Meu marido quer muito ser pai, porém, eu não sei se está na hora deu ser mãe!

87

Leitora: Oi Luiza, acompanho “Pergunte a uma mulher” pelo face, e adoro suas postagens. E resolvi pedir um conselho a você e aos leitores. 

Casei super jovem, aos 17 anos, já estamos casados a 4 anos. Meu marido é 7 anos mais velho que eu, somos super felizes, temos nosso carro, nossa casa, trabalhamos e  temos a vida financeira estável. Me formei no anos passado em Letras, e este ano pretendo ingressar em outro curso superior. Ainda quero passar em um concurso e crescer profissionalmente, mas meu marido acredita que está na hora dele ser pai (segundo ele, se demorarmos muito para sermos pais, ele ficará muito velho e terá menos “pique”). Ele quer muito ter um filho, eu também quero,  mas não sei se é o momento, tenho medo de não dar conta de filho, estudos, e trabalho. E acredito ser jovem para ser mãe, mas por outro lado penso que pode ser bom, pois ainda estarei jovem e com filhos criados já.

Será que está na hora de ser mãe?

Obrigada.

gravidez teste

Como você mesma já analisou na sua pergunta, para todo ganho existe uma perda. Se você tiver um filho mais jovem, será uma mãe mais jovem (ÓOOOO! kkkk), porém, a questão não é só essa, né? Super concordo com quem diz que 100% preparado para ter filhos nós nunca estaremos, mas concordemos que, se der pra planejar, bobo seríamos se não o fizéssemos. Até porque, como você mesma já deve saber, não adianta ter um filho jovem se você não puder dar atenção para ele…

Se é assim e caso não queira esperar mais um tempo (PS: eu pensaria antes nos meus sonhos, assim como ele está pensando antes nos dele. Sem contar que, nesse caso, você poderia se prejudicar por não ter esperado e ele não morrerá caso te espere um pouco mais), cogite cortar alguma dessas mil coisas que você quer fazer: de preferência, a que você mais odeia para depois não se arrepender caso fique solteira kkkk. Convenhamos que ser mãe e ainda achar que irá dar conta de tudo isso sem ter um surto psicótico é acreditar demais na vida. Não que você não daria conta (ficaria doente, mas daria, né? kkk), mas se a vida de vocês é estável, por que você não negocia isso com o marido?

Se vocês fossem super pobres e sem condições, eu daria um outro conselho. Afinal de contas, pobre ou rico, todo mundo merece ter um pequeno pimpolho, né? kkkkkk. Porém, não entendo ter uma vida financeira estável e você querer bancar a mulher maravilha. Faz sentido ele pensar na idade e, apesar dele nem estar tão velho assim e mesmo se estivesse, no seu lugar eu não aceitaria ter filhos nessa pressão toda não.

Entendo que vocês se amam, mas não vi ele oferecendo nada pra facilitar seu lado para, assim, ambos poderem realizar esse sonho. Você vai parir, estudar, trabalhar, dar de mamá, tentar concurso, ajudar nas contas de casa e ele só vai dar apoio moral e se esforçar o mesmo tanto que se esforçou quando vocês não tinham o filho? Na na ni na não! Em 90% das vezes, o peso maior sempre fica com a mãe, e se não rolar nem negociações básicas, ficará cada vez mais difícil pro seu lado. Sem contar que, se ele for como a maioria dos homens, nem o sexo ele irá querer ver prejudicado e lá vai mais uma bomba pra você kkkkkk.

Entenda que, comodamente ou não, ele só entenderá o seu lado se você explicá-lo. Então, trate de dar todos esses argumentos convincentes e se espante, caso mesmo assim, ele continue pensando muito mais nos filhos do que em uma suposta parceria com você.

Beijos da Lu!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • mariana cobra

    Estou passando pela mesmíssima situação querida leitora, porém com um pequeno diferencial…tenho 30 e o marido 34.
    Não me acho preparada em nenhum aspecto para ser mãe e tbm não o vejo pronto pra ser pai.
    Entenda meu raciocínio: ambos estamos ok nos nossos trabalhos, mas insatisfeitos…ele querendo mais sossego e eu querendo mais estabilidade (concurso).
    Ambos estudando…ele na faculdade…e eu para concurso/OAB e a única coisa que faltaria para esse conto da estabilidade fechar é o carro que até o final do ano estará na garagem…e é aí que começa o meu sofrimento, pois ele quer que EU engravide no fim do ano.
    Mas vamos ser realistas? Mesmo que as tarefas domésticas sejam bem divididas, o peso da administração do lar fica, na maioria das vezes, para a mulher, assim como o cuidado para com um recém nascido.
    Assim, o lindão continua com o corpo intocado, com a rotina levemente mudada e só com os bônus do bb…
    Ainda não me sinto psicologicamente ok para abrir mão das minhas liberdades, da minha rotina e do meu sossego diário.
    Nesse contexto, conversamos muito e deixei super claro que se decidirmos pelo BB que não serei mãe integral e ele papai de final de semana…JAMAIS BARNABÉ.
    E se eu to meio desesperada tendo um cara mega parceiro e que faz tudo dentro de uma casa juntamente comigo, penso as mulheres que tem um cara que chega, senta e coça o saco…

