Ela se folgou e parece não ter mais medo de me perder:

40

Leitor: Olá Luiza e colaboradores. Estou num relacionamento há mais de 1 ano e meio, tenho 25 e ela 21 anos. No começo ela era bem mais atenciosa e preocupada em manter contato comigo no dia a dia. Hoje em dia ela conversa menos, as conversas são “picadas”, ela dificilmente curte ou comenta algo que posto no face. Ela no início postava mais fotos e etc. 

No começo eu pegava mais no pé, era mais chato. Ela mesmo disse que hoje em dia estou bem melhor. Mas cobro dela essa atenção que não é mais dada. Quando estamos juntos, ela demonstra carinho, etc. Mas longe é perceptível o quanto ela mudou. Há um certo tempo ela me disse que “no início tinha medo de me perder” e que hoje em dia ela não tem mais essa preocupação. 

Será que estou fazendo algo de errado? Será que devo me valorizar mais? Será que dou atenção e meu tempo em demasia? Gostaria de sentir ela como no começo.

Muito obrigado à todos. Abraços.

como superar a rotina

Ah, a doce ilusão de que você nunca irá perder alguém… Foi assim que um boy magia me perdeu. Como sou prestativa – assim como você também parece ser – achou que me teria pra sempre… Mal sabia ele que o que me fazia ser tão próxima era ele ser justamente do jeito que era, e que se ele mudasse o jeito inicial – e assim o preservasse por muito tempo – aos poucos perderia o encanto pra mim. Eu avisei, ou melhor, a gente avisa, mas eles acham que estamos blefando, que o hoje será igual ao sempre. E então “pluft”: perderam!! E ó, sem querer me gabar, mas reza a lenda dos familiares que ele chora até hoje pela cachuda aqui kkkk.

E por que diabos estou te contando essa história?

Porque acho que é o mesmo que acontecerá contigo, com a diferença de que vamos orar para que sua namorada reverta a situação antes que seja tarde demais…

Você escreveu:

“Ela me disse que “no início tinha medo de me perder” e que hoje em dia ela não tem mais essa preocupação.”

Essa frase resume toda a situação descrita acima: as pessoas pensam que parando de ser quem elas são, o sentimento continuará o mesmo: afinal de contas, “você já está lá”, certo? É claro que está errado! Mas elas pensam que estão certas, se iludem para ficarem preguiçosas, e aí o bagulho fica exatamente como está o seu: namoro de um ano (e meio) parecendo casamento de décadas… Sendo que nem os de décadas deveriam ficar assim!

Enquanto ela não muda, pare de cobrar, e jamais se faça de coitado. Simplesmente TOME UMA ATITUDE. Comece a cuidar mais da sua vida e a fazer aquela porrada de coisa que você tem na listinha, mas que não faz até hoje porque só sabe perder o seu tempo lambendo ela.

Se ela não te responde os emails prontamente, ou as mensagens no Whatsapp que seja, acostume-se com isso.

Se ela não curte suas fotos, acostume-se com isso.

Acostume-se tanto, que chegará ao ponto em que você verá que, quem muito se ausenta, um dia deixa de fazer falta. E será bem nesse momento que você estará se esquecendo dela, bem aos poucos. No fim, meu amigo, ou ela te resgata, ou perde de vez. Até porque, se atenção é algo que não se mendiga, mas sim se conquista, você não poderá fazer a parte dela, concorda?

“Luiza, mas eu a amo! Tenho medo de perdê-la ao fazer isso”.

Entendo seu medo, mas você acha mesmo que tem como perder algo que você já não tem? Acho que não.

Eu levo uma regrinha pra minha vida: se vejo que a pessoa gosta de mim, então eu gosto dela também. Se eu vejo que a pessoa está se distanciando, não vou mentir, no começo faz falta, a gente fica triste mesmo (inclusive com nossas amizades), MASSSSS, sei que o costume virá e, como começarei a me coçar pra cuidar mais das minhas coisas, a vida mesmo resolverá tudo naturalmente, entende? Só não rola ficar ansioso querendo prever o futuro, porque aí estraga tudo mesmo!

É importante saber que, para ganhá-la, você precisa largar o medo de perdê-la. E será deixando livre que você verá o quanto a sua vida mudará…

Conclusões práticas: A partir de hoje, pague as coisas na mesma moeda. E não, não é jogo. Não é vingança. É se valorizar mais mesmo. Se ela está sempre ocupada pra você, por que você teria que dar tantasss prioridades pra ela? Ela tem vida própria e você precisa aprender isso com ela, oras!

