Depois de uma década com ela, me sinto velho e acabado para começar de novo!

76

Leitor: Estou passando por um momento turbulento emocionalmente. Faz aproximadamente 5 meses que terminei um relacionamento de longos anos, 10 no total. Estava morando com ela já há 2 anos, e minha vida pelo que me lembro sempre foi com ela, mas chegou um ponto em que nossa relação se desgastou demais, muitas brigas e ofensas, até que não deu mais para suportar e acabamos rompendo. 

Eu tomei a decisão de romper, mas pelo visto ela também sabia que naquele momento era o melhor a fazer, pois não conseguíamos mais estar bem e o fato da família dela ser muito possessiva e ela aceitar tudo o que eles determinavam, tudo mesmo, até o ponto de eles mesmos não nos deixarem resolver entre nós dois nossos problemas, que foi o caso desta última separação, pois não nos deixaram nos encontrar e nos separaram. Porém, eles fizeram a cabeça dela e ela mesmo deixou que tudo se apagasse, acho que ela não me amava a ponto de brigar com a família dela, pois eles ordenavam ela de forma a ameaçar ela. 

Pois bem, tenho hoje 33 anos e farei 34 em novembro, sempre tive objetivo de construir família, ter meu lar, meu espaço, filhos, e me sinto um lixo hoje, pois me sinto velho, me sinto acabado para o mundo, parece que nada será novamente bom.

Comprei meu apartamento onde morava com ela, está lá parado, fechado cheio de lembranças dos dois anos que moramos lá, vim morar com minha mãe por não querer ficar muito sozinho. Amigos mesmo não tenho, pois os amigos eram os em comum com ela e parentes. Tenho dúvidas sobre minha vida como vai ser, pois estou velho e sinto que jamais gostarei de alguém e que não arrumarei ninguém a tempo para namorar e casar logo. Queria mesmo é conselhos se alguém já passou por isso, se é normal esse sentimento, se isso um dia vai cessar e vou ser feliz de novo, se ela vai sair da minha cabeça, são muitos sentimentos estranhos. 

Comecei a fazer uma academia e já tive resultados positivos, saí de um início de depressão onde já estava com medicamentos, não os tomo mais pois isso foi no segundo mês de separado. A academia me ajudou e resolvi esse problema, só não resolvi o da solidão e o medo de ficar sozinho para sempre e o sentimento de velho e acabado, me desculpe pelo desabafo, mas não sei ao certo os caminhos que devo seguir e vi aí várias histórias legais que motivam alguns e outros não.

33 anos velho? Êta menino que você ainda fará muito amor e beijará muito nessa vida. Velha tá só a sua cabeça mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Porém, eu entendo o seu lado: uma década ao lado de alguém não são 10 dias, mas é como mamãe já dizia: você não nasceu colado em ninguém não, garoto! Na verdade, o seu único problema atual se chama MEDO. Você não ama a sua ex, você já sabe que vocês terminaram cedo ou tarde e no fim, te sobrou apenas a ansiedade para passar logo nas mil fases na vida e fazer dar tudo certo. Eu no seu lugar ficaria um tempo atormentada também, com a diferença de que, depois de uma semana ou duas, eu faria exatamente o que você já está fazendo, mesmo que me arrastando e meio sem forças kkkk:

Iria para a academia:

Lá faria novos amigos, ficaria gostosona e pah. Essa parte você já matou.

Faria novos amigos:

Essa você ainda não matou, mas indo para a academia e construindo hobbies, você matará.

Daria tempo para conhecer outras pessoas:

Tua ex está longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de ser a mulher mais perfeita para você. E o melhor de tudo, você já sabe disso! Porém, como todo bom ser humano na deprê, rola até um certo prazer sórdido em alimentar toda essa tristeza e ficar se chicoteando (você admitiria isso?) “por tudo que você já sabia que daria errado, mas vai que daria certo”.

Nisso entra meu conselho de amiga:

Toda vez que você ficar triste pensando estar velho, acabado e blablabla, pense que pior seria se você ficasse forçando um relacionamento que já estava falido para só terminar aos 80 anos. Daí sim você estaria velho kkk. O ideal sempre será ter uma família estável, uma vida tranquila e sempre muito, mais muitooo feliz. Com a diferença de que se tudo fosse fácil do jeito que a gente gostaria, esse planeta não chamaria Terra. E se você está nele, encare-o de frente que já já você muda de fase e não entenderá porque se lamentou e chorou tanto, sendo que no fim, o sofrimento não foi eterno! Olha que bênção mais bacana que a vida nos dá em literalmente todos os nossos problemas rs.

