Sustento um filho que não é meu, mas a mãe parece parada na vida!

48

Leitor: Sou casado há 1 ano, tenho 26 e ela 38. Minha esposa é extremamente ciumenta, quase que semanalmente brigamos por isso, ver ciúmes onde não existe. Isso inclui no meu profissional. 

Ela já tem um filho de relacionamento passado, o pai não tem um puto, se depender dele o moleque janta pipoca, a mãe não tem dinheiro pra nada pois é professora, todos os custos dele estão caindo sobre mim, resolvi assumir esse compromisso por amor.

Procuro sempre me atualizar diante do mercado financeiro para ganhar mais dinheiro, mas ela parece que não, quer largar o emprego simplesmente porque não gosta dele (sem ter outra carta na manga), não quer saber de ganhar mais. Agora está tentando engravidar meio forçadamente. Preciso de ajuda.

ciumes posse

A mãe não tem dinheiro para nada, pois é professora“, rio pra não chorar, porque já até contei em um vídeo que, em muitas escolas, professor não pode nem comer merenda escolar, afe. E olha que quem quem não está com fome ou tem grana não irá querer aquelas merendas horríveis nem de graça…

Eu não quero parecer preconceituosa, mas fico assustada em ver como a MAIORIA das pessoas muito ciumentas são (quase) sempre muito mais velhas do que o parceiro(a) ou se acham “mais feias ou menos bem de vida” (lembrando que isso é relativo) – o que em geral faz com que elas se sintam inseguras e criem bagunça por pouco. Eu, heim, se não se garante, por que não arruma um par que julgue proporcional ou procuram terapia??

De qualquer forma, pela idade não acredito que ela irá mudar MUITA coisa e até a ciência já explica isso. A não ser que ela tenha muita força de vontade e foco, coisa que tal como você mesmo deixou subentendido, ela não tem. Não que eu queira te culpar, mas vamos refletir: até que ponto você não está alimentando um monstro? Sim, porque se você trabalha cada vez mais para sustentar a família toda, por que ela teria que se esforçar? Se ela já tem a tendência ao ostracismo e não tem “sangue de guerra” enquanto você tem a tendência a buscar sempre mais, essa me parece ser a combinação perfeita para ela ficar apenas coçando a periquita.

Espero que vocês já tenham intimidade suficiente para poderem conversar diretamente, mas se não tiverem, arrume um jeito o mais leve possível para aconselhá-la, como mãe mesmo, dizer que é DIREITO dela cobrar pensão do pai e que não é justo ela jogar a obrigação para terceiros. Diga também que agora pretende investir em outras coisas pessoais e que pedir a pensão para o pai fora ser JUSTO, te ajudaria nisso. Nessa você já verá até que ponto ela é sua parceira e até que ponto está te usando, certo? Lembrando que pai pobre também tem que pagar pensão!

Depois, pergunte se caso você não existisse, como ela se sustentaria com um filho, pois é muito perigoso para uma mãe com pai ausente depender de qualquer pessoa que não seja ela mesma. Provavelmente ela dará chilique ou até poderá perguntar se você pretende largá-la. Nisso você apenas perguntará se ela acha que torcer para o bem e pela independência de quem a gente ama é crime. Diga que vocês precisam trabalhar com a realidade. Coloque (literalmente) as contas na mesa e diga que já está ficando pesado para você. Afinal de contas, você não é milionário e, mesmo se fosse, não seria saudável deixar com que uma mulher viva nessa dependência toda. Isso faz mal para a autoestima dela e te sobrecarrega.

Use mais a sua garra para você mesmo, enquanto quem sabe ela não encontra a dela.

Beijos,

Lu

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Caro perguntador, faça exercícios de lógica, matemática. Escreva, leia. Faça algo criativo.
    Eu acordei otimista. Não cheguei ao ponto de achar que burrice tem cura, mas acho que pode ser remediada. O cérebro é muito flexível, sempre pode adquirir novas habilidades.
    Se você melhorar neste quesito poderá analisar a sua própria situação e concluir que não tem explicação aceitar o que você está passando. Você diz: é o amor!
    O amor…
    E nada de inventarem uma vacina contra este vírus! Já tá na hora!
    Como ele faz mal para certas pessoas.

    • O amor so faz mal pra quem joga demais ou tá acostumado a estar na merda. Ou seja, a maioria da população

      • Justifica ter uma vacina. Somente uma minoria tá imune. kkkkk

    • Rodrigo Silva

      Ele misturou amor e coragem.