    • aqui em casa a gente negocia até quem vai limpar fralda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • mariana cobra

        Eu fui um pouco além da fralda. Negociei a faculdade dele…se ele fizesse presencial eu só engravidaria qdo ele concluísse…pense vc. Ele sai de casa as 7 e volta as 18hr, iria pra faculdade pra retornar as 23hrs. Ou seja, pra quê quer ser pai? Só pra falar que é?
        Claro que os sonhos vem em primeiro lugar, mas sonhar em detrimento de outro ser que ainda nem nasceu não dá…aí ele trocou a presencial pelo EAD e agora não tem escapatória pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chorei

        • mas ai falta negociar as outras coisas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda tem escapatória

          eu queria ir pra sampa e ainda nao consegui, quem dirá parir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • M Holmes

            Vamos, Lu!
            Eu tbm vou pra sampa daqui a alguns meses… o/

          • morar lá? Ah para!

          • M Holmes

            Sério, já está quase tudo certo para ir pra lá.

          • e oq vc irá fazer por lá Holmita?

          • M Holmes

            Vou morar lá mesmo.

          • então quem sabe nos ocnhecemos nesse ano? Já to fazendo listinha d metas d novo pq sou brasileira e não desisto nunca kkkkkkk

          • M Holmes

            Tomara que dê certo para nós duas irmos mesmo! Quero muito te conhecer.

          • o problema d SP é só que é muito, mas muitoo caro
            o Thiago tava conversando com um amigo q mora em Ctba e já morou em SP e ele disse q teríamos q ganhar em média 3 vezes mais do que aqui, mas estamos na luta e vamos conseguirrrrrrrrrr!!!!! Ai vamos tomar um sorvete topa? o/

          • M Holmes

            Sorvete é bão, café tbm não seria uma má ideia… hehehhehehehe

            Mas mesmo sendo mais caro, acredito que lá seria bom, principalmente pra vc divulgar seu trabalho e talz. O que eu vejo de Youtuber indo migrar pra lá´hehehehehehhehehe

          • e esse ano está melhorando pra mim, ou seja, vai dar certo o/
            se não der nesse, dará no outro s2

          • M Holmes

            Pois é, o importante é você conseguir o que quer. Espero que dê certo pra vcs, de todo coração!

          • sua linda!!!!! E se não der certo, dizem q não era pra dar mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            mas saiba q a Lu aqui trabalha d domingo a domingo pra dar s2
            e outra, tbm podemos contar com os encontrinhos mesmo q eu não more na cidade s2

          • M Holmes

            Com certeza! De uma forma ou outra esse encontro vai acontecer, mas vai ser melhor ainda se vc se tornar moradora de Sampa. hehehehhe

        • João Emanuel

          ta esperta nê malandra kkkkkkkkkkkkkk mulher bicho capeta vai jogar o chicote nas costa do Jarbas saber falando serio criança quando e um anjo e bom de mais, mas se não coloca limites vira o satanás ninguém suporta e serio isso Deus me livre um filho meu ser assim. Foca em concurso Federal essa é a meta fechou ser juíza nenhum sonho e pequeno quando você a acredita nele. boa sorte no seu exame da OAB vish vai ser a primeira doutora comentarista do Blog.

  • Jps

    Se já é dificil para as mães que trabalham e tem filho, quem dirá para você que quer fazer outro curso superior e estudar para concurso. Sem contar que precisa dar atenção para o marido de vez em quando também. Caia na real que umas das coisas vai ter que ser esquecida por enquanto.

    Primeiro, acho que seu marido não é tão velho assim, e ele pode esperar sem problema nenhum mais alguns anos. E vai ser bom até para você, porque com 21 você precisa aproveitar um pouco essa idade ainda, é muito jovem. Quando digo aproveitar, é sair sem horário com seu marido para jantar, viagens. Depois que você virar mãe não vai ter mais isso, pelo menos pelos próximos 15 anos.

    Você não precisa ter pressa para nada nessa vida e então fale com seu marido para entender o seu lado também. Se ele realmente te amar e respeitar, vai te ouvir sem problemas.

    Obs: se você obtiver exito profissional, é um ponto a mais para quando você tiver o filho, já que poderá dar um apoio financeiro melhor, como melhores escolas, curso de inglês e etc.

  • M Holmes

    Acredito que vc ainda é muito jovem para ser mãe apesar de ele não ser tanto assim. Outro aspecto é que vc, como a mulher da relação, terá que abrir mão de alguma coisa para poder criar seu filho, assim como lidar desde a gravidez até o fator social que seu novo “status” irá ganhar depois que a criança nascer (pressão da sociedade e da família, incluindo a do marido tbm).
    Se ainda tem dúvidas, é melhor não ter. Converse com o seu marido e coloque seus pontos de vista em relação a isso. A decisão final, neste caso, tem que ser mais sua do que dele justamente pelos fatores que citei acima.

