5 coisas que estão muito erradas no Brasil

25

Tô séria no post de hoje, mas né? Sempre em busca de um mundo melhor pra noix! E tá tudo bem se você fizer alguma dessas coisas. Eu mesma já fiz algumas delas. Porém, sempre há tempo de ter humildade e mudar, ao invés de apenas pedir uma perfeição alheia que, muitas vezes, falta em nós.

5 coisas que estão muito erradas no Brasil

Antes de fazer esse título, fiquei na dúvida se colocava apenas no Brasil, no mundo, ou até  mesmo no meu mundo. Porém, conclui que, apesar de sempre existirem exceções, talvez seja um mal do brasileiro mesmo. Ainda que claro, nada impeça que seres humanos gringos deem suas puladas fora também.

1- Não dar retorno das coisas

Você está procurando um emprego, combina alguma proposta de freelance que seja, e plimmm, a pessoa some!!!! Não te dá retorno algum e nem liga se você espera por algo.

Falta de noção? De empatia? Acho que as duas coisas, visto que, convenhamos, ninguém gosta de esperar. Muito menos a pessoa que fez isso.

O mesmo vale para conversas (informais?) de Whatsapp: lembram-se quando falei que fiz o teste de ignorar pessoas que costumam me ignorar e 99% ou reclamou, ou me cobrou uma resposta? Pois é, pimenta nos olhos do outro é refresco. E juro que não fiz isso pela vingança, fiz pela ciência, ainda que claro, a sensação do “tudo que vai, volta”, é boa também kkkk.

2- Marcar coisas e se atrasar

Nessa a gente tem muito o que aprender com os britânicos. Se atrasar é feio. Na verdade, é muito feio. E tudo bem, a gente sabe que existe trânsito, imprevistos e exceções. Mas na medida do possível, considere chegar no horário combinado.

Mora longe? Saia antes de casa. Vai de ônibus? Confira os horários na Internet. Deu caganeira? Avise o amiguinho.

Lembre-se que 10/15 minutos é tolerável, meia hora é falta de respeito. Ainda mais quando você nem liga pra avisar ou marcou de comer e deixa o outro estirado de fome!

3- Reclamar apenas do desnecessário

Você já viu que pra falar mal dos outros ou reclamar online, todo mundo tem coragem. Porém, reclamar das injustiças ou de coisas – mesmo que pequenas – que a gente considera erradas no dia a dia, é pra poucos.

Esses dias mesmo, estava numa churrascaria com uns amigos. E eu, pessoalmente, sempre achei um absurdo que elas cobrem os 10%. Não só pelo preço que em si já costuma ser bemmmmm salgado, e que ao menos ao meu ver, está mais do que bem pago, como também porque descobri que em muitos estabelecimentos, nem fica 100% pro garçom. Sem contar que, né? O certo era já estar tudo embutido no preço do produto. Sem essa de você pensar que vai pagar X e no final pagar Y.

Lembrando que, no caso não só dessa churrascaria, como de outros restaurantes e bares, vem escrito que ninguém é obrigado a pagar os 10%. Só que na hora do vamos ver, muitos te constrangem de tal forma, que poucos são os consumidores que tem coragem de dizer que não acham justo ou que optaram por não pagar. Ainda mais quando estão em um grupo: não querem pagar de muquiranas ou de “diferentões” da manada. Enquanto isso, o comerciante mete a faca: já te dá a conta com tudo incluso e nem pergunta o que você acha, enquanto o certo seria dá-la no preço normal e ver se você vai querer pagar a gorjeta extra, ou não.

O interessante é que nesse dia da churrascaria, resolvi manifestar o que sempre achei ao ver que, mais uma vez, um atendente estava “implicitamente me forçando a pagar os 10%”. Depois dele já “calcular por mim o preço com a gorjeta”, perguntei se era obrigada. Ele evidentemente disse que não, e eu perguntei: se isso era uma opção, porque eles se comportam como se não fosse? Confesso que me senti bem chata por estar reclamando (afinal de contas, ninguém gosta de ter que reclamar de algo), mas felizmente e como esperado, muitos amigos que também estavam lá no dia, concordaram comigo. Pena que já era tarde demais: todos já tinham pago, inclusive eu. E foi-se mais uma vez sem falar nada, ou falando no momento errado.

Ah, essa história me lembrou um parêntesis. A das promoções de mercado…..

Lembra aquela pizza que você comprou por X, mas na hora de pagar no caixa, estava por “um real a mais”, e que justamente por ser pouco, você não “reclamou”? Pois é, agora imagine o que eles ganham por dia com uma porrada de cliente que pensa o mesmo que você. Lembrando que ninguém deixa você levar nenhum produto por um centavo a menos, nem por uma balinha. E tá que nem sempre essas coisas acontecem por maldade, mas é bom avisar. E é bom pra refletirmos.

