Como fazer com que ele pare de contar pequenas mentiras (mentir)?

20

Leitora: Olá! Tenho 30 anos e meu marido 45. Estamos juntos há 7 anos, mas casados apenas 1 ano. Comecei a perceber que ele conta pequenas mentiras, quando descubro, que geralmente é através de colegas, amigo ou parentes, sempre tento conversar e explico o quanto me sinto triste quando ele faz isso, ele simplesmente não demonstra arrependimentos, acha normal, não pede desculpas e nem diz que não vai fazer mais, fora que me trata como se eu estivesse sempre procurando briga por qualquer coisa, que sou uma chata.

Ele diz que evita me contar a verdade pq eu vou questionar, reclamar das atitudes e decisões que ele toma. É assim que ele toma decisões importantes pra nós dois, sozinho (não vou nem entrar nesse assunto, o que me incomodo mesmo agora são as mentiras). A cada mentirinha dessas, meu coração aperta, meu estômago dói, eu tenho me sentindo tão distante da vida dele, me sinto uma estranha e não esposa e parceira. Ele diz que alguém pediu dinheiro emprestado, quando pergunto se ele emprestou ele diz que não… daí depois descubro que ele emprestou. Ele já recebeu um calote, ficou 3 meses tentando receber a grana e só fiquei sabendo depois que ele resolveu com o Banco.
 
Quando sai com amigos que não gosto, ele sempre fala que está com outras pessoas, mas na verdade está com os dito cujo. Ele sabe que eu poderia até resmungar, mas nunca “proibi” ou tentei impor ele de fazer nada que não quisesse!
 
Sinceramente, não sei pq ele mente. Devo sair dessa relação? Será que existe como mudar? Ou vou ter que me acostumar a isso se eu quiser ficar com ele? Me ajuda por favor.

Vamos lá. Seu marido mente pra todo mundo, mesmo que seja pequenas mentiras ou apenas para você?

Se ele mente para todo mundo, provavelmente ele sofre de mitomania. Porém, se for apenas para você…..

De qualquer forma, tanto a doença quanto a “não doença” tendem a envolver medo de reprovação, coisa que, tal como você mesma observou, ele tem. Pessoas com baixa autoestima também tendem a mentir, mas aí fica a pergunta: “o que eu posso fazer?“.

1- Conversar com ele, dizer que você repara que ele conta pequenas mentiras. Cite exemplos que você nem ficaria brava, mas acaba ficando porque ele mentiu. Ou seja, convença-o através de exemplos práticos de que ele sempre ganha por te contar as coisas (e quando ele contar, estimule-o sem olhar com cara feia, mulher! kkkk).

2- Diga que ninguém é perfeito, que tá tudo bem se ele vacilar com uma coisa ou outra, que você já vacilou também e que não tem problema – desde que depois vocês relatem o ocorrido um para o outro.

Não estou querendo passar a mão na cabeça dele, até porque sabemos que ele está errado de qualquer forma, porém, será que você não é meio chata/controladora mesmo? kkkk. Você costuma deixar com que ele “se expresse”, ou sempre tem uma crítica, alguma lição de moral para dar? Entendi que você “nunca proíbe o coitado de nada”, porém, vamos ser sinceras que às vezes a pessoa não proíbe, mas faz todo o resto – tal como olhar com cara de reprovação, dar gelo, entre outras coisas igualmente desagradáveis.

“Ah Luiza, eu dou conselhos porque ele só faz merda e se eu não controlá-lo, ele faz mais merda ainda”

Se você acha seu marido tão abestalhado/incapaz de fazer as coisas sozinho, por que se casou com ele? Você não se casou para ser mãe de ninguém, nem salvadora da pátria!!! Também não sei se você tem a síndrome da “sabe tudo” (muitas mulheres a possuem kkkkk), mas o que é certo é que, sendo por doença ou não, ele não sente que pode contar contigo. Agora resta saber até que ponto é um problema “seu”, ou “dele”. Sim, porque ao menos pra mim, ambos têm culpa no cartório. Ele, por mentir, e você por talvez querer controlar o que nem sempre terá controle.

“Preciso terminar com ele então”?

Por enquanto, não. Tudo o que você precisará fazer antes de tomar uma decisão fatídica será:

1- Colocar a mão na sua consciência. O que você pode fazer para que ele confie mais em você?

2- Viu que, mesmo se esforçando, se abrindo e não criticando tudo que ele faz, ele continuou mentindo? Daí é porque o problema é com ele. Nesse momento chegamos na parte mais difícil: fazê-lo perceber que ele está com um problema e que sendo ou não uma doença (mitomania), tem cura! DESDE QUE ele admita a falha e procure terapia. Mais precisamente um psiquiatra, caso seja para detectar a doença da mentira (PS: deixar claro que não é médico de doido kkkk).

Só não se esqueça que você só poderá ajudá-lo até certo ponto. Se entrar por um ouvido e sair pelo outro, precisaremos ir para a cajadada final óbvia, que seria se contentar que se casou com um mentiroso e conseguir manter a sua paz apesar disso, OU terminar seu relacionamento – caso mentir seja, sim, uma das piores características que um homem pode ter (por sempre te deixar insegura, desprotegida, etc).

Lembre-se que quando não podemos mudar uma pessoa, ainda temos a chance de mudar a nós mesmas e o rumo da nossa vida. Não precisa levá-lo nas costas não!

Até amanhã!

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.