  • Franciele

    Leitora, gostaria de parabenizá-la pelas atitudes conscienciosas do casal; muitas moças que casam jóvens tem filhos rapidamente, mais para cumprir tabela que por se sentirem “chamadas” a exercer esse papel.
    Entretanto, vocês estão discutindo somente agora os detalhes, porque provavelmente durante o curto namoro ninguém disse a ambos que não bastaria concordar em ter ou não ter filhos, uma vez que qualquer das escolhas implica em certas consequências, que precisam ser levadas em conta.
    Recomendo que lembre ao teu marido que ele, diferente de ti, não tem relógio biológico, e faça uma lista do que ambos desejam para o futuro, individualmente e como casal, bem como, as renúncias que pretendem fazer com a vinda do rebento, considerando que vocês podem ter um, dois, três, quatro bebês, ou um filho com problemas de saúde, enfim.
    Por outro lado, cabe a ti lembrar que não poderá esperar 10 anos, por exemplo, para ter filhos, em função da diferença de idade de vocês, o que te obriga a ter plano “b” caso veja que teus outros projetos não estão se encaminhando, tomando o cuidado de não cair no conto segundo o qual a mulher só pode ser mãe ou se realizar profissionalmente, sendo quase impossível ter as duas coisas, mantendo-se ciente da logística exigida nessa conciliação, na qual teu marido é peça fundamental.
    Por fim, lembro que, por mais que vocês sejam uma equipe, o sentimento de realização é individual, então não adianta convencer a si mesma que vocês tem vida estável quando, pela natureza dos teus objetivos, tu pareces estar ainda bem insegura profissionalmente.

  • Gaia

    Se vc tem qq dúvida, por menor que seja em ser mãe, não seja!
    Uma vez que se tem um filho, não dá para voltar atrás. Então, muito cuidado!
    Li uma vez que ter filho é como tatuar o rosto, não há volta, não há nada que amenize e em nenhum momento será como antes. Vc está pronta para isso?

    Para ajudar, transcrevo aqui palavras de alguém que passou por isso (uma amiga minha tb casou com um cara um pouco mais velho, 6 anos, e ano passado eles tiveram um menino vindo de gravidez planejada): “Então, eu fui um pouco pressionada e admito que gostaria de ter esperado mais. Só que eu não esperava que eu fosse ter que parar de trabalhar por ter ficado muito mal no começo da gravidez. Inocente, me esqueci das burocracias e dos planos que eu tinha pra mim mesma. [Além disso,] a gente não planejou financeiramente o que tornou td muuuuito difícil. Enfim… os planos estão adiados até que seja possível fazer alguma coisa. No começo é frustrante se a gente tenta pensar um pouco na gente, pois simplesmente não é possível. Os bebês ocupam todo nosso tempo e espaço XD e assim vou padecendo no paraíso […]”.

    E como várias mais nessa posição, ela se culpa por sofrer pelos sonhos dos quais abriu mão. Então, pense muito bem nos pros e contras, converse com seu marido e tenha certeza de que está pronta para isso. Não adianta ele estar e vc não, ou vice-versa.

    • Franciele

      Verdade, mamãe, por exemplo, esperou 17 anos para retomar seus projetos; eu tive problemas de saúde, precisava dela, e olha que meu pai sempre foi presente, mas mesmo assim, dificilmente vemos um homem conseguir sair do trabalho para levar filo ao médico se tiver mãe viva, rs. Como se fosse responsabilidade só da mulher.

  • Ana

    Esse assunto é complicado. Por mais que o pai colabore, a maior parte da responsabilidade fica com a mãe que passa por todo o processo da gravidez, e depois amamenta, e isso ainda é o básico, o início de tudo. Eu já estou com 30 e ainda quero esperar pelo menos uns 4 anos, meu marido é mais velho que eu 7 anos também, quer dizer, vamos ter filho com ele nos 40. Já fiquei com medo de não engravidar na idade que pretendo, ou, ter dificuldades, mas caso aconteça, eu prefiro adotar.
    Eu vou em reuniões de amigos e muitos já tem filhos, o que mais vejo é essa cena: “o pai tranquilo conversando com os amigos e bebendo cerveja, e a mãe correndo atrás das crianças. A criança puxando a mãe, querendo ir embora, chorando. Ai o pai pega o churrasco, vai comer de boa e a mãe fica deixando de comer para primeiro alimentar as crianças”. Não acho que seja uma regra, mas se for pra ser assim, nem quero.
    Quando se tem filho, é necessário ter em mente que você tem a responsabilidade de entregar uma pessoa boa para o mundo, e isso exige full time. Na minha opinião, se uma das partes está em dúvida e quer fazer outras coisas antes, a resposta está ai. Até porque, relacionamentos podem acabar, não que eu esteja falando que vai acabar, espero que nunca, mas, e se o relacionamento acaba, e você se pega na situação de ter aceitado ter um nenê e adiado seus sonhos só por causa do outro?
    Deve ser uma situação péssima. Enfim, acho que tudo conversado se chega a uma solução boa para os dois. Boa sorte. 🙂