4- Inversão de valores

Você empresta um livro que nunca é devolvido, ou quando muito, é devolvido todo rasgado. Aí você se manifesta e seu amigo fecha a cara pra você. Nisso o errado e chato passa a ser você, “que falou algo negativo”, não o amigo que foi o verdadeiro errado da história.

Tem também a história do amigo/namorado e sei lá mais quem que promete algo e não cumpre, ou marca pra fazer um trabalho na sua casa – muitas vezes até remunerado! – e não aparece. Ou aparece em um dia e falta no outro (sem avisar, claro), tipo pedreiros e afins. Daí você inventa de abrir a boca pra se manifestar e eles ficam #chatiadus. Complicado, né?

Enfim, é tudo a mesma lógica….

Na verdade, às vezes me pergunto se no Brasil quem é omisso ou até mesmo falso, costuma levar mais vantagens justamente por “não terem falado nada” e passarem a (falsa?) impressão de serem educados. E como o desrespeito deles muitas vezes fica subjetivo e sem o uso direto de palavras, muita gente acaba acreditando nisso mesmo.

5- Propaganda enganosa

“Temos o melhor sanduíche do Brasil!!”.

“O maior Sex Shop do Brasil!!”.

“Somos o maior site em determinado assunto do Brasil!”.

“Receita infalível para emagrecer!!”.

Quem nunca viu uma frase dessas e acreditou?

Você sabia que, no Brasil, você falar que é o melhor ou maior em qualquer área, mesmo sendo mentira, não é crime? No máximo é considerado falta de ética para alguns consumidores mais atentos e que prestam atenção na mentira ao conhecerem o mercado. Nisso nem precisa ser um gênio pra saber que essa atitude “aparentemente inofensiva” fomenta a concorrência desleal e desonesta. E o pior, quando a frase anunciada for realmente verdadeira, tem consumidor que ficará em dúvida, justamente por já ter lido ela várias vezes de maneira duvidosa.

Triste pra quem faz do jeito certo, né?

Enfim e no fim, ficará sempre valendo o item dois, que diz que enquanto ninguém reclamar ou puxar a orelha dos verdadeiros vacilões da história,  ficará tudo como está mesmo.

Gostou desse post? Compartilhe! Quem sabe assim algo muda…

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Marcel

    Tem tanta coisa errada no Brasil que isso é fichinha.

    • Afilhado do Temer

      tá vendo rapá.
      kkkkkkkkkk

    • Lista as suas aí
      tirando a política q a gente já tá careca d saber e preferi não adicionar pra não falar mais do mesmo kkkk

      • Marcel

        Duas características que são bem de brasileiros e são insuportáveis:

        1- fazer piada com tudo, absolutamente tudo, brasileiro faz piada com a própria desgraça, se isso ajuda a suportar a cruel realidade, não ajuda em nada para mudá-la.

        2 – lei de Gérson, malandro, quer tirar vantagem em tudo, a grande verdade é que 99% dos brasileiros fariam igualzinho o que os políticos malandros fazem, vejam, esses políticos não são ets, são brasileiros e são o reflexo da sociedade.

        • Afilhado do Temer

          “3 – mentalidade de concurseiro, um país cujo sonho das pessoas é se encostar no estado, ganhar a tão sonhada estabilidade em troca prestar um serviço de merd* não corre o mínimo risco de dar certo.”

          mas queira vc acreditar ou não, não são tanto os concursados que fazem do serviço público um total descaso, o concursado se mata de estudar por meses, muitos até por anos (claro que há os exceções ovelha negra que praticam o mal), então não querem sair facilmente com uma demissão.
          a bagunça toda do serviço público em sua maior parte,
          é destes cargos comissionados (sem concurso) que esses caras colocam parentes e amigos lá sugando dinheiro do povo.
          vide o caso abaixo:

          https://www.youtube.com/watch?v=qNiGIUBq188

        • Essa 2 dá uma gastura da porra mesmo kkkkkkkkkk
          eu q trabalho cm muita gente vejo isso O TEMPO inteiro

          o lance do concursado será q eles se encostam mesmo? Pq eles trabalham como qualquer um, e estudam muito

          talvez vc queira dizer que o brasileiro não é criado com mente empreendedora, mas trabalhar ocncursados trabalham normal

          meus pais são concursados e sou d brasilia, vejo isso super nítido

          • Marcel

            Eu vejo pelo posto de saúde que eu já fui, um mau humor do cão, uma má vontade do Kct, por quê? Porque não corre risco de demissão, em hospital particular não chega nem perto do péssimo atendimento.