    • mariana cobra

      Isso não é amor.

    • Kelly

      O único que está apaixonado é ele a mulher viu que ele tem grana e está usando ele. Nada de paixão da parte dela é apenas interesse financeiro.

  • Ana

    Esse tipo de situação pra mim precisa de uma mudança drástica da sua parte. Fazê-la acordar para a realidade. Primeiramente estabeleça uma divisão dos gastos, o que cada um vai pagar, tudo anotado e revisto, porque ai você não fica pagando tudo que aparece, e se firme na posição de que não vai pagar algumas contas do filho dela, vai ter que ser duro com isso. Como assim é professora e não tem nenhum dinheiro? O dinheiro dela vai para onde? Professores ganham pouco, mas existe sim um salário.

    Eu não sei, em relação a mudar de emprego, não é fácil isso realmente. Muitas vezes a gente fica com medo de trocar o certo pelo duvidoso, vc gostaria que ela deixasse o emprego de professora e procurasse exatamente o quê? Porque, pode não ganhar tanto, mas é um emprego relativamente estável. Ela provavelmente fez uma faculdade que permite ela ser professora, para mudar de área é preciso saber exatamente para qual área e ter certeza do novo emprego. Acho complicado largar um emprego e se aventurar em outras áreas ou em vendas por exemplo, sendo que tudo que vc conhece até o momento é aquela profissão. Se você deseja que ela largue o emprego, mostre opções sólidas, ou pesquisem juntos, se ela por exemplo é uma professora concursada, pesquisem pós graduações que possam aumentar o salário dela, só cobrar para sair de um emprego também não funciona assim.

    Sobre essa questão dos ciúmes é muito complicado, como a Luiza disse, pessoas inseguras dificilmente largam o osso da insegurança, ainda mais ela sendo mais velha e já tendo um filho. Deve ter muitooo medo de perder e exatamente por isso quer engravidar de toda maneira achando que isso é garantia de te prender. Acho que a melhor opção para ela é realmente uma terapia, para que ela consiga se entender, e até abrir a mente para outras coisas, como ganhar mais, agora ela nem deve conseguir pensar nisso, procurar outro emprego, se focar no filho…
    Essa insegurança deve tomar conta do dia dela, ficar imaginando que vc tá interessado em outras pessoas, focando os pensamentos dela em vc. Fale com ela, marque uma consulta, incentive ela a tratar isso, insegurança é algo que só piora. Boa sorte.

  • Jps

    Ta faltando algo nesse relato, ou o mundo ta perdido mesmo, rs

    Eu falo porque, a mulher pelo visto é acomodada, mais velha, veio de um relacionamento que não deu certo com um filho, tem um ex-encostado e é ciumenta.

    Você por outro lado, é alguém mais jovem, com ambição para crescer na vida, sem vinculos e com capacidade de sustentar duas pessoas além de você.

    Com esses dados que foram passados, eu pergunto……porque você entrou nessa relação?

    Eu acredito que você não casou sem pelo menos namorar com ela por 1 ano, então conforme foi conhecendo ela, você não percebeu a incompatibilidade dos dois?
    Sendo que um queria uma vida mais estável e o outro queria subir na vida?

    Entenda, não tem nenhum problema você se relacionar com alguém mais velho ou com filho, o problema são a soma das coisas.

    Acho que sem querer por causa de carência, medo de ficar sozinho ou outra coisa, você acabou entrando nesse relacionamento sem pensar muito, e agora tomou um susto em como as se tornaram.

    Minha dica é você pensar bem se deseja ficar com essa mulher pelo resto da vida. Se a resposta for sim, então batalhe e faça com quem ela melhore na questão do ciumes e de se acomodar. Senão, saia desse relacionamento imediatamente, porque se ela engravidar vai ser muito mais dificil e vai afetar a criança também no futuro.

  • Lo Lo

    Ahhh o amor…… só ele justifica vc aguentar uma mulher mais velha do que vc, neurótica que desconta todas as frustrações dela em cima do cara que está criando o filho de outro que simplesmente caiu fora e que engravidar de vc pra ter uma forma de te vincular e te atribuir a total responsabilidade de sustenta-la. Bem, os problemas dela são muitos e duvido que vc seja a salvação. Ela encheu o saco do trabalho, quer sair sem ter outro, arrumar mais um filho em plena crise financeira! Isso que ela não tem dinheiro pra nada é mentira. Ela tem emprego ou ela é voluntária que trabalha de graça?? Repense essa relação pois me parece que sua mulher tá querendo folgar pra cima de vc, mais do que já folgou até agora.