Nossa Luiza, mas isso é olho por olho e o mundo ficará cego“.

Não, isso será somente educá-la para que ela perceba que sim, você gosta dela, e que sim, você também gosta de você mesmo e, ainda que doa e caso seja necessário, você aprenderá a viver bem sem ela também.

Conclusões práticas:

Assista:

Visualiza e não responde/ignora

Leia:

Sintomas que o amor acabou.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Franciele

    Leitor, lendo teu relato e a resposta da Luiza fiquei pensando que a competição está acirrada para saber quem é o mais grudento, socorro!

  • mariana cobra

    Caro perguntador, é necessário termos sabedoria emocional e entender as diferenças entre o começo, o meio e o fim.
    No começo de todos relacionamentos é normal o casal querer e oferecer atenção a rodo, qdo os hormônios esfriam vai acabando a necessidade de saber do outro 24h por dia.
    Dou muito mais valor a atenção presencial do que ser bajulada nas redes sociais. Conheço muitos casais margarina no facebook/insta que no cotidiano mal se olham. Aprenda a viver no mundo real e deixe as aparências de lado.
    Leia o que vc escreveu: “ela dificilmente curte ou comenta algo que posto no face (…) Quando estamos juntos, ela demonstra carinho, etc”. Vc está num relacionamento para seus conhecidos verem o quão vc é feliz ou para vc e ela serem felizes juntos?
    No início, meu namorado (hj marido) chegou a levar advertência no trabalho pq eu e ele passávamos o dia conversando via whats, hj trocamos somente algumas informações e falamos durante horas a noite sobre o que houve e tá ótimo assim.
    Eu entendo a sua mágoa pela falta de atenção ou melhor, falta de curtidas e a única dica que posso te dar é analisar o peso que uma curtida tem em razão dela te dar atenção e carinho pessoalmente, caso o peso seja demasiado, comece aceitar que chegou o fim.
    Boa sorte.

    • Jps

      “Vc está num relacionamento para seus conhecidos verem o quão vc é feliz ou para vc e ela serem felizes juntos?”

      Realmente, você disse tudo. Pelo que ele relata parece mais preocupado com relacionamento virtual do que o real.

      As vezes, a moça pode estar na faculdade e realmente fica sem tempo para ficar postando e curtindo coisa no Face, mas isso não quer dizer que ela deixou de amar ele.

    • arrasou kiridaaaaaaaaaaaaaaaaa kk

  • O difícil desapego da vida…
    Não tem como o hoje ser como o ontem foi e é batalha perdida tentar moldar o amanhã.

    Caro perguntador,
    no cabo de guerra para decidir quem tem mais medo, você tá perdendo. A solução?
    Não deveria estar disputando. Se curtições virtuais significassem muito, todas as pessoas seriam muito bonitas. Quando alguém posta uma foto própria, não aparecem inúmeros Lindaaaa?
    Como é que o olho no olho tem tão pouco significado para você? Ou tem algo real que você não comentou? Doeu ouvir que para ela você está “garantido”? Talvez o significado disso para sua namorada não seja o mesmo que você compreendeu.

    O medo de perder é um combustível poderoso para iniciar o incêndio que leva tudo…

  • Gaia

    Pode ser que ela tenha uma forma diferente de demonstrar carinho, que vc tivesse muita expectativa de que o fogo da paixão duraria por mais tempo, mas se ela ainda quer te ver sempre que possível e te trata bem, tb pode ser que o problema não seja falta de amor.
    Mas vc só vai saber o que realmente esta acontecendo depois de conversar sinceramente com ela.
    Esse ano, estou passando pela mesma situação (meu namorado parece mais distante) e depois de entrar nesse joguinho de “se ele não me escrever eu tb não vou escrever” resolvi conversar diretamente com ele. A explicação foi que ele anda muito tenso pq está desempregado há dois anos e não sabe mais o que fazer. Eu, entendo bem isso. Para ajudar, tb estou desempregada e entrei numa forte crise de depressão, o que me tornou mais distante e carente (ao mesmo tempo!). Se não tivesse conversado com ele não saberia o que está acontecendo e poderia ter me afastado de alguém que ainda me ama e está apenas passando por uma fase muito complicada

    • Como conversar diretamente é difícil. A quase totalidade das consultas é de pessoas que preferem perguntar aqui do que diretamente

      • Gaia

        O bom de perguntar para outros é ter outras visões sobre o problema, já que nem sempre enxergamos direito nessas horas. Mas não adianta nada se não fizermos algo com o que nos é dito, então mais cedo ou mais tarde, vai haver um “confronto” e é preciso muita coragem para enfim conversar diretamente.