Por fim, venda esse apartamento e compre outro. Se ele só te trás notícias desagradáveis, pra quê forçar ou deixá-lo fechado, né? Agora é agradecer à vida por ter te dado as condições da casa própria e bola pra frente.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • mariana cobra

    Querido leitor, vc está sofrendo com o luto do relacionamento morto e isso é mais do que normal, seria estranho se não houvesse tristeza ou apatia, afinal, foram 10 anos compartilhando a sua vida com alguém.
    Esse momento é da memória seletiva, onde vc lembrará dos bons momentos e ficará se perguntando, pq terminamos?
    O aconchego do abraço conhecido, dormir junto e de conchinha, o cheiro dela…tudo conspira para que você idealize momentos e coloque em dúvida a decisão do término.
    Portanto, não tire do foco os motivos que lhe fizeram terminar e pense “toda tempestade tem seu fim” e faça por onde voltar a ter uma vida normal e feliz.
    Claro que dá preguiça só de pensar em voltar a sair para caçar, mas quando menos esperar boommmm tá lá.
    Nesse meio tempo eu sugiro que você entre num curso paralelo com a academia, pq assim vc conhece gente nova e faz amizades.
    Fica aí uma sugestão de cursos: inglês, como fazer cerveja, pós graduação ou uma faculdade…fica a seu critério.
    MASSSSS aprenda com o relacionamento anterior e tente se conhecer melhor, identificando o que não deu certo e o que vcs poderiam ter feito diferente para que a próxima jornada com outro alguém seja melhor, mais feliz e próspera.
    Por fim, infelizmente não deu certo e vamos torcer para que sua ex também consiga superar a dor do fim e seja feliz como você logo logo será.

    • Tha

      Concordo muito com essa fase da memória seletiva, ela existe medo, e muito cuidado com ela! O que acontece é que você pode duvidar dos motivos do término de vez em quando, mas quando conhecer alguém realmente especial não vai nem lembrar da ex, ou vai se perguntar porque demorou tanto tempo pra sair desse relacionamento.

    • Jps

      Deve ser muito legal fazer um curso de como fazer cerveja, rs
      Além de poder criar uma sua, você deve ganhar conhecimento também para diferenciar melhor as outras que tem no mercado e saber o porque do gosto diferente, e não só porque é bom e ruim.

      • mariana cobra

        Aqui na minha cidade vira e mexe tem. Temos um amigo que faz para consumo próprio e é tão boa que ele não consegue atender a demanda dos amigos…acaba ganhando uma grana boa.
        Mas tem que ter um espaço razoável para fazer, afinal, são dois barris para a fermentação e eles devem ser refrigerados, então um freezer só pra isso…fora o envazamento que tbm ocupa um bom espaço. Mas é muito legal mesmo.
        Talvez seja pq começou uma onda de cervejas artesanais com mais locais para apreciar com uma pessoa entendida explicando tudo aí facilita, porém, é bem mais caro que tomar as cervejas aguadas de sempre, exemplo é a Baden 1999 que não sai por menos de R$ 10 no supermercado ou da weltenburger kloster que fica na faixa de até 20,00, aí comparando com a Skol que custa 3 conto né kkkkkk desanima o povo.

        • Jps

          hahah, com certeza desanima

          Mas é legal de vez em quando tomar uma cerveja mais diferenciada, muito mais se for para conhecer. Penso o mesmo para aquelas cachaças de maracuja, e outras frutas.

          Não tenho espaço em casa, mas se pá eu faço um curso só para conhecer mesmo no futuro. Sei la, porque não aprender um pouco mais sobre algo que eu gosto, rs

          E você já fez o curso?

  • Tha

    Passei por uma situação parecida, porém do outro lado da situação. Meu atual namorado terminou um “namoro” longo, tendo morado junto por bastante tempo. O conheci com seus 32 anos, e não vi absolutamente nenhum problema com isso. Tenho 29 e nunca tive uma relação desse tipo (morar junto e tal), e achei ele um partidão, desde o dia em que o conheci. Não liguei nem um pouco para idade, mas admito que se fosse com a sua situação, ligaria para algumas coisas:

    1. Você parece ter sim algum sentimento pela ex (“se ela vai sair da minha cabeça”), e eu não me envolveria com alguém que no mínimo tem dúvida do que sente pela ex. Terminar um relacionamento longo é difícil, nem que seja só pela rotina, que já era toda formada ao redor do outro. Dê o tempo natural desse luto e refaça a sua rotina, agora sozinho. Procure coisas que gosta de fazer e tente coisas novas. Não corra pra um novo relacionamento, não tenha pressa (quem tem pressa come cru).

    2. Venda esse apartamento. Ter bens materiais que te lembrem a ex não faz bem. Meu namorado saiu da casa que morava com a ex e alugou um do zero só para ele. Isso me fez sentir como se estivéssemos construindo algo junto, só nosso, e com certeza o ajudou a limpar a cabeça das memórias, para construir novas. Nesse tópico, jogue as memórias de vcs dois juntos fora (só faça isso quando tiver certeza que não a ama mais e que não quer voltar para ela).

