5 dicas para escolher um bom profissional na hora de colocar aparelho dentário

17

Tá pensando em colocar aparelho em você ou em alguém da família? Então veja as dicas abaixo e faça uma boa escolha! 🙂

aparelho fixo aparelho invisível

1- Certifique-se de que o profissional é Especialista em Ortodontia antes de colocar seu aparelho:

Apesar de todo dentista poder atuar em todas as áreas da Odontologia, quem é especialista tem muitas horas a mais de estudo sobre o assunto e uma maior experiência para lidar com casos mais complexos, podendo assim, oferecer mais opções de tratamento e também melhores resultados.

2-  Você sabe o que é “rolezinho do aparelho”?

Aparelho ortodôntico virou moda entre os adolescentes e quanto mais colorido, trançado ou diferente, mais “cool” fica! Tem aparelho sendo vendido na farmácia, casa de materiais ortopédicos, feirinha, padaria, e até na esquina!!! Cuidado!!! Fazer manutenção sozinho ou por quem não é especialista em Ortodontia é extremamente perigoso. A borrachinha, apesar de ser bonitinha e coloridinha,  aperta o fio para dentro do bracket (pecinha colada no dente) e pode prejudicar seus dentes.

3- A manutenção

Fazer a manutenção em menos de 21 dias pode ser prejudicial á saúde bucal, levar à reabsorção das raízes dos dentes e consequentemente poderá levar à perda dos mesmos. Por isso, é recomendada que ela seja mensalmente, não semanalmente!

4- Cuidado ao escolher

 Muitas clínicas chamadas “populares” colocam estagiárias ou auxiliares para atenderem os pacientes, enquanto um dentista supervisiona todas as cadeiras. Essa conduta é recriminada pelo CRO/CFO e é antiética. Nesse tipo de clínica, muitas vezes cada atendimento é realizado por uma auxiliar diferente, que não sabe o que foi realizado no mês anterior e não tem ideia do que será realizado na próxima manutenção. Ou seja, em muitos casos, você vai pagar para “trocar borrachinha”. Escolha clínicas ou consultórios em que o atendimento seja realizado sempre pelo mesmo profissional.

5- Quando tirar o aparelho?

Tirar aparelho antes da hora também faz você perder seu tratamento e poderá causar recidiva (quando o problema volta). Não seja bobo de pagar para ter seus dentes tortos novamente!! Confie no Especialista… ESPECIALISTA! E nunca se esqueça de sempre usar o aparelho móvel ou seguir demais pedidos que seu ortodontista fizer. Do contrário, sua falta de comprometimento “no pós-tratamento” poderá atrapalhar  no resultado final do seu sorriso. E você quer ele perfeito, não quer?

6- Qual aparelho usar?

Nem todas as pessoas podem utilizar todos os tipos de aparelho. Por exemplo, existem pessoas que o formato do dente ou a própria má-oclusão/ problema não permite o uso do “aparelho X”, mas o “Y” poderá ser perfeito para ela. Porém, apenas o ortodontista poderá dizer qual é o perfeito para cada caso.

Por fim, certifique-se de que você tem o cuidado e higiene necessários para o sucesso do tratamento, já que sabemos que aparelhos exigem cuidados extras.

Sucesso com seu sorriso novo!!

Instagram
Share.

About Author

Fernanda Baboni

Colaboradora do Pergunte a uma Mulher. Mestre e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e Especialista em Implantodontia. Curso em Ortodontia Avançada, Residência em Ortodontia Estética. Premiada como melhor aluna pela PUC-PR (prêmio Marcelino Champagnat).

  • Rogih

    Eu usei aparelho quando era adolescente por quase 4 anos usei o fixo e o móvel. Passaram alguns anos e meus dentes entortaram novamente me falaram que o dentista nos colocou contensão.

    Estou com 28 e há dois trato em outro dentista o tratamento está indo bem a previsão é que daqui alguns s meses eu já tire. O problema que eu tenho 3 dentes de leite e não vão nascer os permanentes o dentista nem colocou aparelho nesses dentes para não forçar eles caírem antes da hora.

    Ele ofereceu para tirar esses dentes e colocar implantes mas o processo iria ficar em mais de seis mil, ele diz seus dentes de leite podem cair amanhã daqui um ano ou daqui a 50, se você quiser em um atendimento já dá para resolver se não você irá ficar sem dente quando cair por alguns meses.

    Eu decidi deixar eles caírem se caírem um dia já tirei os dentes do siso, tenho um dente que nasceu só uma parte e fiz uma restauração é o único dente que me incomoda porque só nele gruda comida, já fiz clareamento a gel e a laser, já tirei cáries dos dentes e eles são um pouco sensíveis a gelo…

    Um episódio que vivi é que o dentista é muito procurado e ele tem outro profissional que atende em sua clínica um dia que tinha bastante espera perguntaram se eu podia ser atendido pelo outro profissional eu disse sim, foram duas vezes. Depois pedi só para tratar com o dentista que sempre trato porque ele tem a visão geral do meu caso, eu senti que o outro profissional não fez nada e eu perdi dois meses…

    • “Eu usei aparelho quando era adolescente por quase 4 anos usei o fixo e o móvel. Passaram alguns anos e meus dentes entortaram novamente me falaram que o dentista n colocou contensão.”

      vc é mãe diná kkk já prevendo um lance d um vídeo que vo postar hoje, daqui a pouco (simm, vo testar postar vídeo no domingo, mas talvez apenas hj, vamos ver como fica) sobre clareamento caseiro. Aproveitei que ela gravou o vídeo e já pedi esse post do aparelho pq eu tbm já sofri MUITO com isso, usei 3 ou 4 vezes aparelho, não lembro exatamente, mas foram MUITAS e acho isso muito sério

      agora sabe outra dica q t dou? Procure um fonoaudiólogo, peça para ele ver não só como vc fala, mas como vc ENGOLE

      no meu caso eu falava ok, mas na deglutição fodia e isso tbm ajudava a entortar d novo os meus dentes! Veja isso pra vc não gastar mais dinheiro do que já gastou!

