Gostaria de gostar dele, mas gosto de outra pessoa:

52

Leitora: Então… Há um tempo atrás eu estava sofrendo muito devido a uns problemas familiares, e ao mesmo tempo tinha feito um amigo que estava conversando quase todos os dias. Ele me ajudou muito (mesmo sem perceber) durante meu período depressivo, tanto que até consegui sair dessa situação. O mesmo dizia que até mesmo estava gostando de mim, e dispensou duas garotas por minha causa (sendo uma delas amiga dele). Eu fiquei tão grata por tudo que ele tinha feito por mim que desenvolvi um carinho especial por ele, e concordei em ficar com o mesmo em determinada data.

No entanto, após isso tudo, eu me apaixonei por outra pessoa, que também tem afeto por mim. Mas, o beijo deveria acontecer futuramente com o outro rapaz, e eu não sei o que fazer, pois como posso beijá-lo pensando em outra pessoa? E também, como posso magoar alguém que dedicou tanto de si por mim? Por favor, me ajuda. 

Eu – 17 anos. Rapaz que gosta de mim – 17. Rapaz que eu gosto – 16.

gosto de outro

Que coisa mais linda ver tamanha sensibilidade, carinho, empatia e gratidão para com o outro, ainda mais com apenas 17 anos. Quando crescer quero ter uma filha igual a você e só te digo uma coisa: você não tem culpa de nada. Você não tem culpa de não gostar (amorosamente) dele, ainda que claro, seja lindo você valorizar o que o garoto fez por ti.

Você um dia quis de fato ficar com ele? Ou pensou que dar o que ele queria (um beijo seu) seria mais como uma forma de gratidão?

Se você pensou na primeira opção, tá tudo bem, mudar de ideia acontece. Você não fez por maldade e tanto você quanto ele ainda levarão muitos “nãos” na vida. Isso fará parte do amadurecimento de ambos, acredite. No amor não existe caridade e, por mais que se lamente, ninguém morre porque levou um fora.

Porém, se você cogitou (e cogita) dar um beijo como forma de gratidão, entenda que nosso corpo e nossos beijos não estão à venda. Se você não sente nada pelo cara, não tem por que dar algo disso. Nem como gratidão, nem por nenhuma outra coisa que não esteja ligada a um desejo natural e espontâneo seu.

Sem contar que justamente por se importar com ele – e espero que também se importe consigo mesma – você não deve fazer algo que você não queira, nem ficar se justificando tanto. Primeiro pelos motivos lógicos e depois que, já pensou que ficar com ele pode machucá-lo muito mais do que não ficar? Visto que você também estaria criando uma falsa expectativa por estar sendo de certa forma “falsa” com ele e consigo mesma?

Se ele for realmente seu amigo como você pensa e realmente se importar contigo como você acha que ele se importa, acredito que ele terá maturidade suficiente para saber que não se faz o bem esperando algo em troca que não seja de vontade mútua. Não se ensine a fazer o que não quer, nem ensine os outros receber algo fake e quem sabe, ficar “mimado com futuras mulheres” por isso. Na verdade, às vezes me pergunto se, a longo prazo, não são atitudes como as suas (sei que foi na boa vontade, tá?) que estimulam muitos homens a pensarem que ao pagarem a conta poderão te levar pra cama e mais mil outras coisas totalmente desreguladas.

Pense nisso com carinho, tá?

Beijos e até amanhã,

Lu

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.

  • Hora da bola de cristal.
    Poderemos ter no futuro mais um cara revoltado, vomitando que foi vítima da friendzone.
    Detesto essa explicação de “faltou ou houve química”, mas ela tem um fundo de verdade.
    Atração sexo-afetiva não surge porque decidimos ajudar alguém que está necessitado ou por piedade. O “ajudador”, nesses casos, costuma ter culpa. Não é tão “desinteressado” como parece.

    Cara perguntadora, por ter “ficado” com o teu amigo e por outras coisas que você possa ter feito ou insinuado, mas não consta do relato, é quase certo que ele vai se sentir enganado e com certa razão.

