Quanto mais você posta falando sobre o namoro, mais baixa autoestima você tem – diz pesquisa

62

Quanto mais você posta falando sobre o namoro, mais baixa autoestima você tem – diz pesquisa

Quem tem facebook sabe: às vezes chega a ser insuportável a quantidade de vezes que alguns casais postam que estão com outro: “Eu e meu amorzinho jantando”, “Olha como ele(a) é linda acordando”, “amor eterno”. Com o perdão da grosseria, tem uns que só faltam postar foto do outro cagando e falando que cheira a flores, rsrs. Eu pessoalmente sempre desconfiei que há um problema nisso aí. Afinal de contas, o que leva uma pessoa a pensar que o resto da rede social quer saber sobre a vida sentimental dela? Uma coisa ou outra a gente até se diverte e acha fofo, mas quando é demais o próprio nome já diz, né?

O interessante é que, ao contrário do que elas querem parecer, geralmente essas pessoas estão longe de viver tão em paz emocionalmente. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada pela Albright College nos Estados Unidos. De acordo com esse estudo, o excesso de publicações pode estar ligado ao excesso de insegurança no relacionamento. Esses casais usariam a rede não só para falar que eles estão juntos, mas também para monitorar os passos do parceiro. Faz sentido, né?

A pesquisa realizada pelo professor de psicologia Gwendolyn Seidman e pela aluna Amanda Havens apontou que usurários que estão bem no relacionamento também publicam fotos, porém, indivíduos com nível alto na Escala de Autoestima Contingente à Relação, representada pela sigla RCSE em inglês, que significa uma forma não saudável da autoestima, tendem a postar com mais intensidade esses conteúdos de cunho sentimental/conjugal.

“Os resultados sugerem que quem tem nível alto de RCSE sente necessidade de mostrar para os outros, para os parceiros e, talvez para si mesmo, que a relação está bem e que consequentemente eles estão bem”, disse Seidman.

O psicólogo também alegou que essas pessoas podem usar o excesso de publicação para amenizar o medo de rejeição e para lidarem com a ansiedade no namoro. A pesquisa também concluiu que os extrovertidos tendem a monitorar menos, bem como a fazer menos posts relacionados aos seus parceiros, enquanto que com os introvertidos a situação se mostra inversa.

******************************************************************************

Senti falta de números nessa pesquisa, mas eu particularmente achei que ela faz todo o sentido do mundo. E vocês? De qualquer forma, acho que muita gente precisa ler isso aqui kkkk.

Instagram
Share.

About Author

Luiza Costa

Brasiliense morando em Curitiba. Escritora, blogueira, youtuber. Espero te encontrar todos os dias nas redes sociais pra que possamos debater os mais variados temas e crescermos juntos.