Pessoas que mantém contato com o ex podem ser psicopatas, diz estudo.

65

Constantemente, pessoas que possuem contato com o ex tendem a ser vistas como “exemplo de segurança” e maturidade. Porém, será que é isso mesmo?

amizades com o ex

Psicólogos da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos concluíram um estudo para descobrir se sinais psicopáticos estão relacionados à amizade que algumas pessoas mantêm com seus ex-companheiros(as). E a conclusão é um pouco, digamos assim, assustadora.

Intitulado de “Staying friends with an ex: Sex and dark personality traits predict motivations for post-relationship friendship” (“Continuando amigo do ex: sexo e traços obscuros da personalidade preveem motivações/interesses para amizade após o relacionamento”, em tradução livre), o estudo contou com 861 pessoas que listaram as razões pelas quais elas mantiveram ou mantém amizade com seus ex. Todas preencheram um questionário feito para evidenciar qualquer traço estranho de personalidade que pudessem ter, tais como narcisismo, maquiavelismo ou psicopatia.

Apesar de muitos quererem continuar amigos do ex devido a razões sentimentais (tentar reconquistar e alimentar as esperanças, sabecumé, né?), os especialistas chegaram a uma conclusão surpreendente: muitos indivíduos que apresentaram traços estranhos de personalidade e tendências manipuladoras eram mais propensos a manter amizade com o(a) ex por razões não muito bacanudas, tais como obtenção de relações sexuais, oportunidades, dinheiro, entre outras.

O especialista em narcisismo Tony Ferretti disse ao site Broadly que o estudo tem relação com descobertas anteriores.

“Eles (os narcisistas) mantêm contato com os ex para terem acesso a recursos valiosos. Eles costumam ter informações privilegiadas sobre as vulnerabilidades e fraquezas do(a) ex-parceiro(a), e por isso, conseguem manipulá-los. O que dá a eles uma sensação de poder e controle”, diz.

***************************

Vocês ainda tem amizade com o ex de vocês? Sei lá, tô meio assustada e ainda não posso comentar direito essa pesquisa kkkk.

E outra, será que a humanidade quase inteira é psicopata? Porque o que eu vejo de gente que faz isso por aí não está no gibi. E ó, nem precisa ser namorado (a) kkkkkkkkk.

Por fim, como distinguir um manipulador de um psicopata? Fica a pergunta pra quem curte o assunto!

Assista: Como esquecer o ex?

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.