Abortei e me sinto mal por não ter me sentido mal por isso (?!)

31

Leitora: Quando eu tinha 17 anos e estava concluindo o ensino médio, conheci um rapaz e comecei a me relacionar com ele, que era 3 anos mais velho que eu. Com um mês de relacionamento, começamos a transar e, com 3 meses de namoro, sem nem que ele conhecesse minha família, descobri que estava grávida. Me senti um lixo, queria que o chão se abrisse e me sugasse. Bem, conversamos e decidimos que a melhor opção seria interromper. O tempo passou, não descobrimos nenhum fornecedor ou local pra realizar o procedimento, minha família descobriu. Aos prantos contei à minha mãe, que conseguiu o remédio pra mim e eu fiz… Não tenho nenhum tipo de arrependimento e me sinto um monstro por causa disso. Minha sogra teve um filho e a minha certeza que tomei a decisão certa só aumentou. Você acha que eu preciso de um tratamento psicológico? Ou que foi a decisão certa no momento certo? Ou será que eu tô me prendendo aos padrões de que mulher nasceu pra ser mãe?  Tenho 20 anos, meu namorado tem 23, faço faculdade, moro com meus pais e meu companheiro vive na mesma situação que eu.

Abortei e me sinto mal por não ter me sentido mal por isso (?!)

Uai, mas se o filho é da sua sogra, não seu, como você tem certeza de que fez a melhor escolha abortando? Isso quem tem que dizer é sua sogra, não você. Sem contar que, por sua vez, você nem teve o filho pra saber o amor que é kkk. Afinal de contas, os filhos dos outros parecem quase sempre “mais chatos” mesmo kkkk.

De qualquer forma e brincadeiras (reais) à parte: amiga, na minha opinião, você tá distorcendo tudo e fazendo uma salada. Tá neurando sem ter por que neurar, e onde você deveria “neurar”, você não neura. Coloquei a palavra entre aspas porque neurar, neurarrrrrrrr, a gente não deve fazer nunca. Porém, é necessário criar maturidade, um ponto de bom senso que esteve faltando em você. Ou seja, você não precisa de terapia, mas sim de crescer e amadurecer um pouco mesmo (não me bate, mas é verdade kkk).

Se você abortou e até sua mãe te apoiou, ok. Já passou e não acredito que seja o caso de você sofrer por algo que já aconteceu, porém, me choca seu ponto de vista a respeito do assunto. Não interessa muito você querer ser ou não mãe, quer dizer, até interessa, porque assim: você é mulher, menstrua, tem útero, ovário, o kit inteiro. Daí chega o cara com o pinto, transa sem camisinha e você não quer ser mãe? Isso seria o mesmo que eu querer comer coxinha todo dia e querer ter o corpo da Gisele kkkkkkk.

No seu lugar eu pensaria: “ok, abortei e ainda bem que não aconteceu nada de ruim comigo”, já que, cá pra nós e como você já pode ver, abortar no Brasil NÃO É FÁCIL. Inclusive, penso até em fazer um vídeo sobre aborto (comentem o que vocês acham). Sem contar o valor altíssimo (se não for em dinheiro, em risco para a saúde) a depender do método escolhido. Então, concorda comigo que agora é só (SÓ e simples assim) usar camisinha e, se o boy não quiser encapar, dar uma aula de educação sexual pra ele? kkkk. E outra, o filho você abortou e fugiu da sua responsabilidade. Agora, se fosse uma AIDS, você faria o quê? Não é tudo que a mamis e a grana te salvarão não, mana 🙁

E um HPV, que se não cuidado pode virar um câncer? Não brinque com uma vida que ainda não nasceu, mas também não brinque com a sua saúde. Quer transar aos 17 e sua mãe já sabe, ok, agora cabe a você ser uma mulher completa também. Saber das suas responsabilidades, e mais do que isso, influenciar os seus namorados a serem mais responsáveis também. Eu por ex, a primeira coisa que faço é pedir exame de sangue com as possíveis DSTs pra todos os meus namorados e faço questão de fazer os meus também. Filho é só uma parte das mil coisas que podem te acontecer, se esperte minha amiga.

