Fui ficante do meu amigo, brigamos, e agora não sei como pedir desculpas e não perder a amizade!

42

Leitora: Eu tava ficando com um cara, eu tenho 35 anos e ele 36. Fazia uns 3 meses que estávamos saindo. Ficávamos juntos às vezes, era também amizade bacana, mas ele não queria assumir um relacionamento sério. Eu estava ciente da situação, mas continuei ficando com ele, só que comecei a me apaixonar. Quando percebi, obviamente eu disse a ele que não queria mais ficar com ele e tudo bem, porém, o jeito que eu fiz isto foi algo estúpido. 

Estávamos conversando pelo face, daí ele me disse que iria sair com “uma amiga” e eu tive uma crise de ciúmes, afinal de contas eu também sou amiga dele e a gente ficava junto. Eu acusei ele de estar ficando com outra, ele me disse que não estava, mas na minha cabeça ele estava mentindo, não sei porque eu pensei isso, mas na hora eu disse a ele que não queria mais ficar com ele porque ele ficava com outras e eu não quero esta situação. 

O problema é que eu estou me sentindo mal por ele ter me falado que não estava ficando com outras e eu desconfiei dele mesmo assim. Ele é meu amigo e não tinha me dado motivos para desconfiar dele, não sei por que fiz isso. Me deu uma crise idiota de ciúmes e usei as palavras erradas na hora, pirei e quero muito me desculpar por isso, mas tô com muito medo de ser ignorada ou ele me tratar mal.

O que devo fazer nesta situação? Me desculpo ou deixo ele quieto? Quero deixar claro que não quero mais ficar com ele, pois estou gostando dele e sei que ele não está tão envolvido quanto eu, porém, acho que depois que o acusei injustamente ele ficou bravo e estou com medo de perder a amizade. Tínhamos um projeto juntos e era importante, agora acho que vou perder isto também. Por favor me ajuda. Desde já queria te agradecer a atenção.

ficar com o amigo

Você quis chamar a atenção dele na pressão e, claro, isso não deu muito certo. Sem contar que acho que você ainda quer ficar com ele sim, pequena pimpolha, rs. Essa de dizer que “não quer mais porque sabe que ele não está gostando na mesma intensidade” é só uma desculpa relacionada ao medo de nunca ouvir que “ele tá apaixonado sim e que vocês vão ficar juntos”. E que claro, pode ser que nunca aconteça…

É claro que você tem medo de se machucar como amiga, afinal de contas, vocês também são amigos. Porém, se será só amizade de agora em diante MESMO e você não tá se enganando pra se machucar depois, quando ele ficar com outra de fato, é só dizer: “desculpa, exagerei. Fui meio ciumenta sem noção”, e pronto kkkk. Se for pensar bem, não precisava nem ter mandado pergunta pro site. OUUU precisava, porque sei que dramatizamos as coisas às vezes kkkkkk.

Porém, que tipo de super amigo é esse que você não pode dizer que errou e ambos se zoarem? E se ele te tratar mal, feio será pra ele. Afinal de contas, você pediu desculpas, disse que exagerou e se ele der patada, tu fica com vergonha 5 minutos, mas logo depois passa. Melhor do que morrer na dúvida por ter se achado uma grossa e nem ter tentado consertar, né? Sem contar que, se ele não tá muito afim de você, melhor ainda nesse caso em específico, porque nem cu doce pra dar as desculpas provavelmente ele fará, visto que no fundo saberá que você tava xonadinha e que por isso exagerou um pouco, rs. E mulher já tem meio fama de surtada/dramática mesmo, então de boas kkkkkkk.

Eu insisto muito aqui no site no lance da gente fazer a nossa parte, porque é realmente algo que acredito. Se você errou, não tem que ter orgulho, tem que ter humildade, ou ao menos um pingo de humor pra cair na zoação a partir de um problema real com ele. Sei lá, eu no seu lugar enrolaria o mínimo possível, justamente pra parecer o mais natural possível, e pronto, ele desculpa e tá tudo bem! Sem contar que, por sua vez, no lugar dele eu acharia lindo você pedir desculpas e não ser como 90% da população que, mesmo estando errada, se força a parecer certa, só pra não dizer que errou e “perder a discussão”. O mundo já tá cheio de donos da verdade pra pouca gente leve e humilde, pense nisso!