    • Jps

      A conversa e a comunicação é a melhor forma de resolver os problemas numa relação, mas é engraçado que a maioria não faz por comodidade ou medo de se “abrir” para o parceiro.

      Que bom que esse não foi o seu caso.

      • Gaia

        Eu entendo bem o medo. Precisei de duas semanas reunindo coragem, não por medo de me abrir, mas por medo de escutar que ele não gostava mais de mim. Sempre fui da opinião que é melhor terminar uma relação do que permanecer nela por pena ou comodismo, mas quando me vi nessa possível situação, entrei em pânico. Não foi fácil perguntar, mas aguentar a dúvida era pior

        • Jps

          Deve ter sido complicado e difícil mesmo, porque você tinha sinais que a coisa não estava bem e quando a gente se abre não tem como voltar atrás depois. Mas como você disse, a dúvida no final é pior, então por mais que fosse protelado uma hora vocês teriam que resolver isso.

          • Gaia

            Foi, até pq tenho meus traumas com distanciamento nas relações. Mas foi o melhor, ainda não estamos 100% resolvidos pq o distanciamento continua, mas agora eu sei o pq. Quando as coisas melhorarem financeiramente, vamos ver o que acontece conosco

      • mas tem mt homem q se a gente reclama d algo fala q a gente ta carente, ou ansiosa, ou estressada, ou TPM é bemmmm complicado sendo q as vezes só queremos melhorar as coisas. Só sei que no fim a pessoa prefere não falar mais nada pra não dar problema kkkk. Agora geralmente a mulher leva mais d boa
        eu por ex adoro conversar sobre a vida e acho q em geral as mulheres são assim (bom pro leitor q ta perdendo a oportunidade d conversar com a catkk(

        • Jps

          Tendi, então vocês mulheres sofrem com alguns caras hein, rs

          Acho que se existe um problema óbvio entre os dois, acho totalmente válido conversar sobre. Tipo, os dois mal se falam mais, a frequência no sexo cai pela metade do nada e perdura por todo mês, ou algo do gênero.

          O problema é que muito cara fica com aquilo na cabeça de “DR” que viu em filmes, ou ouviu de algum amigo sobre namoradas que só queriam discutir relação e fica com trauma de tentar pela primeira vez. Mas para mim isso já é um motivo deixar a pessoa, porque se ela não quer ser parte da solução ela se torna parte do problema.

          Obs: também gosto de falar sobre a vida, mas no sentido amplo também. Tipo, porque algumas coisas são assim, e como será o fim do mundo ou da nossa vida e etc.

          • mas eu ja reparei q em geral as pessoas aumentam as coisas

            tipo esses dias mesmo tava com umas dúvidas e eram apenas duvidas, nada mais, ai a pessoa falou q estava ansiosa kkkkkkkkkk Tipo nada a ver, só queria aprender, sabe? Ai como fiz perguntas a pessoa levou como “ansiedade”. What? kkk

            as vezes tbm fico estressada com algo e falam “nossa ta d tpm”, e tipo, as vezes a pessoa q irritou mesmo, e por ai vai kkkkkkkk

            mas penso q essa é mais uma maneira dos homens fugirem da conversa e acho q nem eles mesmos acreditam nisso kkkkkkkkkkkkkkk

          • Jps

            O “ta de tpm?” deixa vocês mulheres mais putas ainda com a situação, né? haha

            Admito que não sou o melhor ouvinte quando o assunto não me interessa, mas pelo menos eu finjo prestar atenção se a pessoa é do meu interesse, rsrs…..ou se é alguém próximo, tipo familia e talz

            É que homem nasce e é ensinado a falar pouco, e vocês mulheres são mais abertas e receptivas, então tem hora que precisamos de “escapes” para evitar algumas conversas, rs

            Mas não existe regra, o próprio escritor do texto acima parece um cara que gosta de paparico e DR, não da para generalizar.