    3. Vocês não terem filhos juntos AJUDA MUITO. O mundo pode ser muito hipócrita, mas isso pesa na hora de conhecer alguém! Eu, que não tenho filhos, com certeza teria um pé muito atrás e dificilmente daria chance pra alguém com filhos. Você não ter casado, ajuda muito também, para conhecer alguém novo e essa pessoa pensar em ter filhos/família contigo.

    33 ainda é novo, e nessa idade as coisas andam muito mais rápido. A maioria das pessoas não quer, nesta idade, namorar por longos anos antes de casar/ter família, então não se aflita. Aproveite os próximos meses para conhecer muitas pessoas, se reconstruir, melhore sua aparência, a forma como fala com as pessoas, faça amizades (não é fácil, mas são os desafios desse tipo que nos engrandece), dê chance para diferentes oportunidade de estudo/trabalho, e ocupe a mente. Além de atividade física, cabeça ocupada é um dos melhores tratamentos para depressão (ah, e não queira se envolver com alguém enquanto ainda estiver nessa fase, não faz bem pra ninguém. Conheça alguém para compartilhar suas felicidades, não sua tristeza).

    No mais, boa sorte, tenha certeza que está saindo muito no lucro (o que mais tenho é amiga solteira que não consegue arrumar homem bacana nessa idade para se relacionar)!

  • João Emanuel

    10 anos demorou isso para vc percebe que esta em uma furada, vejo nego dizer direto “SÓ amo um Só, ele pronto não tem ninguém melhor do que meu piroquinha torta” acaba mesmo como otário e otária, perdeu 10 anos de uma vida com lixo, rapaz vai pra academia treina ‘Fica Grande Porra” mulher gosta dos grandes fortes larga essa bosta sedentarismo vai a luta mulher não gosta de homem fresco choroso vc vai supera só precisa toma um Chá de @#$ camomila vc a esquecer fácil.

    • mariana cobra

      Depende João. Homem grande e fortão parece aqueles troço musculoso q pra sair faz um estrago.
      Prefiro os normais…nem monstro, nem frango, nem barrigudo.

      Obs. Troço na minha região é coco.

      Portanto, nem vem com “mulher gosta” generalizando as paradas pq não é bem assim não lkkk

      • TROÇO NA MINHA REGIÃO É COCO
        Mari no dia que a gente se conhecer não irá sair nada que preste kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • mariana cobra

          Kkkkkkkkkkkk pior!

      • João Emanuel

        Isso Porque vc não experimento o Mostrão aqui mais eu entendo antes eu achava Subway horrível ate que um dia morando em curitola escolhi um sabor mais agradável comecei gostar.

        “Homem grande e fortão parece aqueles troço musculoso q pra sair faz um estrago.” kkkk não entendi

        “Prefiro os normais…nem monstro, nem frango, nem barrigudo” se ele não treina e FRANGO Maria a regra e clara só não é frango quem treina independente de quanto de braço tem.

        “Portanto, nem vem com “mulher gosta” generalizando as paradas pq não é bem assim não ” Um dia comigo é vc pede divorcio kkkkkk ( ͡° ͜ʖ ͡°)

        • mariana cobra

          Pra mim frango era os bemmm magrinhos.
          E sei não hein João, cachorro que ladra não morde kkkkkkkkkkkkkk

          • João Emanuel

            Chega perto que vc descobre se Dog é mal ou não, kkkk enquanto isso vou fica brincado com meus spinner. Ps: Merda de interface lixo desse Disqus parece uma criança fez essa bosta https://uploads.disquscdn.com/images/f96643a5355413d5794fa107f5895d530233a3a05d35483b6a2df8eaaa64c8af.jpg

          • mariana cobra

            Esse cachorro é super treinado pq ele fica quieto com tudo isso de spinner rodando nele kkkkkk

          • João Emanuel

            Dog Mal obediente kkkkkk sou mineiro faz parte ce quieto um pouco. Eu não sei ficar discutindo eternamente é melhor jogar na cama que se entende.

          • tu anda todo safadão heim gafanhoto kkkkkkkkkkkkk

          • João Emanuel

            É a vida.

    • Douglas Moura Ferreira

      Bem imbecil esse comentário hein… Não ajuda em nada… Vai achando que só consição física atrai mulheres.

      • João Emanuel

        Vai toma no teu Redondo cara como Brasileiro é viado chato mano se não gosta não torra a paciência com essas tolice quem é vc para acha o que cometário meu é ou deixo de ser vc não passa de ZE POVIM GRILO DE MERDA veio fala essas besteiras só para se aparece.

        • Douglas Moura Ferreira

          Eita, ficou nervosinho hahahaha

          Se brasileiro é viado chato, então você também é, a não ser que você não seja brasileiro hahahaha

          • João Emanuel

            Não sei o que mais foda os fake do retardado mental protegido curtindo seus comentários ou seu comentário Blz mano segue sua vida sigo a minha.

