10 receitas naturais do “interior” que deveriam ser implantadas nas cidades grandes:

18

Dizem que na natureza existe a cura para basicamente tudo e qualquer coisa. Porém, quanto mais nos modernizamos, mais recorremos às farmácias. Mas será que precisamos tanto assim delas?

Veja 10 dicas de receitas do interior, dadas pela nossa querida leitora interiorana, que os interioranos prometem que que funcionam por lá. Bora dar uma chance ao natural?

Se você tiver mais alguma, compartilhe também =)

****************************************

Viver numa cidade pequena e interiorana tem suas peculiaridades, uma delas é a interação social voltada à cura de enfermidades diversas.

Basta você dizer para alguém “estou gripada” que surgem várias receitas caseiras, sem nenhuma comprovação científica, mas com a certificação que “os antigos diziam”.

Quando uma frase começa com “os antigos diziam”, tenha certeza que: FUNCIONA!

Segue, portanto, algumas receitas caseiras para enfermidades diversas com a certificação desses seres quase mitológicos, rs:

1 – Chá de cebola para a tosse

cha de cebola pra tosse

Tosse seca e catarro preso? Dá-lhe chá de cebola. Coloque três colheres de sopa de açúcar numa panela e deixe caramelizar. Frite a cebola no açúcar e acrescente água. Deixe cozinhar até a cebola desaparecer. Tome ainda quente, vá dormir ou repousar e evite a qualquer custo “tomar vento”.

2 – Vinagre e sal para garganta inflamada

Garganta irritada e início de uma inflamação nas amídalas? Coloque vinagre e uma pitada de sal numa porção suficiente para fazer gargarejo. Cuidado para não engasgar, porque o trem é ruim, mas é tiro e queda!

3 – Batata (inglesa) para queimação estomacal

batata inglesa para queimação

Está com azia, o estômago está pegando fogo e não tem como procurar uma farmácia? Coma um pedaço de batata crua ou faça um suco dela. Alivia na hora, afinal, o ph da batata crua é alcalino e tem uma grande possibilidade dela estabilizar a acidez estomacal.

4 – Feijão para espinhas

Está com o rosto cheio de espinhas e com a pele feia? Cozinhe o feijão e retire uma porção antes de acrescentar qualquer tempero. Amasse o feijão, faça uma pasta e aplique no rosto, utilizando-o como uma máscara facial. Deixe secar e retire esfoliando.

PS: Meu pai diz que qualquer tipo de feijão funciona para o caso, porém, eu só testei o carioquinha. Alguém já testou outro tipo e pode contar a experiência?

5 – Chá de boldo para má digestão

Comeu ou bebeu demais e está com uma sensação de amargor na boca? Use o boldo chileno. Amasse-o e faça uma infusão com água fria e tome um copo americano.

6 – Chá de alho e limão para o famoso suador

Está com aquela gripe forte e com mal estar? Faça um chá de alho e limão. Aqueça a água e acrescente dois dentes de alho e um limão. Se você for forte, não adoce com nada, se não, use mel. Tome e faça o procedimento do chá de cebola, ou seja, tome o chá e vá repousar, evitando qualquer tipo de friagem ou tomar água fria. Prepare-se para suar litros e acordar bem melhor.

7 – Composto de ervas para sinusite

Sinusite recorrente? Cansado de tomar vários remédios indicados pelos médicos e sempre sofrer nas mudanças de clima com a sua sinusite e/ou rinite? Tenho a receita para você!

Buchinha do norte (também conhecida como cabacinha); canela em pau; cravo da índia; e álcool. Junte tudo num pote e deixe por uns dias. Inale o conteúdo sempre que necessário e mantenha-o sempre guardado. Para ficar bem claro e explicadinho, você vai pegar o potinho, abrir a tampa, colocar seu nariz no bocal e respirar profundamente. Seus olhos podem arder por causa do álcool e do cheiro forte do cravo, mas basta regular a força das inspirações. Para mim é melhor que Berotec no aparelho de inalação e em alguns dias sinto o rosto desinchar e a sinusite ir embora!

Se seu problema for MUITO grave ao ponto de ter que fazer uma raspagem, vale fazer infusões de água com folhas de eucalipto e intercalar o uso com a receitinha. Que é quando você respira o vapor com uma toalha em cima da cabeça.
A minha mãe curou a sua sinusite e não precisou passar por nenhum procedimento cirúrgico.

8 – Vinagre de maçã para colesterol e glicemia

Está com colesterol alto? Problemas para controlar a glicemia? Simples. Tome uma colher de sopa de vinagre de maçã em jejum e outra antes do jantar. A Lú postou um vídeo com um rapaz falando dos milagres do vinagre de maçã. A receita que ele passou também é muito boa, vale utilizá-la para aqueles que não suportam o sabor do vinagre. Dilua 500ml de vinagre de maçã em outros 500ml de água fria. Adoce com mel.

Tome 50ml em jejum e 50ml à tarde antes do jantar.

9 – Composto de sucupira, romã e cachaça

Imunidade baixa? Dor nas articulações? Bursite? Use a sucupira e a romã como suas aliadas. Meu pai quebra a sucupira no algodão (ela é uma semente muito dura) e deixa ela numa cachaça ou vinho branco juntamente com a romã para curtir. Toma-se uma colher de sopa ou uma dose (vai do quanto você aguenta tomar – é muito amarga) todos os dias.