      • Rogih

        Puxa que coisa não! Eu não imaginei que ia postar vídeo hoje. Eu tô vendo vídeos para ter umas idéias de como resolver aquele meu problema de fantasmas no telhado Kkkkk.

        O lance do aparelho já me aborreceu muito agora eu desencanei, já fui em vários dentistas para colocar novamente o aparelho e acabei escolhendo o que estou até hoje.

        O lance da fonoaudiologia eu não sabia, eu percebi que quando coloquei aparelho fiquei falando com um pouco de dificuldade, vou procurar uma fonoaudiologia mesmo mas acho que primeiro vou fazer o que sempre faço procurar uns videozinhos com umas dicas hahaha, acho que até quem não tem problemas pode melhorar e falar melhor.

        • o vídeo ficou pra amanhã mesmo, deu um erro q tivemos q gerar tudo d novo =(

          veja isso do fono, pra mim foi oq me ajudou MUITO, claro q aliado a um bom profissional etc

          so q o primeiro q colocou aparelho em mim era considerado um dos melhores d bsb e mesmo assim comeu essa bola pra vc ver! Da ultima vez q coloquei tava aqui em Curitiba ja

          • Rogih

            Nossa eu detesto esses erros tipo tá 99% e trava e perde tudo.

            Tem profissionais ruins em todas as áreas :/ só os Deuses mesmo para nós guiarem.

            Que nem chamei um eletricistas aqui para fazer negócio em casa ele fez, ai depois de um tempo chamei um outro para outra coisa ele disse que tava errado o que o primeiro fez e perigo até de incêndio e o primeiro contou um monte de vantagem que sabia fazer que era muito bom que cobrava barato.

        • ahh e fono nem sempre é pra falar melhor, as vezes é pra corrigir o jeito que a lingua pega seus dentes e por isso entortam!

          • Rogih

            Nossa! Tem essa também? Eu fiquei agora curioso pensei que era automático essas funções no ser humano.

            Mas como foi seu tratamento? Foi coisa rápida de uma duas sessões que ela ensinou algum exercício e tchau ou foi mais demorado?

            Que nem a respiração que respiramos sempre curta e superficial e a boa respiração é aquela com o músculo da barriga a barriga enxe toda de ar e depois encolhe igual os bebês respiram já reparou? Kkkkkk

    • Arianny

      Rogih lembro de ter conversado c vc sobre aparelho em algum post desses…
      Os meus dentes voltaram pq não usei o aparelho movel ai tive que colocar de novo, esse mês cv c minha orto e mês que vem apos dois anos devo tirar (que felicidade) se tudo correr bem.

      • Rogih

        Oi, Arianny!

        Falamos mesmo de aparelho outro dia sim.

        O meu eu tava com expectativa para os próximos meses mas tem uns dentes que precisam ser arrumados coisa pouca, agora tô esperando para o final do ano.

        Não vejo a hora também.

        Fico muito feliz que você vai se livrar dele porque eu sei exatamente como é chato.

        E os dentes do siso já tirou?

        • Arianny

          Acredita que meus siso tão todos aqui, eu tinha tirando 4 pré molares né aí eles nasceram direitinho sem problemas, tenho vontade de tirar por conta da escovação por eles serem muito atrás fica dificulta um pouco, mas morro de medo, vou ver oq a dentista vai falar!

          • Rogih

            Eu já tirei os meus estavam deitados aí pressionavam meus dentes e eu tinha dor de dente direto, tirei 4 aí resolveu.

            Sei que dente é chato, mas temos de tratar porque são o cartão de visitas da pessoa kkk

  • Eros Himeneu

    Eu acho que dei sorte porque fiquei só 1 ano com aparelho e meus dentes ficaram certinhos. Lembro de ter colocado aparelho transparente para não parecer que eu usava mas não gostei, as borrachinhas amarelavam e eu sempre precisava ficar trocando no dentista. No fim tinha que usar uma placa mas eu não usei e ficou na mesma, não entortaram. Para clarear os dentes aprendi uma manha que funciona para mim. É só usar o “Colgate Plax Whitening”, mas na hora que for bocejar, bocejar por uns 2 minutos, ai os dentes ficam sempre branquinhos.

    • Le Yumi Hori

      bochechar e não bocejar hahaha
      bocejar é quando você está com sono

      • Eros Himeneu

        Verdade, você está certa! Valeu 🙂

  • Laura Silva

    Hoje em dia existem os aparelhos autoligados que parecem diminuir o tempo de uso e pelo que pesquisei (através de relatos) é menos doloroso que o aparelho convencional. Não sei se procede… Não uso aparelho. Esse post me fez lembrar do dia que fui extrair meus sisos. Quase tive um treco, mas foi bem mais tranquilo e rápido do que imaginei. Ainda tenho que extrair mais dois. Ai, ai…

  • dentistams

    A escolha correta do profissional é o primeiro e um dos mais importantes passos na hora de colocar aparelho dentário.

  • renata

    Eu uso o aparelho fixo metálico e quero muito trocar pelo de porcelana mas minha dentista não recomenda….tenho uma vergonha enorme de sorrir com esse metal na boca e trabalho com o publico …pq não eh indicado trocar o tipo de aparelho? Ela me explicou que meio que atrasa o tratamento… Não entendi muito bem