  • roberto moreira

    Velho com 34 anos??? Hahahahahahaha (respira)… Hahahahahaha (respira)… Hahahahaha… Que palhaçada é essa? Tá de sacanagem? Cara, se fosse no século 16 eu até diria que você é um velho e desquitado (ui, termo ofensivo para a época). Hoje em dia o homem tem diversas fases jovens, além da adolescência, que são: adulto jovem (25-40), maduro (40-50), coroa jovem (50-55), coroa descolado (55-60), coroa adolescente – o retorno da puberdade (60 – 65), coroa jovem do viagra (65 – 70), coroa maduro do viagra (70-75), velho com espirito jovem – com viagra (75-80), velho tarado brocha – mas tem língua e dedo (80-90), ancião falando das suas desventuras de quantos periquitinhos comeu ao longo da vida (90…) FIM… e na lápide tinha escrito: “Aqui jaz um membro honorário da fudelância”.

    • coroa descolado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      e qual é sua idade Roberto?

  • Marcelo

    Cara, pare com isto tudo, enquanto você colocar a sua felicidade em outras mãos que não as suas, você vai continuar quebrando a cara.

    Aprenda a bastar-se a si mesmo.

  • Rodrigo Silva

    Só acaba se você quiser que acabe! Queria saber que medo bobo é esse que algumas pessoas tem de envelhecer. É algo totalmente normal e certo. Quer amigos? Busque. Agora é hora de levantar para continuar a caminhada, pois com 33 anos ainda tem muita estrada pela frente.

  • Franciele

    Leitor, penso que teus desconfortos se devam, para além do luto relacional já mencionado, ao fato de teres traçado metas de vida que não dependiam somente de ti; casar com x anos, ter o primeiro filho na idade y, etc.
    Não é fácil lidar com a frustração consigo mesmo por não ter “conseguido” essas realizações, e digo isso com conhecimento de causa, porque também estabeleci idades limite para conseguir resolver determinados aspectos da vida, porém, racionalizando o problema percebe-se que nada pode ou poderia ser feito para garantir que o escrípti criado em nossa mente se cumpra, porque nem todas as variáveis estão no nosso controle, o que bem pode ser um alívio.
    Procure libertar-se daqueles paradigmas para evitar o risco de se envolver rapidamente com a primeira pessoa que aparecer, mais pela necessidade de preencher o vazio do antigo relacionamento, bem como, aprenda a não se dissolver na relação, resumindo a tua vida a estar em função da outra pessoa, tanto para manter a individualidade que nos torna interessantes, quando para, em caso de reveses, ter meios de recomeçar de modo menos forçado.

    • e vc se libertou das cobranças q vc fez a vc mesma? Se sim, como?

      • Franciele

        Estou em processo; minha meta é desistir racional e emocionalmente dos sonhos não realizados, porque, mesmo que eu conseguisse alcançá-los algum dia, sempre pensaria que já deveria tê-los conquistado a x anos.
        Penso que deixar de lutar por certas coisas é uma escolha sábia porque vai me permitir usar essa energia em outros aspectos da vida mais produtivos.

        • E não é o que temos dito?
          Relaxa…
          Que é diferente de desistir.
          Tenho tentado e está sendo bom.

          • Franciele

            Brilhante!
            Só falta descobrir o que fazer se, ou quando, tu cansar de relaxar, que na verdade mais parece fingir que determinadas insuficiências não tem importância, sem ver nada mudar pela força das coisas; por isso desistir me parece mais adequado.

          • Se você acha que “Só falta descobrir o que fazer se, ou quando, tu cansar de relaxar,..” então você realmente não sabe o que é relaxar, que não deve ser confundido com não fazer nada. Estou falando de não ter tanta rigidez.
            O que aconteceu, você não conseguiu a vaga no concurso?

          • Franciele

            Eu entendi o que tu quis dizer, mas argui que nem sempre isso surte o efeito desejado.

        • mas oq seria mais produtivo do que lutar pelos seus sonhos?

          • mariana cobra

            “mas oq seria mais produtivo do que lutar pelos seus sonhos?”
            entender que seu sonho seja só um sonho e que lutar por ele é desperdício de tempo e energia.
            vai saber qual é o sonho que ficou pra trás né

          • Q papo deprê p mim que um sonho nunca será só um sonho. Só temos que querer d verdade e lutar por ele. Meio Xuxa, mas é isso kkkkkkk

          • mariana cobra

            Eu, por exemplo, desisti desse sonho pq quero uma silhueta fininha kkkkkk alguns sonhos são deixados para trás em nome de sonhos melhores 🙂 https://uploads.disquscdn.com/images/9a41ce4818bb9b9d55ed1029a7f4bb79e20c1ca94fdfd90c9ca0b01d4e922b22.jpg

          • Franciele

            Não escrevi que desisti de todos os projetos de vida, apenas que selecionei os prováveis dos simplesmente possíveis.