          • eu adoro uma DR KKKKKKKKKKK
            mas no bom sentido
            oq eu não curto é vitimismo, briga, barraco, gente q não admite os próprios erros e só quer jogar pro lado do outro e essas coisas. Inclusive acho q é por essas e outras q mt homem odeia DR, pq a ideia dela em si só tem a melhorar a vida d ambos!

            E sou mt palhaça, é bem minha cara dar um surto e no outro dia (ou uma hora depois) já to contando piada e falando bosta kkkk
            Na verdade, eu sofro mt na mão d gente rancorosa, pq já esqueci e a outra pessoa ainda se lembra d cada detalhe, foda kkkkMeu ex era rancoroso, queria dormir d conchinha e nada pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Jps

            Sim, a ideia principal da DR só tem ajudar, mas, as vezes, acho bom deixar as coisas rolarem sabe. Tipo, não precisa ditar cada passo da relação e mostrar como se sente. É legal sentir aquele frio na barriga do não saber como vai ser amanhã e assim também da para rolar umas surpresas. Como quando você acha que o outro esta bravo ou distante e ele(a) te presenteia com algo.

            E eu não sou de guardar rancor, mas tem coisas para mim que se a pessoa faz, ela se queima e tipo “morreu” sabe. Não faço nem questão de dar um oi quando encontro na rua, rsrs. Mas são muitos poucos casos.

            Obs: mancada negar conchinha, hahahah, só se for um dia muito quente.

          • mas isso é claro kkkk
            ninguém avisa tudo, só quando necessário. Ate pq já seria insegurança, não uma necessidade real

          • Jps

            Nossa, abri agora o site e você acabou de responder haha

            Mas tem menina que quer ter DR toda semana, foda rs

            E Lu, já te desejo um Feliz Ano Novo, muitas felicidades, saúde e dinheiro no bolso!!!

            Porque amanhã e domingo muito dificil eu entrar no pc, =]

          • Feliz Anovo Novo pra vc tbm!!! Noixxx!

    • mariana cobra

      Muita gente qdo tem algum problema, se fecha, retrai e foge pro próprio mundo. É difícil entender e respeitar o espaço do outro, ainda mais qdo as mudanças comportamentais nos afetam.
      Parabéns por ter usado a razão é enfrentado a possibilidade de ouvir aquilo que temia.

      • Gaia

        Obrigada!!

    • quero fazer um video sobre a crise, fico assustada com o quanto d gente q está passando por isso =(

      • Gaia

        Esta assustador mesmo! A maioria das pessoas que conheço tem pelo menos um desempregado na família.

      • mariana cobra

        E a crise não tá só no desemprego, mas em dar conta dos boletos no fim do mês, tendo em vista o qto as coisas estão mais caras.

        • vc ta passando por isso Mari?

          • mariana cobra

            Mais ou menos Lu. Nós compramos uma casa né, então todas as nossas economias foram investidas e toda mobília está saindo dos nossos bolsos, mas estamos dando conta.
            Eu comentei no sentido de q não dá pra sair nas lojas fazendo firula e gastando a rodo. É tudo comedido, analisado e bem pensado. A gestão das nossas receitas é bem gerida, mas com N privações (não compro uma roupa nova há meses).
            E o mercado de trabalho está cruel, se vc não der o sangue tem 30 na fila pra te substituir, aí se cria uma sensação de insegurança econômica.
            Fazer compromissos financeiros a longo prazo depois da aquisição dá casa meio q tá fora de cogitação…Ou compro a vista, ou em pouquíssimas vezes ou não compro kkkkk
            Era mais fácil ser a filha que colabora com as despesas que a responsável pelos boletos kkkkkkkkkk

          • q nada
            pense q agora sim vc tem sua liberdade e apenas está pagando o preço por ela kkkkkkk

  • Stan Lewis

    Mendigar curtidas pra quê? O que você vai ganhar com isso? Se ela demonstra carinho pessoalmente, é isso que importa. Se acha que ela anda distante, tente reconquistá-la.

  • Wana

    Com 25 anos e reclamando de faltas de curtidas no face pela namorada ?
    Desculpe, mas você até poderá ter os seus 25 anos de vida, mas mentalmente você deve ter 13, se tanto.
    Vai ver ela cansou de ser mãe e está procurando um homem para namorar.

  • Jps

    Vamos com calma amigo, e deixa essa insegurança de lado um pouco.