Mas agora aqui em off e sem querer ser chata: será que ele não deu umas beiçadas na menina lá mesmo não? kkkkkk. Apesar de que mesmo assim você errou, né? Visto que ele era apenas o seu ficante e nunca te prometeu namoro. Sei que você queria relacionamento sério e que ele fosse só seu, mas né? O bofe nunca te enganou. Se você já percebeu que ele não é morto de amores por você, já fica de recado dado que, se não foi essa, será outra e não tem porque você dar piti por algo que ele nunca se mostrou interessado, porque aí sim que ele ficará desinteressado MESSSMO, rs.

Se você não quer mais ficar com ele porque ele fica com outras ou gosta pouco de ti, acho justo e faria o mesmo! Porém e nesse caso, simplesmente pare de ficar, não precisa dar crise e fazer alarde pra ver se chama atenção dele no choque, sabe? Coisa que diga-se de passagem, toda mulher sabe que é mico, que não funciona, mas mesmo assim algumas insistem e acabam se arrependendo depois. Controle-se e não faça mais que vai dar tudo certo!

Por fim, se vocês são apenas amigos, deixe ele ter outras amigas, mulher!! Que coisa mais 12 anos “não deixá-lo sair com outra amiga, porque você é amiga dele também”. Afe!! Entenda que cada amigo tem sua utilidade e seu momento: se ele quis sair com a outra, é porque por algum motivo ele preferiu assim, e você forçar só te fará ficar cada vez mais longe da fila do pão.

Só não se iluda que você quer voltar a falar com ele SÓ “pela amizade” e pelo projeto, porque talvez não seja apenas isso. Talvez você queira reverter o jogo, não? Mude a postura, não se engane e a partir daí você decide a melhor coisa a se fazer.

Assista ao vídeo sobre Friendzone

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Os falsos desapegos…
    Tudo a ver com o último post, sobre o futuro dos “amores”.
    Uma jovem alemã esteve fazendo um estágio num jornal aqui de POA, em 2014, e fez um blog relatando suas experiências. A coisa que chamou a atenção dela foi o nosso “ficar”, que pelo visto não existe da mesma forma no resto do mundo. Na opinião dela era uma submissão das gurias para não ficarem excluídas. O cara chega… e fica. E elas se sujeitam.
    Na teoria, o “ficar” seria um snapchat dos relacionamentos. Vale enquanto fica, depois pluft! some…

    Essa e outras tantas situações, para mim, significam uma única coisa: o medo de assumir os seus desejos, suas apostas. Para não perder, não se joga.
    Por exemplo: as pessoas moram juntas, mas dizem que não se casaram; casam, mas não fazem nenhum ritual, por mais simples que seja; ficam sempre com a mesma pessoa, mas dizem que namoram.
    Eu detestava cerimonias, mas hoje entendo a sua importância. Elas são uma declaração para aos que te cercam e de um para o outro, de que algo foi assumido, decidido. Uma aposta.
    E por outro lado, grande parcela das pessoas, apreciam só o aspecto superficial dos rituais. Choram de preto no funeral, casam com festas caríssimas, mas isso tudo pouco representa em suas vidas.
    Ontem morreu Zygmunt Bauman, filósofo que se debruçou sobre este tema. A relações líquidas da atualidade. Temos muitas conexões, mas superficiais.

    Cara perguntadora,
    seja honesta consigo. Você não quer a amizade dele, então se afaste. Desculpar-se por algo que entendemos que erramos é muito saudável, mas tá claro que você quer é se aproximar, então é melhor “ficar na sua”.