  • Valdeci Soares Lustosa

    Se você meu caro leitor se considera velho com 33 anos, quase 34, imagine eu com 45 que há dois anos me separei de uma mulher 15 anos mais nova? Hoje posso dizer que foi a melhor coisa que fiz, pois depois disso conheci muita gente legal, fui me especializar, viajei e pretendo viajar mais ainda, estou com uma pessoa maravilhosa e no momento nem lembro dos 5 anos perdidos. Não se preocupe, pois vai sair dessa com certeza, mas meu amigo, velho você não é e mesmo se fosse, nada o impediria de ser feliz com ou sem ela. Aproveite para refletir nos erros, nos acertos e bola pra frente

    • melhor comentário!!! O leitor adorará ler isso, obrigada

  • Tha

    Nossa, tive minha opinião apagada, não entendi porque, mas enfim…

    • Escreva de novo, as vezes o Disqus da pau e todo mundo aqui sabe disso kkkk

  • Monalisa

    Acho normal seu luto, tanto tempo junto é difícil de apagar, a gente se acostuma até com as coisas ruins.
    1-Coloque o AP para alugar e comece a ganhar dinheiro com isso.
    2-achei estranho você dizer que só tinha amigos em comum com ela e parentes. Até eu que sou super timida e bicho do mato, tenho um ou outro amigo. Eu acho que você tinha amigos sim, mas se afastou deles, e começou a viver apenas para sua ex, apenas com amigos dela e familia.
    3-Tenha amigos seus, e cultive a amizade deles, nada de viver em função de outra pessoa.
    4-Não é fácil de esquecer, então não se preocupe em acelerar o processo, e nem em arranjar alguém agora. Pense em ficar mais com você mesmo com o tempo (acredito que não vá demoarar muito, rs) vai aparecer alguém legal para você. Boa sorte.. =)

  • Tom

    Cara , todo mundo que passou o que está passando é horrível de sentir , mas todos irão te dizer como eu te digo , vai passar ..
    É muito ruim , sim e , vai demorar , sim demora , mas pra você melhor tem técnicas ..sim melhorar , você está doente emocionalmente , e é natural .
    Faz parte infelizemente .
    Mas tem a parte boa , um dia você lembrará , entenderá que é a vida … E terá lembranças , histórias pra contar experiência vivida com o coração , as emoções que viveu , as paixões , os amores e os desamores ..
    Mas agora é hora de se livrar das malditas lembrancas , que te estão te fazendo mau , remoer , remoer , sentir algo faltando , um buraco , um vazio e o medo .
    Na verdade tudo ilusão , você achava que não estava sozinho , hoje talvez esteja menos sozinho que com ela .. , sim talvez sua alma gêmea estava te esperando todos esses anos e vive lá preso com a pessoa que não era pra ser ..mas seu celebro não quer saber , ele só sente , e manda sensações pro seu corpo …
    Seu celebro agora e seu maior problema , distraia , marque hora pra pensar , pense positivo , a pessoa que está a sua espera ..
    Sempre positivo , não perdi me livrei … Já não dava mais é nada dura pra sempre ..
    Cuidado com seu celebro , você pode controlar os seus pensamentos . Use técnicas , tem no Google ..
    O tempo e seu aliado … Devagar vai melhorando tudo que está sentindo ..

  • Uma vez levei a avó da minha esposa na praia, ela tinha 95 anos e nunca tinha visto o mar.
    A pobrezinha já não enxergava e ouvia muito bem, mas me espantava o fato dela nos acompanhar nos passeios que fazíamos no litoral.
    Numa noite dessas, estávamos no centro da cidade litorânea e havia uma enorme concentração de pessoas, luzes dos comércios, carros, etc…
    Eu fiquei preocupado com a senhorinha e disse para minha esposa: “Vamos embora, a sua avó deve estar cansada e se sentindo incomodada com tanto barulho e tanta luminosidade”.
    Nisso minha esposa me respondeu: “Não, está tudo bem”.
    Nesse momento eu olhei para a senhorinha de 95 anos fui surpreendido: “Ela estava amando aquilo tudo”.
    Percebi que as luzes fortes dos comércios penetravam nos pequenos olhos magoados pela idade e a faziam sentir-se iluminada. O barulho das pessoas não era problema, pois a audição já não era como antes e notei que ela estava se sentindo aconchegada pelo calor humano.
    Eu me senti muito mais velho que ela nesse dia.
    Voltei para o interior com uma enorme lição de vida, lição essa que compartilho com o leitor.

    Meu querido leitor, idade é apenas um número. Se entregue para o mundo que eu lhe garanto que um dia você se sentirá novamente iluminado, cheio de vida, cheio de esperança e cheio de amor. S2 S2 S2

  • Douglas Moura Ferreira

    Leitor, você está passando por um momento de término, é normal, só não deixe que isto se estenda por muito tempo. 33 / 34 anos não é velho cara, aliás, não existe idade para amar e ser amado, você irá achar alguém bacana, basta sair dessa bad o quanto antes. Saia um pouco, conheça gente nova e talz. Assim que decidir a sair dessa e seguir a vida, você verá como as coisas irão mudar a sua volta para melhor. Não é fácil esquecer tudo o que passou, mas a vida está aí para novas histórias. Fique bem!!

