3 formas de você perdoar alguém e se perdoar

0

O que fazer quando você gostaria, mas simplesmente não consegue perdoar alguém?

Listo aqui três opções que, caso você realmente esteja disposto a perdoar com o coração aberto, colherá bons frutos ao fazer ao menos uma delas.

PS: Envie esse post para sua esposa, marido, amigos ou familiares, caso seja você que tenha cometido algum erro grave e precise ser perdoado.

1- A “Oração do Perdão”

3 formas de você perdoar alguém e se perdoar

Após ter feito uma enquete sobre ansiedade na fanpage, recebi de uma leitora um texto em formato de oração.

De acordo com ela, entre todas as coisas já feitas, ler (entendi que em voz alta), durante 30 dias essa oração a fez tirar uma angústia enorme do peito e foi das melhores coisas que ela já fez.

Ela também disse que, depois de uns dias praticando, pode acontecer de dar um nó ao falar certas partes, mas que já haviam informado a ela que isso é “normal” e faz parte do “ritual de livramento”. Ou seja, você deve continuar caso isso aconteça contigo.

Segue a oração escrita:

“Eu perdoo você (fulano de tal), por favor, me perdoe.
Você nunca teve culpa,
Eu também nunca tive culpa,
Eu perdoo você, me perdoe, por favor.
A vida nos ensina através das discórdias… 
e eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.

Você precisa viver suas próprias lições e eu também.
Eu perdoo você… me perdoe em nome de Deus.
Agora, vá ser feliz, para que eu seja também. 
Que Deus te proteja e perdoe os nossos mundos.
As mágoas desapareceram de meu coração e só há Luz e Paz em minha vida.
Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja…
É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!
Eu perdoei você do fundo de minha alma, porque sei que você nunca fez nada por mal e sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz…

Me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração. Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.

Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.
Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.

Muito obrigada!”;

PS: Pesquisando no google, li muita gente falando que é bom falar o nome da pessoa que você gostaria de perdoar apenas uma vez no começo da oração.

Daí eu pensei comigo mesma: você não precisa necessariamente seguir uma religião para fazer e acreditar nisso. Afinal de contas, as palavras, pensamentos e visualizações têm ou não têm poder?

2- Escreva uma Carta

3 formas de você perdoar alguém e se perdoar

Pegue um lápis e um papel. Vá a um lugar tranquilo que ninguém possa vir a te incomodar e desabafe. Escreva tudo que você você sentiu/sente em relação a essa pessoa que te machucou de alguma forma. E tão importante quanto: não monitore seus pensamentos, mas tão somente escreva tudo e absolutamente tudo que vier a sua mente.

Será seu coração que estará escrevendo. Não você, seus medos ou seu ego.

No fim, você terá feito uma autoterapia. Terá aliviado/desabafado parte dos seus sentimentos negativos e, muito provavelmente, descobrirá que a situação possui mais lados do que parecia. Inclusive o dessa outra pessoa.

Como consequência disso, você diminuirá o peso praticado sobre o outro e enxergará que vocês possuem algo em comum: a humanidade.

Você também poderá enviar essa carta, caso ache válido. Ou até nem sentir a necessidade de enviá-la, visto que ao ter ficado tudo mais claro para você, a vontade de entrar em contato pode desaparecer aos poucos, ou até mesmo inexistir.

Porém, se você sentir que realmente existe algo mal resolvido nessa história a ponto de você saber que, se não tiver uma conversa franca com essa pessoa você nunca superará esse peso, cogite seriamente entrar em contato. E nem precisa ser mandando a tal da carta escrita.

Reescreva ou opte até mesmo por uma ligação/encontro, na oralidade mesmo. Lembrando que nessa oportunidade você não só falará o que acredita ser válido, como também estará muito mais tranquilo ao falar, visto que terá organizado seus pensamentos a partir da autoterapia da carta. E até mesmo da tranquilidade trazida pela oração, caso também esteja praticando o item 1.

3- Maturidade

3 formas de você perdoar alguém e se perdoar

Quando você chega à conclusão de que todo mundo erra, e que mesmo que você esteja sofrendo por algum erro grave cometido pelo outro, você não precisa se envolver e se afundar a ponto de parar sua vida.

Como consequência, você entenderá a necessidade da decisão:

Que ou você aceita, ou cai fora, mas que perdoar é uma questão de inteligência e de (auto)cuidado com a sua saúde emocional. E que chega uma hora em que não importam as acusações, quem errou mais ou quem errou menos: você precisa seguir a sua vida de forma leve, bem resolvida e é isso que você irá fazer.

Boa sorte =)

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.