Leia: Gravidez na adolescência.

Quais exames devo pedir antes de transar sem camisinha?

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Stan Lewis

    Leitora, se você não se sentiu mal com isso, então não há necessidade de procurar tratamento psicológico. Abortar foi uma escolha sua e do seu namorado, não deixe te massacrarem pois a decisão é somente de vocês dois.

  • Culpa é uma semente. Ela cresce devagar e, muitas vezes, sem que a gente perceba. Você põe o piso no pátio e um belo dia ele começa a rachar. Culpa cresce…

    Não sei se é terapia que você precisa, mas com certeza é aconselhável clarear a mente e descobrir o que de fato te incomoda tanto a ponto de vir perguntar aqui. Afinal, em tese, tudo já estaria resolvido.

    • Eu acho q ela é imatura e irresponsável. O povo não quer ter filho, mas não quer se cuidar
      Estupro, camisinha q estourou, masssssssssss, não se cuidar e achar q criança nasce da terra é foda kkk

      ainda quero gravar um vídeo sobre isso e sobre mts coisas q penso sobre o aborto. Mas q o povo anda achando q é facil “vo la e aborto”, isso ta (generalizando, claro pq eu não penso assim por ex kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

      e olha q engraçado, até quando “é aparentemente facil”, fica dificil. Vide o caso da leitora kkkkkk

      • mariana cobra

        O negócio reside na frase “isso acontece só com os outros, estou imune aos problemas do mundo”.

        • E eu sou bem o oposto
          penso ” se ferrou pro outro, é pq é possível q ferre pra mim tbm ” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Tom

            As vezes essa suposta humanidade das pessoas me irrita.., a Natureza empurra a pessoas procriar , ai menina tem culpa por que engravidou…
            Mas somos inteligentes , a ta .. nossa serio ?
            Continuamos morrendo como insetos , procriando como pragas , destruindo o planeta tentando sobreviver e dominar a natureza ..
            Mas que sempre vence ?
            Pior se destruir a Natureza morre junto..
            Essas merdas e um impulso insano e Natural , e o Homem a Mulher vitimas dele.
            Natureza nunca foi justa , nosso corpo luta desde no ventre contra toda a sorte de virus baceterias e situacoes adverssas…
            Depois a luta pra comer e ter as coisas ..
            Nos alimentados de outros seres , vegetais , e animais ..Talvez se fosse de luz solar somente ou de oxigenio somemte tudo seria diferente ..
            Entao pare de se julgar porque voce vive num mundo Natural , apesar de dizerem que certas regras pra voce.

  • Afilhado do Temer

    ESSES NEGÓCIO de aborto é complicado.
    tem até suas consequências, tem mulheres que fazem sem olhar o futuro.

    eu conheço uma mulher linda aqui de perto de casa, que já tá nos seus 40 anos, hoje em dia é casada e não tem filhos, minha tia me falou que ela não pode ter filhos, pq quando jovem, vivia uma fase rodada de sair com um e com outro e engravidou uma certa vez e abortou e acabou tendo uma complicação que não pode mais engravidar.
    e eu conheço uma outra mulher, amiga de uma ex ficante minha, que de tanto que ela tomava essas drogas abortivas, teve uma grávidez que ela tomou essas droga e não conseguiu abortar, e o resultado que teve, foi que a criança nasceu com problemas mentais.

    • Muito bem colocado
      esse lance d pilula do dia seguinte fora ser um perigo pra ambos, a mulher pode engravidar mesmo assim
      E fico meio chocada como o povo não tem medo d doença
      Minha periquita é meu tesourinho, não é qualquer um que conhece não kkk E meu corpo tbm, aqui só entra chá, suco, coisas boas. Nada d bomba abortiva não

      O homem deve ter empatia, mas se ele não tiver, cabe a mulher ter por ela mesma, pq cara, todo mundo q toma fala q se sente mal fisicamente depois d tantooo hormonio que é. Imagine um aborto…