  • hadassa

    Normal esse seu sentimento chamam de ninho vazio homem vc namorou longamente 10 anos e 2 anos foi morar junto com a sua ex namorada. É 90% dos casais com namoros longos e que ainda por cima vão moram junto primeiro acaba não se casando porque entrou comodismo esse tipo de relação se desgasta namoro sério não deve ser algo “eterno” sem definição tem algumas pessoas que ficam enrolando as outras numa namoro assim né?.
    Pelo seu relato vc já tinha problemas e desentendimentos com ela e brigas pensamentos diferentes tbm questão da família dela que eu vejo compreensível devia falar que você estava enrolando ela sim para pra pensar se vc tivesse uma filha não pensaria que o carinha não estava amigo leitor um período de namoro deve ser no mínimo de 2 para 3 anos dá pra vê se há futuro com essa pessoa namoro não deve ser longo repito porque isso desgasta a relação quando chega 3 ano de namoro é momento de decisão ou isso evolui para dá casamento ou terminar o namoro sim.
    Vê um comentário um tempo atrás de uma mulher casada e mãe na internet ela disse que antes dela começar a namorar o pai dela deu um conselho pra mesma se chegar no 3 ano de namoro o rapaz não fala de planos de casamento e futuro contigo cai fora o cara está só te enrolando vc não deve ficar perdendo seu tempo e deixar um cara fica empatando a sua vida e hora de você tomar decisão de terminar e sair fora.
    Agora momento de vc e acredito que sua ex namorada tbm deve está passando pela mesma coisa vcs precisam se reencontrar cada um na sua para se reerguer estarem preparado para quando os novos amores chegar na vida de ambos cultivar se valorizar e buscar levar auto estima e no próximo relacionamento não cometer os mesmos erros primeiro entender essa questão de namoro longo.
    E como falaram aqui jogue fora todas as lembranças da sua ex e venda o tal apartamento que vcs foram morar juntos vc precisa zerar o passado da sua vida não ter lembranças desse relacionamento que não deu certo. Recomendo vc comprar livro: “Namoro blindado a prova de coração partido” dos autores: Cristiane e Renato Cardoso tem capítulo de pessoas como você que saiu de namoro longo e que foram ainda por cima morar junto que praticamente era na realidade um casamento não oficial a questão eles explicam o tempo do luto como fosse uma pessoa que divorciou mesmo não terem casado(a). Boa sorte!!!!!

    • O livro, o livro, o livro, o livro.

      Está saindo de um relacionamento? Compre o livro
      Está começando um relacionamento? Compre o ???
      Perdeu o pênis, morreu e ressuscitou, tomou um choque e virou gay, adivinha onde estão todas as respostas para as angústias da humanidade?

      No livro, no livro, no livro ahhhhhhhhhh

      • mariana cobra

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Meo, eu vou comprar esse livro pra ver se é tão bom assim!

        • hadassa

          Compra mesmo vc depois me dá sua opinião se não é bom Mariana rs.

      • Uéé??? O grande empreendedor, dono de táticas infalíveis para o sucesso em três passos, tá incomodado com o marketing de saturação da hadassa.
        É chato martelar sempre a mesma coisa, né?
        Mas quando a gente é o martelo…

        • hadassa

          O Eros está certíssimo, eu hadassa errei e peço perdão ao grande Eros.

          • hadassa

            Já venho avisar aqui não escrevi isso não sei quem foi está usando o meu nome. E quanto a esse Senhor que vem me pertubando e me perseguindo por gentileza me deixa em paz. Bom dia

          • O Eros tá com o espírito zoeiro hoje kkkkkkkkkk
            mas uma coisa é verdade, eu tbm tenho q ler esse livro. Não acho q vc recomendaria algo ruim tantas vezes, apesar do meu ciúmes kkk

          • hadassa

            Não fica de ciúme Lú já tenho livro pergunta uma mulher que achei muito bom. Já encomendei online miga, sua louca deve ser show pelo estou lendo pelos comentários do site da livrarias. bjs

          • Se você tem o livro da Luiza, tira uma foto do livro mostrando o número 3 com os dedos, para comprovar.

          • OOO Hada, cada vez que um leitor fala q meu livro tava esgotado eu fico toda faceira kkk. Ontem mesmo fui a uma livraria e estava cheia de livros e aí falaram q tinham chegado ontem s2 s2
            Ele conquistou uma outra novidade q em breve quero contar para vcs. Bobeira, mas para mim gigante s2

          • Pq vc não cria um perfil?

