Surpreenda-se com a importância que as vitaminas têm no nosso corpo:

0

Não sei se sou muito ignorante, mas não sabia de muitaaa coisa que esse texto disse, rs.

a importancia de tomar vitaminas

A saúde é o maior bem que possuímos durante a vida, na qual devemos cuidar constantemente. Um dos itens que devemos seguir para conquistar uma saúde vital é uma boa alimentação. Porém, nem sempre andamos nos trilhos corretamente. Em nossas refeições, estão presentes inúmera vitaminas: entre elas as proteínas, os carboidratos, os aminoácidos e muitos outros.

Essas vitaminas são o combustível preferido do nosso corpo, que nos mantém vivos e vitalizados para qualquer ação. Entretanto, devido a alguns tropeços na alimentação, ficamos desfalcados de algumas vitaminas, o que pode até ser prejudicial à nossa saúde. Como as vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir, precisam ser obtidas através de uma alimentação equilibrada ou através de suplementação de multivitamínicos.

As vitaminas devem estar inclusas em nossas refeições diariamente, porém, isso não significa que podemos ingeri-las livremente. Tudo depende do perfil da alimentação, da capacidade de absorção do corpo e do estado do metabolismo. Por isso, listamos aqui algumas vitaminas essenciais para a saúde e suas respectivas funções para nossa saúde:

  • Vitamina A: muito importante para a vitalização das funções da retina e ajuda na melhora da visão noturna. Também possui ação antioxidante e grande atuação nos radicais livres. Pode ser encontrada nas carnes de fígado, gemas de ovos e cenoura.
  • Vitamina B12: previne problemas cardíacos, auxilia no sistema nervoso de modo a aumentar a concentração e a memória. Possui função indispensável na formação de sangue e glóbulos vermelhos (hemácias). Pode ser encontrada na carne vermelha, peixes, bovinos e frango. Sua deficiência pode resultar em retardamento e cansaço intenso.
  • Vitamina C: auxilia na integridade dos vasos sanguíneos, na carga dentária (incluindo dentes e gengivas), nos ligamentos e até nos ossos. Ajuda também o corpo a responder de melhor maneira às infecções e ao estresse. Pode ser encontrada na laranja, mamão, brócolis e morangos.
  • Vitamina E: atua no sistema nervoso involuntário, no combate ao aborto espontâneo e na atrofia dos músculos. Sua deficiência pode ocasionar esterilidade masculina, lesões nos glóbulos vermelhos e anemia. Pode ser encontrada em alface, gema de ovo, porém em pequenas quantidades e por isso é recomendável a suplementação de vitamina E.
  • Vitamina D: a vitamina D é formada na pele quando se é exposto à luz solar. Ela atua em uma maior absorção de nutrientes pelo intestino e de cálcio nos ossos. Pode ser encontrada em alimentos como gema de ovo, carne de fígado, atum, sardinha.

É isso, vamos cuidar do corpo e voilá!

Por Saúde Garantida.

Instagram
Share.

About Author