    Você está claramente carente pela “falta” de atenção da sua namorada, mas talvez não seja o fim do mundo. Eu digo “falta”, porque você está focando em coisas supérfluas como curtida em Facebook ou postagem de foto de casal para ditar como esta o rumo do seu namoro e isso na minha opinião não podia estar mais errado, mas vamos focar na sua situação.

    Como já foi dito, com o tempo toda aquela excitação do namoro diminui um pouco e isso é natural, já que você conhece mais a outra pessoa e se sente mais seguro em relação as coisas. Como você mesmo disse, ela te trata muito bem quando esta perto de você, então isso é um bom sinal. Pelo texto não deu para notar direito, mas quando você diz que “as conversas são “picadas””, é que ela não te responde direito e com educação, ou que ela simplesmente não fica te paparicando o dia inteiro?

    Porque se for a primeira opção, pode ser um problema a caminho. Falta de vontade, ou respeito na hora de responder o outro é um sinal do desanimo, junto com ela “não ter medo de te perder mais”, pode ser que ela esteja se acomodando a situação.

    Nesse caso, faça como a Luiza disse.

    Senão for isso, se ela te responde normal, então é só que agora ela não vê necessidade de ficar de conversinha a toa, mas isso não quer dizer nada. Pela idade, ela pode estar preocupada com faculdade e outras “Xs” coisas. Só relaxa e tenta não ficar louco por nada.

    • mariana cobra

      Conversa picada, na minha opinião, é responder de forma monossilábica… típico de quem puxa assunto o dia inteiro e a parte de la não colabora com textões.
      Eu tive um “problema” similar, pq alguns conhecidos com a língua preta viviam me enchendo dizendo que o boy magia nunca comentava nada que eu postava. Ou seja, tinha gente que perdia tempo cuidando das asneiras facebookianas. Sabe oq fiz? Parei de perder tempo e saí.
      90% das rusgas que tínhamos acabaram e tô super feliz e livre!
      Viver uma vida online dá trabalho pq é mta gente espionando o infortúnio alheio e querendo ver o circo pegar fogo.

      • Jps

        É, pode ser isso mesmo. Mas quis abrir as duas opções, porque as vezes ele não soube se expressar direito.

        Você fez certo, porque realmente hoje em dia existe muita pressão nas redes sociais por textos e etc, e mesmo que a gente não queria, fica influenciado (irritado) com os comentários. Assim, se estava afetando o seu relacionamento o melhor é focar nele e não no que os outros vão achar.

        Eu também não sou muito de redes sociais, mas mantenho as minhas só para ver algumas noticias, comentários esporádicos. Se alguma futura namorada minha esperar textão de mim, vai ficar frustada rsrs

        Obs: engraçado que ele não parece ter 25 anos, pela forma que escreveu.

        • mariana cobra

          Ele não parece ter 25 e engraçado que pensei ao ler o texto que era uma menina escrevendo…cheguei a reler pra confirmar que era ele, reclamando dela…pq essa é uma reclamação tipicamente feminina.

          • Denilson Padalecki

            Que nada, tenho dois amigos assim, dizem q os nativos dos signos deles são assim mesmo, em sua maioria (um é taurino e o outro escorpiano), são extremamente carentes, do tipo q querem atenção o dia todo, conversam com as namoradas o dia todo, gostam de carinho e cobram muita atenção delas.

          • mariana cobra

            Vixi, não daria certo comigo não. Gosto mto do meu espaço e odeio cobrança de carinho/atenção.

          • Jps

            Sim, pode crer rsrs

          • Wana

            “Ele não parece ter 25 e engraçado que pensei ao ler o texto que era uma menina escrevendo” KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Will

    Acho que a questão aí não é a falta de curtidas ou de demonstrar para os outros. E sim que ela tinha um perfil e hoje não tem mais. Talvez por estar mais segura no relacionamento. Talvez aquele prazo de validade da paixão inicial para ela já se extinguiu e a dele ainda continua ativa. Por exemplo, tenho um amigo que manda mais mensagens no dia a dia para a namorada do que ela pra ele. Mas eles vivem numa boa assim, porque sempre foi assim. No caso do leitor acima, ela deve estar sendo apenas menos ativa na relação e ele deve sentir falta. O que eu indicaria é que ele focasse mais na vida dele. Mas quando estiver com ela, que aproveite ao máximo. Que se desprenda de face, ou whats.