    Mas errado ou certo, o que passou não tem mais como reescrever, então faça o que é, sempre, o melhor: clareza nos atos, honestidade consigo e siga em frente.
    Pior vai ficar se ficar enrolando e tentando agradar a todos.

    • Gon Freecs

      Provavelmente o amigo que estava com ela nos momentos difíceis é feião e o cara por quem ela está apaixonado deve ser boa pinta. Esse filme passa sempre.hahaha

      • Pelos teus comentários, este é um filme que passa sem parar na tua mente.
        Cuidado com esta obsessão, ela deve estar te consumindo.
        Não gaste suas energias cutucando a própria ferida. Acessar um blog como este, para procurar confrontos virtuais e confirmações das tuas convicções, não vai te ajudar. Resista a tentação, tenho a convicção de que é o melhor pra ti.

        • Gon Freecs

          Cara, sempre fui amigo do bom senso, não procuro nenhum confronto e isso tá longe de ser uma convicção. Eu mesmo passei por dois casos parecido e olha só, a mina se apaixonou por outro cara que era boa pinta, boa aparência e o maior comedor da cidade. Só não era rico. Acho que afirmar que as coisas que fogem do contexto “politicamente correto” são convicções é uma droga porque de fato o mundo não age de forma politicamente correta. Nem tudo que acontece no mundo é opinião, as vezes existe mesmo um viés cultural.Um grande abraço!

  • mariana cobra

    Ao analisar outra pessoa, lidamos com probabilidades e utilizamos o que geralmente acontece em situações similares. Pensando assim, provavelmente o moço ficará muito chateado ao levar o fora e a amizade entre vocês dois morrerá, aceite a pior hipótese e tente lidar com ela da melhor forma possível.
    Não tenha dúvidas quanto ao real interesse dele ao dispor do próprio tempo para te ouvir e consolar. Ninguém faz isso numa nova amizade “gratuitamente”, ressalvando as raríssimas exceções.
    A lição que fica é “não seja impulsiva”. Não dê esperanças quando não se tens certeza quanto aos próprios sentimentos.
    Seja sincera com ele e esteja preparada para perder essa amizade.

    • hadassa

      No caso dela eu relevo a mesma pela imaturidade só tem 17 anos tá saindo da adolescência. Se tem moças jovens adultas de vinte poucos anos que ainda são imaturas e junta a carência e o medo da solidão cai nessa cilada isso não coisa só das teens.

      • mariana cobra

        Se eu fosse dar a minha opinião pessoal o conselho sairia todo diferente kkkkkk
        Tentei não levar para as minhas experiências pessoais, pq na idade dela eu tava ralando pro vestibular e não tinha tempo/disposição pra tanto drama.

  • Rodrigo Silva

    Ele ajudou ela durante a depressão… E dispensou duas garotas por causa dela (sendo uma delas amiga dele)… Por fim, ela ficou tão grata por tudo que ele tinha feito que desenvolveu um “CARINHO” especial por ele, e concordou em ficar com o rapaz… Será que ela já falou o que realmente sente por ele? Se não, ela precisa conversar seriamente com ele! Mesmo que não tenha sido de propósito ele pode se sentir iludido ou traído. Pode acabar se tornando um futuro inimigo para ela.

    • hadassa

      Ela caiu numa cilada e está numa sinuca de bico eu dou desconto por ela só ter 17 anos ela precisa dá basta e terminar esse romance com esse “amigo” disse lá em cima no meu comentário não sei tem rapaz e não só até homem que confunde as coisas e aproveita mesmo inconscientemente uma brecha para conquistar a moça que não tá de fato afim dele. Independente do outro rapaz que surgiu agora mesmo se não tivesse ninguém nessa história. Ela deve terminar o romance com esse garoto tá claro para mim que o carinho ela disse pelo mesmo só amizade como a Lu falou e repito aqui paixão e amor não caridade e nem piedade.

      • Rodrigo Silva

        Concordo totalmente. Agora resta saber se o outro garoto gosta dela também.