    • “Eu vou em reuniões de amigos e muitos já tem filhos, o que mais vejo é essa cena: “o pai tranquilo conversando com os amigos e bebendo cerveja, e a mãe correndo atrás das crianças. A criança puxando a mãe, querendo ir embora, chorando. Ai o pai pega o churrasco, vai comer de boa e a mãe fica deixando de comer para primeiro alimentar as crianças”. Não acho que seja uma regra, mas se for pra ser assim, nem quero. ”

      eu ri, mas é triste

      mas acho q isso tbm é falta d dialogo da mãe com o pai e essa mania d super mulher q muitas têm. Ai o cara adora e não se coça mesmo né kkkkkkkkk
      e ok, tbm rola muito machismo. Mas eu não me casaria com um desses

      • Ana

        Isso é verdade, rola muito machismo e comodismo, e tem algumas mães também que pegam toda a responsabilidade para si. Mas me incomoda ver essas coisas sabe, hehehe. Vai me dando uma agonia, me dá vontade de dar um tapão na cabeça do cara e mandar ele prestar atenção. hehehe

        • e outro na cabeça dela por não chamar atenção do cabra kkkk

    • mariana cobra

      Vc explicou exatamente nos pontos que pensei!

    • João Emanuel

      Minha mãe me teve com 40 anos, essa idade e boa por que o casal já tem mais maturidade passou os 20 primeiros anos de amor fui o ultimo de 3 meu pai na época tinha 50 e 10 anos mais velho que minha mãe percebe-se que desde do namoro até o fim do relacionamento o maior peso cai pra cima da mulher minha mãe além cuida de nós cuidou dos meus 3 tios cachaceiros que nunca trabalharam na vida os 3 hj e falecido cuidou da minha avó até uma amiga dela e ainda agora idosa cuidou do meu falecido pai, guerreira crio os filhos ajudou a família cuidou do marido até o fim sou grato por vocês mulheres serem tão fortes e tão carinhosas mais do que os homens meu pai só acerto nós negócios por causa da minha mãe vocês meninas tbm tem mais cabeça para administra do que nos homens aqui blog tem vários exemplos disso a mulherada ta no poder.=)

  • Um filho, dentre tantas coisas, prende, enraíza, imobiliza.
    E tudo começou, quando na minha opinião, só se deveria começar uma faculdade, aos dezessete anos.
    Para quem, realmente, o relógio biológico vai fazer diferença?
    Para um homem, pai perto dos quarenta, ou para uma mulher, mãe com trinta, mas sem experiência profissional porque recém formada tornou-se recém mãe?
    Cara perguntadora, acho que as tuas asinhas, recém adquiridas estão incomodando.
    Que melhor antídoto para prevenir um voo do que presentear com um ninho?

    Sonho conjunto deve ser a maior maravilha, mas toda noite termina com um despertador e a gente acorda.
    Tudo é negociação, mas ninguém deveria viver os sonhos de outros, acaba em pesadelo.

    • tá inspirado hj kkkkk
      e vc tem filhos cara de pedra?
      acho q agora já pode contar, mas acho q não tem

      • Não tenho filhos. E olha a coincidência, hoje no almoço estava conversando sobre isso. Quem tem descendentes e assume a responsabilidade por isso, abre mão de muitas possibilidades, fica mais enraizado. É uma questão de ter a real consciência de quem você é e viver de acordo.

        • então vc não quer ter filhos? Ou pode mudar d ideia?

          • Não pretendo. Nem pet eu quero ter.

  • Hadassa

    Aí, aí, aí amiga leitora vc tem consciência que há um PROBLEMA entre vocês agora terão que chegar num acordo isso pode ser estopim de começar uma crise no casamento de vcs dois espero que isso não aconteça mais queremos alerta você a possibilidade disso acontecer infelizmente.
    Acho que houve falha de cada um falar os seus “objetivos” e “sonhos” de vida claramente durante o namoro de vcs dois seria interessante pudesse aqui anonimamente dizer quanto tempo foi seu namoro? Porque isso tem que ser conversado durante o namoro e noivado a questão de filhos ter ou não ter e se a moça e o rapaz quiser e deseja ser pais ter quando? E quantos filhos? Se um deles quer fazer faculdade como isso vai se desenrolar? É o trabalho?
    Esses pontos tem que ser bem conversados e combinados principalmente conhecidos durante o namoro/noivado vê se cada um tem objetivos em comum e parecidos No livro que recomendo aqui para galera sempre “Namoro blindado á sua prova de coração partido” os autores Cristiane e Renato cardoso tem um capítulo deixa muito claro que os namorados(as) e noivos(as) tem que serem durante esse período muito claros e transparentes um com outro em questões de objetivos de vida e sonhos, projetos o que pretende no futuro. Vou dá exemplo isso não só para ter filho isso inclui estudo, trabalho, viajar um rapaz que não tem vontade de ser pai e namora e pretende noivar com uma moça que sonha em ser mãe eles estão com objetivos em comum e parecidos? Não o indicado os dois terminar o namoro porque cada um tem objetivos opostos.
    Boa sorte!!!!!!!