          • hadassa

            Primeiro por preguiça brincadeira não é isso Carlos conselho da minha mãe eu e nem meu irmão não nós expormos a nossa minha imagem na internet nada de ter blog, site, youtube, redes sociais porque ela própria não tem e nem meu pai tem disse bom ninguém saber sobre nossas vidas minha família especificamente a minha casa tem horror a essa exposição na internet.
            Ninguém aqui em casa estamos na rede vivemos na contra mão de todo mundo.
            Os membros da minha casa confesso somos um pouco estranho eu sou esquisita meio excêntrica talvez tbm desde criança não me sinto a vontade não gosto de tirar fotos sempre fiquei desconfortável eu descobri que minha bisavó mãe da minha avó materna corria e sumia na hora de tirar fotos familiares não temos nenhuma foto dela não deixava ninguém tirar foto da mesma. bjs

      • hadassa

        Me perdoe Eros, me perdoe todos os visitantes do site Pergunte a Uma Mulher.
        Eu venho fazendo a propaganda desse maldito livro porque o “capeta” tomou conta de mim.

        Mas o anjo Eros me salvou. Me sinto mais feliz agora e o tempo que perco fazendo SPAM, irei fazer caridade.

        • Já estava na hora mesmo senhorita hadassa, precisei descer nas profundezas do inferno para ti salvar.
          Mas continuarei a ti vigiar, pois sei da sua queda pelo diabo.

          • hadassa

            Tá amarrado com diria meus amigos protestantes do diabo não quero nada só se for para pisar nele ou melhor a virgem maria pisar nele xô!!!!!!

    • Stanley Lewis

      Tomei a liberdade de averiguar o preço rsrs, cerca de 21,00 https://www.saraiva.com.br/namoro-blindado-o-seu-relacionamento-a-prova-de-coracao-partido-9330362.html

      Eu não li o livro, mas pela sinopse, acho que esse cara ta precisando ler esse livro mesmo kkkkkkk

      • mesmo se o livro fosse 100 reais, se for ajudar o leitor não tem nem que olhar preço. É só deixar de comer pizza no findi se for pobreza kkkk

    • Larissa

      Eu ja acho o contrario… Namoro longo leva a comodismo e apego…. Acho dificil terminarem… Mantem o relacionamento e comem por fora.

  • josè

    Leitor bem vindo ao clube dos caras que terminaram o relacionamento depois dos 30 !

    Tudo que esta sentindo ,eu senti !
    Vc disse tem sentimentos estranhos e confusos isso é normal ,sabe qual é remédio?
    O tempo !!!
    Isso vai passando aos poucos ,não fique em casa não deixe a vida parar !
    Tb tive um casamento de 10 anos e com motivos perecidos com os seus ,não adianta tentar mudar pq cada pessoa tem sua natureza e sua ex em 10 anos não mudou e não vai ser agora que vai !
    Mesmo que mudasse um pouco a família dela ia te sufocar da mesma forma ,quando a mulher ou homem deixa ser manipulado pela família deixar de viver a sua própria vida ,tem pessoa que não sabe dizer não a família,isso vem da criação delas desde pequenos ,então já está na natureza e mudar isso é quase impossível.

    Quando acabou o meu casamento me achei velho olhava para o horizonte e me sentia perdido e com várias sensações estranhas!

    E nesse momento eu me questionava se estava fazendo o coisa certa e ao mesmo tempo sabia que aquele relacionamento não me fazia bem !
    Por isso digo que era sensações estranhas !
    Vc fica confuso ,perdido ,solitário,desanimado e mentalmente esgotado !

    Tome cuidado nesse momento e com a carência,pq muita gente acaba fazendo besteira quando estão assim !

    Vc disse que não tem amigos pq os amigos seus são os dela tb ,procure fazer novas amizade,vc deve está perguntando como ,conhece um negócio chamado aplicativos ?

    Convesar e desabafar e o melhor remédio!
    Às vezes conversar com alguém distante do seu convívio familiar é melhor .
    Nesse momento vc está pensando como recomeçar ,parece difícil mas não é ,a sua vida não acabou com fim do seu casamento a sua vida está começando a partir de agora !
    Aqui 3 ~ 4 anos vc olhar para atrás e vai vê como era seu relacionamento e vai enxergar bem o que vc vivia ,pq agora por mais que vc tente enxergar não vai conseguir ,então vai com calma e o tempo vai cicatrizar o todas as sua feridas .

    Na hora que vc encontra alguém e for recomeçar ,nunca cometa os mesmos erros do antigo relacionamento!
    Não aceite os mesmos erros ,deixe claro ao sua parceira o que vc quer é o que vc não quer ,a vida é sua e ninguém merece sofrer duas vezes .

    Para mim foi bem difícil pq tenho um filho é moro fora do brasil ,mesmo conta tantas dificuldades eu recomecei !
    Vc ainda está no brasil que tem milhares de mulheres e eu que moro no Japão e recomeçar aqui era bem mais difícil !