    • Stanley Lewis

      Se ele dispensou duas por causa dela, tava na cara que ia ganhar uma friendzone de presente kkkkkk, coitado, cego de amor kkkkk

  • Monalisa

    Se seu amigo gostar de você de verdade, garanto que ele não vai se sentir “traído” se você ficar com outra pessoa. Claro que vai ficar triste, mas vai aceitar sua escolha.
    Tem certos homens que se fazem de “bonzinho” , mas quando não conseguem o que querem ou se vitimizam, ou xingam, e saem falando mal da amada para Deus e o mundo. E depois se dizem “bons moços”. Conheci alguns assim.
    Como a Luiza falou, o amor não é caridade, ele se da espontaneamente, e vocÊ não amarrou o menino e obrigou ele a ajuda-la e ouvi-la. Ele fez de livre e espontanea vontade.
    No entanto, se não tinha nenhuma vontade de ter nada come ele, e notou que ele estava investindo em você , deveria ter dito desde o inicio que apesar do enorme carinho que sentia por ele não passaria de amizade. Algumas pessoas realmente são inocentes e não notam quando não estamos afim, confundem nosso carinho com amor, por isso é sempre bom deixar bem claro, por mais que doa na pessoa, será libertador, porque ele poderá escolher se quer continuar a “corteja-la” ou se afastar.
    Alguns homens acham que só porque gostamos de conversar com eles, somos simpaticas e aceitamos certas coisas , estamos dando bola para eles.
    Conselho 1: seja sempre transparente com a pessoa, se é amizade ou algo mais.
    conselho 2:O cara pode ser um santo, mas você não é obrigada a ficar com ele só porque ele fez ou faz coisas para você, etc.

    • hadassa

      Disse tudo e mais um pouco é isso aí Mona.

    • Stanley Lewis

      Tem muita mulher que vê que o cara ta afim dela, não quer nada com o cara mas também não quer ficar sem ser paparicada, daí fica simplesmente usando o cara.

      • Elisa

        Não necessariamente. Já aconteceu de um amigo meu me cantar eu disse que não era afim dele, mas tratei ele com naturalidade e ponto. Agora, se vc acha que isso é querer ser paparicada é opinião sua. Ele poderia ter se afastado, mas não quis.

        • Stanley Lewis

          No seu caso não foi assim porque tu disse que não era afim dele. Eu me referi somente à situação em que a mulher sabe que o cara tem sentimentos por ela, mas ela não dá um fora no cara, e isso deixa o cara pensando que poderá rolar algo com ela.

          Se você falou pro seu amigo que não era afim dele e ele não se afastou, aí já é outra história.

          • Elisa

            Entendi. Casos em que a mulher não tem transparência.

      • Monalisa

        Uhum,, por isso falei que se o amigo dela se afastar ,ela deve deixa-lo em paz. Um amigo meu vivia na friendzone, e quando tentou se afastar, a menina não parava de ligar para ele dizendo que sentia saudade da amizade. Quando ele voltava a falar com ela querendo algo mais
        ,ela se desviava inventando um monte de desculpas.

        • Stanley Lewis

          Eu acho que isso é maldade contra o pobre coitado kkkk

    • Elisa

      Concordo. Tem cara que se faz de bonzinho e não vale nada msm.

  • hadassa

    Xiii amiga leitora prepara mais acho que essa história não vai acabar bem esse rapaz que diz seu “amigo” na realidade consciente ou inconscientemente ele se aproximou de ti sim com outra “intenção” lê-se te conquistar como vc estava com problema uma depressão bastante normal quando se tem 17 anos? Porque vc está numa fase de transição fim da adolescência para entrar na jovem adulta turbilhão de emoções, sentimentos, dúvidas, questionamentos, inseguranças sobre a vida seus sonhos, planos e objetivos de vida.
    Guria sim vc cometeu um erro de ter ficado com ele compreensível pela sua imaturidade a pessoa pode ser legal e boa gente mais isso diferente da outra parte estar apaixonada e interessada pelo indivíduo como a Lu disse bem amor não é caridade nem gratidão. Para existir um romance é namoro sério precisa que as DUAS pessoas estejam AMBOS se gostando, apaixonados, amando de verdade. Momento agora de vc tomar uma decisão de parar alimentar esse romance cortar e fala a real com o mesmo para terminar por aí principalmente agora vc está nesse momento de fato apaixonada por um outro rapaz que apareceu na sua vida. É você notou agora diferença entre sentimentos só amizade e de paixão e amor. Boa Sorte!!!!!!!