  • Graziela

    Tenha filho quando você estiver preparada para ser mãe? Pois ele poderá ser o melhor pai do mundo e te ajudar. Ainda assim a sobrecarga de ter uma criança e tudo que traz junto recai para a mãe. Vc terá que parar sua vida profissional (e pessoal) por algum tempo. Então pense bem antes. Porque filho é a maior bênção que se pode ter. Mas não é contos de fadas. Traz muitas responsabilidades e pro resto da vida.

    • Graziela

      Quando estiver pronta para ser mãe! **

  • Monalisa

    Não tem mulher que da o golpe no homem com barriga? tem homem que também engravida a mulher para dar o golpe! para que? para ela não sair de casa, não trabalhar, ficar só responsavel pela criança, e o moço ter mais facilidade para controla-la.
    Quem mais tem que querer ter o filhos é a mulher por que mais de 90% da responsabilidade é nossa! Nos primeiros meses a criança depende mais da mãe, quem da de mamar é a mãe. Quem tem o trabalha interrompido é a mãe, quem engorda fica com estrias, depressão por parto é tudo a mãe!!! quem tenta se adaptar a vida de trabalho e ainda arrumar a casa, deixar comida pronta, lavar a roupas, é tudo a mãe!!!
    O homem só levanta de vez em quando para ficar com a criança, sai de manhã e volta a noite do trabalho, e ficam com o final de semana as vezes para ficar com a criança , e alguns ainda acham muito! super pai!
    Por isso, não ceda as pressões! por mais que ele seja um otimo marido e seja um bom pai, ainda assim a pressão maior é sempre nas costas da mulher!
    Na duvida ,NÃO TENHA!

  • Monalisa
    • Jps

      Acho que isso é um pouco exagerado, rs

      Só ver nas familias que sempre perguntam cade as namoradinhas(os) para ambos os sexos. Claro que a mulher tem um pouco mais de cobrança para casar, mas hoje em dia está cada vez menor, na minha opinião. E homem tem mais cobrança na carreira.

      • M Holmes

        Pior que não, Jps. Ainda tem muita gente da nossa geração que infelizmente pensa assim. Principalmente quando o assunto é filhos, parece que é crime quando a mulher fala que não quer tê-los, automaticamente somos julgadas como louca dos gatos ou a tia solteirona que quer pegar os maridos alheios e precisa de um órgão genital masculino para se acalmar. Neste contexto, eu não percebo que o homem solteiro seja tão marginalizado assim, muito pelo contrário, percebo que muitos o parabenizam por não terem uma “mulher” para ficar no pé deles.

        • Jps

          Sim, eu entendo que a mulher sofra um pouco de pressão ainda nos dias de hoje para casar, mas um homem solteiro não fica mais “cotado” por isso, ou fica mais “atrativo” por ser mais velho. Isso não tem nada ver, e homens também tem suas pressões. Vai ter mais de 20 anos e não trabalhar.

          Acredito que possa ter sido uma realidade antigamente, isso da mulher precisa casar sempre, mas está cada vez mais caindo esse conceito. E a parte do homem na tira foge mais de realidade ainda.

      • Monalisa

        Homens certamente tem mais cobrança de serem provedores da casa. Mas as mulheres além disso, ainda permanecem ainda como as principais responsàveis na organização do lar. Mesmo trabalhando junto com o homem!
        E se uma mulher não quiser casar e nem ter filhos é super taxada! diferente de um homem que tem mais liberdade e menos pressão para decidir entre os dois.

        • Jps

          Ele tem mais liberdade sim, mas não fica mais “cotado” por estar sozinho, por isso disse o exagero na imagem. Nem todo cara fica mais bonito velho, porque muitos ficam careca, ou já não eram bonitos antes mesmo. E fora que não quer dizer que ele saia também e “gosta de curtir”, muitos são timidos, ou tem religião e diversos outros fatores.

          Resumindo, na minha opinião isso está longe de ser uma realidade, pelo menos nos dias de hoje

          • Monalisa

            Permaneço ainda com minha opinião.. rs

          • Jps

            haha, ok

    • João Emanuel

      A descrição do Pedro bate com a minha ficha criminal kkkkkkkkk realmente aqui na minha terra os mais veiii fala pegou 3.0 e não casou, se for mulher e chamada de moça velha “mulher com 30 ou + que não casou” se e Macho “rapaz velho” pessoa idosa e figura. kkkkkkkkk

      • e cá pra nós q isso é a maior bobagem kkkkkkkkkkk
        por isso q tem tanto casamento bosta aí só pra se manter e não ser julgado pela sociedade

        • João Emanuel

          Isso e coisa de gente velho de mais 60 anos eu nem ligo vou fica rapaz velho mesmo aiaia meus tios fica puto tem que casar Manu vc ta ficando velho homem só tem juízo depois que junta as panelas eu faço essa carinha =D mentalmente mando eles toma na quele lugar cheiroso onde a luz sol não bater.

