Vale a pena insistir em um ficante que diz amar outra pessoa?

23

Leitora: Olá, tenho 19 anos, estava ficando há 1 mês com um moço que conheci num campeonato onde trabalhei e ele tem 20 anos. Bom, ficamos, demos uma afastada e pouco tempo depois voltamos a ficar e eu acabei me apegando e tendo sentimentos por ele. Abri meu coração a ele e ele me disse que ama a ex-namorada que foi embora para os EUA para intercâmbio. Ele disse que ela voltando para SP irão conversar para ver se tem volta no relacionamento deles que durou cerca de dois anos! 

Bom, caí de paraquedas na vida dele e ele na minha. Ele disse que gosta de mim e que gosta de ficar comigo, mas que não pode mais ficar, porque ele vai me machucar. E os sentimentos estão só aumentando e me consumindo cada vez mais.

Tenho uma teoria bem cafona que diz que quando a gente ama muito alguém que não nos ama, é porque nos falta amor próprio. Tudo bem que na teoria é sempre mais fácil do que na prática e que nem sempre conseguimos mandar no nosso coração (brega de novo kkk). Porém, ao menos de acordo com meus pensamentos Luizísticos, essa é apenas uma meia verdade.

Pense comigo, quando você se sente merecedora de alguém bacana, de um amor inteiro, por mais que você goste de alguém que não gosta de você, aquilo vai morrendo aos poucos. E sabe por quê? Porque você vai reparando que ele fala muito sobre ela, que a atenção nunca fica 100% pra você e, ainda que você admire a sinceridade do cidadão, o fato dele ter assumido que o coração é de outra fica como recado dado para que, independente dele gostar ou não de ficar com você, você se afaste cada vez mais. Lembrando que, tal como disse, isso não acontece de um dia pro outro, mas sim com o tempo.

Porém, quando você acha que merece, ou até mesmo está acostumada com esses relacionamentos ”desafiadores”, que te dão transtorno mental, e ok, ainda que pareca meio louco e doentio (e é!!), você acaba vendo nisso um fator que te ”excita”. Não no sentido da perereca (ou também kkk), mas no sentido de quem sabe conseguir virar o jogo, de um dia mostrar que você é mais legal, mais inteligente, mais tudo de bom que a outra. E é exatamente aí que você se atropelará.

Primeiro porque pode ser que nunca aconteça. Segundo que também pode ser que, quanto mais você ”insistir”, mais longe do coração dele você poderá ficar. E mesmo que no fim dê tudo certo, você toparia perder esse tempo todo com dúvidas e se matando por dentro? Não boto fé..

Sei lá, não sei se é porque sou meio orgulhosa com essas coisas (ou seria excesso de amor próprio? kkk), mas eu tentaria matar esse sentimento o mais rápido possível. Ficaria meio na bad, comeria meus chocolates, mas saberia o tempo inteiro que qualquer atitude valeria mais a pena do que ficar alimentando algo que não é recíproco.

Assista: Como esquecer o ex. e Vídeo com a Mandy sobre como esquecer o ex.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Stanley Lewis

    Concordo com a Lú, não vale a pena investir em alguém que não gosta de você. É duro querer ter e não poder, o indicado pra não sofrer tanto é tocar a bola pra frente, conhecer pessoas novas e tal.

  • Hadassa

    Amiga leitora por essas por outras sou contra a modalidade de “ficar” algo sem compromisso vc ficou com rapaz só um mês mau o conhecia direito cedo demais já se nota sua carência e baixa auto estima. Acho que erro seu aí foi você se declarar pra ele seus sentimentos sei lá essa minha visão quem deve se declarar é o rapaz pra moça nessa questão sou conservadora porque vc pode ter uma surpresa agradável ou desagradável dependendo da resposta do rapaz .
    No seu caso vc já descobriu que ele tem alguém no coração dele que ama a ex namorada minha amiga ele foi muito claro e direto eu acho que você tomou um choque com a realidade. É acho que vc ficar insistindo nele vai só se machucar recomendo vc chorar tudo que puder desilusão e fora que levou e segue com sua vida esqueça-o o coração dele está ocupadíssimo.
    E aprenda na próxima vez com um novo ficante não se precipite e aja com prudência faça amizade com rapaz primeiro para conhecê-lo bem não vai logo se entregando e declarando não aff. Boa sorte!!!!!!!