    • Rodrigo Silva

      Tomara que esse menino que ela gosta também não goste de outra. Já pensou que ciclo sem fim?

      • hadassa

        Independente do outro se vai dá certo ou não o foco principal dela terminar com esse “amigo” ela vê ele só como amigo/irmão nítido não é apaixonada por ele quando ela fala “carinho” pra mim claríssimo. A verdade só uma quando a gente tá apaixonado(a) pela pessoa eu não sei falo por mim não consigo ser “amigo” porque? Quando existe no ar um lance/paquera tá instalado um sentimento de desejo porque a pessoa me atrai tipo comigo acontece isso literalmente eu quero fugir da pessoa rs.

        • hadassa

          Não consigo ser “amiguinha” de um cara que eu estou apaixonada. Sou muito sincera com meus sentimentos não preciso falar um palavra com a pessoa mais meu jeito muda quase sempre eu fico séria na defensiva lógico isso auto defesa para saber qual é do cara?

          • Rodrigo Silva

            Se o comportamento muda acaba ficando fácil de perceber mesmo. Mas algumas pessoas nunca associam ao óbvio mesmo conhecendo bem a pessoa.

        • Rodrigo Silva

          Quando não se é correspondido fica difícil a relação mesmo. No meu caso eu não preciso nem me afastar, pois eu desencanto rápido. Se eu ver que é só amizade,só será amizade pro resto da vida.

  • Monalisa

    Separei em duas postagens para não ficar tão comprido. haha
    continuando:
    Querida leitora porque de repente você se apaixonou por outra pessoa? eu gostaria muito de saber como foi esse processo. O que o seu amigo não tem que esse cara que vocÊ se diz apaixonada tem?
    Responda algumas questões:
    1-O cara que você esta apaixonada te conhece a mais tempo do que seu outro amigo?
    2- Se sim, porque não te ajudou a enfrentar esse problemas que você passou?
    3- Qual motivo , razão ou circunstancia que fez com que você se apaixonasse por ele?
    4-Porque você tem carinho também por ele e esse carinho é maior do que o carinho que sente pelo seu amigo?

    Fiz essas perguntas para você se localizar e não confundir os sentimentos. As vezes essa paixão que sente por essa outra pessoa pode ser fogo de palha, ou uma novidade. Mas talvez seja verdade não sei. Mas é certo de que você precisa de mais tempo para se decidir.

    Se você está pensando em ficar com seu amigo só porque ele fez um monte de coisas por vocÊ, NÃO FIQUE COM ELE. Não fique com ninguem por caridade, não faça isso. Responda as questões acima e se realmente perceber que quer mesmo é ficar com o cara que se diz apaixonada , fique com ele.
    Diga para seu amigo que pensou bastante e que acharia injusto dar falsas esperanças para ele, apesar dele ser uma otima pessoa mas que estaria o enganando se ficasse com ele(não precisa falar que esta apaixonada por ninguem, não precisa dar detalhes.).
    A reação pode ser boa ou ruim, mas terá que arcar com as consequencias de perder a amizade dele. Por isso pense, repense se esse amor que diz sentir pelo outro é verdadeiro.
    Se der certo com a pessoa que vocÊ ama, tudo bem . felicidades para o casal.
    Agora se não der certo , jamais procure seu outro amigo, jamais! Somente se ele te procurar.

    Bos sorte!

    • Jps

      Uma dica é você responder o seu próprio comentário, e assim fica “ligado” os dois textos. Mas faça do jeito que quiser, rsrs……sem problemas.