        • Monalisa

          Luiza, eu sou formada, tenho mestrado e outras pós, mas ainda me perguntam se eu vou casar! nem perguntam da minha carreira! “nossa fulaninha ainda não casou? ta demorando vai ficar para titia”. Minha mãe até hoje reclama que eu não sei cozinhar direito! É como se a nossa conquista não fosse nada. Temos que ser a mulher maravilha! lavar , passar , cozinhar bem, cuidar das crianças, trabalhar ainda, porque serviço domestico “não é trabalho”, e se eu ficar em casa só cuidando das crianças, não tenho direito a reclamar de nada, porque o homem que coloca dinheiro para dentro de casa. Mas mesmo a mulher ajudando, todas essas responsabilidades ainda caem em cima da gente.
          Tem homens que ajudam, que dão valor, que sabem como é dificil cuidar de uma casa e trabalhar, mas o ponto é que eles não sou obrigados a fazerem isso.Mas nos somos!

          • mas não é q as pessoas não reconheçam o seu lado profissional, mas sim q elas separam do amoroso, entende?

            eu tenho diploma em uma das melhores universidades do Brasil, estudei linguas estrangeiras, estou indo pro meu segundo livro lançado, sei conversar, escrever, dar palestras, sei cozinhar, sei mil coisas, MASSSSSSSSSSSSS me casar me cobram e sabe pq?

            Pq nada ta bom pra sociedade, por isso temos q parar d nos importar com ela. Inclusive, já ate chamei o Thi pra gente gravar um video sobre pq não nos casamos no papel, pode ajudar alguém

          • Monique

            QUERO ESSE VÍDEO!!

  • Rodrigo Silva

    Qual é a do cara pra atrapalhar o andar da carruagem a essa altura? Em primeiro lugar vem às metas. Sem falar, que tem os sonhos de cada um.Não tem essa de velho. Eu acredito que eles podem esperar um 10 anos. É melhor fazer filho com a mente leve.

  • Marcelo

    Bom, casamento é para constituir família, ponto final. Tudo o mais, mas tudo mesmo, deve subordinar-se ao bem-estar da família.

    Não é para um ser a alma gêmea do outro e todo o restante da baboseira do amor romãntico. O divórcio deve ser visto como uma abominação, e só deve acontecer em casos de faltas gravíssimas de um dos cônjuges.

    A função do casamento é gerar descendentes que serão pessoas saudáveis do ponto de vista mental/emocional. E, é fato, raramente vemos desajustados vindos de lares que seguem este padrão, com as exceções de praxe que só fazem confirmar a regra, é claro.

    Uniões com estas características não são para você? Então, não se case ou, pelo menos, não tenha filhos.

    • poxa eu quero me casar pra ser feliz,q triste kkkkkkkk

      • Hadassa

        Não sei vc conhece Lú o Pe. Paulo Ricardo ele sempre conta que ele celebra muitos casamentos para os noivos receber o sacramento do matrimônio. Um conselho que ele dá a eles é o seguinte filhos não queira está casando para o outro fazer feliz esta pessoa não vai dá conta disso. Casamento é para cada um se doar e fazer um ao outro feliz não pensar só na sua felicidade de uma forma egoísta. Fora que objetivo para os vocacionados ao matrimônio estarem abertos a VIDA ou seja o que Deus quantos quiser dá de presente a vinda dos filhos desses casais casados se por acaso depois que vc casar Lú Deus quiser te dá filhos gêmeos então? Vc e Thiago tem que está o abertos a vida ou seja não impedindo isso de acontecer. O pecado é fechar-se e objetivo do casamento e dar-se para formar a sua família.
        Isso aconteceu com a minha tia ela sonhava em casar e ser mãe ela tinha um desejo ter uma menina e um menino já tinha até o nome da menina seria “Angélica” homenagear de uns romances de livros que ela lia na época com esse nome . E se ela tivesse um menino queria chama-se Marcos porque gostava amava e conhecia uma criança que era esperta com esse nome. A minha avó muito católica sempre dizia a gente não pode impor a Deus a quero ter menino(a) não quem decide e Deus te dá esse presente mais desejar não é pecado a quero assim mais palavra final e a vontade de Deus.
        Já o marido da minha tia sonhava em ser pai de uma menina tbm só que ele queria colocar nome de Ângela porque era nome amiga de infância homenagear ela já tava começando a ter um problema porque minha tia falava se for menina vai chamar angélica tá acabado e marido dizia não vai se chamar Angela. Minha mãe conta isso que minha tia já tava grávida maior barrigão entrando no 7 mês de gestação foi um comentário vou ter problema com meu marido não sei sexo for menina vai angélica e se for menino vai ser marcos. Só que o Zé apelido do esposo da minha tia quer que chame Angela eu não quero na boa se for da vontade de Deus que ele me surpreenda seria melhor ter 2 meninas nessa gravidez ter gêmeas eu coloco meu nome e Zé coloca outro nome. Até o dia dela ter não sabiam quando foi hora parto normal tinha 2 crianças lá dentro do sexo feminino e nasceu uma 5 minutos nasceu a outra. Eu tenho duas primas gêmeas diferentes não são iguais Angela e Angélica e de assustar casos assim acontece na minha família não fez nem uma oração foi comentário conversando com a minha mãe se for da vontade de Deus quero ele me surpreenda então melhor ter filhas gêmeas. Acreditem a poder nas nossas palavras então usemos para o bem e não para o mal porque acontece rs. A lei atração fala sobre isso que nada mais é que os cristãos falam sobre a Fé e Crê simplismente. bjs

