eu arranjar namorado : ” Não quero vagabundo, nem drogado, nem encostado, está avisada!”. Até para mim que sou filha, meu pai reclamava para caramba para me dar dinheiro, imagine para marmanjo! Concordo com ele, alias nenhum pai o mãe quer ver o filho sofrer na mão de sangue sugas! isso só não se aplica para o caso acima. =/

    • Hadassa

      Exato não dá para namorar alguém que vc não ADMIRE. Falo por mim não basta ser só lindo, romântico,gentil, bom caráter isso mínimo mínimo m m… ele precisa ter outras qualidades sólida e concretas gostar de estudar fazer uma faculdade e trabalhar com perspectiva de futuro profissional e intelectual. Por exemplo não conseguiria gostar de alguém que odeia livros.

      • Monalisa

        Admirar a pessoa é essencial. O amor vai acabando quando acontece esse tipo de coisa. A pessoa pode ser um amor, mas se não tiver objetivos parecidos fica difícil. Esse dos opostos se atraem acho que para a maioria dos casos não da certo.

        • Hadassa

          Estou no caminho certo mesmo a base do amor que ambos se admirem. Isso a igreja ensina séculos o que namorar? Não beijos,não amassos, não é fazer sexo por isso que as pessoas sofrem e bate a cabeça escolhem a pessoa errada para um futuro casamento. Namoro é diálogo cada um conhecer alma da outra pessoa não seu corpo que enfoque só prazer o calor da paixão isso momento está só na superfície.
          Tem que vê as intenções da pessoa e conhecer seu caráter alma da outra pessoa porque se tiver máscaras um hora cairá. É um tempo de conhecer valores, objetivos, gostos, pensamentos, compatibilidades e conhecer as nossas misérias, defeitos, qualidades. Uma vez num retiro de jovens que participei eu ouvi uns dois conselhos importante para vida amorosa.
          “A pessoa certa para nós as qualidades que a gente aprecia na outra pessoa e principalmente os defeitos que a gente aguenta”.

    • anderson

      detalhe:a expectativa de vida do homem no brasil é 70 anos,ou seja,esse cara já viveu quase METADE da vida dele e ainda age feito um bosta kkkkkkk

      acho que voce já sacou que o futuro dele é caixão ou cadeia,o que vier primeiro XD

  • Eu gosto quando brotam esses casos, pra ver quando que vão aparecer os caras que choramingam falando que “mulher só que saber de dinheiro, sucesso e mimimimimimi”….

    • Marcel

      Tanto quer que ela está querendo despachar ele. E só ver os comentários aqui, o cara tem que ser bem sucedido e dar motivo para ser admirado.

      • anderson

        ainda tô pra ver uma jura de amor eterno que aguente ir morar debaixo da ponte….é que na maioria das vezes é o cara que mete o pé e larga pra trás a mulher sozinha e com filhos pequenos

        Haja lei Maria da Penha !!! XD

      • Hadassa

        O bem sucedido para mim é um rapaz que trabalha e tenha senso de responsabilidade mesmo que ganhe salário mínimo que não seja preguiçoso como cara aí do relato da guria. E que goste de estudar almeja escolher uma carreira fazer faculdade tenha objetivo de vida.
        Recebi uma graça da virgem Maria eu hoje estou namorando pessoa assim esse ano entrou na faculdade. Já está com propostas de trabalho e fora isso tem os mesmos valores, morais, éticos, familiares e da minha religião questão de fé ele um cristão católico praticante e vive a castidade com eu só tenho agradecer minha mãe auxiliadora.Ele ama livros como eu é um aficionado.

      • Cara… mas tem uma diferença total entre um cara trabalhador e um parasita….

  • Hadassa

    Boa tarde!!! Cai fora amiga esse seu “namorido” tá mais para ENCOSTO kkkkk. Que isso o cara mais velho que vc não trabalha e falta as aulas da faculdade está reprovando lógico não estuda e nem se esforça só fica no game. Ele folgado mora no teto dos sogros come, bebe,toma banho,dorme está de favor morando na casa da namorada meu que cara preguiçoso.
    Deus me livre colega canta para subir isso encosto um cara sem ambição na vida profissional, estudo, perspectiva de emprego tá doido. Que história esse mundo tem de tudo aff!!!!!!

  • Só de ler a pergunta já dá vontade de responder: “termina!”
    Tipo o cara não tem motivação pra nada… está acomodado… e na casa dos seus pais nem se mobiliza pra ajudar em alguma coisa??? Se você quiser um cara pra sustentar o resto da vida, você encontrou a sua alma gêmea….
    Minha dúvida é… como ele foi morar aí com você e acabar ficando nessa folga toda…

  • anderson

    nem vou questionar a parte do estudo,tem gente que é burra mesmo kkkk,mas se pelo menos ele trabalhasse,mesmo que fosse num emprego ruim com salario baixo…custava ele pelo menos pagar a conta de luz???video-game consome energia né?? ou vai dizer que ele joga on-line e o sogrão paga a conta da net ????

  • Arianny

    Se vc ja conversou com ele e não adiantou qm tem que tomar atitude é você, ate pq foi a senhorita que colocou o marmajão pro papai bancar, despacha essa oferenda pro mar a não ser que queira bancar o bonito pro resto da vida.

  • Pain28248 .

    Nem estudar para um concurso esse cidadão faz? Complicado, em? Por que vc ao invés de morar juntos não ficaram cada um namorando e morando em suas casas? Sério mesmo, eu teria vergonha na cara de ser sustentado pela família da minha namorada e se eu tivesse desempregado, jamais cogitaria em perturbar a privacidade dos pais delas. Ser homem é muito mais do que ter uma piroca e duas bolas no meio das pernas. Ser homem é ter responsabilidade, é querer um futuro e pensar no seu futuro. Mesmo que não estivesse trabalhando, pelo menos, tivesse fazendo a sua parte na faculdade, estudando, terminando o seu curso e tal. Larga desse cara e vai viver a tua vida, termina teus estudos, vai trabalhar e se estabilizar financeiramente. Quando conquistares tudo isso, tu pensa em uma relação amorosa séria. Se quer se divertir, procura diversões sem compromissos, saia com amigos, existem coisas muito mais importantes do que namorar principalmente nessa idade. Aproveita esse juventude para ser gente e o resto é consequência. Um grande abraço!

  • Vinicius Maia

    Talvez não seja da personalidade do seu namorado, mas minha amiga teve experiência com um desses, ambos faziam o mesmo curso na faculdade (enquanto em faculdades diferentes) e ficaram um bom tempo juntos. Porém ele tinha dificuldades financeiras e quem ajudava? Ela! Começou a trabalhar e não tinha tempo pra escrever a monografia. Quem ajudou a escrever? Ela! No fim o pai DELA ajudou a arrumar um emprego pra ele depois de formado e ele largou dela. O que quero dizer com isso é que pessoas que demonstram não ter empatia só vão se aproveitar dos outros e correr quando arrumarem outros pra se encostar ou jogar você fora quando conseguir uma oportunidade. Na minha modesta opinião namorado/namorada não são maridos/esposas, então vc não tem obrigação financeira nenhuma com eles e se vc abrir essa brexa, se a pessoa for aproveitadora, vai adorar.