  • mariana cobra

    Sua mulher é folgada, acomodada, abusiva e sem noção.
    A única maneira disso tudo resolver é com uma conversa SUPER sincera e colocando todos os pingos nos iS.
    Ela já está velha para fazer o que anda fazendo e não é obrigação sua sustentar filho dos outros.
    “todos os custos dele estão caindo sobre mim, resolvi assumir esse compromisso por amor”.
    Por amor a quem? A ela ou ao menino?
    Coloca o pai biológico para trabalhar e exijam que o mesmo cumpra com seus deveres de progenitor.
    Qto a ela forçar a barra para engravidar é o jeito dela de prendê-lo mais ainda (ao menos ela deve pensar assim) pq se não consegue bancar os custos de um filho, pra quê ter dois?
    Ninguém engravida sozinha, portanto, se vc não quer engravidá-la, encape o pinto.

  • Ti

    Amigo, salve-se o quanto é tempo. Vivo isso. E me ferrei. Boa sorte.

  • Kate

    Sai fora que é cilada Bino!

  • Liz

    Parasitismo
    pa·ra·si·tis·mo
    sm
    1 ECOL Condição na qual um organismo vive como parasita em outro organismo (hospedeiro), causando-lhe prejuízos e, algumas vezes, levando-o à morte.
    2 MED Doença causada por parasitas.
    3 FIG, PEJ Comportamento ou condição de pessoa que vive à custa de outrem.

    Mais claro que isso só o reflexo das areias do nordeste num dia de dezembro.

  • Kelly

    Cara pule fora! Ela só quer ficar grávida pra te prender e garantir que você banque ela sem poder reclamar. Não aceite ser usado! Cai fora enquanto você tem tempo.

  • Milena Tyler

    Amor? Amor que nada… Pode ser muita coisa menos amor. Pode ser insegurança sua para encontrar uma mulher da sua idade, e sem filhos, pode ser também falta de experiência para arrumar alguém da sua idade, ou mesmo falta de oportunidade e carência afetiva. Um homem experiente dificilmente abraça uma situação dessas: onde a mulher é bem mais velha, controladora (ciúmes que nada), custosa, etc. Casos de amor nunca dão certo, o amor verdadeiro se constrói ao longo de muitos e muitos anos… o resto são contos de fada. Deixe essa mulher, e deixe ela resolver os problemas dela, você é jovem e tem tempo para decidir o que realmente vale a pena, e já viu que essa situação não te ajuda em nada. Arrume alguém que te some em muitos aspectos, e não alguém que te subtraia, principalmente a paz! No final a balança tem que pender para o lado positivo! Se não for esse o caso, já está no caminho errado.

  • Bell Waltzi

    Como sempre digo aqui, acho que vivo num mundo paralelo, pois tenho 3 filhos e nunca deixei de pagar pensão pra eles, me virava, mas pagava e ainda pago. Como uma mulher que é esclarecida, pois sendo professora sabe bem dos seus direitos, aceitar que o pai não cuide do filho e ainda fica acomodada com a situação?
    Meu caro, saia fora, pois caso contrário vai acabar se acomodando também e daí pode ser tarde demais.

  • Larissa

    Eu sou professora, tenho 28 anos, tenho carro esportivo e saio todo fds…

    • Desculpe Larissa, então recomendo que você não se acomode com o salário apenas.
      Um carro e um pouco de dinheiro sobrando para viajar ou curtir o fim de semana é muito pouco, você é praticamente pobre.

      • Larissa

        Ninguem deve se acomodar, tanto que vou comecar o mestrado ja. Mas nao entendo a lógica de vcs. Eu ganho quase 5 mil por mês, nao acho mto, mas quanto os comentaristas desse blog estão ganhando? Sem contar q tenho quase duas férias ao ano , convenio médico. Enfim, to achando graca.