        • eu tbm vejo fé como quase a mesma coisa q lei da atração, só q cada um explica a partir das suas crenças

          tem mulher q come fruta dupla tbm pra ver se sai gemeos, eu morro com essas coisas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Hadassa

            Já pensou Lú vc ter uma gravidez de gêmeos já pensou duas luluzinhas ou dois thiaguinhos não tenha medo kkkkk .

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            ai vou fazer chá d panela com as leitoras
            masssssssssssssss, isso ainda me assusta, mas brincar é d gratis kk

          • João Emanuel

            Fala em mida de minas gerais quais pratos você comeu e mais gosto e qual vc mais detesta eu amo Carne de sol frita e Paçoca feito com Carne de sol no pilão da maneira antiga e odeio feijoada fico o dia todo no banheiro. =(

          • tendi nada q cc disse kkkkkkkkk

          • João Emanuel

            Minha jovem gata brasiliense perguntei quais são seus pratos mineiros favoritos e qual que vc não gostou da culinária mineira.

          • amo quiabo, sou louca mesmo
            hj mesmo quase comprei dois sacoes, mas ai vi q nao ia dar conta e desisti
            ou ia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            gosto d galinhada tbm, feijão de BH foi o melhor q comi na vida kkkkk
            galinhada
            tutu gosto as vezes
            mas não curto mt bacon kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            agora algo q não é mineiro e q sou doida é num japa

            agora se nao rolar japa não tendo fritura e tendo mt carne ta massa kkkkkkkk
            e tu

          • João Emanuel

            Gostei e bom de mais essas comidas moçoila quiabo e gostoso olha que tem gente tem nojo dele por causa da baba, gosto de tutu de feijão, feijão tropeiro ou enfarofado aquele vai linguiça a pele do porquinho, arroz tropeiro, Carne de Sol vai porrada de pratos com ela o melhor e a paçoca da um trabalho tem que ser feito no pilão soca se a carne muitas vezes por que carne sol usada pra ele e dura e gostoso pensa em uma carne mole temperada no final do processo e chamada de carne sol pq fica 2 dias ou mais no sol, não gosto de feijoada que vai monte pedaço gorduroso junto passo mal fico no banheiro até unas horas, dobradinha ou Sarapatel cada estado tem um nome e bom, tripa porco e bom de +++. Você gosta de prato de peixe cru igual aos nipônicos ?

          • eu sei fazer quiabo sem baba

            eu cozinho bem, aprendi com meu pais e tbm adoro comer. Logo, precisava me fazer feliz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            amo carne d sol com manteiga tbm, mas isso não é bem coisa d mineiro, é?
            como peixe cru facil kkkkkkkkkkk rodizio de sushi jesuis kkkkkkkkkkk

          • João Emanuel

            Ai que ta e por isso que falo Minas e divida em 2 parte norte e parte sul eu sou do norte aqui esses prato impera já no sul temos o sotaque paranaense carrrrne, porrrta pessoal abusa mais do R do caipires já no norte tem palavras que são mais arrastadas por causa da Bahia ouve muitos baianos por aqui e misturou um pouco a forma do sotaque mais ocê, trem, inheu, bam de mais são muito usados por aqui e trem pra tudo pega o trem na padaria no super mercado kkkkkk. Quiabo sem baba ai e firmeza depois pego a receita com vc, acredito que vc faz uma comida gostosa não são todos mais o pessoal comilão tem a mão abençoada quase todo prato que faz fica bom eu invento fazer mais e só a vergonha ruim pra caramba serio mesmo que vc come peixe cru ai e guerreira nem cozido descer para mim só frito com limão.

          • q nada, paranaense a maioria fala poltaaaa

            sim, concordo, se não fosse comilona não cozinharia bem certeza kkkkkkkkkkkkkk
            as vezes é ruim pq quero comer fora e o Thi quer q eu faça pq ele acha q é melhor, mas ai ele fica com dó e me leva mesmo assim kkkkkkkkkkkkkk
            oq eu ainda não consigo fazer tão bem são alguns pratos japoneses bem especificos pq ate hj nao entendi pq eles colocam, ai o meu não fica tão bom não kkkkkkkkkkkk

            eu tenho planos d ter um site d culinária, mas depois q me enfiei no youtube não sei qd conseguirei kkk

          • João Emanuel

            O curitibano fala leeiite queente kkkk eu ri de mais disso fazia questão ir na padaria perto da Favi só para ouvi. Sobre site de culinária seria bom de mais muita coisa que sei fazer veio direto da net do youtube vc pode da ótimas dicas la até por que comida e algo universal vai atrai bastante gente principalmente quando prato fica bonito já pensou Luiza Braga com direito de até aperta os bichinhos de enfeita da geladeira sem fala que tem que passa de baixo da mesa faz um vídeo ensinando segredos da Luiza começar pelo quiabo sem baba. o/o/o/

      • Stanley Lewis

        mas não precisa casar pra ser feliz kkkkkk

        • Hadassa

          Stanley fugindo de casamento como diabo foge da cruz kkkkkkkkk.

