Como me livrar do estresse / medo de não passar em um concurso público?

29

Leitora: Olá tudo bem? Tenho 20 anos e eu não sei se esse é um assunto discutido aqui no blog, mas estou passando por uma situação realmente muito difícil. Vou realizar uma prova muito importante daqui uma semana e não sei se estou em condições de passar. A questão é que, apesar de eu saber o conteúdo, eu erro detalhes um tanto bobos, como por exemplo 3×2=5. Talvez isso seja por conta da pressa, porém são 3 horas apenas, então me vejo sem saída nisso tudo.

Meus pais estão pagando um cursinho muito caro, e tenho medo de acabar decepcionando eles e o resto da minha família, além de que quero poder me ver livre desse obstáculo. Meus amigos já passaram e eu ainda não, me sinto uma pessoa deslocada no meio disso tudo e não sei como lidar. Sei que esse talvez não seja o foco das perguntas, mas agradeceria se pudesse me dar uma luz.

Como me livrar do estresse / medo de não passar em um concurso público?

Eita minha amiga, como brasiliense, ex-professora e quaseeeee tendo passado pelo o que você passou, vou tentar te dar algumas dicas, tá? Alguns leitores também devem ter passado ou estão passando por esse processo e com certeza irão te ajudar com mais informações valiosas. Vamos lá?

1- Esqueça sua família

Não estou te falando para ser mal agradecida perante todo o investimento feito. Porém, você não tem que passar em um concurso “para fazer valer o que eles estão gastando contigo”, mas sim porque está você se esforçando e FAZENDO O QUE PODE.

Fazer o que posso é realmente uma frase de lei na minha vida desde, sei lá, meus 14 anos e te digo uma coisa: sempre ganhei por ser assim.

Os motivos? Isso alivia o estresse, a ansiedade, a autopunição e mais tudo aquilo que, quem fez o que pode e sabe disso, raramente sente, ou quando sente (somos humanos e às vezes a nossa própria teoria falha), sente bem menos.

Sendo assim:

Não dê migué, estude. Se concentre. Releia as matérias. Frequente bibliotecas. Enfim, tenha sangue nos olhos e faça inclusive extras. Porém, tendo feito isso, relaxe e goze pelo simples fato de que não existe mais nada ao seu alcance.

Me lembro até hoje o quanto meus pais ficavam chocados por eu sempre ir tranquila fazer provas e frequentar eventos importantes, e te digo que, fora fazer isso, outra coisa que era minha chave era a dica dois:

2- Lembre-se sempre que se estressar nessas horas não adianta nada

Na verdade, só atrapalha. A prova disso é essa frase que você mesma disse: “Eu erro detalhes um tanto bobos, como por exemplo 3×2=5. Talvez isso seja por conta da pressa, porém são 3 horas apenas então me vejo sem saída nisso tudo.

Se, tal como você mesma disse, você já tem pouco tempo, o estresse te fará perder MAIS TEMPO AINDA. Não só porque você errará infinitamente mais, como também porque certamente ficará tendo branco e, com isso, relerá mil vezes a mais questões que, se você estivesse mais calma, leria duas ou três vezes.

Resumindo, esqueça esse seu argumento do ” Talvez isso seja por conta da pressa, porém são 3 horas apenas então me vejo sem saída nisso tudo“, pois com todo respeito, é uma justificativa burra pra continuar sendo uma pessoa desesperada na vida kkkk

Outra questão, é pensar que mais vale não conseguir fazer a prova inteira, porém, o que conseguir fazer certo, do que sair errando todas as questões. Concorda com a Lu?

E falando nisso…

3- Comece pelo mais fácil

Quando dava aula, sempre falava para meus alunos começarem pelas matérias que eles achavam mais fácil.

Os motivos?

1- Te desestressa por você já se ver “capaz” de resolver tudo;

2- Consequentemente, eleva a sua autoestima e te pré-prepara para chegar na parte mais difícil;

3- Te faz ganhar tempo, porque fora ser mais rápido resolver o que a gente sabe, CASO não dê tempo de fazer tudo, a sua margem de acerto ficará sendo muito maior na conta geral da prova.

Por fim,

4-Entenda que perder faz parte do jogo

Por que você tem que passar só porque seus amigos passaram? Por que você tem que passar só porque seus pais pagaram o cursinho? É óbvio que seria maravilhoso passar em tudo que fazemos de primeira e dar orgulho pra geral. Mas e aí, vai chegar lá já chorando de véspera só porque você “é obrigada a passar e precisa provar coisas para Deus e o mundo”?

Tire esse peso das suas costas. Lembre-se que passar é bom, mas você ainda é um ser humano. Na dúvida, lembre-se que quanto mais você ficar se cobrando, mais ficará doida e não passará mesmo.

No fim, a única coisa que parece não haver saída é ficar tranquila, não só para aumentar as suas chances de passar, como também pra não envelhecer antes do tempo kkkk.

Se mesmo assim for difícil pra você, procure ajuda psicológica, ou até mesmo calmantes naturais para te ajudar a acalmar a mente.

Só não resolva tomar calmante bem no dia da prova e, no fim, dormir em cima dela, tá? Tem que testar o que funciona e o que não funciona pra você sempre antes do dia fatídico.

Assista também a esse vídeo que é sobre relacionamentos, mas a ideia geral serve para basicamente tudo na vida, inclusive para esse seu problema narrado: Como lidar com o estresse e o excesso de expectativa nos relacionamentos?

Boa sorte!

Lu

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.