  • Eros Himeneu

    1- Não dar retorno das coisas – Concordo
    2- Marcar coisas e se atrasar – Concordo
    3- Reclamar apenas do desnecessário – Eu concordo que brasileiro realmente reclama do desnecessário, porém a questão da gorjeta eu discordo. Vai para os USA é ai você vai ver que a gorjeta é praticamente o “salário” dos negros que trabalham de garçons. Fico bobo de ver o capitalismo selvagem e o abismo racial lá no “primeiro mundo”.
    4- Inversão de valores – Concordo
    5- Propaganda enganosa – Concordo -> 9 em cada 10 dentistas recomendam Colgate?!?!?! Isso é muita pilantragem kkkkkkkkk

    • mas no Brasil a gorjeta não é salário, muitos donos pegam uma parte pra eles
      e se na lei vc tem a opção de dar a gorjeta ou não, acho MUITO nada a ver t forçar

      vc tem q ver o Brasil como o Brasil, não como os EUA. É q nem eu falar q ninguém deveria comer vaca aqui pq na India ninguém come kkkk

      e churrascaria cobrar as vezes até 80, 90 conto e ainda querer q vc pague 10% eu acho um absurdo

      e não é nem pela grana (ainda q ache q já está muito bem pago dar quase 100 conto por pessoa), mas pela ideia d dizer q vc paga se quiser e no fim meio q t forçar a pagar. É a ideia que me incomoda nesse caso, e claro, se eles pagam os salários dos funcionários, já está embutido no produto e meio q acabam cobrando duas vezes

      Ou a gente é livre pra dar a gorjeta ou é obrigatório. Não tem essa d dizer uma coisa e fazer outra, acho isso brasileirice total e pago, mas fico d cara pela ideia kkkk

      • Eros Himeneu

        Luiza, trabalhar de garçom é trabalhar dignamente, porém você não irá encontrar pessoas muito estudadas nessa função, é a realidade.
        1 – Se for embutido no preço. O empresário verá os garçons sem vontade de atender. Eles precisam de um estímulo para atender melhor. “R$ gorjeta” ,
        2 – Se a gorjeta for livre: O garçom fará de tudo para recebê-la, mas 1 em cada 100 irão dar gorjeta, nisso o atendimento cai novamente.
        3 – Obrigatório: É o mais usual e acaba sendo a melhor opção, a tal taxa de serviço, nisso você vê os garçons tentando atender o máximo de mesa possível para conseguir o máximo de 10% possível. Nos USA o garçom chega pra vc e diz: “Tem a taxa de 10%, mas se você quiser deixar mais”, olhando nos seus olhos rsrsrs, é bem constrangedor e é uma guerra pelo R$

        Logo você nem irá mais saber o valor das coisas, o teu assessor Eros aqui vai te auxiliar no projeto de enriquecimento, o “Luiza Costa Consultas Ltda” sistema de cobrança de consulta através do site que to tentando imaginar kkkkkkkk

        • 1- Todo trabalho é digno, não acho q isso justifique “forçar” gorjeta. E isso não tem nada a ver com estudo ou não, sabe?

          2- No fim, em 90% das vezes gorjeta não é livre, é forçada. Ou seja, não vejo muito estímulo ai o.O. Sem contar que tem tantas outras profissões q todo mundo trabalha bem e nem recebe % e mesmo assim trabalham super bem. É toda uma questão de estrutura, local de trabalho, etc, que nem sempre tem a ver com o cliente, mas sim com quem contrata e outras coisas d bastidores. Vc é empreendor, sabe disso. Não dá pra ficar jogando tudo “no cliente”. OUU já avisa “é obrigatório” pagar 10% e pronto, rs. Pq do jeito q tá, não é honesto, fingem que vc tem escolha, mas no fim vc não tem. Ou seja, até se vc achar o cara chato vc é obrigada a pagar kkkkkkk. Não sei se me fiz entender, mas esse é o ponto q mais me incomoda. É como se vc pagasse uma consulta minha e depois eu falasse “olha Eros e meu presente?”. Sendo q vc dá se quiser e não tem nenhuma obrigação extra além do q foi pedido por ti. ainda q claro, seja um agrado e todo mundo gosta e fica grato por isso
          (entende as relações?). Mas vc não é obrigada, logo não posso ficaar t mandando indireta como se fosse.
          3- Os EUA é outro sistema, não tem nem como conversar sobre isso, até pq lá as coisas são bem mais baratas, a vida menos difícil pra todo mundo, etc. Sei lá, acho nada a ver a gente meter EUA no meio kkkkkkkkkkkkkk