          • Stanley Lewis

            Não fujo de casamento rsrs.. , só não quero sair casando como se isso fosse me trazer felicidade. O casamento pra mim é apenas uma “oficialização da união de duas pessoas”.

        • Marcel

          Acho q se casar é a garantia do exato oposto. kkk

          • Stanley Lewis

            Sim, é garantia de aumentar as probabilidades de dar merda. Isso exige mais dedicação dos dois lados.

        • óbvio ne kkkkkkkkkkkk
          eu só disse q se me casar, será pra ser feliz kkk
          leia o comentário q respondo q vc entende kkkk
          e não q só seria feliz se me casasse. Se fosse assim, já estaria casada kkkkkk

          • Stanley Lewis

            Exatamente!

      • Monique

        kkkkkkkkk idem

    • Jps

      Aquele momento que não sabemos se foi sério ou não o texto, rs

      • Franciele

        Aí tem que julgar pelo histórico; nesse caso é trolagem pura, rs.

      • Marcelo

        Sim, eu fui sério, tanto que reconheço que o casamento, como o julgo correto, e a paternidade não são para mim.

        • Hadassa

          Valeu pela sua defesa sobre o matrimônio e consequentemente para maternidade e paternidade fico pasma como as pessoas não entendem isso uma coisa tão simples isso só para quem tem vocação para casamento. Por que isso objetivo principal do casamento é gerar seus filhos da sua carne e do seu sangue. Não e prazer sexual, não é ficar rico, não é outro motivo que não seja a procriação de um novo SER e ser RESPONSÁVEL por eles.

  • Stanley Lewis

    Com 21 anos você ainda é muito nova, não tem estabilidade financeira e emocional o suficiente pra ter filhos, e mesmo que o seu marido já esteja preparado, se os dois não estiverem, então não compensa.

  • Marcel

    Ter filho é um negócio que nunca vou entender, gastar um caminhão de dinheiro que poderia ser gasto com vc, aguentar uma criança chorona, birrenta, que vai virar um adolescente que vai dizer que odeia vc, não vejo sentido nisso, pior é o pai que vai criar uma filha para vê-la um monte de marmanjo pegando ela, deus me livre, isso é castigo.

    • Hadassa

      Sua mãe e seu pai se tivesse esse pensamento tão pessimista e negativo sobre ter filhos nossa na boa vc nem existiria. Se você pensa sim digo com toda tranquilidade e segurança você não tem vocação para matrimônio e consequentemente para paternidade.
      Filho(a) não é doença tão pouco um peso ao contrário é uma benção presente de Deus para um casal casados representa uma “coroação” do amor de ambos gerando estar aberto e gerando vida. Mas é claro que isso só para homens e mulheres que tem vocação para matrimônio um chamado de Deus não é todo mundo que nasceu para isso porque objetivo principal do casamento gerar filhos carnais e formar seu núcleo familiar. É por isso que existe outras vocações o celibato de homens e mulheres leigos que não tem vocação para matrimônio que eles vão casar com a igreja e com missão de gerar filhos não carnais mais espirituais e como tbm os religiosos vocação para ser padre, freira e atuar em várias frentes na igreja.
      Sempre repito aqui todo mundo tem vocação para casamento NÃO a pessoa precisa ser chamado para isso o homem e mulher precisa se conhecer profundamente qual a sua missão ser marido e esposa e consequência ser pai e mãe ou não tem outras vocações que a igreja de Cristo apresenta.

      • Marcel

        Bonitinho seu pensamento, mas tão ingênuo, quanto a primeira parte do seu comentário:

        “Sua mãe e seu pai se tivesse esse pensamento tão pessimista e negativo sobre ter filhos nossa na boa vc nem existiria. ”

        Bom, eu não pedi para nascer, se fosse uma escolha minha, não pediria.

        • Hadassa

          Gostei do pensamento bonitinho sem estresse colega. Cada um com a sua opinião e visão essa que é a graça do site da Lú rs.

  • Agatha Bueno

    Ter filhos nos dias de hoje exige muita disponibilidade de tempo, dinheiro, vocação, etc. Sou childfree e acho a vida sem filhos muito proveitosa e descomplicada !!! Mas cada um se realiza nesta vida de um jeito ! Se você for ter filhos com a convicção que você cria filhos para o mundo…

  • Paulo

    isso q dar assumir menina mais nova,bem feito pra esse cara.