        • Aqui ganhamos experiência, aprendizado, amizades e ajudar outras pessoas
          Eu como gosto d escrita ganhei mt nesse ponto tbm kkkkk (mas não reviso meus comentários aqui, não espalha pq todo mundo já percebeu kkk)

          • Larissa

            Falei das pessoas que opinam rsrsrs Pq o cara fala como se professor passasse fome, entao queria ver como estao os salarios por aqui

          • se vc ganha 5 mil vc nao deve ser prof d escola publica, ou é de um Estado que “paga bem”
            prof d onde vc é?
            5 mil nao é mt coisa pra quem gasta mt, mas pode ser o ideal para quem vive “ok”, ainda mais se vc for solteira e sem filhos e tals

          • Larissa

            Escola pública. Tenho dois cargos públicos. Trabalho 43 horas semanais

        • 98% de quem ganha salário no Brasil é pobre.
          Vou passar a tabela de classes ( na minha experiente visão ) :

          – 0 a 5.000 ( pobre )
          – 5.001 a 10.000 ( classe média baixa )
          – 10.001 a 30.000 ( classe média)
          – 30.001 a 70.000 ( classe média alta )
          – 70.001 a 300.000 ( + ou – rico )
          – 300.001 .. acima ( rico )

          • Milena Tyler

            De onde vem esses dados? É bom termos cuidado com essas faixas salariais de classes sociais. Existem pessoas quem não ganham muito mas não pagam um centavo de aluguel, ou há aqueles que não se enquadrariam em qualquer classe média, mas tem muitas posses (imóveis por exemplo), e por aí vai. Pode servir de forma genérica par mensurar, mas na minha opinião deve-se levar uma série de pontos em consideração. No mais… o Brasil não é um país primeiro mundo, isso por si só já diz muito.

          • Os dados acima foram aferidos pelo Instituto Himeneu.
            O Instituto também apontou que:
            – 90% da população é massa de manobra.
            – 90% das pessoas que usam
            redes sociais são pobres ou se manterão pobres por perderem tempo e desconhecerem o quanto uma vida exige R$

      • Larissa

        O problema e eu resolver casar com pé rapado… Achar um cara que ganha mais 5 mil por mês ta complicado nessa crise… Meu salário tratando-se de uma mulher está bom pra quem está comecando a carreira. Duvido q os caras aqui, inclusive o autor da pergunta, ganhe bem.

        • Milena Tyler

          Está avaliando a curtíssimo prazo hein amiga? Um conhecido meu, há uns vinte anos estava casado, e não ganhava nem um terço da esposa, construiram uma história juntos, superaram as dificuldades, e hoje ele é PHD e ganha cinco vezes mais que ela, tira mais de 15 mil reais mensais. Está focando somente no valor financeiro, e está esquecendo outras qualidades da pessoa. Isso é bem arriscado, sob vários aspectos. É só um conselho, não sou dona da verdade. Os pé rapados de hoje, podem estar muito bem amanhã… não há certezas absolutas nesta área.

          • Larissa

            Vc quem está avaliando mal! Minha resposta foi reflexo a do Eros que tentou me rebaixar. Eu nunca tive esse tipo de pensamento. Gosto de cara trabalhador. Na vdd ja namorei cobrador de onibus e um secretario da escola onde trabalho… Ambos ganhavam menos do que eu e olha q eu nao ganho bem. So quis mostrar que apesar de ganhar mal, eh dificil encontrar um homem hj em dia que esteha ganhando tao diferente de mim que sou professora e que pra mtos ignorantes aqui, professor ganha quase nada, passa fome.

          • Milena Tyler

            Entendi seu posicionamento. O que eu tenho a dizer sobre isso? Nosso país não ajuda muito, e está difícil para ambos, seja homem ou mulher. Se quer encontrar um cara que seja “mais” compatível com seu padrão financeiro, vai ter que ter um pouco mais de paciência ou diversificar na busca, se é que me entende. Não há nada de mal em procurar um padrão específico de pessoa, só acho que é mais complicado, e também são mais disputados, e isso é um fato que constatei. No mais, não fico tão preocupada com o que a maioria das pessoas pensam a nosso respeito. Desejo sorte para que encontre uma pessoa decente na sua caminhada.

          • um curiosidade, Lari
            dizem que a galera de onibus é bem assediada, ele ja t comentou algo nesse respeito? kkk

          • Larissa

            Namorei com ele 3 meses só rsrs Ele quem me cantou ne kkkkk Nunca tivemos essa conversa kkk

          • Perfeitoooo!!!
            Dinheiro a gente conquista, apesar de ser algo mt bom
            agora carinho, ser cuidada, parceria, isso poucas pessoas recebem
            agora se for rico, companheiro, carinhoso e cuidadoso(osa) ta massa tbm kkkkkkkkkkkkkkkk

          • Milena Tyler

            É por aí! kkkkkkk

        • Lo Lo

          Conheci muita professora que sustentava homem…

          • se ferrando loucamente, né?
            E depende prof do q e da onde
            tem prof q ganha até mais d 30 mil

          • Lo Lo

            Sim, as profs de escola pública. Profs que ganham essa remuneração que vc falou possuem doutorado e PhD, são pesquisadores e acumulam anos de cátedra. O salário de 5 mil da Larissa é a média nacional nas capitais e só pq ela acumula, tem a carga maxima de aulas.