          4- KKKK vc não iria querer trabalhar comigo, já tá rico kkkkkkkk Mas com certeza se trabalhasse seria tipo que nem “patrão” que um dia penso em fazer pra postar mais vídeos por semana. Ou seja, vc – e outras pessoas q estejam afim – seriam meus “chefes”, não seria nem bem funcionarios (já ouviu esse sistema aqui na net?kkk Dai colabora quem quer, e quem não quer eu nem vou saber q não quis pq a doação(que no fim, nem é doação, visto q faria um trabalho a mais, ou seja é literalmente patrão mesmo kk) é livre e colabora quem quer, ainda q claro, se ninguém colaborar, não teria como fazer ou manter caso o povo parece d colaborar com o tempo kkkk

          • Eros Himeneu

            Luiza, eu entendi a sua linha de pensamento, realmente seria o ideal e os clientes frequentariam o local com mais tranquilidade. Infelizmente são poucos os lugares assim, e eu citei os USA porque no exterior é ainda pior que aqui kkkkkkkk

            4 – Eu como seu assessor estou aqui sempre para lhe auxiliar com idéias, sempre respeitando a sua decisão e a sua vontade. Minha opinião de empresário é que você deve facilitar a chegada do R$. Quando citei o nome “Luiza Costa Consultoria Ltda”, a minha primeira ideia é que você abra sua empresa, pode ser uma “MEI”, é simples e barato. Depois cadastre no PagSeguro e na Cielo e comece a receber via cartão de crédito. Se a pessoa for consultar contigo, seria interessante um sistema para a pessoa se cadastrar, pagar e marcar o horário. O anonimato podo ser opcional e traria muitos clientes para as consultas. Junto com isso nesse mesmo sistema, haveriam as perguntas que poderiam ir para o site ou para os vídeos, e ainda poderiam ser bolados outras ideias, como a que você imaginou. São só ideias em vão Luiza, eu sou eternamente grato por ter encontrando o seu trabalho.

          • Mas eu tenho Pag Seguro e já atendo aceitando cartão de crédito!!

            Vc diz isso por causa daquele email q vc me mandou? É q eu só fiz oq vc pediu
            mas eu tenho Pag Seguro, aceito cartão de crédito e a pessoa pode pagar sendo anonima tbm, visto que a fatura vai pro email q ela me der ! Ela só precisa pagar

            ainda q claro, 99% confie em me dar o nome em off pq sabem q eu jamais divulgaria, eles conhecem meu trabalho. E tbm, é tanta gente q se a pessoa não voltar todo dia eu me esqueço facilmente kkkkkkkk

            isso do MEI muito blogueiro tem, mas nem todo mundo precisa , temos agencia, mas aí seria outro papo

            é q vc entende pouco do mundo dos blogs, vc acha que é igual “empresa comum” e não é. Só em alguns pontos kkk

            mas enfim, no seu caso eu não dei pag seguro pq vc não me pediu nada fixo, se pedisse algo fixo por pag seguro eu mandaria, até pq vc não é cliente da consulta e não tinha como saber q faço isso kkkkkkkkk

          • Eros Himeneu

            kkkkkkk Eu sou cadastrado no PagSeguro desde que se chamava BrPay, antes do UOL comprar. Do PagSeguro você tem que passar para a Cielo, assim o dinheiro é confirmado instantaneamente, porém você precisará de um CNPJ.
            Realmente eu não entendo muito do seu mundo, mas sou um assessor “de boas”, o que eu disser você só assimila o que servir viu kkkkkkkkk
            Ah e me manda a fatura pelo e-mail via PagSeguro, eu, assim como um Lannister, sempre pago minhas dívidas kkkkkkkk

          • brasileiro q paga as dívidas?
            kkk

            cara isso me lembrou um outro papo

            hj em dia é tão raro alguém cumprir algo q prometeu, q esses dias levei um susto

            uma mulher tinha dito q ia fazer ”x” pra mim ( nao vo dizer aqui pra não polemizar) e eu “aham ta bom beleza” e tipo, apaguei da mente, vida q segue

            e ai esses dias fui chegar aki em casa e pá, levei um susto

            a mulher tinha feito mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            mas é algo tãoooooooooooo raro q vc não espera, mas se surpreende qd acontece

            eu achava q isso era ruim, mas hj em dia com a visão positiva q tenho penso q é algo bom, pq quando rola fico tipo feliz em dobro