    Recomecei com uma pessoa 9 anos mais jovem e são quase 9 anos juntos ,então eu não era tão velho assim como pensava !rs

    Depois de 3 anos que comecei a enxergar o tanto que eu era fraco ,terminar e recomeçar foi a melhor coisa da minha .

    Uma coisa curiosa que uns 2 anos depois eu convivi com colegas de trabalho tb estavam se separando e nas conversas e nos desabafos deles eu me enxerguei e percebi que eles estava tendo os mesmos sentimentos e estavam confusos e principalmente deprimidos !

    E eles recomeçaram e estão bem com os seus relacionamento.

    Vc esta solteiro aproveite para conhecer novas pessoas.

    Sua ex não a razão da sua vida é nem a única mulher que existe na face da terra ,meu amigo existe vida apos o fim do casamento !

    Eu sei vc que vai encontrar uma mulher que vai te fazer feliz ,quando vc encontrar volta aqui é nós diga que encontrou sua outra metade da laranja .
    Lembrando mais uma que vez ,vc é livre para escolher a sua vida é vc quem faz !

    Boa sorte .

    • Não sabia dessa parte da sua vida e adorei a história Zé Mt massa kkk

      • josè

        Foi uma época muito complicado ,mas foi superado !
        Sei bem o que o leitor sente pq foi a mesma coisa comigo !
        Numa separação todos são culpados uns mais outros menos !
        Hj tenho uma boa relação com minha ex ,temos algo em comum que o nosso filho o legal que meu filho se dá bem com minha atual esposa .
        Não existiu aquela parte que um
        Lado usa o filho contra outro .

        • legal q seu filho gosta da madrasta!! E ele fala muito em vc voltar com a mãe oficial e tals ou já está de boas ?

          • josè

            Ele nunca falou nada,tb nunca perguntou pq separamos !
            Ele muito na dele !
            Quieto demais.

          • Depois converse com ele sobre isso pra garantir, mas vai dar tudo certo!

          • josè

            Vou sim

  • Stanley Lewis

    Leitor, você está apenas passando por uma depressão pós-termino. Agora é hora de você reforçar suas amizades e curtir a vida!

  • Mika

    Mais de 90% das intervenções das famílias nos relacionamentos é apaziguadora (colocar panos quentes) ou protetora (defender uma das partes de relação abusiva). Raros são os casos em que ela é destrutiva. Além disso, uma casal maduro consegue neutralizar de alguma forma essa ação negativa.
    Depois de tantas brigas, e idas e vindas, é evidente que vocês não têm maturidade pra um relacionamento a dois (podem ser ambos, ou apenas um de vocês). E pelo que pude sentir do seu depoimento, parece-me que a família da sua parceira resolveu intervir, mostrando a ela que é perda de tempo insistir num relacionamento com pouca ou nenhuma chance de futuro.
    Não é possível concluir qual dos dois está mais errado, mas sua simbiose na relação é gritante. Não tem vida própria, não tem amigos, não tem identidade (não se vê sem a parceira), não aceita a separação, não consegue enxergar sua parcela de responsabilidade no fracasso da relação (a culpa é sempre dos outros?)…
    Você se dedicou de corpo e alma à esse casamento e parece que cobrava dela a mesma dedicação exclusiva. Alguma vez ela o acusou de tentar afastá-la da família? Você é ciumento ou possessivo?
    Sobre o antidepressivo, acho que parou antes do tempo. Sou do tipo que detesta tomar remédio, mas aceito quando não há outra opção. Antidepressivos demoram a fazer efeito, e acho que mesmo com os exercícios físicos seu astral ainda está muito baixo.
    Também aconselho-o a fazer terapia. Irá ajudá-lo a superar a separação, descobrir as razões dessa baixa autoestima (ela é anterior à separação) e a analisar os erros e acertos da relação.
    Felicidades!

  • Marcela Diniz

    Terminar relacionamentos longos não é fácil, você se acomodou a viver com aquela pessoa, no mundinho só de vocês. Mas agora você terá que entender que acabou e que você deve tirar esse momento sozinho para cultivar o seu amor próprio! Continue na academia, arrume outros hobbies, faça amigos. Não se preocupe em arrumar alguém pra namorar e casar logo. Foque em você! Depois, no momento certo, pode aparecer alguém bacana! Mas agora, curta o seu momento. Viva a sua vida!

  • Tainã

    vou postar aqui tbm , na esperança que ajude a pessoa : sera q um psicologo nao ajuda ? tente arrumar um animal de estimaçao ,é mto bom p/ quem tem solidão . e se vc nao curte a sua propria companhia, quem sabe melhore voce ? nao é uma critica , é uma sugestao p /pensar o que voce gosta em outras pessoas . por exemplo , falar um idioma especifico ; nadar , pintar , etc… e tente desenvolver isso . mesmo com seus planos de casar etc , o que nao vale é desistir de ti mesmo, pq se nao te admirares fica mais dificil alguem te admirar . boa sorte :*