    • Paula

      concordo, a amizade aí já foi estragada. Ela tá apaixonada, dificilmente vai se contentar em ser só amiga dele.

    • hadassa

      Clap clap < 3 . Isso que vemos nesse mundo as pessoas não querem assumir RESPONSABILIDADE quando um casal toma uma decisão de namorar, noivar, casar isso implica se comprometer por inteiro não pode ser só pela metade. Uma parcela da sociedade não quer se comprometer por n motivos mais querem o prazer e usufruir de algo que deve estar junto com palavra: COMPROMISSO SIGNIFICA QUE VC ESTÁ ABRINDO MÃO DE UM ESTADO DE VIDA((solteiro(a)) PARA ABRAÇAR OUTRO SUBINDO A ESCADA RUMO A ALGO DEFINITIVO!!!!!!

  • Marcelo

    Nietzsche estava correto, para a amizade entre um homem e uma mulher funcionar, não deve haver atração física entre ambos.

    • Hadassa

      Nesse ponto ele tinha razão eu acredito que podemos ter amigos que vemos como irmãos do sexo oposto. Tem um porem como vc disse não pode existir atração física e interesse amoroso e admiração olhando como candidato namorado(a) por essa pessoa se não o objetivo está indo para além da amizade então objetivo da amizade não vai acontecer. Eu tenho 2 amigos do sexo oposto nunca fiquei ou pôs os olhos deles para interessar a mim como homem tem detalhe deixa claro no começo texto dela “eu tava ficando” aí já deixa claro que o lance deles não era só amizade.

  • mariana cobra

    Peça desculpas pelo seu exagero e seja sincera. Nada melhor que honestidade consigo e com quem nos importamos. Diga o que sente por ele e que vc sabe que o relacionamento amoro não tem futuro pq o cabra não sente o mesmo, por isso vc surtou.
    PORÉM, acho difícil vc segurar a barra ao ver alguém que vc tá xonadinha ficando com outra, então manter distância por um tempo é saudável.
    Boa sorte e força na peruca

    • hadassa

      Ela achou que era única ficante dele mais descobriu o mesmo tá ficando com outras moças . Ela deve tá magoada se sentindo que foi iludida e usada nessa história por isso que eu sou contra a essa modalidade: FICAR algo sem compromisso as pessoas só saem desiludidas e machucadas.

  • “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Lembro de ler essa frase quando eu era uma criança e estudava alguns filósofos como Blaise Pascal, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Santo Agostinho e outros.
    Leitora, o que você deve fazer nesta situação? Simples, siga o seu coração e lute por esse amor. Você precisa tentar.

  • Stan Lewis

    Peça desculpas pela crise de ciúme, se ele não estiver chateado, vocês podem acabar “ficando” mais vezes, não force a barra, se perceber que ele não tem interesse em um namoro, é só não ficar mais com ele.

  • hadassa

    Já desde começo vc deixa muito claro que tava “ficando” com ele quer dizer que a relação de vcs jamé foi só de amizade não vc não vê ele só como amigo/irmão. A realidade vc queria algo mais lê-se se tornar a namorada dele e por isso sou contra ao “ficar” porque faz os outros como “experimento” algo sem compromisso e a outra pessoa fica o que?
    Na expectativa emocional e sentimental o tempo passa fica mais envolvido(a) com a pessoa poxa será que algum dia ele ou ela vai me pedir em namoro sério ou vai ficar só nisso depois vai me dá tchau e me dispensar entendeu? Por isso a igreja sobre isso “ficar” é pecado porque algo sem se comprometer a proposta de um namoro cristão é sério deve ser de compromisso não podemos usar, iludir, defraudar emocionalmente o nosso próximo. Ou é namorado(a) ou não é namoro algo sério se comprometer 100% por inteiro.
    Amiga leitora sendo muito sincera com vc ele deixou claro que fica com outras moças resumo está na pista tá solteiro e a procura do par ideal pra ele deve ter sido bem chato e desagradável descobrir que vc não era “única” ficante dele resumo está perdendo seu tempo em querer conquistá-lo. Eu se fosse vc não me iludiria com o mesmo e me afastaria e saia fora dele porque amigos vcs não são cara tú já está envolvida sentimentalmente com ele o lance de vcs jamais será de amizade/ irmandade. É você só sofrerá mais quando vê ele aí assumindo namoro sério com outra moça então é melhor cortar o mal pela raiz agora comece a desapegar dele para de ficar com esse homem.
    Já que vcs não são namorados cara vc está solteira então está livre para esbarrar com um homem solteiro que vai gostar de vc de verdade e que te pedirá em NAMORO e não ficar nessa de ficar sem compromisso sério até rimou. Boa Sorte!!!!!