            tipo WHAT? kkkkkkkkkkkkkkkk

          • isso vc é como eu, vc é d boas com isso d debate

            tem gente q só pq vc não concordou ou zoou algo, a pessoa nunca mais volta no site (ou na sua casa, se for na vida real)
            e nem é assim, a pessoa acha uma coisa, vc outra, e de boa, coloque a carapuça apenas qd vc achar q a pessoa tem razão, é uma questão de humildade. Se ela nao tem, vida q segue, ou se não servir pro seu caso em específico, vida q segue tbm

            isso sou como vc e poupa muitos cabelos brancos

            e olha q já to com alguns kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • ps: vc pediu numero de conta e eu dei numero d conta

            e tem gente q pede pq fazem transferência online direta, mas tem gente q prefere pag seguro, vai do gosto e dos motivos d cada um kkk

      • Marcel

        No Chile é obrigatório, e eles chamam de propina, kkk.

        • Eros Himeneu

          Até pesquisei aqui, vou para o Valle Nevado daqui 2 semanas.
          Nos USA se você não deixar o R$ encima da mesa do quarto do Hotel, a camareira não limpa o seu quarto.

        • mas eu acho digno ser obrigatório
          não curto é dissimular q NÃO é obrigatório e no fim ser

          acho q a verdade direta é sempre mais válida

          não fica com engana bobo q vamos pagar x e no fim ser y

    • E isso d propaganda enganosa tem demais

      em sites q se dizem os maiores
      produtos q se dizem os melhores
      e por ai vai

      mas isso o consumidor não reclama, ai continua como está kkkk

  • Afilhado do Temer

    A coisa mais errada do Brasil é:
    o texto de sua CONSTITUÍÇÃO FEDERAL, com a realidade de como de fato ela é aplicada.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Pudim

      O problema é que ela, muitas vezes, não é aplicada.

      Um ex-professor meu dizia que a nossa Constituição é uma das melhores do mundo, mas logo no começo deveria ter um artigo zero escrito: “Cumpram-se todos os artigos a seguir.”

  • josè

    Sou descendente de japonês ,porém não fui criado nos costumes japonês !
    Com 19 anos sai do Brasil com sonho de conhecer o país onde meu nasceu !
    Chegando no Japão levei um
    Baque ,a diferença de cultura entre nós brasileiros e japonês !
    No Brasil e eu jogava lixo na rua e não na lixeira e pq pesava assim ,que sempre vai ter um gari que vai limpar a nossa porquice!
    No Japão não tem gari !
    Tive que aprender a separar o lixo!
    Aqui se vc marca as 11:00 com japonês ele chega no
    Mínimo 30 minutos antes ,se vc marca um churrasco com um
    Brasileiro qui as 11:00 ele chega 15:30!rs
    Aqui pontualidade é algo sério !
    Vamos agora falar da pior coisa que Brasil tem (corrupção )
    Aqui tem corrupção e bem pouco ,tipo 2% ou menos eu acho !
    Quando um caso de corrupção e descoberto e o cidadão é preso e fica junto com preso comum e tem que pedir desculpas perante as câmeras da empresa !
    Ó político e eleito para representar o cidadão é não para enriquecer !
    Uma vez passou no programa na Globo
    Sobre mostrar nossa cultura para os outros países trazendo a copa e as olimpíadas para Brasil !
    Eu pensei ” que vamos mostrar de bom para as outras culturas ?”
    Timbalada ,olodum e samba !
    Quando eu chego no Brasil vejo lixo nas ruas,um transporte público terrível ,uma burocracia que não existe em nenhuma
    Parte do
    Mundo ,não respeitamos filas ,se vc pega um táxi e a corrida no final o taxímetro está marcando 46 reais o cara inventa uma taxa e vira 50,isso quando ele faz um percurso mais longo para ganhar mais !
    Resumindo :não temos educação ,desorganizados e queremos sempre ter vantagens em tudo .
    Somos egoístas na maior partes das vezes !
    Somos preconceituosos ,mais da metade do povo brasileiro tem sangue negro ,aí vc vê na TV uma pessoa morena com cabelo enrolado chamando um
    Negro de macaco .
    Teve um
    Parlamentar que tinha um
    Projeto da cura gay ,isso parece piada !!!
    O outro faz uma homenagem a um torturador do regime militar no meio da votação do impeachment do presidente de um país !
    Brasil o país do faz de conta .

    Espero que um dia isso melhore .

  • follow me

    o que me irrita e me faz chegar atrasada hoje é o fato de que sempre que chego no horário, tenho que esperar horrores pelos atrasados, então se só valorizam quem se atrasa, eu optei por ser valorizada…