Pré-shampoo – o que é e como usar?

0

Pré-shampoo - o que é e como usar?

Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme de tratamento, leave-in, esfoliante capilar e, agora, pré-shampoo.

Porém, o que seria e quando usar esse último item?

Tudo sempre dependerá do que o seu cabelo estiver precisando no momento, claro; então, pensando nisso, fiz uma lista com as dúvidas mais frequentes e suas respectivas respostas.

Vamos começar pelo básico:

Qual é a definição desse tal de “pré-shampoo”?

Como o próprio nome já sugere, essa é a substância que você passa antes do shampoo e que serve para preparar o cabelo para o uso do mesmo =)

Serve para todo tipo de cabelo?

Em geral, sim. Porém, tal como estava dizendo no início desse post, tudo dependerá do que o seu cabelo está precisando no momento, muito mais do que “do seu tipo de fio” em si.

Vamos entender melhor:

Existem basicamente 3 tipos de “pré-shampoos”:

1- Os de limpeza pesada;

2- Os que protegem o cabelo da agressão causada pela maior parte dos shampoos;

3- Os em óleo.

Agora dissecando cada um deles:

1- Os pré-shampoos de limpeza pesada:

Sabe quando o seu cabelo tá cheio de resíduos? Quando você usa muito leave-in, óleos, cremes de pentear? Ou até mesmo quando o seu cabelo está cheio de oleosidade?

Pois é, esses produtos servem para fundamentalmente tirar o “grosso” que nem sempre o shampoo tradicional consegue. Até porque não dá pra ficar usando shampoo anti-resíduo todo dia, né?

Um produto que já recomendei para vocês e que gosto muito de usar como pré-shampoo, ou até mesmo no lugar do shampoo tradicional mesmo, é a Novex Máscara de Tratamento e Esfoliante Capilar da Embelleze. Gosto dela não só por servir para todos os tipos de cabelo, como também porque ela limpa E hidrata ao mesmo tempo – mesmo fazendo uma limpeza pesada. E aí, como sou cacheada, já amo, né? kkk

“Mas como ela consegue limpar, sendo que geralmente o que limpa profundamente também resseca, Lu?”

Tudo isso é possível graças às microesferas presentes nela (que fazem a esfoliação mais pesada) + a argila branca (que faz ser possível tratar, enquanto esfolia ao mesmo tempo).

Qual é o tempo de ação?

O suficiente para dar para esfoliar o seu cabelo inteiro. Se for apenas no couro cabeludo, naturalmente você ficará menos tempo do que se for fazer ao longo dos fios também, por exemplo.

Na dúvida, assista a esse vídeo em que explico o passo a passo da esfoliação caseira que faço, que tudo ficará mais claro e você ainda poderá ver o resultado real em vídeo =)

2- Os pré-shampoos “protetores”

Esses também limpam, mas sua principal função é criar uma “camada de proteção” contra a agressividade da ação do shampoo.

A meu ver, eles são ideais para as cacheadas, para quem acabou de passar por processos químicos ou para quem está com o cabelo bem ressecado.

Além disso, tal como dito anteriormente, eles limpam, sim. E limpam de uma forma interessante: com ressecamento zero – e até mesmo hidratando – os fios. É justamente por isso que amo esse tipo de pré-shampoo protetor, visto que no caso de nós cacheadas, nascemos com o cabelo naturalmente mais seco.

O que tenho mais usado para esse objetivo é o Creme de Tratamento Novex Água Micelar, da Embelleze.

Creme de Tratamento Novex Água Micelar

O motivo?

Ele possui as “micelas”, que para quem não sabe, são partículas que conseguem fazer a grande proeza de limpar, sem agredir os fios o/

“Uai, é o mesmo componente daquela água micelar que a gente passa na pele e ama, Lu?”

Sim, sim! Só que nesse caso foi feita toda a tecnologia para que essa mesma lógica se aplique aos fios dos nossos cabelos também.

Outra coisa interessante sobre as “micelas” é que, por elas agirem na fibra capilar, ao mesmo tempo em que selam as cutículas, acabam ajudando o fio a preservar os nutrientes essenciais em sua parte interior enquanto protegem contra novos danos. É bom pra lisa e é bom pra cacheada =)

Aqui em casa, o Thiago é meio chatinho com condicionadores, então ele tem usado bastante o combo água micelar + shampoo e mais nada.

E detalhe: ele é loiro do cabelo liso. Só que, por ser um pré-shampoo, mesmo que hidrate, não deixa o cabelo mais oleoso e nem mais ressecado!

E o tempo de ação desse tipo de pré-shampoo, Lu?

Veja sempre no rótulo, pois dependerá de cada produto/fabricante. Porém, no caso da Água Micelar, eu apenas umedeço o cabelo e deixo agir por 1 minuto. Depois enxáguo e já passo meu shampoo + demais produtos normalmente.

Por fim, vamos ao…

3- “Óleo” usado como pré-shampoo

Essa opção também serve para proteger os fios dos danos nocivos do shampoo ao mesmo tempo em que, por ser um óleo vegetal (só aconselho desse tipo, tá?), também ajuda o cabelo no processo de umectação.

Qual é o tempo de uso, caso opte por esse processo?

No caso dos óleos vegetais, eu particularmente gosto de deixar agir por bemmm mais tempo do que qualquer outro produto das opções anteriores. No meu caso, geralmente deixo de um dia para o outro. Mas se o seu dia está corrido ou você só se lembrou de fazer isso de última hora, no mínimo meia hora antes, tá? Nesse caso, com o cabelo seco.

Só se lembre que, quanto menos tempo, menos benefícios adquiridos nesse caso.

Qual é o óleo vegetal que você mais recomenda para esse processo, Lu?

Sem dúvidas o óleo de coco. Porém, se vocês quiserem, posso fazer um post apenas com opções de óleos para umectação e pré-shampoo, visto que existem vários no mercado.

Outros produtos que também são ótimos pré-shampoos:

Novex Creme de Tratamento Água Micelar, Novex Creme de Tratamento Ultraprofundo Tudo de Bom e Novex Creme de Tratamento Escolha Poderosa 3 em 1

Nesse caso, todos os produtos da foto (Novex Creme de Tratamento Água Micelar, Novex Creme de Tratamento Ultraprofundo Tudo de Bom e Novex Creme de Tratamento Escolha Poderosa 3 em 1, respectivamente) se encaixam na categoria 2 desse post e, por eu ser cacheada, são o que mais uso junto à opção 3.

Aqui nesse link você encontra todos os produtos citados nesse post e mais ainda <3 – https://goo.gl/9XgRdq

É isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, mande nos comentários que eu respondo =)

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.