  • Gaia

    Se vc não falar mais com ele, muito provavelmente a amizade já era, mas se falar, pode ser que consiga ajeitar as coisas, então o que tem a perder?
    Mas antes de conversarem, pense bem em alguns detalhes:
    – Quando se inicia uma amizade colorida vc tb tem que saber exatamente até onde aquilo vai, o que ambos esperam dessa amizade, quanto tempo esperam que ela dure (e se durar a mais, o que fazer) e o pq vc está disposta a entrar nessa. Se vc não pensou em nada disso quando começaram a sair (ou enquanto saiam), pense pq nada disso importava antes.
    – Vc errou quando o acusou de sair com outras, pois uma vez que vcs apenas ficavam e não tinham nada sério, fidelidade não é algo esperado (a menos que vcs tenham conversado antes e concordado em serem “fieis”). E conversar com ele implicará em aceitar esse erro.
    – Vc pretende contar para ele que se apaixonou por ele? Se não, que desculpa dará para o erro anterior? Se sim, está preparada com as mudanças que isso vai trazer para a relação de vcs? Pq nem todos sabem como agir perante uma amiga apaixonada.
    – Pq vc quer continuar amiga dele? É pq vc gosta muito dele como pessoa e isso independe de estarem juntos ou está fazendo isso só para se manter perto (algo que pode não só alimentar seus sentimentos ou inconscientemente tem por objetivo despertar sentimentos nele)? E independente do motivo que a leva a ficar perto, vc está emocionalmente preparada para lidar com o fato de não terem nada e com a possibilidade dele arranjar alguém?
    Boa sorte!

  • Igor Lima

    Nunca vou entender este negócio de ficar.

    Agora que a cagada tá feita seja honesta, fale como se sente, afinal são amigos né? A amizade vai ficar abalada, vc gostando dele e sendo ciumenta desse jeito (pq não foi crise nada vc é ciumenta) não vai conseguir ficar próxima dele então de um tempo deste carinha, saia, leia um livro, arrume um hobby, “fique” com outro, já xonei em amiguinha e é uma merda passar mas passa, quando vc desapegar vai ficar tudo bem, até corre o risco dele começar a gostar de tu =D

    • o problema do ficar é qd um quer ficar e o outro quer namorar, ai o que quer namorar começa a distorcer o significado de ficar kkkkkkkkk
      ouuuuuuuuuuuuuuuuu qd o cara é bem machista e quer q só ele fique, enquanto a mulher o trata como namorado = fica só com ele, enquanto ele fica com as outras kkkkkkkkkk

      • Jps

        Sim, o problema é que normalmente as pessoas não são honestas consigo mesma e depois com os parceiros, assim sempre gera uma dor de cabeça. O ideal é sempre ser honesto e se você ver que esta mais envolvido, ou conto a outra pessoa ou se afasta um pouco.

        E serio que existe cara assim? hahahah
        Pqp

      • Igor Lima

        Eu nunca fiquei com ninguém talvez por isso não entenda, quem sabe um dia entre na minha cabeça.
        Cara machista assim é otário e mulher q aceita isso é duas vezes otária!

        • eu achava legal ficar, DESDE q bem aproveitado
          as pessoas mudam mt, nem sempre gostamos “da maior parte delas”. E como precisamos de tempo para saber se toleraremos ou nao, fica aí a importancia do ficar, sabe?