          • vc chama isso de sustentar homem? Eu chamo d sobrevivencia, deve dar só o de comer
            Não me acho gastadeira e se t contar minha última fatura do cartão vc morre kkkkkkkkkkkkkkkk

          • Lo Lo

            Quando eu comecei minha profissão, há mais de 15 anos foi em uma sala de aula, de escola pública. E lá eu vi algumas profs que ganhavam pouco e sustentavam os maridos. Uma das professoras que mais me inspirou (ela foi minha prof e anos depois trabalhamos juntas) sofreu um colapso nervoso tão horrível que eu dirigi o carro dela até sua casa e encontramos seu marido deitado vento TV. Essa prof trabalhava com carga maxima, acumulava dívidas e empréstimos para cuidar de tudo. Sozinha. Ela adoeceu de tal forma que acabou parando de trabalhar.

          • nossa q triste =(
            e é igualmente triste saber que a profissão tão séria quanto a de professor está assim, tão mal remunerada

            e o marido ficou com ela no fim?

          • Milena Tyler

            Ultimamente, 4, 5 mil reais é o que vem da fatura de um só cartão. Isso sem contar contar água, luz, e outras gastos necessários. Com 5 mil reais, fica difícil comprar uma Troller T4, e mantê-la. Amo! ^^

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkk meu pai fala q 5 mil é o básico da sobrevivencia. Vou pensar melhor sobre isso depois desse debate kkkkkkk

        • Aqui no blog existem alguns milionários, porém a maioria prefere o anonimato. Os únicos que admitiram os $$ milhões em conta foram eu e o @Carlos
          . .
          Porém o Carlos é meio fanfarrão rs.

          • Eu não disse milhões no plural e não falei em conta.

          • Errata: O Carlos não disse milhões no plural e não falou em conta.