    • mas compromisso tbm não anula esse risco da falta d amor, vide o leitor q namora e nao ama kkk
      o lance é q nao rola d ter medo d viver, d se arriscar. Se levou um toco parta pra outra, doi, mas e aí? Acho q as pessoas andam mt fracas emocionalmente, acham q um toco é o fim do mundo e nao é

      • Hadassa

        Concordo com vc Lú mais o caso dela não é esse né? É um ficante que ela ficou 1 mês mal conhecia ele já se entregou e se declarou tem coisas que vc pode evitar sim usar razão é preciso é difícil mais temos controlar nossas emoções e proteger nossos sentimentos. Essa minha visão essa sobre relacionamento amoroso eu acho antes da pessoa ser candidato a ficante ou namorado primeiro vc deve cultivar amizade com pessoa e ela a vc para saber, sentir, perceber que terreno a gente está pisando eu acho não a mal algum usar a prudência e não se precipitar ir devagar.

        • agora entendi, é q do jeito q vc falou parecia q namorar teria muita segurança q infelizmente, na verdade nao existe

          • Hadassa

            Estamos aqui pra isso bom esclarecer logo por isso amo vcs sagitas.rs

          • kkkkk e q signo vc é mesmo?
            Lembrando q sou pior q sagita, sou sagita com ascendente em áries kkk
            meu mapa é puro fogo UI UI UIIII

          • Hadassa

            Sou uma geminiana atípica porque eu tenho ascendente em escorpião bem tenso né? rs. Sou a própria contradição porque tenho AR(razão)+ ÁGUA(emoção) polos completamente diferentes kkkkk.

    • Franciele

      Eu não vejo o fato dela ter se declarado como algo negativo em si, até porque muitos rapazes que se declaram o fazem apenas para cumprir protocolo, e não por gostarem de verdade da moça; embora eu concorde que um mês, aliado aos efeitos hormonais, é muito pouco tempo para decidir que alguém serve para namorado, admiro a coragem da moça expor seus sentimentos, porque isso a poupou de alimentar uma fantasia maior, que seria bem mais difícil de desfazer.

  • Gaia

    Não, não vale a pena estar com alguém que ama outra. Isso pq nunca será completo e vc viverá com dúvidas, isso sem falar do fantasma da volta da ex dele

  • Monalisa

    NÃO.

  • Rodrigo Silva

    “Ele disse que gosta de mim e que gosta de ficar comigo, mas que não pode mais ficar, porque ele vai me machucar.”
    JÁ FOI AVISADA!!!!!!!

  • Franciele

    Leitora, respondendo a pergunta do título, não, porque, mesmo que ele desista da ex, ou eles conversem e resolvam não retomar o antigo namoro, nada te garante que algum dia ele irá prestar atenção em ti.
    Isso porque tu te colocaste numa situação de absoluta conveniência pra ele; vocês dão uns beijos, saem juntos, talvez até façam sexo, enquanto ele espera a ex ou mesmo aparecer alguém em quem ele acha que vale apena fazer algum esforço para conhecer.
    Estaria tudo certo se tu também estivesse na mesma sintonia, mas não; diante da recusa dele passou a confundir sentimento com égo ferido, e denomina de “apego” a mera vontade de conquistar, provando para si mesma que é melhor que a outra.
    Independentemente de opinião pessoal acerca dessa modalidade de relacionamento que tu iniciaste, compreenda que, para relacionar-se de forma descompromissada com alguém, é importante conhecer bem a si mesma, para que dentro de certas condições, seja criado e mantido o necessário distanciamento emocional, do contrário geram-se esses conflitos que tu está vivendo.
    Quanto a esse rapaz, um modo eficaz de sair desse “encantamento” é começar a analisar racionalmente o que tu efetivamente sabe sobre ele, o peso real das “afinidades” que tu pensa constatar, separando o homem do mito; procure descobrir se tu teria motivos para admirá-lo e ter orgulho de apresentá-lo como namorado e ficará fácil perceber o impacto da atração física nessa sensação de proximidade que tu alimenta.