      • Monalisa

        nem pensei nisso, mas valeu a dica.. =D

    • Stanley Lewis

      Friendzone é um cara se apaixonar por uma mulher, apoiar ela em todos momentos durante 1 ano, daí aparece um outro cara que não faz nada pela mulher, mas ela se apaixona por ele depois de uma semana kkkkk

      • Jps

        Acho que a friendzone é quando um cara ta afim da menina, mas como ele não tem chance ou não tem confiança de chegar na menina, fica só na amizade, esperando que um dia no futuro consiga algo. Mas a questão nisso, é que ele não é necessariamente um amigo de verdade………ele “virou” amigo por obrigação para manter contato com a menina, rs

        A coisa se agrava mais, quando até a menina sabe que o cara tá afim, mas mantém isso porque é conveniente, ou porque gosta da companhia.

        Tenso, haha

        • Stanley Lewis

          Sim, na maioria das vezes a mulher percebe que o cara tá afim, mas não quer perder a conveniência de ter ele como amigo.

      • Elisa

        Rolou química, fazer o quê kkkkk O cara faz o tipo dela e o amigo não. Acontece. É bom ele passar por isso pra não investir tanto numa garota que já diz de ante mão que não quer nada com ele. A vida ensina.

        • Stanley Lewis

          Se a moça deixa claro logo de cara aí não tem problema. O ruim é quando ela espera 1 ano pra falar que só quer o cara como amigo kkkk

      • Monalisa

        Pois é… ! Justamente por isso questionei a leitora! Achei estranho.

  • Primeiramente obrigado Luiza pelo espaço cedido, obrigado ilustres comentaristas pelo excelente trabalho de empatia e compaixão ao próximo e por fim, obrigado leitores do melhor site de discussões do Brasil.

    Na minha humilde opinião, a amizade entre sexos opostos só funciona se uma das partes envolvidas não estiver se relacionando com outrem.

    Portanto minha amiga perguntadora, prepare-se para uma batalha de sentimentos. Seu amigo e atual ficante possivelmente se afastará e o seu novo amor será o foco da sua vida atual.

    Deixe o seu amigo e atual ficante seguir a vida, não o mantenha no radar. Ele possivelmente gosta de você e não seria bom alimentar falsa esperança.

    Obrigado pela atenção e desejo a todos que tenham um excelente fim de semana, cheio de paz e alegria.

    Presidente Eros, o presidente do amor. #voteEros

  • Stanley Lewis

    Leitora, entendo que quando se trata de paixão, nós não controlamos nosso coração, você não tem culpa de ter se apaixonado por esse cara, mas você tem culpa por não falar pro seu amigo que você não estava afim dele. Você vai ter que falar, é claro que ele vai ficar chateado, mas é melhor falar agora do que ficar fazendo o pobre coitado nutrir ainda mais sentimentos por você.

  • Jps

    Como já foi dito, acho muito legal essa sua simpatia, mas sinceramente não adianta nada ser assim e “fazer pior” com a vida do seu amigo.

    O que eu quero dizer, é que desde o começo você sabia que não estava afim dele, então manter essa expectativa para ele, está fazendo mais mal do que bem. A partir do momento que ele disse que dispensou duas garotas para ficar com você, ou outra demonstração mais forte de interesse nesse lado, você já deveria ter respondido sobre como você se sentia sobre isso.

    -De boas intenções, o inferno esta cheio.

    Entendeu?
    O que adianta ter uma boa amizade, se você não consegue ser sincera?

    Dizendo isso, acho que você deveria se sentar com ele e abrir totalmente o jogo, independente se você vai ficar com o carinha novo ou não. A realidade é que no momento você não se interessa pelo seu amigo dessa forma.

    Ele provavelmente vai ficar um pouco chateado, ou triste, mas se ele se importar realmente com a amizade dos dois, independente de ficar contigo ou não, vai querer manter isso. Senão, se no fundo ele queria só namorar você, ou só quer você de outra forma, a relação vai acabar…..acontece, é a vida.

  • Elisa

    Eu já fiz essa mesma burrada que vc. Fiquei com uma pessoa pra compensar algo que ela fez por mim, era muito inocente na época, só que não aguentei por muito tempo, foi insuportável, não consegui fingir e terminei o namoro. Agora, que a pessoa fica magoada e se sentindo traída e por baixo isso é vdd. Se brincar, ele não vai mais querer olhar na sua cara, mas faz parte. Deveria ter sido honesta desde o princípio, evitaria esse problemão.