  • Hadassa

    Olá, amigo leitor será que vc não se deu conta guri que cai numa armadilha do coração enganoso será mesmo que paixão, amor, sexo SUPERA incompatibilidade de idade e gerações? Não teve nenhum momento que você parou para pensar e repensar acredito que vc namorou ela um tempo antes de se casar com a mesma ela mais velha que você fiz as contas vcs tem 12 anos de diferença considerável isso pesa traz um problema que cedo ou tarde começa a surgir a incomodar principalmente se a mulher é bem mais velha que o homem vai bater sentimento dela de ciúme, insegurança e começa a controlar e a ti vigia e ficar uma relação neurótica que pode desembocar relacionamento abusivo/tóxico na mente dela tempo inteiro meu marido bem mais novo que eu cheio de menina nova e solteira por aí de 20 até 26 anos putz ele pode sei lá uma ironia do destino ele se apaixonar por uma moça da idade dele ou bem mais nova e me trocar e terminar com nosso casamento. O fantasma fica na cabeça da mulher mais velha ou homem mais velho que seus parceiros(as)10 anos diferença muita coisa mais jovens que eles trair ou serem trocados(as). Muitos criticam e não gostam dos autores da escola do amor inteligente porque eles mexem em pontos que muita gente não gosta de ouvir umas verdades existe essa coisa romantizada no mundo o amor supera tudo? Será mesmo que amor não tem idade? Diferença de 10 anos pra lá não vai pesar num casal para durar um casamento ou vai começar surgir problemas? Desavenças, brigas, desentendimentos e depois que esfriar a paixão e sexo o dia a dia como vai ser esse casal casado com diferença de idade 10,12,20 anos?
    Sou fã Cristiane e Renato Cardoso tem capítulo no livro deles: Namoro blindado a prova de coração partido eles falam sobre a questão sobre a IDADE que é um problema uma mulher bem mais velha com diferença de 10 anos pra lá ou homem bem mais velho com diferença 10 anos pra lá tbm acontecer vários problemas isso pesar para um fim de um matrimônio.
    Analisando seu caso além da diferença de idade 12 anos ela bem mais velha que você tem outro problema ela já vem com uma bagagem tem um filho de uma relação anterior que pena vc não deixou aqui claro esses dados se ela morou junto ou foi casada com o pai do menino e quando a conheceu ela já era separada e tava nas vias de divorciar ou ela nunca foi casada com pai da criança acabou sendo mãe solteira e o cara um ex namorado irresponsável que caiu fora e abandonou quando ela engravidou do filho deles não assumiu a criança de dá um sobrenome na certidão e nem pagar pensão alimentícia e ser presente na vida desse filho. Independente qual foi a situação dela traz consigo uma decepção, trauma e fracasso da vida sentimental dela é uma bagagem emocional e psicológica negativa isso pesa demais tbm os professores da escola do amor fala isso pessoas solteiro(a) sem filhos e que nunca casaram tem que pensar e estar ciente se relacionar com pessoas que tem um passado: moça mãe solteira, rapaz pai solteiro, separado(a), divorciado(a) e que tem filhos como lidar se quiser embarcar nessa situação o que terá que enfrentar para driblar e achar a harmonia nessas relações.
    Outra questão do seu caso já reparou mesmo ela sendo mais velha tem 38 anos é professora e tal mais vc vê que sei lá é uma mulher acomoda e passiva em relação a carreira/profissão dela que pelo você descreveu acho que vc oposto ativo e não um rapaz acomodado tem metas, objetivos e ambições a cerca da sua profissão, trabalho, estudos.
    Vc só está percebendo INÚMERAS incompatibilidades com essa mulher que vc casou parece só agora vc acordou a sua ficha caiu infelizmente só agora depois do casamento com ela do love e sexo da cama, mesa, banho a vida diária fora dos lençóis está mostrando o B.O que você se meteu guri recomendo fortemente por favor rapaz se cuida e não seje bobo aqui a gente aconselha não manda nas decisões dos nossos leitores eu estou sentindo que você quer cair fora desse casamento furada que tú se meteu sinceramente minha opinião pessoal e sincera melhor coisa vc fazer antes que você no futuro a traia. Então pelo amor de Deus não demore tomar essa decisão e não alimente ter mais intimidade sexual com ela e se for meu necessidade use camisinha não conte com ela vai se prevenir está usando anticoncepcional. Eu acho que vc não é bobo já sacou o desespero dela a toque de caixa simplismente ela tá alucinada para ter um filho seu para prendê-lo e segurar essa relação tá em ruínas de vc não terminar o casamento de vcs acorda guri antes que seje tarde e não adie mais agora de tomar uma decisão certa. Boa sorte!!!!!!!

  • Juliana Crizpim

    O fato é que muita gente se acostuma quando as coisas vêm fáceis demais. Com filhos ou não, sendo dele ou não, uma pessoa que não quer crescer não é alguém que valha a pena ter ao lado, a não ser que você pense igual. Um relacionamento nunca dá certo quando só um quer crescer, só um tá disposto a buscar algo melhor e a ter sua independência. Até porque, crescer financeiramente só pra sustentar os gostos do outro não dá né!

  • Douglas Moura Ferreira

    Leitor, parabéns por sua atitude de ajudar o filho de sua esposa, mesmo você não tendo obrigação nenhuma com ele, pois a responsabilidade é de sua esposa e do ex dela. Isso mostra que você não é egoísta e não se importa só com o bem material. Sabemos que apenas amor não sustenta ninguém, então você está certo de correr atrás de uma melhora financeira para ter estabilidade e incentivar sua esposa a fazer o mesmo. Neste caso, o melhor a fazer é colocar as cartas na mesa, conversar seriamente com ela, dizer tudo o que sente e que você quer crescer junto com ela. Se mesmo assim ela for resistente, não há outra saída se não a separação. Se ela te ama de verdade, ela irá te compreender e te ajudar. Não devemos nos prender a ninguém, nem mesmo por amor e deixar de crescer na vida. Primeiramente deve prevalecer o amor próprio, seu bem estar. Talvez ela esteja acomodada com a situação, pois tem um cara que está sustentando ela, o filho e a casa, então está tudo certo. Não deixe de alcançar seus objetivos. Se a situação está ruim agora, imagina se ela engravidar? Agora tudo irá depender de você. E cobre sua esposa para que vá na justiça cobrar a pensão do filho dela, pois o pai deve assumir a bronca, não é porque a mãe se casou com outro que ele deve deixar de ajudar o filho. Espero que fique bem e que tudo seja resolvido da melhor forma possível. Abraço.