    • pq as pessoas interpretam tanto isso de ”ser melhor ou pior”’do que a outra? Pq não entendem q sentimento as vezes fala mais do que aparencia e até mesmo ”curriculo” para ser melhor ou pior?

      • Franciele

        Penso que a resposta dependa do gênero; as mulheres, ainda experimentando o reflexo cultural dos muitos séculos em que casar era questão de sobrevivência, social e financeira, competem pelos homens, inconscientemente presas àqueles arquétipos.
        No caso dos homens á questão é mais egóica, como se estivessem conquistando o território alheio, mesmo que o façam com a intenção de despresar em seguida.

        • faz sentido, mas admiro q nesse caso nao me sinto nem homem nem mulher kkkkkkkkkkk
          sou um ser Luizistico

          • Franciele

            Eu também já superei esses estereótipos; o segundo nunca tive e o primeiro, de tanto ver os outros quebrarem a cara, decidi que só vou me relacionar se encontrar alguém com as características que busco, afinal, de que adianta ter alguém só pra enfeite, rs.

          • tu tem cara d ser mais exigente q eu, o boy vai penar kkkkkkkk

  • mariana cobra

    Pq vc não enfia o dedo na tomada? Pq vc não é burra e sabe que vai se machucar.
    Faça o mesmo com esse rapaz, não se permita ser segunda opção de ninguém e em nenhuma circunstância!
    Não seja estúpida.

  • Douglas Moura Ferreira

    E precisa perguntar isso? É claro que não né.

  • Larissa

    Olha, vc tem que analisar se está preparada para as consequencias de,por acaso, ela voltar e ele te largar. Não há garantias e,sinceramente, acho que eles nao voltarão pq 2 anos separados eh tempo demais. Ateh la ambos podem ja ter conhecido outras pessoas…
    Mas vc pode se ferrar sim! Acho q na vdd ele ta usando isso como desculpa pra nao ter nada serio com vc pq, pelo oq entendi, eles estao terminados.

    O foda eh sair fora, ne? To numa situacao parecida… Fiquei com um cara q tem namorada, cai no papo de que ele ia terminar com ela pra ficar cmg, ai parece um vicio, pois ele nao termina e eu nao consigo me afastar, ateh pq trabalho com ele. Outro dia ele me disse que a namorada dele nao deu motivo para ele terminar, ele ta esperando motivo… Ou seja, eu n sou motivo, ne?
    Pior eh q ela sabia e disse q nao largaria ele jamais!

    Tbm tenho q ter forcas pra cair fora d vez, mas doi mto.

  • Lilian Paula

    Querida leitora, você deveria era agradecer a este homem por ter sido sincero com você. Ele está te proporcionando apenas um pequeno tombo ao invés de uma queda de um penhasco dentro da escala das desilusões amorosas. Também seria interessante que você voltasse seus esforços para compreender-se melhor, pois pelo que entendi do seu texto, você parece mais ter criado uma fantasia do que ter fortalecido um sentimento forte por esse rapaz – isso sem citar que pode ter um pouco de orgulho ferido nesta negativa dele que lhe fez “superestimar a cotação do boy no mercado, kkkkkk”. Agora, supondo que seja realmente forte o sentimento que vc nutre por esse rapaz, seria interessante que recordasse que você mal o conhece, lhe foi ofertado acesso apenas aquilo que ele julgou ser o seu melhor para impressionar e chamar sua atenção. “Tá, talvez ele seja muito divertido e ótima companhia, mas quem sabe quais são seus esqueletos no armário”. Sobre você ter se pressipidado em declarar direi apenas que na minha concepção essa história de que devemos nos jogar de paraquedas nos relacionamentos é muito mais fantasia nossa causada por carência do que qualquer outra coisa. Procure sair com outras pessoas, conhecer gente nova e quem sabe até algum, ou alguns,ficantes novos isso provavelmente irá te ajudar a lidar melhor com o que está sentindo agora.

    • tb acho q ele foi muito bacana em ser sincero assim. Pena q as pessoas adoram procurar pelo em ovo e depois dizem q foram iludidas =( Nao fazem de proposito, mas sofrem mesmo assim