      Quando era mais nova, um cara não só era doido pra me levar pra cama, como ainda queria transar sem camisinha e um dia ianda me deu uma ideia d ir sem e “rachar a pilula” com ele kkk

      amor, rachar só se for a mão na sua cara. Pq só me falta transar sem camisinha, ser a q mais me ferraria e ainda fazer um racha

      Resultado, ele era lindo, mas fora sem noção, ficou sem Lu, sem periquita, sem tudo e vai morrer sem essa kkkkk

      • Afilhado do Temer

        Lu, a pílula do dia seguinte, ainda é algo projetado por médicos pra fazer esse impedir uma grávidez ainda não adquirida.

        mas vejo aí meninas tomando troços pesados e estranho, quando adquirida já a grávidez, só pra vc ter noção, pouco tempo atrás eu tava num barzinho com um amigo meu, ele se engraçou com uma menina lá e chamou ela pra nossa mesa, aí essa menina trouxe mais uma colega e ficamos os quatro conversando, só sei que depois de um tempo, a menina chamou a outra pra ir no banheiro e nisso deixou um tubinho cair no chão (o tubo era que nem esse tubo de EPOCLER), aí elas foram no banheiro e retornamos o papo, aí eu muito curioso perguntei se a colega dela estava passando, ela me disse que não, que aquilo era um remédio pra abortar, pq a colega descobriu que estava grávida.
        é cada doideira menina.

        *OBS: esse cara lindo tentou essa pra cima de vc, pq ele era lindo e com certeza teve êxitos antes de furunfar sem camisinha com outras garotas kkkkkkkkkkkkkk.

        • mas não é pq foi feita por médicos q não tem perigo, né? Inclusive eles mesmos NÃO aconselham tomar e eles mesmos falam q é uma bomba e é pesado
          Eu por ex tenho uma parente q engravidou assimkkkkk

          PS: Mas esse cara lindo não me levou pra cama, ou seja, se fufu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sou exigente rapá. Tia Lu é tia Lu . Tem q ser muito bom e bom até o fim kkkkkkkkkkk

          • hadassa

            Luiza depois de seu comentário posicionamento contra o aborto vc mora de vez no meu coração uma frase sua disse uma palavra chave sobre esse tema “RESPONSABILIDADE” com uma vida que sendo gerada e com sua própria vida/ saúde.
            “O filho você abortou e fugiu da sua responsabilidade
            Agora, se fosse uma AIDS, você faria o quê? Não é tudo que a mamis e a grana te salvarão não, mana”. by Luiza Costa

            É muito fácil fazer sexo difícil vc se responsabilizar com essa escolha e estar ciente que uma gravidez pode acontecer mesmo quem usa metódos contracpetivos: camisinha, pílula e afins isso pode ocorrer fará sem uso do preservativo 99% de engravidar. Outro lado da moeda tbm escolher fazer sexo sem camisinha o risco de pegar doenças veneras, hpv, aids um pessoa infectada não vem escrito na cara dela ou dele estou doente e condenada(o).

          • Pois é, o povo não quer ser maduro na hora d transar, mas quer pagar o cabeça pra abortar
            Ainda quero gravar algo mais detalhado

          • Tom

            Kkkkk
            Cara que leva pra cama ?
            E nada .. kkkk
            Voces que nos seduzem , aqueles olhares , ra , eu numca levei mulher pra cama elas que me levaram , Ra .., caras acham que conquistou ,sao pa, e nada mulher que conquista deita e rola …. kkkk
            Eu deveria ter sido mais dificil …kkkk
            Ate parece que Homem nao se ferra , a ta , so ferra nessas de nao usar protecao …

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            seduzir com o olhar, é, pode ser verdade meu amigo kkkkkkkk

          • Tom

            Ultimamente seduzimos na balada agente olha , pega no cabelo , beijando o pescoço… se a mina deixar agente beija…
            Depois sai fora , beija outra ..ai ll pela 3 horas , colamos numa delas e arrastamos…pouco papo muita ação…
            Cara quer novinhas tem que se atualizar , bom de papo ? Usa com as coroas afim de casar..kkkk affff
            As carentes ….aproveita e manda música dos anos 80..
            Chuta ai Lu qts anis eu tenho…duvido acertar..?

