5 dicas para escolher um bom profissional na hora de colocar aparelho dentário

17

Tá pensando em colocar aparelho em você ou em alguém da família? Então veja as dicas abaixo e faça uma boa escolha! 🙂

aparelho fixo aparelho invisível

1- Certifique-se de que o profissional é Especialista em Ortodontia antes de colocar seu aparelho:

Apesar de todo dentista poder atuar em todas as áreas da Odontologia, quem é especialista tem muitas horas a mais de estudo sobre o assunto e uma maior experiência para lidar com casos mais complexos, podendo assim, oferecer mais opções de tratamento e também melhores resultados.

2-  Você sabe o que é “rolezinho do aparelho”?

Aparelho ortodôntico virou moda entre os adolescentes e quanto mais colorido, trançado ou diferente, mais “cool” fica! Tem aparelho sendo vendido na farmácia, casa de materiais ortopédicos, feirinha, padaria, e até na esquina!!! Cuidado!!! Fazer manutenção sozinho ou por quem não é especialista em Ortodontia é extremamente perigoso. A borrachinha, apesar de ser bonitinha e coloridinha,  aperta o fio para dentro do bracket (pecinha colada no dente) e pode prejudicar seus dentes.

3- A manutenção

Fazer a manutenção em menos de 21 dias pode ser prejudicial á saúde bucal, levar à reabsorção das raízes dos dentes e consequentemente poderá levar à perda dos mesmos. Por isso, é recomendada que ela seja mensalmente, não semanalmente!

4- Cuidado ao escolher

 Muitas clínicas chamadas “populares” colocam estagiárias ou auxiliares para atenderem os pacientes, enquanto um dentista supervisiona todas as cadeiras. Essa conduta é recriminada pelo CRO/CFO e é antiética. Nesse tipo de clínica, muitas vezes cada atendimento é realizado por uma auxiliar diferente, que não sabe o que foi realizado no mês anterior e não tem ideia do que será realizado na próxima manutenção. Ou seja, em muitos casos, você vai pagar para “trocar borrachinha”. Escolha clínicas ou consultórios em que o atendimento seja realizado sempre pelo mesmo profissional.

5- Quando tirar o aparelho?

Tirar aparelho antes da hora também faz você perder seu tratamento e poderá causar recidiva (quando o problema volta). Não seja bobo de pagar para ter seus dentes tortos novamente!! Confie no Especialista… ESPECIALISTA! E nunca se esqueça de sempre usar o aparelho móvel ou seguir demais pedidos que seu ortodontista fizer. Do contrário, sua falta de comprometimento “no pós-tratamento” poderá atrapalhar  no resultado final do seu sorriso. E você quer ele perfeito, não quer?

6- Qual aparelho usar?

Nem todas as pessoas podem utilizar todos os tipos de aparelho. Por exemplo, existem pessoas que o formato do dente ou a própria má-oclusão/ problema não permite o uso do “aparelho X”, mas o “Y” poderá ser perfeito para ela. Porém, apenas o ortodontista poderá dizer qual é o perfeito para cada caso.

Por fim, certifique-se de que você tem o cuidado e higiene necessários para o sucesso do tratamento, já que sabemos que aparelhos exigem cuidados extras.

Sucesso com seu sorriso novo!!

Instagram
Share.

About Author

Fernanda Baboni

Colaboradora do Pergunte a uma Mulher. Mestre e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e Especialista em Implantodontia. Curso em Ortodontia Avançada, Residência em Ortodontia Estética. Premiada como melhor aluna pela PUC-PR (prêmio Marcelino Champagnat).