Você vai pegar um alicate ou martelinho, prensar a sucupira no algodão e quebra-la. Ela tem um óleo em seu conteúdo e é SUPER amargo! O algodão vai servir para não desperdiçar o conteúdo, absorvendo-o para posteriormente ser dissipado na cachaça (ou vinho branco).

10 – Café e manteiga para os pulmões

Café preto e manteiga. É chegar na casa do meu pai e ele perceber que estou tossindo e resfriada que faz café e acrescenta manteiga. Ele diz que a avó dele fazia isso e sempre me faz tomar. Não sei se é o carinho, mas cura.

É claro que se algo for grave, você precisa procurar um médico e/ou pedir autorização para aliar o tratamento medicinal ao natural. No mais, compartilhem com os amigos naturebas =)

Instagram
Share.

About Author

Mari Cobra

Intolerante a lactose, quase advogada, geminiana e fodidamente indecisa. Apaixonada pela vida, pelo meu namorido e em dar pitacos na vida dos outros.

  • Rodrigo Silva

    Os de número : 1,2,5,6 eu já conhecia. Mas muito interessante às informações.

    • e vc indica alguma?

      Uma vez eu recebi uma dica MUITO boa pra início d resfriado

      me mandaram tomar não lembro se foi conhaque, pinga ou oq, mas deu muito certo. Fiquei chocada na época kkkk

      alguém sabe dessa dica pra poder me dar a bebida exata? Vou comprar aqui pra casa pq foi sinistro kkkk

      • Mariana Cobra

        Conhaque! Poxa, tinha esquecido!
        Funciona mesmo

        • e serve conhaque com sabor, Mari? Geralmente são mais gostosos pra quem não tem o habito de beber kkkkkkkkkkkkkk

  • Testei, mas acho que a Mari não levou a sério a minha pergunta de se pode ser conhaque com sabor, vc saberia dizer? kkk
    Funciona MUITO, bem mais do que esse seu ai q vc tem q tomar por mil vezes pra fazer efeito
    se for pré gripe e não for muito forte, com uma dose apenas me curou
    Minha experiência pessoal, cada corpo é um corpo, mas tente kkkkkkkk

    • Mariana Cobra

      Oi Lu.
      Eu não sei se há diferença dos com ou sem sabor.
      Só usei o conhaque normal mesmo e deu super certo, até a rouquidão sarou…tô precisando tomar outro gole kkkk

  • Alguma sugestão para gases??? Sabe como é no meu trabalho…Meu avião não é pressurizado…A pressão do ar atua diferente…’Trudia matei uma feijoada no almoço lá na Bahia e rumei para o Ceará…Coitado do povo que ia sentado lá trás …!

    • Mariana Cobra

      Para gases só dimeticona ou evitar comer feijão, ovo, repolho e qualquer alimento que cause gases kkkkkk

      • Pudim

        Também tô precisando de uma dessas. Pior que tá piorando com a idade. XD

        O problema é que não consigo deixar de comer feijão. Mais de 2 dias sem, me dá crise de abstinência huahuauaahua

    • Maria

      Chá de erva doce e depois deitar do lado esquerdo do corpo. Funciona muito kkk

      • Valeu vou experimentar!

      • Caramba! Agora que a coisa destampou de vez! Qualquer mexida brusca que eu faço com as pernas e lá vem tiro! Meu Deus!! Tô parecendo uma lambretta véia!

      • Acho que a erva doce faz é a gente peidar mais! Como faz para parar????Socorro!

  • Pudim

    Essa do colesterol aí parece boa, hein? Vou precisar de litros de vinagre hahahaha

  • Mika

    Ótimas dicas, Mari. Algumas eu até já conhecia… a 7, a 9 e a 10 são novidade pra mim. Esse café com manteiga é adoçado?

    Detalhe importante: mulheres até o 3° mês de gravidez não podem tomar chá de boldo porque é abortivo. Já e existem estudos a respeito.

    Minha mãe também fazia um emplastro de fubá pra peito cheio e problemas respiratórios. Numa frigideira colocava um pouco de água fria e fubá e aquecia até engrossar. Deixava amornar, envolvia a pasta com uma toalha de rosto e colocava sobre o peito do doente por um tempo.

    Outra que eu sei, mas nunca testei, é colocar rodelas de batata crua sobre a testa para aliviar dor de cabeça. Pras minhas dores de cabeça não resolve porque sofro de enxaqueca e tomo medicação específica.

    • Mariana Cobra

      Sim, a da batata já vi a minha mãe fazer…não cura, mas alivia…assim como um pano embebido em álcool tem a mesma função.

      To tentando lembrar o nome de uma planta que é usada para dores musculares e problemas ósseos…faz-se um emplastro com ela…meu pai usava muito nas galinhas dele e quando as abatia dava para ver nos ossos um tom esverdeado da absorção da planta.
      Eu perguntei pra ele o nome (pq não consigo lembrar) e já volto aqui.

      EDIT: erva santa maria

      • Mika

        Opa! Estou muito interessada nessa erva de santa maria. Por favor, pode perguntar ao seu pai pro que serve exatamente e como ele prepara? Descobri recentemente que estou com sacroileíte bilateral, mas como estava com viagem marcada, tive que me virar com antiinflamatórios pra aguentar a dor. Só vou poder começar um tratamento quando voltar, na semana que vem. Gostaria de tentar algo natural antes de tudo.