      • Tom

        Animais , instinto so se ferram e ferram , ja tive
        17 18 anos , nao vou atirar pedra nao e culpa do sr. humano , instinto hormonios , origem animal , ninguem escolhe ser aprende ser , aprende pensar , aprende… e precisa alguem ensinar , ou se ferrar primeiro e aprender sofrendo infelizmente , o instinto manda enacular dentro , tipo csmisinha nao e tao bom , quem diz isso e a porcaria do programa biologico no celebro animal , a racionalidade vem depois num segundo plano .
        Essa que a verdade , so depois de aprender ou de escutar , e escutar , mudam comportamento que na origrm quer procriar inconcientemente .

  • Marcelo

    “Minha sogra teve um filho e a minha certeza que tomei a decisão certa só aumentou.”

    Não, você ficou com inveja da sua sogra por causa do prestígio que o cunhadinho trouxe a ela.

    E, a julgar pelo desenvolvimento de vocês dois, terem tido o pimpolho teria sido uma ótima.

    Saudações hegelianas.

  • Gaia

    Primeiro, não caia nessa de que toda mulher nasceu para ser mãe. Nós, mulheres, somos criadas para acreditar nisso, mas quando temos o poder de decidir, muitas optam pelo não (e são julgadas por isso). E não há nada de errado nisso.
    Maternidade deveria ser uma escolha, afinal um filho exige muita responsabilidade, cuidados e amor e não deveria nunca ser um castigo ou algo simplesmente aceito. Filho deveria ser desejado e querido!
    Para mim, vc está mal pq acredita que o aborto é errado, mas não seria ainda mais errado ter trazido um filho a esse mundo sem que vc o quisesse? Sabe que tem mulheres que nunca conseguem amar seus filhos?
    Então, não se culpe por se sentir aliviada em não ter tido um filho que não queria, num momento em que não podia, fique feliz por não ter trazido uma criança indesejada ao mundo e tome cuidado para que quando decidir (e se) decidir ter um filho, vc não tenha novamente esse sentimento.
    (Outra coisa, lembre-se que não existe método anticoncepcional 100% eficaz, conheço mulheres que usavam de dois a três métodos e acabaram grávidas – mesmo a chance disso acontecer dendo mínima. O que não significa que vc deva parar de se previnir para não engravidar ou não ter uma doença)

    • Nada é 100% eficaz, MASSS ter feito a própria parte é o mais importante ao meu ver. Agora quando a gente não faz a nossa parte e dá merda o bicho pega kkk

    • Afilhado do Temer

      nenhuma mulher é obrigada a ter filhos.
      mas acredito que mulher que não queira ter filho, dar seu jeito de se prevenir, ou se lacra pq não é da vontade dela ter filhos,
      ela não espera engravidar pra decidir que não quer ter filhos e tirar ele.
      eu vejo isso como erro, mas esse é um erro q é só da mulher que faz,
      só a vida dela no futuro, decidirá se ela pagará por isso ou não.

      • Gaia

        Dificilmente uma mulher espera engravidar para decidir não ter filhos, a maioria já sabe disso muito antes, mas infelizmente, métodos anticoncepcionais podem falar e o governo não permite a esterilização voluntária em mulheres que não tenham no mínimo 3 filhos.
        Não acho o aborto legal e o ideal seria que ninguém precisasse fazê-lo, mas existem muitos motivos que levam uma mulher a querer interromper a gravidez, sendo o mais comum o abandono pelo parceiro (pq eles podem sumir e decidir não serem pais enquanto elas tem que pagar pelo pecado de ter transado). E para mim, não tem crime pior do que colocar uma criança indesejada no mundo. Filhos tem que ser amados e queridos.