          • Igor Lima

            Sim, este ficar é do bem. rs
            Falo do ficar do mal, quando se fica com varias(os), este ficar que me incomoda, mas respeito quem goste, só não iria querer nada sério com uma pessoa assim. 🙂

    • Jps

      Ficar é bom quando a pessoa esta num momento “livre”. Tipo, acabou de sair de um relacionamento de anos e agora só quer curtir um pouco a vida, sair com os amigos sem dar satisfação, reaprender coisas sobre sim mesma e etc.

      Nem todo mundo consegue fazer isso, porque a maioria acaba se envolvendo muito rápido, mas na minha opinião vale a pena. Te livra da pressão de sempre buscar um relacionamento sério, conhecer a pessoa da sua vida o quanto antes. Fora momentos que sua vida esta muito corrida (como final de faculdade, por exemplo) e não tem tempo de dar atenção a uma pessoa.

      • Igor Lima

        Bom sai de um relacionamento de muitos anos há pouco tempo, quem sabe daqui a pouco queira ficar com alguém, mas penso que se for ficar é pra conhecer melhor pra namorar sei lá, desde que me entendo por gente já estava namorando, indo morar junto, agora que deve começar minha solterice! Quem sabe esse negócio de ficar sem compromisso entra na minha cabeça um dia.

        • Jps

          Tendi. Bom acho que cada um tem um jeito, então as vezes “ficar” não seja o seu e não existe problema nenhum com isso. O ideal é a gente tenta se conhecer e saber o que nos agrada e o que não.

    • Tha

      Ninguém escapa do “ficar”… Eu também detesto, e entendo isso como um passo para se conhecer melhor e, se tudo der certo, namorar. É um estado entre o sozinho e o namorando, enquanto se conhece UMA pessoa, e não várias, como muitos fazem… Muitos ficam casualmente, sem intenção em ter uma relação mais séria. Eu sinceramente não entendo como isso pode ser uma coisa boa

      • Igor Lima

        Assim que entendo o ficar também, se estou ficando com alguém é na intenção de conhecer melhor e se der tudo certo começar um namoro, agora este ficar de pegar várias ao mesmo tempo não me entra na cabeça, acho que sou meio mulherzinha nesta parte, para mim um beijo é algo sério e tem q ser dado quando se sente algo pela pessoa e não beijar para se sentir algo. =S

  • Jps

    Antes de procurar um relacionamento amoroso, acredito que nós deveríamos buscar nos conhecer melhor. Não é um fórmula para o sucesso amoroso e nem todos que obtiveram sucesso fizeram isso, mas quando nos conhecemos, aprendemos nossos limites, aspirações e desejos.

    Porque estou falando isso?
    Porque claramente a moça estava buscando um relacionamento com o rapaz, mas se enganou com o “ficar” por causa do prazer momentâneo. Tudo ia bem, até ela atingir seu limite ao descobrir que “só ficar” não exige que ambos sejam exclusivos um com outro. Naturalmente a reação não foi calma e gerou atrito com o rapaz.

    Pelo que eu li, nada foi perdido até agora. Foi apenas uma situação de ciumes e pelo visto a primeira, então não precisa se desesperar. Acho que antes de pensar numa vida sem o cara e que tudo foi perdido, você deveria conversar com ele. Abrir o jogo e dizer o que sente. A partir dai você decide o que fazer, mas acho pouco provavel voltar a ter uma amizade entre os dois, se caso já se viram pelados. Esse é um limite que não tem volta. Mas quem sabe não estabelecem um namoro.

    • se caso já se viram pelados IUHAIUAHIUAHIUAHIAUH
      mas não pode ter visto pelado a ser amigo? a loke

      • Jps

        hahahah, mas não é verdade?
        Tipo, as vezes você pega uma pessoa do circulo de amigos e depois que para, fica meio estranho o clima.
        Quem dirá depois de ter transado ahahah

        Poder até pode, mas não é comum rs
        Eu lembrei agora de um caso meu com um amiga, mas para ela voltar de amiga para algo mais é só questão de um sim. Dificil “esquecer” que já rolou essa intimidade.

