7 dicas para economizar dinheiro e ter mais independência financeira: Nível Iniciante

16

O Danilo, que vocês já conheceram por aqui e através do canal do Youtube, sempre sofreu com isso de “poupar dinheiro”.

Um dia falei: “Mas por que você não escreve sobre isso?”. E ele me respondeu que só sabia o básico.

Respondi que sem saber o básico, ninguém consegue ir para o nível 2. E eis que surgiu esse texto =)

7 dicas para poupar dinheiro

A gente até tenta, mas quando chega ao fim do mês, percebemos que não conseguimos poupar nenhum dinheiro e que foram até as moedinhas. Todos nós sabemos que nem sempre é tão simples juntar grana e, por isso, resolvi dar algumas dicas básicas para quem quer sair do sufoco e ainda ter um dinheirinho guardado para alguma emergência.

Então vamos as dicas porque já estamos cansados de ver o dinheiro sumir, né gente? rs.

1- Tente não comer fora de casa

Muitas pessoas são como eu: adoram comer num restaurante e até mesmo tomar um cafezinho fora de casa. Basicamente todos os dias, não é mesmo?

Podemos evitar esse tipo de gasto e comer mais vezes em casa. Eu, por exemplo, tento sair sempre depois do almoço e levo sempre um pacotinho de bolacha, barrinhas de cereais que compro em mercadinhos baratezas e até uma fruta para que aguente chegar em casa novamente.

No começo é difícil, mas acaba virando hábito.

PS: Eu ainda como fora, só que bem menos agora que tenho alguns paleativos que funcionam.

2- Tenha um cofrinho em casa

Não precisa ser necessariamente um cofrinho. Pode ser uma lata de leite em pó, uma caixinha ou qualquer coisa que dê para você jogar os trocadinhos que sobrar lá dentro. Eu mesmo junto meus trocados em um pote de compota daqueles de vidro. Já juntei dinheiro até dentro de garrafa de água de 5 litros, rs. O importante é tentar desenvolver o hábito de guardar o que sobrou.

Quando seu cofrinho já estiver cheio, conte todo o valor e deposite em sua conta poupança. Rende pouco, mas para quem não sabe investir, é melhor do que ficar totalmente desvalorizado em casa.

Pronto, agora seu cofrinho já estará livre pra receber os novos trocadinhos que você irá poupar.

3- Mais sobre ter uma conta poupança

É importante guardar todo mês o dinheiro que você economizou no Banco, porque tal como estava dizendo, assim ele não fica parado. Os juros recebidos são bem baixos, mas pelo menos vão te render algo a mais.

Hoje em dia qualquer pessoa já pode abrir uma conta pelo celular, sem a necessidade de ir ao banco. É só ir na PlayStore (ou AppStore) do seu celular e pesquisar pelo aplicativo do banco que você gostaria de ter uma conta. Alguns pedem senha presencial, mas aí tem que ver, porque vários já são basicamente 100% online.

4- Dispense o uso do cartão de Crédito

Os cartões de crédito nos dão a falsa impressão de que temos um dinheiro extra para gastar, enquanto na verdade é um dinheiro que não é nosso e vamos ter que devolver ao Banco e ainda pagar juros por isso.

Saia de casa somente com o dinheiro exato para comprar o que você precisa e deixe os cartões em casa. Ou peçam dicas pra Lu que sabe usar bem o cartão de crédito dela sem ter que pagar nada ao banco, rs.

5- Reserve um dia do mês para não gastar nada

Eu mesmo criei uma rotina de todo dia ter que comprar alguma coisa no mercado, padaria, farmácia, lojas de cosméticos e por aí vai. Depois, acabei percebendo que vai um dinheirinho aqui, outro ali, e aí você vai somar tudo e vê que gastou uma grana que poderia estar sendo guardada no seu cofrinho.

Toda quarta-feira de toda semana é o dia que eu não gasto nem um centavo. Fácil não é, mas depois de um tempo você vai ver que valeu a pena.

PS: Se acontecer alguma urgência na quarta, “pago minha meta” na quinta e por aí vai. Só não posso fugir da minha regra de não gastar nada por um dia da semana.

6- Tenha um celular Pré-pago

O pré-pago é uma boa opção pra quem quer economizar, pois você só coloca créditos quando quiser usar e não tem que ficar se preocupando com a conta do seu plano ilimitado. Quem limita, tem mais dinheiro, pois sobra mais. Vai por mim.

Claro que essa dica só vale para as pessoas que não usam o telefone para trabalho e afins. Para você que precisa ter um plano ilimitado, talvez seja mais vantajoso ter um plano mensal (fixo) que caiba no seu bolso, ao invés de ficar colocando créditos toda semana que podem acabar saindo até mais caro.

7- Se divirta mais em casa

Você que adora uma balada ou um barzinho com os amigos, pode começar a fazer reuniões de amigos em casa ou na casa deles também.

Uma boa opção é combinar com os amigos um dia do mês que todos possam ajudar com alguma quantia em dinheiro para fazer a tal da reunião. Ou até mesmo o clássico de cada um levar alguma coisa para o lanche/jantar/almoço.

Lá na minha terra no Mato Grosso do Sul é assim. Um leva a carne, o outro faz o arroz, o outro prepara uma salada e outro leva a bebida. Assim, todos se divertem e não pesa pra ninguém.

É claro que você pode se dar ao luxo de ir de vez em quando pra uma balada ou barzinho sim. Tudo vai depender se você está seguindo as dicas certinho pra poder se presentear com bastante responsabilidade e bom senso nos gastos.

Eu poderia dar muito mais dicas, mas essas são as suficientes para quem não sabia nem o nível básico como eu. Aguardo as dicas de vocês também, e vamos colocar a cabeça no travesseiro e pensar que ao menos estamos economizando e guardando um pouco de dinheiro, não é mesmo? rs.

Instagram
Share.

About Author

Dan Santana

O cara que parece hétero, mas não é. Youtuber no Canal DAN SANTANA.