  • Franciele

    Leitora, que esforço hercúleo para mentir para si mesma! se o aborto não tivesse nenhum impacto psicológico na tua vida, seria meio sem sentido fazer essa pergunta.
    Acredito que teu conflito decorra da fusão de dois aspectos subliminares da tua história, o caráter utilitarista desse aborto e tua indecisão sobre ser mãe algum dia.
    Talvez, no teu inconsciente pense que, caso venha a ter um filho ver-se-á atormentada pelo pensamento sobre como seria a carinha daquele que tu abortou, como ele interagiria contigo, inclusive durante a gestação, enfim, divagações mil. Por outro lado, caso decida não engravidar mais, tem medo da sensação de incompletude, afinal, tu já começou a gerar uma vez na vida.
    Para fugir ddo enfrentamento desses dois quadros, tu se refugia no pensamento utilitarista “foi a decisão certa no momento certo” ou compara tua vida “livre” com a de mulheres que assumiram um filho indesejado.
    Isto posto, não há como negar a culpa, e o único caminho para se livrar dela é o auto perdão, a compreensão de que, caso fosse possível voltar àquele contexto provavelmente tu faria exatamente o mesmo; mas, teu maior trabalho será aprender a lidar com as reminiscências desse ato na tua vida, independentemente das escolhas que faça.
    Por fim, somente tenha um filho se e somente se, tu julgar que não será completamente feliz se não o tiver; nossa sociedade evoluiu muito, mas ainda existe gente tratando a filiação como parte de um escrípti que deve ser seguido cegamente.

  • hadassa

    Sou pró vida 100% contra ao aborto o feto é ser humano desde momento que ele foi concedido a fecundação aconteceu existe vida ali nos primeiros minutos espero que seu relato aqui sirva de lição e alerta para todas as mulheres sexualmente ativas sejam elas idades que for o aborto vale a pena mesmo? Espero que todo mundo que entra aqui reflita muito bem não só as mulheres como tbm os homens acho que esse melhor momento todo mundo parar para pensar com esse depoimento fortíssimo aonde está indo essa consequência do sexo livre, sem compromisso definitivo(casamento), sexo sem responsabilidade, sexo sem camisinha. Porque dizer e ouvir eu te amo ir pra cama é fácil e difícil alguém sacrificar e dominar a si mesmo pela outra pessoa amar não é usar a outra pessoa depois tchau pode acabar acontecendo isso aí uma gravidez não planejada e aí?
    Como a Lú mesmo disse se vc tivesse pegado uma DST: HPV, SIFÍLIS, GONORREIA, AIDS e aí ? AMOR E SEXO ALGO SÉRIO NÃO É UMA BRINCADEIRA E NEM UMA AVENTURA ATÉ QUANDO AS PESSOAS VÃO CONTINUAR USANDO E SE DEIXANDO SER USADO(A) SEM MINÍMA RESPONSABILIDADE AONDE ESSA HUMANIDADE SEM FREIOS QUER PARAR? AFF
    É visível leitora mesmo que não admita só de lê seu relato é claro que a sua consciência a acusa todos os dias te atormenta e te atormentará mesmo que você queira negar agora não adianta mais chorar leite derramado vc já fez. Agora eu recomendo vc buscar ajuda psicológica sim porque vc vai precisar sim fazer terapia ter companhamento e fora não sei a sua religião e nem sei se vc acredita em alguma recomendo claro se algum dia vc de fato vir a se arrepender do que praticou buscar a igreja ir a um sacerdote(padre) confessar o pecado grave do aborto que cometeu para obter o perdão diante de Deus existe testemunhos de mulheres que cometeram o aborto que só conseguiram ter o alívio de sua consciência quando foram para confessionário e confessaram esse pecado a confissão sigilosa particular só vc e o padre qualquer pecado que a pessoa confessa fica ali termino o meu comentário. Amiga fica com Deus e que nossa Senhora e Nosso Senhor jesus Cristo ilumine a sua vida são meus sinceros votos e se eu pudesse te daria uma abraço pessoalmente que amor Deus te cubra com seu manto amém. bjs Lú e a todos um bom final de semana!!!!!!!

  • Nivia Fernandes

    Quanto a se sentir um monstro, bom, você não se sentiu mal por abortar, a vida é sua, o que os outros pensam não importam. Mas essas outras dúvidas sobre ter tomado a decisão certa demonstram arrependimento. Não dá pra ter certeza de qual é, mas no fundo você sabe o que fez e não gostou. Tente ser franca consigo mesma e boa sorte. =)

  • mariana cobra

    Leitora, você tinha duas opções e entre elas escolheu a que lhe traria menos problemas a médio prazo. Conviva com as suas escolhas e se estas não lhe causam dores de cabeça e falta de sono, então siga em frente. Contudo, tente não repetir as mesmas situações e aprenda com o ocorrido.