        • nunca tive caso com amigos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          mas já fui afim d um kkk

          • Jps

            No meu caso foi tipo algo que eu queria quando tava na escola, mas nunca disse e “sem querer” aconteceu quando eu tava adulto. hahah

            A vida é engraçada…

            e porque não ficou com ele?
            Tava em outro relacionamento ou preferiu não arriscar? Ou nenhuma das opções? rs

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Nunca fiquei com ele pq ele disse q nunca desconfiou, disse que sou mt discreta e tals kkkkkkkkkkkkk e como ele tbm era muito discreto e não investiu , não rolou nada kkk
            ele era legal, bom de papo, conversava mt comigo, gentil
            cabeludo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            (na epoca amava cabeludos kkkkkkk)
            Hj ele é tdo isso ainda, com a diferença d q nem sinto mais nada não kkk (pra gente ver como as vezes só temos uma oportunidade na vida, né? ) Tanto eu, qt ele

  • Lelinha

    Oiii. Nossa Lu muito obrigada por me responder, não pensei que seria selecionada! Muito obrigada a todos que responderam. Eu me desculpei com ele, disse que tava com ciumes bobo e que exagerei, ele disse que tava tudo bem, que não tinha o que me desculpar. No final fiquei aliviada. Não sei exatamente o que vai acontecer agora, se a amizade vai continuar a mesma ou se vamos nos afastar, se vamos nos ver novamente… só sei que estou feliz de ele não estar bravo comigo. Mas não quero me iludir e ficar achando que um dia ele vai ser meu porque né. Mas quero a amizade dele sim, afinal o tempo passa e as coisas mudam e hoje eu estou apaixonado por ele mas um dia posso deixar e estar.

    • arrasou!!!! Com esse sua cabeça vai dar tudo certo. O segredo é não se iludir mesmo e noix s2

    • Igor Lima

      Que bom que já resolveu, agora se finja de doida e que nada aconteceu. Paixonites dão e passam. Imagine ele fazendo cocô, arrotando em público, comendo meleca kkk vai q ajuda a desapegar mais rápido, as vezes faço isso quando uma pessoa vem na cabeça. =D

    • hadassa

      Que bom leitora gostamos muito desse retorno. É foi unanime aqui a maioria dos comentários aconselhou não se engane e nem se iluda o melhor vc se afastar dele.

  • Eric Fernando

    Não existe amizade entre homem e mulher, vc sabe disso!!!!!!

    • poxa, eu super acredito em amizade entre homem e mulher
      só se da parte do homem ele não acreditar kkk

      • Eric Fernando

        VC não acredita no que fala.

        • então tá né kkkkkkkkkkk
          tem coisa q nao adianta discutir. É como dizem: somos espelhos, se vc vê maldade em tudo, certamente acha q os outros veem tbm

      • Eric Fernando

        VC não fica vermelha, não? Se faz de desentendida na maior cara de pau!!!

        • será q todos meus amigos homens foram afim d mim?
          Mt estranho pensar nisso
          eu só fui afim d um amigo meu, mas isso ele já ficou sabendo
          d resto não kkk

          • Eric Fernando

            Q???

          • uai estão falando q não existe amizade entre homem e mulher kkk
            será q mandei o comentário pro lugar errado? kkk

          • Eric Fernando

            Não existe amizade entre homem e mulher a não ser q a mulher seja feia e velha. Fora isso, não. É, eu não tenho amizade com mulher elas confundem tudo e são carentes, acabam dando em cima em algum momento, e olha q não sou muito bonito, sou beta, pobre e feio pra krl!!

          • uai vc fala q nao existe amizade entre homem e mulher mas vc disse q suas amigas foram afim d vc

            logo, se vc nao foi afim delas, é pq tbm acredita em amizade entre homem e mulher