  • Caio Ramos

    O cara vai se sentir puto, decepcionado, arrasado. Faz parte da vida.
    Já fiz muito dessa merda, levei umas porradas e aprendi que não é o jeito certo pra poder ficar com alguém. Talvez ele se emende. Mas talvez não, e volte a fazer a mesma merda no futuro e a culpar o mundo, a vida, o Temer e por aí vai.
    Eu não entendi essa história de “ficar com ele em determinada data”. como assim?

  • João Emanuel

    “Às vezes, a melhor maneira de ficar perto de alguém que você ama é sendo apenas um amigo.”
    Naruto Uzumaki

    • Victor Azevedo

      Sendo amiguinho enquanto outro está com ela? Estou fora! Melhor o cara seguir sua vida e conhecer novas pessoas.

      • João Emanuel

        Tbm prefiro sumir do que fica a vida inteira sofrendo atoa mais é uma realidade que existe é muito frequente.

  • M Holmes

    “Na verdade, às vezes me pergunto se, a longo prazo, não são atitudes como as suas (sei que foi na boa vontade, tá?) que estimulam muitos homens a pensarem que ao pagarem a conta poderão te levar pra cama e mais mil outras coisas totalmente desreguladas.”

    Acredito que o problema está relacionado ao modo de criação de homens e mulheres em nossa sociedade. Somos criadas a aceitar um conselho, jantares, presentes e etc como moeda de troca para sexo e outras cositas más. Nem preciso dizer o quão prejudicial os relacionamentos são construídos visto o tanto de pessoas que vem procurar conselhos contigo e outros profissionais.

    Obs: Que bom voltar aqui!!! 🙂

    • “Somos criadas a aceitar um conselho, jantares, presentes e etc como moeda de troca para sexo e outras cositas más.”
      COMO ASSIM NÃO ME ASSUSTA KKKKKKKKK Nunca fui criada assim, já t falaram algo assim na sua família? Homem q as vezes dá a entender isso ai só falo “amor se fosse puta seria das caras kkkkkkk”
      PS: Saudades d vc tb s2 s2

      • M Holmes

        Quando eu digo que é algo de criação, quero dizer que uma certa ideia é passada por várias gerações.A questão não é só no âmbito familiar, mas também as cartilhas que várias revistas femininas e até conselhos de certas amigas que dizem ” se um homem faz “tudo” por vc ou te trata “bem”, é bem provável que te ame e vc deve dar uma chance a ele.” Que bom que nem eu ou vc fomos criadas assim, mas basta assistir filmes, novelas e alguns livros de romance para vc perceber este modelo de relação a base de “troca de favores” e o quanto isso pode nos influenciar a aceitar este tipo de situação.

        • mas sao coisas diferentes achar q um homem ama e dar uma chance, do q achar q ele te deu algo e por isso merece uma chance
          na primeira hipotese pode rolar boa intenção, já na segunda…..

          • M Holmes

            Mas aí é que mora o problema, demoramos um tempo para perceber a intencionalidade do cara. Muitos se aproximam pagando de gentis para nos conquistarmos e, passada esta fase, passam a cobrar retribuições sem levar em consideração nossos sentimentos e disponibilidade.

          • Eu gosto dos príncipes gentis de verdade, por isso q tem q observar um tempo pq se for fake ele não se aguenta kkk
            PS: Viu que você QUASEEE ganhou como seguidora mais engajada do instagram? Postei resultado em foto e print no stories s2

          • M Holmes

            Acabei de olhar, foi quase mesmo! Mas não pensei que fosse ficar no top 5…heheheheheh

          • Todo mes zera tudo e dia 19 q vem terá outro resultado. Obrigada pelo apoio de sempre ! S2

  • Gon Freecs

    Provavelmente o amigo que estava com ela nos momentos difíceis é feião e o cara por quem ela está apaixonado deve ser boa pinta. Concordam?