    • Se você estivesse no lugar da leitora, qual seria a sua decisão?
      E se estivesse no lugar da minha esposa ( 1 ano de namoro e 18 anos de idade ) ?

      • mariana cobra

        Levando em consideração que jamais transaria sem camisinha, ou na falta dela, qualquer método contraceptivo, engravidar seria um tanto complicado.
        Contudo, respondendo a sua questão, não, não abortaria.
        Talvez cogitasse abortar em caso de estupro, bb com má formação que pode trazer riscos à minha saúde… ou gravidez ectópica.
        A vida é algo precioso demais pra se descartar.
        Como disse…escolhas. conviver com elas é a questão.

  • Moça, você era uma adolescente e precisou tomar uma decisão muito difícil. A decisão foi sua e ninguém nunca poderá dizer se foi certa ou errada. Eu tive que passar pela mesma decisão que você:

    Lá estava eu com 19 anos, sentado no banco de uma praça e minha namorada, de 18, grávida e preocupada.
    Ela: O que iremos fazer Eros?
    Eros: Seja o que Deus quiser meu amor, mas eu não irei interromper os planos de Deus.
    Ela: Tem certeza, você irá encarar meus pais?
    Eros: Sim, e tudo o que vier pela frente.

    Foi a decisão mais acertada que tomei na minha vida. De lá pra cá vivi uma vida repleta de emoções.

  • Lucindo Neto

    Na minha concepção vc praticou um assassinato. Se existe fatos que justifique um assassinato eu sinceramente não sei, mas para mim sempre será algo errado. Se um casal não quer ter filhos deve se prevenir e mesmo nos ínfimos casos em que a camisa falha, acho que não justifica o assassinato. O Fato de vc não sentir remorso ou culpa para mim mostra apenas que é uma pessoa fria e calculista.

  • Tom

    Eu acredito que as mulheres devem ter escolha entre ter ou nao filhos , ja chega o inntinto de procriacao que leva as pessoas terem muitos problemas e pior os filhos depois sofrerem com fome , falta de tudo , como vemos , criancas sofrendo pelo mundo a fora o mundo nao e um lugar lindo e seguro , pode ate ser para alguns , mas muitos nao tem em condicoes para ter filhos.
    Na China durante muito tempo era crime ter mais que um filho..
    Entao os Hiprocritas que me perdoem , filhos deveria ser so pra quem tem condicoes , e querem , nao uma imposicao da Natureza , A natureza mata de fome de bacterias e virus e e seletiva e nao se preocupa com um determinado indivioduo.
    E por mais que Governos facam ela ainda judia e mata os mais fracos e no mundo humano a forca e o dinheiro.. alem da genetica ..
    Ate os mais forte padecem sob a fome .. e habitar certos lugares.
    Eu acredito em Deus e na forca do celestes , mas nao do jeito que alguns pregam , com insanidade , como se a Natureza nao fosse implacavel .

  • Deb

    Muitas pessoas vêem o aborto como algo super-horrivel, vêem quem o apoia como alguém insensivel e vêem mulheres que abortam como sem-coração e que não merecem ter filhos, então EU compreendo que te sintas estranha/mal por não te sentires mal com a tua escolha.

    Eu não sei se estás arrependida (não notei isso no texto), mas tenho quase a certeza que te sentes envergonhada. A maioria das mulheres não gosta de abortar (salvo psicopatas), e para além de teres tomado uma decisão muito dificil, dependendo do sitio em que vives (e o Brasil é um exemplo) não terás assim muito apoio e sim condenação pelo acto.

    O que eu te digo é: já não dá para voltar atrás, e se REALMENTE não te sentes mal com isso, então que bom para ti, tiveste sorte, continua a viver (agora com mais cuidado)!!! Se não está tudo resolvido na tua cabeça, deverias procurar ajuda.